(http://i.imgur.com/64VoT.png)
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Olá galerinha da Centro RPG Maker, como vão? Espero que bem! Enfim, hoje eu estarei postando um simples tutorial que ensinará como retirar o serrilhado das faces de seu jogo. Agora você deve estar se perguntando, como irá fazer isso!? Simples, nesse tutorial eu usarei o programa Photoshop CS5, o mesmo qual deixarei o link para download no fim do tutorial.
Para esse tutorial, eu resolvi pegar uma face do jogo Nora to Toki no Koudou, que tem plataforma para Nintendo DS, e essa face e mais algumas podem ser baixadas clicando nesse link (http://centrorpg.com/index.php?topic=376.0).
É claro que existem milhares outros maneiras de se retirar o serrilhado das faces ou de qualquer outra imagem, mas, eu estarei ensinando a maneira que eu utilizo para esse procedimento, portanto, não é uma regra retirar o serrilhado dessa maneira.
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Escolhendo a Face
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Você obviamente pode escolher a face que quiser para retirar o seu serrilhado, normalmente as que você irá utilizar no seu jogo. Então, vamos começar a aula? Pois bem, para a mesma, eu escolhi a face abaixo:
[box class=button_submit](http://i.imgur.com/weFFs.png) (http://i.imgur.com/vb6y1.png) |
[/td]
[/tr]
[/table][/center]
Note que a mesma está toda serrilhada (serrilhado são essas quebras que acontecem na imagem), e nós vamos trabalhar em cima dessa imagem para que ela possa ficar mais harmônica com o resto do jogo. Existem duas maneiras de se fazer isso, a primeira é a mais fácil, em menos de cinco minutos a face já está pronta para o uso.
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Método 1
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Para começar a retirar o serrilhado da sua face, abra o Photoshop, claro, já tenha em mente a face que irá trabalhar. Após esperar o Photoshop se abrir por completo, abra a imagem que deseja trabalhar, e com isso, selecione a opção
Blur/Desfoque:
(http://i.imgur.com/2fVLm.png)
Logo após isso, pegue a imagem que deseja trabalhar, e comece passar o pincel de desfoque, com o tamanho de
10 pixels, e assim vá contornando a imagem.
AVISO: Você deve passar somente uma vez a ferramenta, caso o processo seja repetido em uma imagem que já tenha sido tratada, ela terá perda de qualidade e consequentemente ficará "esparramada" demais, não sendo possível utilizá-la em seu jogo.
[box class=button_submit](http://i.imgur.com/qgBpx.png) (http://i.imgur.com/XfCmm.png) |
[/td]
[/tr]
[/table][/center]
Assim que terminar de contornar toda sua imagem, ela já estará pronta para o uso, como disse anteriormente, esse é o método mais fácil de se utilizar. O resultado final será esse:
[box class=button_submit](http://i.imgur.com/ninLA.png)[/box] |
[/box]
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Método 2
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Este é o método mais complicado, porém com ele obtemos um resultado diferente do anterior. Lembrando que depende do gosto de quem for utilizar a face, nenhum resultado é mais bonito que o outro, e sim diferente.
Para iniciarmos, faça a mesma coisa que fez no primeiro método, abra o Photoshop e em seguida a imagem que deseja trabalhar. Logo após isso, abra o
Estilo de Camada (basta dar dois cliques seguidos na camada desejada), e selecione a opção
Traçado.
Assim que isso tiver feito, nas opções de Traçado que você encontrar, deixe-a com o tamanho de
1 pixel, opacidade de
70% e selecione a cor desejada, no nosso caso escolhemos um beje "alá" vermelho (#855a5a), mais conhecido como Bordô. Veja na imagem abaixo:
[box class=button_submit](http://i.imgur.com/nE12N.png) |
[/td]
[/tr]
[/table][/center]
Para aqueles que tiverem dúvida quanto a cor, veja como fiz na imagem abaixo:
[box class=button_submit](http://i.imgur.com/Af5Po.png)[/box] |
Após selecionar tudo que você quis, rasterize a imagem, pois se deixar com o estilo em aberto, a imagem ficará pior do que estava e o serrilhado só irá aumentar, por isso é muito importante rasterizar a imagem antes de começar a utilizar o desfoque (para rasterizar, você pode por exemplo abrir uma camada em branco e mesclar camadas visíveis).
Assim que a imagem estiver devidamente rasterizada, você pode começar a utilizar o desfoque, da mesma maneira que fez no primeiro método, e trabalhe em cima da imagem inteira, até ficar completamente sem serrilhado:
[box class=button_submit](http://i.imgur.com/duf37.png) (http://i.imgur.com/pk1Tu.png)[/box] |
Assim que terminar de contornar toda sua imagem, ela já estará pronta para o uso, como disse anteriormente, esse é o método mais complicado, e o tempo para fazê-la também foi maior, 7 minutos. O resultado final será esse:
[box class=button_submit](http://i.imgur.com/EvGYp.png)[/box] |
[/box]
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Considerações Finais e Aplicação
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Não foi tão complicado retirar o serrilhado dessa face, não é mesmo? Agora você pode ficar sossegado quanto a esse velho problema, pois esse serrilhado irritante não será mais uma barreira para você!
No fim, as duas imagens ficaram assim:
[box class=titlebg2] Método 1 |
[box class=button_submit](http://i.imgur.com/JMMpp.png)[/box][/td][td][box class=titlebg2]
Método 2
[/box][box class=button_submit](http://i.imgur.com/P1HeO.png)[/box][/td]
[/tr]
[/table][/center]
No spoiler abaixo, eu resolvi fazer uma pequena aplicação de como ficaria a imagem, no caso eu utilizei o
Método 1 para o feito, e claro que não posso esquecer de dar os devidos créditos para o meu amigo [user]B.loder[/user] por ter desenvolvido essa linda MessageBack (http://centrorpg.com/index.php?topic=189.0).
Sem mais delongas, aqui vai a imagem:
Spoiler
(http://i.imgur.com/oIOvQ.png)
Finalizando, gostaria de agradecer todos aqueles que leram meu tutorial até o final, e que sem vocês eu nem teria motivos para criá-lo. Enfim, muito obrigado, e espero que possa em breve trazer mais aulas.
Como disse antes, deixarei o link para quem quiser baixar o programa
PhotoShop CS5, façam um bom uso!
[box class=button_submit](http://i.imgur.com/5Yyc9.png) (http://www.4shared.com/file/J7STsAHw/PortablePhotoshopCS5.htm)[/box] |
(http://i.imgur.com/02YPQaP.png)
[/box]
[box class=roundframe]
Créditos: Mistyrol
[/box]
Gostei bastante, provavelmente vai me ajudar muito. E meu messageback :wow:
Gostei muito do resultado, e o exemplo ficou perfeito u_u
Obrigado pelo ótimo tutorial.
Se no gimp tiver a ferramenta blur e a opção de criar um "stroke" ao redor do layer, é quase a mesma coisa :3
Uou muito bem explicado,eu sempre tenho esses problemas e não sabia como resolver de um modo inteligente.....
Meu modo,passar borracha do paint em volta,e chuta que é macumba,torcer para não apagar muito da imagem....Obrigado me ajudou demais.