(http://i.imgur.com/Bh8Bm.png)
Fix Picture
Compativel com: RMVXAce
Compatibilidade :boa
Facilidade de uso: fácil
Lag gerado: nulo
[box class=titlebg]
Condições de Uso
[/box]
Pode ser modificado, mas peço gentilmente que não postem em outros lugares, eu mesmo farei isso, obrigado pela atenção.
[box class=titlebg]
Para que serve o script
[/box]
O script permite fixar uma imagem que contenha o prefixo (FIX), assim permitindo ao maker criar iluminações e auxilia na criação de panomaps.
[box class=titlebg]
Script.
[/box]
#=======================================================
# Fix Picture
# Autor: Raizen
# Exclusividade da comunidade : www.centrorpg.com
# O script fixa qualquer imagem na posição (0,0) que contém o
# prefixo (FIX), e assim posibilita ao maker fazer
# iluminações e panomaps com essa imagem fixa.
#=======================================================
class Sprite_Picture < Sprite
alias raizen_picture_update update_position
def update_position
@picture.name.include?("(FIX)") ? update_position_raizen : raizen_picture_update
end
def update_position_raizen
self.x = -$game_map.display_x*32
self.y = -$game_map.display_y*32
self.z = @picture.number
end
end
[box class=titlebg]
Imagens
[/box]
Não necessário
[box class=titlebg]
Download
[/box]
Não necessário
[box class=titlebg]
Créditos e Avisos
[/box]
Raizen pelo script qualquer bug ou adições podem me avisar.
Com certeza usarei, um script quase necessário, na verdade. Muito obrigado por se dar ao trabalho de fazê-lo, será muito útil para a maioria.
Raizen, no meu projeto diz isso:
- undefined_method 'update_position' for class "Sprite_Picture'
Tem como consertar isso? :/
EDIT: Deixa! Já resolvi ahsuah'
O meu erro está igual a da pessoa acima, porém não consegui arrumar, se possível me dizer como arrumar Raizen, Obrigado.
Não é bug xD, mostra como fez o evento e talz, é o RMVXAce que está usando né ._.?
Estou usando no Vx, mas eu vi no tutorial de Panomap do Kazu que dava para usar no Vx
Citação de: awadallak online 12/02/2014 às 23:06
Estou usando no Vx, mas eu vi no tutorial de Panomap do Kazu que dava para usar no Vx
Então não é esse né cara, esse é pro VXAce, ele não pega no VX, usa esse daqui para o VX
http://centrorpg.com/rgss2/fix-picture-677/
Obrigado Raizen duvida sanada e Parabéns pelos scripts.
Gente, como eu boto esse tileset de X e O, onde eu acho? Só nessa parte que eu to perdido, eu entendi que pra funcionar precisa dos scripts e tals mas to precisando desse tileset de X e O pra eu marcar os passos.
Ehhhh, cara. Sua pergunta foi bem vaga, poderia se explicar melhor? Aliás, tem certeza que perguntou no tópico certo?
Esse script serve para fixar a imagem na tela, tendo diversas utilidades. Possivelmente a mais usada seja a de Overlay Mapping. Onde usam Parallaxe(que também precisa de um script de FIX) como o chão e a Pictures(FIX) como as partes que ficarão acima do personagem. No caso, para se configurar a passibilidade se usa um tile transparente (em qualquer aba) onde se coloca X e O, depois é distribui-lo de acordo com o mapa. Mas o script tem outras mil utilidades além do Overlay Mapping. Então é preciso que explique melhor a sua dúvida.
Não entendi muito bem para que serve o script, alguém pode me explicar ?
1° Minha imagem fica correndo, ela não fica fixa.
2° Tô com o script do FixPicture e com o prefixo (FIX) na parallax
3° Eu não fiz nada no maker entende, eu fiz tudo no photoshop, só um mapinha no paint pra teste e é que eu já vi jogos feitos estilo só rabiscos no paint e jogou no maker, queria ver se consigo mas to ficando louco pq não consigo.
[user]Speed[/user] - O script serve para deixar uma imagem fixa no mpa. Por exemplo, a imagem por padrão segue o jogador aonde ele vai na tela. Já com esse script, a imagem fica fixa, no local X do mapa, sem se deslocar junto com a tela. Me referindo as imagens da pasta PICTURES.
[user]kaueeabrantes[/user] - Esse script fixa apenas imagens com prefixo (FIX) que estão na pasta PICTURES. Talvez seja esse o problema que está tendo. Caso você deseje fixar um parallax será preciso do seguinte script:
#===============================================================
# Parallax Fix
# Compativel com RMVXAce
# Autor: Raizen884
# É permitido postar em outros lugares contanto que não seja mudado
# as linhas dos créditos.
# Descrição: Permite fixar o panorama, permitindo assim o mapeamento
# "parallax mapping" e outros usos que seja necessários que o panorama
# não tenha movimento.
#===============================================================
module Raizen_fixp
# O que devera estar contido no nome do arquivo para que o panorama
# seja fixado, graficos sem isso funcionaram como panoramas normalmente.
Fixparallax = "(FIX)"
end
# Aqui começa o script.
class Spriteset_Map
alias update_raizen_parallax update_parallax
def update_parallax
update_raizen_parallax
if @parallax_name.include? (Raizen_fixp::Fixparallax)
@parallax.ox = $game_map.display_x * 32
@parallax.oy = $game_map.display_y * 32
end
end
end
Os créditos vão ao Raizen pelo script. Após inseri-lo no projeto, basta fazer o mesmo procedimento que se faz com pictures, colocar o prefiro (FIX) na imagem que deseja, que deverá estar na pasta PARALLAXES.
Consegui parar a parallax, agora tenho outro probleminha, minhas luzes estão andando, as manchas no chão e tals, botei Evento assim: [hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/pJDuklJ.png[/hs], pode me ajudar?
É meu primeiro mapa com parallax e tals, antes até agr só fazia mapinha lixo.
vc ta com os 2 fix?
O parallax tb?
Ele foi postado nas mensagens acima, me aparenta que não está fixando ambos, logo o chão deve estar se movimento de um modo meio estranho.
Valeu Raizen, era isso msm, o outro fix que eu botei só fixava o parallax.
Bom dia vi o script Fix Picture, sera que tem como esse script fixar imagem que esteja dentro pasta Pictures do meu projeto VX ACE
Ele faz justamente isso. Basta colocar o prefixo (FIX) no nome da imagem da pasta picture que você deseja que fique fixa.
Obrigado Raizen o script Fix Picture, funcionou perfeitamente, Raizen estou fazendo mapeamento e vi em um jogo do rpg maker vx ace chamado Pirate Rush e achei muito interesante o jeito que o mapa do jogo e o efeito de água e muito realistíco, gostaria muito de aprender fazer mapa com efeito de água igual ao do jogo Pirate Rush, se tiver algum tutorial aqui no centro rpg maker ensinando como fazer um mapa igual ou semelhando do jogo Pirate Rush gostaria muito de aprender.
Olá galera.
Estou usando esse script mas está dando um problema.
Spoiler
(http://imgur.com/8y0Zpu9.png)
Se alguma alma bondosa puder me ajudar, eu ficaria grato.
Abraços.
Você alterou alguma coisa no script?
Nada. Só copiei aqui do fórum e colei.
Hmm, e está mais quais no projeto? Experimentar ir removendo-os para ver se é incompatibilidade.
Não é incompatibilidade porque eu testei em um "projeto novo" e dá o mesmo erro.
EDIT: Arrumei. Não sei o por que, mas quando eu copio o código direto do fórum não funciona, porém quando eu copiei de um outro projeto que eu usava ele funciona. É exatamente o mesmo código, nenhuma mudança. Vai entender :¬¬:
Eu lembro de ter um script do Raizen que dava problema aqui tbm.
Tipo ao iniciar um novo jogo ia normal, mas quando eu dava load em um arquivo que já existia antes de colocar o script dava erros. Vai saber se é esse aí XD
(Acho que era o de mensagens acima dos personagens, mas pode ser a mesma lógica)