Centro RPG Maker

Centro de Entretenimento => Game Design e Game Concept => Tópico iniciado por: Raizen online 24/02/2013 às 22:35

Título: A nova geração Maker
Enviado por: Raizen online 24/02/2013 às 22:35
Esse acho que é o maior debate, muita gente, se não todos falam que a geração maker atual está fraca, ou seja um número menor de makers e uma qualidade inferior. O maior problema que eu vi, é que o RPG Maker não está chegando as pessoas, quem está aqui é que foi atrás do RPG Maker.

A tal considerada primeira geração do RPG Maker, veio principalmente das revistas Digeratti, aonde eles divulgavam fortemente o RM2k/2k3. A segunda geração veio com o RMXP, que pegou o embalo enorme do sucesso do 2k/2k3 nas revistas, e dai em diante não teve um ponto crucial que chamou a atenção de muita gente.

Mais do que apenas uma opinião, uma solução, como vocês acham que o RPG Maker pode chegar as pessoas, diferente sobre o futuro do RPG Maker, o debate é como fazer as pessoas se interessarem pelo RPG Maker, e como fazerem elas conhecerem ele. A maioria do pessoal que eu conversei, conhecia apenas pelo nome, e na mente dele já vinha jogos básicos feitos em 1 semana, e nunca as obras primas que existem.

Como acham que podemos mudar essa visão do rpg maker para o pessoal? E como faze-los conhecer esse motor maravilhoso :D?
Título: Re: A nova geração Maker
Enviado por: Mafagafo32 online 24/02/2013 às 23:30
Como chamar a atenção ao RM?  :hm:
A divulgação da Digeratti atraiu atenção ao rpg maker 2k/2k3, então divulgação é uma resposta.
Outra solução é tornar o RM mais acessível, por exemplo, agora o VXA é vendido na Steam, está mais acessível agora.
Mas o problema é que quem conhece o rpg maker hoje acha que vai criar um jogo em uma ou duas semanas, ontem mesmo eu vi um tópico na MRM que o autor perguntava como criar um jogo rápido :facepalm:
Título: Re: A nova geração Maker
Enviado por: riepermaster online 24/02/2013 às 23:36
Bem cara, primeiro de tudo Bom Dia/Boa Tarde/Boa Noite, tranquilo feito esquilo?

Comprimentos a parte, esse é o debate que esperava um dia ver, em vez daqueles como "qual melhor sistema de batalha?", qual melhor tileset?" ou "qual o melhor RM?", estes debates já tão me enchendo o saco!

Mas este aqui, muito pelo contrário, fez me ver que a humanidade ainda tem esperança rssrsr. Bem Raizen manim, é bem difícil para mim dizer como atrair esse novo público no "mercado maker", até porque sempre fui péssimo vendedor...mas isso é algo que considero muito díficil de se fazer, lembre, díficil mas não impossível, é como converter um envangélico ao satanismo, é possível, mas vai ser bem complicado. Eu, em minha humilde opnião, creio que para isso, nós, os makers da "jovem-guarda" deveriamos ensinar nossos pequenos novos gafanhotos a levarem o título de maker mais a sério, vejo dezenas de pessoas que começam sim a trabalhar com o RPG Maker, começam intusiasmados e tudo mas param porque acham uma infantilidade mexer num "programa de criança", saibam que esta maravilhosa engine foi a responsável por dar vida a grandiosos projetos como a série Mana, Oclarron (creio eu que é assim que se escreve) e até seu projeto cara, não me esqueço de Poseidon, Crónicas do Gerar e muitos outros projetos tal como o Aeternum Universe e aqueles que você mesmo aqueles gringos que você mesmo Raizen traz para cá.

Para nós, os vovôs, os "veios" e antiguados mudarmos a opnião destas pessoas, toda a comunidade maker, TODA, deve mostrar a eles do que o RPG Maker é verdadeiramente capaz de fazer, usarmos recursos propios e sair da monotomia dos mesmos mapas e scripts. Aí sim, eles verão que o RPG Maker é mais que um simples motor que roda até mesmo em calculadoras, passaram a ver o mundo com olhos parecidos aos nossos, verão novas oportunidades de criar mundos inteiros e histórias dignas de cinema assim como nós e talvez, num futuro distante, a nova geração maker olhe para trás e veja o quão foi importante o 2k, 2k3 e o XP para que as novas engines VX e VXACE fossen feitas para eles.
Título: Re: A nova geração Maker
Enviado por: GDL online 24/02/2013 às 23:50

CitarComo acham que podemos mudar essa visão do rpg maker para o pessoal? E como faze-los conhecer esse motor maravilhoso :D?
Vejamos, tudo bem que realmente existem algumas "super produções" feitas no maker, mas a maioria aqui, vê a Engine como apenas um hobbie. Levando isso em conta, salvo raras exceções, a maioria dos jogos são simples as hell, coisa de passa tempo mesmo. não se pode esperar que esses jogos mais simples sejam o suficiente para atrair novos usuários.

O problema na minha visão é para o que queremos o Maker.  Se elevarmos o nível de exigência vamos atrair menos, teremos mais jogos de qualidade? Não necessariamente. Quem vai querer ver seu hobbie truçidado por pseudo-reviewrs? Apenas os que pretendem seguir carreira no mundo da criação de jogos, e esses logo migram para outras engines. 

Atrair pessoas para algo não é fácil (a não ser que tenha mulher pelada e cerveja de graça). Midia impressa esta desaparecendo, então essa opção já se extinguiu faz tempo. Alguns fóruns não estão sabendo agir com os "noobs", não valorizando o que deve ser valorizado.(porque criaria um jogo, sendo que no final "ninguem" vai jogar? Quantos jogos de qualidade se perderam nesses anos?).   

Enfim, dizer que os caras de hoje em dia são fracos é mais sacanagem do que realidade, até porque TODO o cenário maker está fraco. Tudo tem sua era de "ouro" e acho que infelizmente para nós, a do RM se foi(claro, se você considerar que a era de "ouro" é  a mesma era dos projetos mortos, ganhadores de P.Os e P.Ms que nunca viram a luz do dia).
Título: Re: A nova geração Maker
Enviado por: Brittus online 25/02/2013 às 00:00
Citação de: Raizen online 24/02/2013 às 22:35
Como acham que podemos mudar essa visão do rpg maker para o pessoal? E como faze-los conhecer esse motor maravilhoso :D?

Raizen, sei que existem diversas formas de publicidade que pode atrair um público maior. No entanto, apesar de estar a menos de 3 meses nesta atividade maker, tenho o sonho de ver educadores utilizando esta ferramenta. Para isso, estamos principiando esta discussão em nossa escola e a resistência por parte de alguns educadores é enorme. Por outro lado, só pela menção da criação de um projeto para aprender a criar jogos despertou a atenção de muitos alunos. Acredito que se esta ideia de aliar a educação e a utilização do maker para a criação de jogos dos mais diversos estilos pode ser um mecanismo muito  interessante, pois atrairá olhares de todo o país.

Título: Re: A nova geração Maker
Enviado por: Rafa online 25/02/2013 às 02:44
Bom,quanto a geração esta dizendo os Makers atuais (Programadores) ou os Rpg Makers Atuais (Programa) ?

Eu mesmo ja divulguei na escola,vendi dois games meus ja por aqui,e essas coisas,mas mesmo assim,creio que não seja suficiente,a divulgação em minha cidade é praticamente inexistente,só se conhece um lugar se alguem lhe conta e\ou se ve sua logo marca em um muro.

Eu conheci o Maker com a revista Digiretti,a muuuuito tempo,na epoca nem imaginava que existia algo para criar jogos,quando vi alguns videos na Net e notei que eu poderia criar meu proprio jogo,fiquei feliz,alguns amigos meus vem aqui e claro digo a eles "Pô,RPG Maker é muito maneiro,se quiserem até ensino vocês a mexer!" , e quando terminar meu projeto ja fechei um acordo com uma loja de jogos perto da minha casa para eles me fornecerem Cds e eu entregar a a eles os Makers(Programas) para as pessoas comprarem,isso é apenas uma coisa que fiz pelo maker.

Logo voltarei a divulgar ele na minha escola,aproveitar nova classe com pessoas desconhecidas que podem se interessar.

E espero que os novos makers (Programadores) não sejam como alguns dos atuais e sim como aqueles caras que a gente até admira,vide Madajuv e seus games foda

Bom é isso
Adeus,Seres Humanos
Título: Re: A nova geração Maker
Enviado por: Raizen online 25/02/2013 às 08:00
Oh vi algumas opiniões diferentes, vou comentar sobre elas :D.

Uma delas é que o RM já teve sua era dourada e agora está acabando, isso eu não concordo muito, porque eu sempre comparo isso com as comunidades gringas, elas sempre mantiveram o nível, ou seja ainda hoje se entrar lá verá 2mil membros ativos e vários projetos bons sendo feitos. Aqui no Brasil, teve uma época, eu diria de 2008 até começo de 2012, porém porque aqui no Brasil caiu tanto, e lá na gringa continua igual, se não melhor.

Outra, sobre o RM ser hobby e por isso saírem projetos simples, eu não crucifico projetos simples, e sim malfeitos que é diferente, acho que tem tanto script, tanto gráfico, tantas músicas, para se ter tudo exatamente como veio no game, não estou julgando o RTP, e sim a combinação de tudo que vem, apenas baixar o rpg maker, e deixar tudo padrão, com uma história padrão, é isso que o pessoal que não mexe muito no rpg maker vê, porque é coisa de 1-2 semanas para fazer algo mais inovador e talz, e pouca gente faz isso.

Minha opinião pelo que eu vi nas comunidades gringas, o que mantém e atrai muita gente nelas, é exatamente o fato de jogos completos. Eles primeiro, tem alguns belos jogos, que inclusive eu os trouxe aqui, segundo eles divulgam muito seus jogos em outros lugares, divulgando os jogos que são de boa qualidade, o pessoal baixa, curte, e fala pow se o cara fez isso com o RPG Maker, vou começar a fazer um também!

Agora individualmente :P.

@GuilhermeDL: Não quero ser exigente xD, é como eu falei sobre o simples e o malfeito, pode ser simples e feito em 1 mês, mas mesmo assim dá para ser um jogo bem feito :D. Ah e sobre a migração, na verdade eu conto nos dedos quem mudou de engine de verdade >.> ... O pessoal para mesmo, no Brasil tem pouco incentivo para seguir essa carreira, para isso só vejo a saída de fazer um Indie Game por conta própria em inglês, e isso tem bastante games de fora feito no RPG Maker e no Game Maker, que ambas supostamente são "amadoras", e estão ai vendendo seus mil e poucos exemplares. Mas a ideia não era crucificar quem faz projetos ruins, e sim mostrar ao mundo os bons projetos, como o seu por exemplo :D.

@Brittus: ISSO é algo interessante :P, acho que eu aprendi tanto com RM, mas tanto que estou fazendo faculdade de algo exatamente relacionado a isso(programação). Além disso, os eventos ajudam muito em lógica, as histórias ajudam muito a incentivar a escrita e a criatividade; programação, design, sonoplastia.... São tudo áreas profissionais e que podem até ajudar a pessoa a escolher uma carreira, então eu realmente não entendo porque teria resistência. Inclusive sei faculdades que mostram o RPG Maker 2k/2k3 por causa da lógica de programação.

Ah sobre divulgar eu estou tentando fazer isso pela maior rede social xD, que no caso é o facebook, e acho que lá, eu consigo atingir pessoas que nunca pensaram em mexer no RPG Maker :P.
Título: Re: A nova geração Maker
Enviado por: Tiaguu online 25/02/2013 às 09:20
Comercial de Tv SHAHSHAHSAHHS
Eu cheguei na geração do Xp, então não tenho muito oque falar :/
Olha, eu só conheci o RM por um amigo e mais ou menos um ano depois conheci uma comunidade maker(MRM), e meu amigo conheceu o RM por outro amigo...
E eu viz(com um amigo) um jogo de matemática e um pouco de ciências pelo Rpg maker Xp ele apresentou na feira de ciências na escola, muitos perguntaram para meu amigo oque ele usou para fazer o jogo, faltei a feira pois fiquei doente, se pensar bem RM da pra tudo '-'
Não sei porque falei isso '-' acima.
Então...o Rm está em baixa como você diz pela nova geração(talvez), sabe, gráficos esplendidos, jogabilidade fácil...
Mas se apresentar o Rm para uma pessoa concerteza irá gostar.
Título: Re: A nova geração Maker
Enviado por: Uhtred online 25/02/2013 às 11:45
Eu conheci o maker indo atrás mesmo ... na verdade conheci o MUGEN no Super Downloads, então procurando sprites pro MUGEN encontrei o RPG Maker 2k.

As revistas trouxeram muita gente, e o que está falando é verdade, vejo cada vez menos pessoas conhecendo o maker.

Talvez, se as revistas divulgassem novamente o maker VX Ace, teríamos mais uma boa leva de usuários, e dentro desses sairia mais bons makers.

Teriamos que entrar em contato com revistas de games, acho que é um bom alvo até mesmo para eles, a possibilidade de criar um jogo chama atenção de quase todo mundo.
Título: Re: A nova geração Maker
Enviado por: Kvothe online 25/02/2013 às 12:27
 O modo seria, "divulgar o maker + divulgar o que o maker e capaz de produzir:"
Se começarmos a fazer os dois (divulgar o maker + divulgar o que o maker e capaz de produzir), conseqüentemente, irá atrair pessoas interessadas..

Exemplos de jogos muitos bons que estão sendo feitos no maker: Sarcia (http://www.sarcia.net/),
Rise of dragon souls (http://riseofdragonsouls.blogspot.com.br/), os dois são ótimos projetos dignos de destaques..

Vamos pensar... Muita gente não usa o maker por achar que ele não é capaz de produzir nada que satisfaça as pessoas/público, por ser uma engine limitada, é que o maker não leva a nada no mercado de Games. Bom o maker em si pode fazer excelentes games pois irá depender de que o irá usar. É sim, o maker pode muito bem levar alguém para uma carreira profissional. Como o caso do meu amigo Rodrigo, que está fazendo o projeto Rise of dragon souls (http://riseofdragonsouls.blogspot.com.br/), ele está evoluindo tanto, que o cara agora, sabe fazer desenhos ótimos, pixel arts excelentes, e também trilhas sonoras dignas de filmes, entre outras coisas...




É pra finalizar, em breve o meu web-site estará pronto.. Aí muitas pessoas poderão aprender várias coisas relacionadas ao Maker, como Design, Scripts, Game Design... Entre outros..
Título: Re: A nova geração Maker
Enviado por: LoboShow online 25/02/2013 às 12:39
  É, como o Utreido mencionou acima, a melhor forma são as Revistas, mesmo  elas não tendo a mesma audiência de anos atrás, ainda muita gente lê elas.  Recentemente já entrei em contato com algumas revistas, onde falei sobre o Maker e a CRM, talvez dê em algo.  Agora é só esperar.

  Esse ano ainda pretendo fazer uma apresentação na escola sobre o RPG Maker, talvez ainda traga alguns interessados.  Mesmo sendo só para colegas, ainda tem o quesito da divulgação boca-a-boca, então se um gostar concerteza irá falar para amigos e tudo o mais.  A escola é um ótimo lugar para divulgar o Maker também.

  Outra alternativa, acho que seria divulgar em sites grandes, pois no momento tem o mesmo numero de leitores que aquelas revistas das antigas.  O jeito é mandar aqueles jogos fodões feitos no Maker para o Baixaki e outros sites de tecnologia, garanto que dá para divulgar legal assim.

  Se pararem para ler todos os comentários acima, o RPG Maker, se depender dessas pessoas que comentaram, já está sendo bem divulgado: O Professor está mostrando para os alunos; O Aluno divulga para os amigos; Outro divulga pelo facebook; e outros.  Então se continuar assim, em breve, essa situação pode se reverter e voltar a ser como era antes.
Título: Re: A nova geração Maker
Enviado por: Elyven online 25/02/2013 às 15:11
Anos atrás, às revistas chamavam atenção por suas matérias voltadas para jogos caseiros. Estas colunas traziam para os leitores recheadas informações de jogos amadores feitos em casa. E despertavam atenção nas pessoas que não só jogavam um jogo profissional, mas ensinavam elas suas técnicas para se criar joguinhos. Este veículo de comunicação enfraqueceu,diga-se de passagem que sumiram das bancas.  Hoje, portanto, temos os fóruns. Às comunidades dão suporte, e a criptografação geral veio de externo para interno.  Ou seja, o que era para ser brincadeira doméstica virou um incrível mundo de rivalidades internas. Os fóruns  que antes davam suporte, aos amadores, aos necessitados, foi perdendo seu foco com tempo. E muitos, de fato, desapareceram. 

Neste meio termo; surgiram equipes tão profissionais que conseguiram lançar joguinhos fabulosos -digo, projetos incríveis- que nunca antes vistos no Rpg Maker. Alguns buscaram informações, como foi meu caso, e outros às informações foram até elas. Os veículos de comunicação digital hoje é muito vasto. Ondas chegam e vão para onde quiserem.  Temos aí Facebook, Msn, Celulares, por fim, os fóruns, os jornais virtuais, entre outros.  A triste realidade é que pessoas novas chegam esperando certos milagres, e muitos veteranos bons que empacaram com seus Mega-Tópicos e Projetos não conseguiram lançá-los por talvez falta de verba, ou material.   Porque chegaram quem sabe, no nível profissional que às ferramentas amadoras já não satisfaz. E milhões deles(as) simplesmente desapareceram. Foram buscar inovação. Alguns, casaram-se, outros morreram, outros ficaram, e a vida segue seu ciclo...

Entretanto, para àqueles(as) que sempre acharam que o Rpg Maker é apenas uma ferramenta recreativa, aqui estão até hoje! Dando suporte a bel-prazer!  Espero que ela dure mais e mais anos. Ou não.  Ou morra, como o Sega Saturno, como o Mega Drive, como o Super-Nintendo, ATÉ  alguma inovação melhor simplesmente surgir. Não é meu desejo,porque gosto deste mundo, mas é o mercado. Assim foi com o Ace, que virou febre da noite para o dia. 
Título: Re: A nova geração Maker
Enviado por: Geraldo de Rívia online 25/02/2013 às 15:42
Citação de: riepermaster online 24/02/2013 às 23:36
[...] Crónicas do Gerar [...]

Como é que é?  :grr:



Bem... eu sou da era Ace... heahuehauheua  :derp:

Bem, conheci o maker em uma bela tarde de verão, na qual,
após quebrar a cara com engines mais desenvolvidas, vi que
amava esses gráficos o modo antigo dos jogos, como os de SNES,
e então fui procurar programas para tentar desenvolver algo.
E em minha mente, creio eu que pensava do mesmo modo que um
novato hoje: que o programa ira ter tudo do jeito que eu imagino,
ai clico aqui e acolá e tcharã! Está feito um jogo!
Só que é ai que muitos se deparam, que não é bem assim.

No caso, a convivência com o maker é uma questão de ir amadurecendo.
Quanto à qualidade, duvido muito que algum novato de três meses
chegue a criar algo no mínimo bom, porém, os eles também (em
sua grande maioria), não tem a vontade de aprender primeiro para
então ir ganhando experiência. Por um lado, a disponibilidade dos recursos
de hoje favorece isso, pois tipo, "já existem tantos tiles, chars, battlers,
por aí, tudo que eu preciso. Pra que eu criaria mais?" e desse modo,
todo mundo só usando o que vem pronto, sem ao menos dar-se ao
trabalho de editar, lidamos com muitas mesmices por ai.

O que a gente também não pode desconsiderar é que: à cinco/seis
anos atrás, o contato com a internet não era tão fácil quanto hoje.
Geralmente, naquela época, quem tinha acesso eram caras mais
velhos, já "amadurecidos e responsáveis", que sabiam a relação
de esforço-resultado. Hoje, com a internet livre para bem quase
todo público, a gente vê aí criança de 12/13/14 anos (não generalizando),
que ainda não sabem dar duro em algo.

E... outro pontinho. A grande maioria desses novos makers não
se vislumbrou perante SNES/Mega Drive/Master System/Sega CD.
E se bobear, nem o Ps1 eles viram, então não vão admirar jogos,
que por mais épicos que sejam, tem um gráfico muito pior que
um GoW da vida, por exemplo, e como sabemos, hoje esse povo só
olha os gráficos...

Quanto à divulgar... não sei. É uma boa sim, afinal temos um ciclo de vida.
Mas não adiantaria muita coisa, "forçar" a virem conhecer o maker, se
ficarem uma semana e então desaparecerem. Todavia, acho que se a
cada 100 que a gente chamar, 1 vier e ficar, já é um bom progresso...





OFF: Canino uivante... pra fazer isso... eu... teria que ler...  :=p:
Título: Re: A nova geração Maker
Enviado por: LoboShow online 25/02/2013 às 16:40
Citação de: King Gerar online 25/02/2013 às 15:42
Todavia, acho que se a
cada 100 que a gente chamar, 1 vier e ficar, já é um bom progresso...[/i][/color]

  É isso que eu acho mesmo, prefiro ter 1 membro com vontade de aprender do que 50 membros que buscam algo fácil e não tem mentalidade suficiente para aguentar as simples pressões que o Maker prega (se lê muitos usuários da MRM).

  O King e a menina acima que eu esqueci o nome falaram bonito, mas falaram só de como era, mas não como "ajudar nessa nova geração maker".  Acho que tinha que colocar o texto deles de introdução ao tópico. xD
Título: Re: A nova geração Maker
Enviado por: NumPaD online 25/02/2013 às 16:52
Erro 404!
A mensagem não foi encontrada!
Título: Re: A nova geração Maker
Enviado por: GDL online 25/02/2013 às 17:51
CitarÉ isso que eu acho mesmo, prefiro ter 1 membro com vontade de aprender do que 50 membros que buscam algo fácil e não tem mentalidade suficiente para aguentar as simples pressões que o Maker prega (se lê muitos usuários da MRM).
Incrível como sempre consegue colocar ESSA comunidade no meio de qualquer discussão.

Enfim, também prefiro 1 com vontade de aprender do que 50 que não querem nada com nada. Mas não seria melhor tentar "pescar" mais alguns nesses 50 (com uma comunidade que valorizasse mais esses caras, não passando a mão na cabeça, mas sim guiando eles de forma mais eficiente) do que esperar esse "1" vir pedir ajuda?  Vejo você falando dos membros DA OUTRA comunidade, mas não vejo as coisas muito diferentes na CRM. Na verdade acho ambas um tanto similares, a diferença é o fluxo menor e consequentemente menos newbies.

Perdoem o pequeno off-topic.
Título: Re: A nova geração Maker
Enviado por: Elyven online 25/02/2013 às 18:35
Citação de: lobozero online 25/02/2013 às 16:40
O King e a menina acima que eu esqueci o nome falaram bonito, mas falaram só de como era, mas não como "ajudar nessa nova geração maker".

Elyven Velvet! —Ely para os íntimos —encantada! Lobo.  Fiz um resumão querendo puxar assunto para deixar o debate melhor. Agora posso responder e preencher os buraquinhos que lhes faltaram.  Buracos enormes que se chamam: 

Falta de comunicação, individualismo, falta de equipe, apoio, vontade de aprender, falta de dedicação, falta de divulgação, falta de interesse, falta de reciprocidade com às outras comunidades, das quais são individualistas e arrematam enormes muros de Berlim para que outras não atravessem e por fim, falta de compromisso com seus trabalhos. 

Corrigindo estes maus hábitos, creio que o "universo Maker" será novamente povoado por estrelas talentosas que nunca faltaram nesta galáxia, certo?  Facebook, Msn, e outros veículos de comunicação são bons, agora parte de " dentro para fora" como havia dito — ler meu poste anterior —, quem tem boca vaia Roma.   :uu:
Spoiler

(http://i.imgur.com/fSGXQKa.jpg?1?5609)

Obs: " É tenso, apontar num debate os pontos negativos, sabendo que existem pontos fortes e positivos, que porventura, não ajudaria neste momento à se ter um raciocínio óbvio sobre mudanças. Aprendi a corrigir meus erros,errando. -Elyven
[close]
Título: Re: A nova geração Maker
Enviado por: GDL online 25/02/2013 às 18:56
Citação de: Elyven online 25/02/2013 às 18:35

...—falta de reciprocidade com às outras comunidades, das quais são individualistas e arrematam enormes muros de Berlim para que outras não atravessem e por fim, falta de compromisso com seus trabalhos.... 
Aha! Interessante isso, ainda mais depois do que vi agora pouco, em uma enquete ai. xD
Trabalhos conjuntos  seriam bem interessantes. Detalhe, não falo do banner que fica no portal e que dão a impressão de que os fóruns são "parceiros". O problema é que o EGO, e uma infame e totalmente ridícula rivalidade falam mais alto do que uma possível colaboração mais estrita entre as "Comus" brasileiras.

Intercambio de membros acontece e pode ser bacana (Se é que essa jossa existe, já que ninguém pertence a ninguém). Não seria legal se os "fodões" da SRM, MRM e afins, se unissem periodicamente para bolar aulas, sejam elas divulgadas em qualquer formato (MakerCast alguém vivo ai?). Seria uma boa maneira de ajudar aqueles que gostariam de aprender mais sobre a engine. 
Título: Re: A nova geração Maker
Enviado por: Raizen online 25/02/2013 às 19:12
Guilherme, pergunte para o Arkhan, eu estava com uma ideia de fazer algumas coisas entre comunidades, mas pelo jeito, eu não posso afirmar claro, não sei se a SRM/MRM aceitaram muito isso... Assim, se todas as comunidades estivessem altamente movimentados e coisas semelhantes, obviamente uma comunidade nova X que tenha qualidade, recebe um UP muito grande dessas ou seja, quanto mais comunidade boa, com membros qualificados e em quantidade no cenário brasileiro melhor. Quanto mais membros na SRM por exemplo, aumenta o número de membros aqui, principalmente se formos parceiros, porque se tem gente criando projetos lá, ele vai querer divulgar em outros lugares, e no caso iria divulgar aqui por exemplo.

O que mais me irrita é o pessoal achar que querem roubar membros, querem um exemplo?
Acho que temos que incentivar qualquer comunidade de qualidade para se expandir.

  O que não pode acontecer é eu tenho medo de perder para o seu site, então prefiro que o seu site morra! Pense bem, se todas as comunidades makers sumissem do mapa, e restasse apenas uma, você acha que ela seria movimentada? Bom o foco mudou um pouco, mas o mais importante que eu penso, é expandir o RPG Maker, as comunidades estão muito acomodadas, e os makers também, e ninguém quer mais mostrar o rpg maker para aquele amigo e talz, e acho que isso precisa mudar.
Título: Re: A nova geração Maker
Enviado por: Elyven online 25/02/2013 às 19:30
Maneiras de pensar que afligem os produtores  e desenvolvedores e cada qual possui uma vantagem e desvantagem crítica são muitas! Como por exemplo:

Criar meu jogo para que mesmo?
Criar meu jogo para diversão?
Criar meu jogo para exposição em fóruns e adquirir reputação na Irmandade dos Templários dos Makers universais?
Criar meu jogo para mim  e para os amigos?
Criar meu jogo para ganhar dinheiro?
Criar meu jogo por criar?

Depois que você se cadastra, e upa seu avatar no fórum, partindo daqui, uma longa jornada se iniciará! Porque dentro deste mini-universo estão os Roteiristas, os Databases, os Scripters,os Mappers, os Programadores,que, em cada área específica terão alguns, finais bons, outros ruins!
Título: Re: A nova geração Maker
Enviado por: Paranoid online 25/02/2013 às 21:40
Deixa eu dar minha opinião aqui...

Primeiramente não acho que exista uma nova geração, existe aqueles que querem criar uma nova geração, tudo aquilo que fazia com que o RPG Maker fosse algo prazeroso de se manipular morreu, aquela vontade de ver a logo do jogo no portal do fórum ou em revistas do maker, ver o jogo no primeiro lugar no top do fórum, coisas que realmente dava o gosto de passar horas em frente ao PC para fazer um game de qualidade, algo diferente que não precisava fazer um tópico cheio de frescurinhas e parcerias que não daria em nada, o que interessava era o conteúdo mesmo o que o jogo iria apresentar. Isso era o que fazia com que os novatos do RPG Maker conhecesse e fica-se usando o programa, hoje a criação de jogos com RPG Maker tá desvalorizado, leia bem a "CRIAÇÃO DE JOGOS" ninguém mais vê screenshots nos tópicos de avaliações, nem tutoriais de sistemas... O que os makers querem hoje é aparecer sendo o que não é... montar um personagem virtual onde ele não ajuda ninguém só por que tem o nome com uma cor diferente no fórum. Acho que para o RPG Maker ser o que era antes necessitaria ser valorizado mais a criação do que a divulgação. E as comunidades já esquecidas pelos moderadores e afins, pararem de dá prêmio a tópico, e valorizar os jogos em si.

~FocoNaMissão!
Título: Re: A nova geração Maker
Enviado por: LoboShow online 26/02/2013 às 00:27
  Cortei algumas frases das citações, pois evito ao máximo off-topics.  :ok:

Citação de: GuilhermeDL online 25/02/2013 às 17:51

Enfim, também prefiro 1 com vontade de aprender do que 50 que não querem nada com nada. Mas não seria melhor tentar "pescar" mais alguns nesses 50 (com uma comunidade que valorizasse mais esses caras, não passando a mão na cabeça, mas sim guiando eles de forma mais eficiente) do que esperar esse "1" vir pedir ajuda?

  É ai que está, quando citei esses 50, citei esses noobs de pedra.  Vemos pessoas mongóis na escola, nas ruas e em tudo que é lugar, e na internet não é diferente.  Não conseguem aprender, e querem fazer aquilo - mesmo estando errados - a todo custo.  Temos que ser ignorantes com esse tipo de Maker, claro, ignorantes visando o certo para o crescimento deles.  Muitos irão xingar os ditos ignorantes e irão sair do fórum bufando, mas os reais makers que eu, pelo menos, quero junto são aqueles que irão continuar e vão crescer com essa ignorância por cima deles.
   COm o pouco de Makers que aparecem, digamos que de cada 3, 2 são os que eu não quero nem ver em fóruns makers.

Citação de: GuilhermeDL online 25/02/2013 às 17:51
  Vejo você falando dos membros DA OUTRA comunidade, mas não vejo as coisas muito diferentes na CRM. Na verdade acho ambas um tanto similares, a diferença é o fluxo menor e consequentemente menos newbies.

  As comunidades devem ser justas, e manter o foco no certo, sendo tolerantes e ignorantes só quando for preciso.  Essa é a diferença entre as duas comunidades e, para trazer novos Makers, as mesmas devem aprender a lidar com esses novatos.

Citação de: Elyven online 25/02/2013 às 18:35
Corrigindo estes maus hábitos, creio que o "universo Maker" será novamente povoado por estrelas talentosas que nunca faltaram nesta galáxia, certo?  Facebook, Msn, e outros veículos de comunicação são bons, agora parte de " dentro para fora" como havia dito — ler meu poste anterior —, quem tem boca vaia Roma.   :uu:

  É isso que muitos citaram no tópico.  Mas ainda reforço que somente os que acharam ou procuraram o Maker por conta própria que serão os que eu realmente acho que contribuirão para a comunidade Maker crescer.  Claro, também pode o meu primo, a minha irmã se interessar quando eu divulgar para eles, mas quem sabe, ainda podem ver como é e nunca mais procurar algo nele.

  Paranoid, concordo com você.  :ok:
Título: Re: A nova geração Maker
Enviado por: Avenger_B7 online 26/02/2013 às 11:20
Depois de ler tantas opiniões interessantes, resolvi dar a minha.

Bem, não posso falar da antiga geração, da nova geração. Não posso falar dessa maneira. Por quê? Porque eu sou da nova geração mas ao mesmo tempo não sou. kkkk' Como assim? Eu sou um novo maker, aliás, nem gosto de me chamar de maker porque não tenho tempo suficiente para ser considerado como tal. Sou da nova geração porque tenho 'experiência' de menos de um ano no RPG Maker, aproximadamente, uns 4 meses, apenas. E sou da antiga geração porque utilizo o RPG Maker 2000.

Infelizmente, eu não lembro dessa revista que vendia o CD do 2k/2k3, posso ter visto em algum lugar mas não comprei. Uma pena. Eu lembro de outras, sempre comprava e me decepcionava porque os jogos não eram tão legais como pareciam, mas isso não vem ao caso. hahaha'
Eu sempre curti a criação de jogos, sempre. Então, num belo dia de tédio, eu virei e falei: 'Vou criar um jogo'. Então, eu procurei pelo Baixaki um programa. Encontrei o 2k, mesmo sendo há pouco tempo, onde já existia o Ace. Eu tinha baixado o Game Maker, mas achava aquilo difícil demais, então deixei de lado. Aí quando fiz a revisão no pc, acabei perdendo, mas a vontade de baixar um programa voltou.

Bem, até agora eu falei de como encontrei o RPG Maker. Então, como será que podemos fazer com que as pessoas encontrem-no? Simples, não fazemos.

O que acontece, hoje em dia, é que ninguém quer ter o trabalho de criar mas quer ver pronto. Muita gente só tem fogo de palha, isso é normal. Mesmo que a pessoa, por um breve momento, se pareça interessada, pouco tempo depois ela deixará de estar.
Poucas pessoas se interessam por esse hábito, de usar a programação de jogos, de estar ali, de aprender, criar, ensinar, enfim, não é muita gente que curte esse ramo. Não podemos mudar o que cada um é, então não tem como dizer à uma pessoa que o melhor para ela é criar um jogo através de uma determinada engine. Dá pra fazer isso em propagandas para aumentar o consumismo mas, na minha visão, é impossível fazer com que uma pessoa qualquer se interesse, da água pro vinho, pelo RPG Maker. Sem falar que, muitas vezes, nós, makers...Ops!... Vocês, makers, são vistos com maus olhos. Quantos aqui já mostraram um projeto ou comentaram algo sobre criação de jogos e ouviram em resposta: 'Cara, deixa de ser maluco'. Ou: 'Deixa de ser estranho'. Alguns, com certeza, se não a maioria.
Título: Re: A nova geração Maker
Enviado por: Mobyduck online 26/02/2013 às 19:13
É fácil falar que é a preguiça, porém discordo. A quantidade de motores gratuitos de boa qualidade só aumentam a cada dia, sem contar os motores de alta qualidade que são adquirido ilegalmente por todo o Brasil. A maioria das pessoas que escolhem trabalhar com o RPG Maker, o escolhem por causa da nostalgia, ou porque gostaram de um jogo com estilo gráfico semelhante (em geral, jogos indie). Agora, se alguém não se interessa pelos gráficos do RPG Maker, por qual motivo usariam esse motor quando podem usar coisa melhor, como Unreal, Crytek, Adobe Flash Developer/Flixel/Flash Punk etc.?

Assim como existem gêneros de jogos que fazem parte de um nicho, como Grand Strategies da Paradox ou Point-and-Clicks, o RPG Maker faz parte de um nicho e, infelizmente, um nicho de difícil penetração no Brasil. Primeiro porque até recentemente o motor não era vendido aqui no Brasil, então restava piratear ou comprar com cartão de crédito. E mesmo agora que chegou ao Brasil ainda é relativamente cara aos olhos de muitos, que, como muitas discussões mostram, acham ser um desperdício de dinheiro quando existe uma versão "gratuita" na internet (o fato de existirem tópicos "provando" que é legal adquirir gratuitamente não ajudam muito).

Outro problema são as comunidades, completamente fechadas para o mundo de fora, e até mesmo entre si. Raramente vejo diálogos intracomunidades, e nunca vi diálogos entre comunidades Maker com a mídia de jogos nacional. Não posso dizer se acontece no exterior, mas de vez em vez vejo jogos criados com o RPG Maker sendo noticiados por sites especializados. Custaria muito as comunidades makers entrarem em contato com sites nacionais de jogos e pedirem para darem uma chance a algum jogo (completo) por nós premiado? E que tal nós tentarmos entrevistar pessoas que criaram jogos com o RPG Maker que ganharam uma certa fama e pedir para um site de jogos publicar? Enquanto no exterior eles possuam sites que dão boa atenção a jogos indie (RPG Maker incluso), aqui isso não existe. Todos os sites focam nos AAA, então o trabalho tem que vir de nós, não deles.
Título: Re: A nova geração Maker
Enviado por: Raizen online 26/02/2013 às 19:28
CitarOutro problema são as comunidades, completamente fechadas para o mundo de fora, e até mesmo entre si. Raramente vejo diálogos intracomunidades, e nunca vi diálogos entre comunidades Maker com a mídia de jogos nacional. Não posso dizer se acontece no exterior, mas de vez em vez vejo jogos criados com o RPG Maker sendo noticiados por sites especializados. Custaria muito as comunidades makers entrarem em contato com sites nacionais de jogos e pedirem para darem uma chance a algum jogo (completo) por nós premiado? E que tal nós tentarmos entrevistar pessoas que criaram jogos com o RPG Maker que ganharam uma certa fama e pedir para um site de jogos publicar? Enquanto no exterior eles possuam sites que dão boa atenção a jogos indie (RPG Maker incluso), aqui isso não existe. Todos os sites focam nos AAA, então o trabalho tem que vir de nós, não deles.
Agora você acertou em cheio :D, era isso que eu queria falar, não adianta acharmos que todos conhecerão o RPG Maker, se tudo que chega a eles são jogos péssimos, isso quando chega.
  Porém eu na realidade, não sei como a comunidade pode fazer essa parte, eu sei como o criador do jogo pode fazer, se houvessem 10 jogos de qualidade sendo constantemente divulgados pelos seus criadores, obviamente o RPG Maker sairia desse mundinho escuro.
  Como eu falei várias vezes e deixei no tópico principal, o problema não é que o RPG Maker está sendo negado pelos brasileiros, e sim que eles não estão conhecendo o RPG Maker. Eu estou fazendo junto com o Magic D e a equipe umas ideias em como expandir o RPG Maker em geral, expandindo o RPG Maker em geral, todas as comunidades recebem mais membros e todas ganham e é ai que as comunidades pecam, elas não se ajudam para expandir o maker, e eu queria quebrar esse paradigma, e vou tentar fazer isso e acho que todo mundo pode, falando para os seus amigos e talz.

Título: Re: A nova geração Maker
Enviado por: Check online 27/02/2013 às 18:29
Antes de dar meu ponto de vista, vou apenas deixar uma consideração e ver a que rumo ela levará o debate:

Sabe desde quando eu ouço essa história de "A geração atual está fraca"? Desde a minha geração maker, em 2008.


Até mais tarde, Ninj o/
Título: Re: A nova geração Maker
Enviado por: Mobyduck online 02/03/2013 às 14:18
Para não deixar a bola cair...

Artigos como esse (http://www.mundorpgmaker.com/portal/2013/02/28/o-rpg-maker-sem-limites/), mostram um dos grandes problemas presentes na comunidade atual. Ao invés de nos concentrarmos em usar o RPG Maker mais eficientemente, assim criando jogos que geram interesse público, nos preocupamos em tentar reinventar a roda, criando jogos de plataforma mais atrasados que os do SNES. Em outras palavras, não seria melhor ocuparmos nosso tempo (aqueles que gostam de criar jogos no Maker) criando algo inovador mas dentro do limite ao invés de forçar a barra para criar algo sem inspiração dos anos 1990?

Não tenho nada contra programadores quererem treinar suas habilidades e aumentar seu conhecimento criando novos scripts, que simulem jogos de plataforma, porém não vejo como uma pessoa que dedica meses (por vezes ano) criando um jogo de plataforma, ou um Action RPG, pode ser aplaudida pelos membros das comunidades como se fosse Jesus descendo dos céus.

Eu pegunto, quantos jogos premiados pelas várias comunidades brasileiras trouxeram algo de novo à mesa? Vários deles são objetivamente mais bonitos ou bem trabalhados que To the Moon, porém não posso dizer o mesmo sobre a história, ou como a mesma é tratada através da jogabilidade. Não! Tudo que temos são Final Fantasies, Diablos e [insira equivalente de Final Fantasy futurístico aqui] cada vez mais bonitos, e cada vez mais vazios.
Título: Re: A nova geração Maker
Enviado por: AzorMachine online 02/03/2013 às 14:27
Antes de mais nada, digo que não li nenhuma das respostas, logo peço desculpas se usei de alguns argumentos que já utilizaram nesse tópico.
Para começar a responder a sua pergunta inicial, de como trazer popularidade ao RPG Maker, antes temos que entender que o programa de que falamos é uma ferramenta, e essas só são conhecidas, pelas suas obras. Um martelo e um cinzel, com certeza não são nada atrativos, mas as esculturas criadas usando eles, são de tirar o fôlego, e atraem o interesse de muitos.
A falta de popularidade do RPG Maker então, nada mais é do que culpa dos que o usam. Se os jogos que são criados nele, continuarem com a qualidade baixa que é a dos atuais, é mais do que normal que pessoas que não conhecem a ferramenta, achem que é péssima, e não serve para criar jogos de qualidade.


Okie Dokie
Título: Re: A nova geração Maker
Enviado por: Elyven online 02/03/2013 às 14:28
Citação de: Mobyduck online 02/03/2013 às 14:18
Para não deixar a bola cair...

Artigos como esse (http://www.mundorpgmaker.com/portal/2013/02/28/o-rpg-maker-sem-limites/), mostram um dos grandes problemas presentes na comunidade atual. Ao invés de nos concentrarmos em usar o RPG Maker mais eficientemente, assim criando jogos que geram interesse público, nos preocupamos em tentar reinventar a roda, criando jogos de plataforma mais atrasados que os do SNES. Em outras palavras, não seria melhor ocuparmos nosso tempo (aqueles que gostam de criar jogos no Maker) criando algo inovador mas dentro do limite ao invés de forçar a barra para criar algo sem inspiração dos anos 1990?

Não tenho nada contra programadores quererem treinar suas habilidades e aumentar seu conhecimento criando novos scripts, que simulem jogos de plataforma, porém não vejo como uma pessoa que dedica meses (por vezes ano) criando um jogo de plataforma, ou um Action RPG, pode ser aplaudida pelos membros das comunidades como se fosse Jesus descendo dos céus.

Eu pegunto, quantos jogos premiados pelas várias comunidades brasileiras trouxeram algo de novo à mesa? Vários deles são objetivamente mais bonitos ou bem trabalhados que To the Moon, porém não posso dizer o mesmo sobre a história, ou como a mesma é tratada através da jogabilidade. Não! Tudo que temos são Final Fantasies, Diablos e [insira equivalente de Final Fantasy futurístico aqui] cada vez mais bonitos, e cada vez mais vazios.


Sinceramente algumas pessoas ficaram presas ao passado e nunca inovam. Porque  a maioria de suas inovações, que também são boas, sempre têm algo relacionado ao Super Nintendo, etc. Coisa que já morreu.  Eu nunca peguei essa época. Nunca tive um console. Infelizmente já nasci logada no Facebook. Isso não quer dizer que nunca pesquisei. Pelo contrário, eu acompanho os eventos da e E3 e noto a grande evolução de jogos profissionais e amadores.
Título: Re: A nova geração Maker
Enviado por: GDL online 02/03/2013 às 15:40
Citação de: Mobyduck online 02/03/2013 às 14:18
Artigos como esse (http://www.mundorpgmaker.com/portal/2013/02/28/o-rpg-maker-sem-limites/), mostram um dos grandes problemas presentes na comunidade atual.
Não descordando de tudo o que você disse Moby, mas tem certo mérito a ideia do Mitani de usar o RM como ferramenta para algumas poucas atividades escolares. Coisa que o Brittus já propôs aqui também(e convenhamos, os caras são professores, eles observaram principalmente o lado deles da historia). Sobre a reinvenção da roda, que geralmente da origem a produtos bem malo menos, é algo que acho, deveria ser revista mesmo.

Agora, falando sobre jogos completos de qualidade, gostaria de saber o porque de não termos algo no nível dos gringos. Talvez falte incentivo para os caras, os P.O\PM\PP parecem não bastar para  que finalizem seus jogos(O que eu acho incrível, já que o maior incentivo deve ser o desejo do Maker de concluir seu jogo). Talvez seja a hora das comunidades revisarem as formas de avaliação dos concursos que citei aqui. E principalmente, valorizar o produto final.

Edit: Antes que me chamem de injusto e etc... É claro que existem bons jogos feitos por makers brazukas, mas recentemente a coisa não está lá muito produtiva.(minha opinião claro)
Título: Re: A nova geração Maker
Enviado por: Mobyduck online 02/03/2013 às 19:35
Eu deveria ter mencionado que não tenho nada contra usar o motor para fins educativos, porém esse não é o escopo de quase ninguém que usa o RPG Maker.

Voltando ao assunto em mãos, se os tópicos presentes nas áreas de discussões das várias comunidades brasileiras (como a área na qual nos encontramos nesse momento) servem para mostrar alguma coisa, é que ainda estamos perdendo tempo discutindo sobre assuntos quasi-irrelevantes como se fossem algo essencial para a criação de jogos com esse motor. Raras são as discussões interessantes, mais raras são as pertinentes.
Título: Re: A nova geração Maker
Enviado por: Mobyduck online 10/03/2013 às 21:37
O fato de todas as discussões desse gênero acabarem em questão de dias, sem nenhuma conclusão, não ajuda em nada. De meses em meses alguém faz essa pergunta ou alguma parecida, algumas pessoas comentam concordando e falando que tem que melhorar e dois dias depois esquecem que discutiram sobre isso. É um ciclo vicioso que só serve para mostrar o descaso por parte da comunidade, que acha que as coisas irão se consertar sozinhas.
Título: Re: A nova geração Maker
Enviado por: LoboShow online 30/03/2013 às 13:57
Citação de: Mobyduck online 10/03/2013 às 21:37
O fato de todas as discussões desse gênero acabarem em questão de dias, sem nenhuma conclusão, não ajuda em nada.
Isso é fato mesmo.

  Nesse meio tempo, desde a criação desse tópico, já entrei em contato com várias revistas e sites.  Seria interessante se todos os que se candidataram para ajudar a comunidade Maker de alguma forma, o fizessem.  Mas o fato é que isso nunca acontece.  Depois que o tal tópico fica parado, sem novas respostas, o pessoal esquece do que ia fazer e volta a jogar o seu MMORPG ou fica fazendo qualquer coisa.
Título: Re: A nova geração Maker
Enviado por: GuilherVX online 30/03/2013 às 14:32
Eu não sou um dos veteranos, mas também não sou novato. Eu cheguei ao maker querendo criar um RPG, simples. Eu procurei tanto mas não achei o RM, ele não está sendo nada divulgado, acho que por conta dos gráficos dele, hoje em dia só jogam RPG's com no mínimo gráficos de PS2. A nova geração de makers, que devia ser melhor, na minha opinião, só estão interessados em se mostrar. Em sua maioria só vejo makers novatos que ficam no máximo sete meses e depois desistem por achar antes que era uma moleza. Também como falado, acham o maker infantil e considera criar um RPG como uma coisa impossível.  Também acho que temos que dar mais suporte para novatos e deixar bem claro que o maker não é moleza. Pra mim mais vale 1 maker que sabe oque está fazendo doque 1000 achando que é mole e que é superior a todos. Voltando ao assunto do maker, ele não está sendo nada divulgado, mas também acho que não devia ter um amotoado de gente usando-o. Imaginem todos do Brasil usando o RM, ia ser meio desapontador, não ia ter público que jogue só por entretenimento  e diversão. Mas deveria ser mais divulgado, com toda certeza.
Título: Re: A nova geração Maker
Enviado por: Elyven online 30/03/2013 às 17:34
Incentivar quem não quer receber motivação não adiantará em nada. Tanto com comunidades vizinhas ou com os membros. Se rolar um bom entendimento, pode sim, dar certo. Inclusive me entristeco quando vejo a área que atuo com mais frequência - roteiros e histórias- é uma área tão deslocada e morta. Como se um jogo fosse feito sem história. ¬¬
Título: Re: A nova geração Maker
Enviado por: LoboShow online 30/03/2013 às 22:06
Citação de: Elyven online 30/03/2013 às 17:34
Inclusive me entristeco quando vejo a área que atuo com mais frequência - roteiros e histórias- é uma área tão deslocada e morta. Como se um jogo fosse feito sem história. ¬¬
É morta porque não é preciso ficar mostrando sempre como está o roteiro, como mapas, por exemplo.  Eu posso muito bem criar um roteiro sem postar lá e pedir avaliação.  E textos "non-makers" que ficarão lá boiando nem adianta avaliar mesmo, nem perco o meu tempo lendo.
Título: Re: A nova geração Maker
Enviado por: Raizen online 30/03/2013 às 22:22
Não vejo problema em coisas não makers... .--. D4E colocava várias coisas de design por aqui... Acho isso legal na verdade, expandir além do rpg maker, mas para isso precisaria de mais movimento e mais gente, consequentemente aumentando o número de gente interessada em tal área, nunca fui contra não makers no site, o que eu sou contra, é não-makers que vem aqui para ficarem criando coisas de assuntos diversos, mas não temos nenhum caso disso, logo aqui não tem esse problema.

De qualquer modo, o RPG Maker tem que chegar as pessoas, eu estou tentando umas coisas aqui, espero que tenham efeito ^^, e claro todo mundo pode ajudar, todos podem mostrar aos amigos e talz, aliás isso é algo que acontece na gringa, que não acontece aqui, o pessoal não tem medo de falar que está fazendo um game no RPG Maker, no Brasil... O pessoal costuma ficar com medo de mostrar aos amigos, pois eles zoariam por alguma razão... peculiar ._.
Título: Re: A nova geração Maker
Enviado por: Elyven online 30/03/2013 às 22:27
Citação de: lobozero online 30/03/2013 às 22:06
"non-makers" que ficarão lá boiando nem adianta avaliar mesmo, nem perco o meu tempo lendo.
Seria um texto que não é relacionado com o Rpg Maker? Mas lá está escrito: Contos, roteiros e histórias. Não entendi isso. Quaisquer, contos, roteiros ou histórias pode virar um jogo. Compreendi errado esta postagem? Fiquei confusa. Por exemplo: Eu escrevo simplesmente, em vão? Isso não condiz, penso nos outros que escrevem também.O.o
Título: Re: A nova geração Maker
Enviado por: LoboShow online 30/03/2013 às 22:31
Citação de: Elyven online 30/03/2013 às 22:27
Eu escrevo simplesmente, em vão? Isso não condiz, penso nos outros que escrevem também.O.o
Sim, 98% dos textos postados lá não vão virar jogos, e por esse motivo que eu e a maioria não comenta.

  E o que o Raizen disse é um fato.  Muitos têm vergonha de falar que criam jogos, talvez pela aparência da engine e tudo o mais.  O jeito é ir falando das vantagens dentro do Maker e fora do mesmo.
Título: Re: A nova geração Maker
Enviado por: Elyven online 30/03/2013 às 22:51
Citação de: lobozero online 30/03/2013 às 22:31Sim, 98% dos textos postados lá não vão virar jogos, e por esse motivo que eu e a maioria não comenta.
...Não posso contradizê-lo até porque não seria inteligente. Não faz meu perfil. É uma triste verdade que os feeds lá são péssimos. Uma area que só não é excluída porque onde diabos um roteirista postaria um roteiro? Mas percebo que em outras comunidades, o feed é maior, um pouco. Num geral, todas estão fracas. Entristeço-me. Mesmo assim, quero me alegrar em participar quem sabe de uma equipe. Enquanto ela estiver lá, continuarei escrevendo, mesmo que ninguém leia-os.  Têm que ser analisada uma visão geral, e nunca pessoal. Mas se a visão geral é 98% é uma verdade que não pode ser combatida fácil. Precisaríamos de muitos Feeds por um bom tempo, para eu voltar aqui e falar para muitos que escrevem. Como não existe isso, estou sozinha nesta batalha. ^^
Título: Re: A nova geração Maker
Enviado por: LuaKawamari online 25/04/2013 às 09:07
Grande problema da geração atual é a motivação distorcida. O que "move" os makers atualmente é fama passageira, conforto na repercussão de suas criações e principalmente tudo isto sem compromisso real, para suprir o prazer requisitado sem muito esforço ou tempo gasto.

A geração preguiça, podemos dizer.
Nem falarei dos jogos como base argumentativa, eles são apenas um reflexo desta atual geração, mesmo.
Título: Re: A nova geração Maker
Enviado por: K-ae online 27/04/2013 às 00:50
Sou da geração Digeretti 2000, com a versão traduzida do RM2K que o português Dom Miguel disponibilizou para nós. Faz tempo, e posso dizer, a chamada "nova geração" não é nenhuma novidade, a maioria dos jogos sempre foi criada apenas no básico, a diferença é que hoje, quando se olha os jogos de antigamente, você só encontra os melhores, pois estes foram os que "resistiram no tempo", mas desde o início a maioria dos jogos sempre foi fraquinha. Além disso, na época do RM2K se você criava um menu personalizado, um sistema de 8 direções ou qualquer coisa do tipo, você já era um Pro, com um pouco de treinamento qualquer um chegava na "elite maker", hoje em dia não é mais assim, você tem que aprender muito para chegar nos veteranos, por isso que parece que os novatos estão piores que antigamente, quando na verdade os veteranos que estão exigindo mais.

Cansei de jogar os bugadões do RM2K, a maioria dos jogos não dava nem pra zerar, quando apareceu o RM2K3 foi uma maravilha, mas apenas os mais experientes conseguiram migrar, o pessoal não gostou muito do RMXP, mas ele trouxe um mundo novo de possibilidades. É fácil de falar em Geração de Ouro, você olha agora e só enxerga os projetos consagrados. A única coisa que posso afirmar que piorou foi a atividade dos membros, mas isso é natural, a molecada de hoje não jogou Chrono Trigger e os primeiros Final Fantasy, eles não vão se interessar mesmo pelo maker.

O maker é ótimo para aprendizado, e continuará sendo por muitos anos, mas já é a muito tempo uma engine super ultrapassada, não há como negar. Mas se querem divulgar, só posso recomendar o Youtube ou sites de imagens como DeviantArt, são os únicos capazes de criar uma propaganda atrativa para o maker. O resto procura atingir os Já membros, mas não consegue alcançar novos membros.
Título: Re: A nova geração Maker
Enviado por: Tifa online 27/04/2013 às 04:50
Citação de: LuaKawamari online 25/04/2013 às 09:07
Grande problema da geração atual é a motivação distorcida. O que "move" os makers atualmente é fama passageira, conforto na repercussão de suas criações e principalmente tudo isto sem compromisso real, para suprir o prazer requisitado sem muito esforço ou tempo gasto.

A geração preguiça, podemos dizer.
Nem falarei dos jogos como base argumentativa, eles são apenas um reflexo desta atual geração, mesmo.
So true, meu deus.
Encontrei o maker em 2008 em pesquisas e mais pesquisas por que minha motivação SEMPRE foi criar um jogo, e eu estava TOTALMENTE despreocupada com tendências de "clichê", "anti clichê" e "reaproveitamento de clichê". De longe foi meu auge de criação. Lapidação de obra para atingir um nível desejável surge somente com tempo, esforço e dedicação.
Antes de continuar aqui, queria dizer que não existe "a motivação certa e boa", cada um tem suas razões pra fazer o que faz e NINGUÉM pode classificar como o "certo" e o "errado" por padrão. Ainda assim, eu posso achar a motivação de fulano besta assim como ele pode achar a minha ridicula, questão de gosto pessoal.
O interesse pelo maker é despertado de acordo com as motivações de cada um: Uns estão no maker por hobby. Outros pra criar. Outros pra aparecer. Outros pra aprender.
Quem está por hobby faz só por diversão mesmo já que "tem mais o que fazer da vida".

Já quem está pra criar... Olha, uma obra pode levar ANOS para atingir seu grau de excelência, e isso não pode ser garantido 100% já que sempre existirão autores bons, medianos e horríveis.
É preciso de tempo e esforço para lapidar uma obra, e é preciso também de seriedade e amor ao que faz, além de cuidado: Se nego acha que vai conseguir fazer um jogo gold de verdade sem ter a competência, o esforço e o comprometimento para isso, além de estar trabalhando com motivações mais escrotas ainda (como fama passageira e conforto na repercussão de suas criações, já citada acima pelo reaper), está terrivelmente enganado.
Mas a verdade é que apesar do que eu disse, enquanto existir jogos vindos desta mentalidade e seguindo alienadamente as tendências, haverá de CERTEZA feedback positivo de um público que compartilha da mesma forma de pensar, logo é inevitável que a pessoa cumpra sua motivação-rs. E isso acontece em massa HUEUAHEUHAUEHUA, todos os dias, em todos os lugares, da mesma forma boring e repetitiva as hell. Nada anormal, até.
Pra quem gosta de criar mas gosta de ser elogiado, não estou condenando o desejo de receber reconhecimento, TODOS queremos reconhecimento. Só que... Tem gente que põe isso acima do significado universal de seu jogo.
E receber críticas é bom, mas é preciso atenção e discernimento para saber se deve mesmo levar em conta os conselhos recebidos. O que é podre a gente joga fora mas o que é bom aproveitamos sim, mas do nosso jeito. Pense nisso, autor.

Pra quem não acha nada disso importante, e faz somente pra aparecer e ser idolatrado.
RI


Quem está para aprender... Não é de mal algum, assim penso. Cada um pode aperfeiçoar sua especialidade ou acaba descobrindo-a no processo. Eu por exemplo, gosto muito de trabalhar com imagens. Muito <3
E é porisso que não vejo mal algum em lances não-makers aqui. Só por que não vai virar jogo não signifique que não é para estar aqui: Acho positivo esses lances não makers , afinal, se tu quer chamar um nego pra tua equipe e aliviar tua barra num lance do jogo que tá ruim fazer sozinho é só visitar os tópicos de portfólios da pessoa e ai chamá-la. Ninguém perde nada com isso, só ganha.

Sobre o tópico em geral, o interesse pelo maker não é uma coisa que podemos forçar sobre os outros, visto que a maioria do público brasileiro é vidrada em esportes e FPS. Eles é que tem que buscarem.
Muita gente acha que isso aqui não dá futuro, não podemos culpá-los. Para que pessoas comecem a se interessar pelo RPG Maker, os makers - ou melhor dizendo, os usuários de fóruns - é que devem começar a fazer a mudança, revendo seus conceitos do que lhes significam a engine  e assim fazendo jogos que venham a calhar.


Kisses and Goodbye!

Título: Re: A nova geração Maker
Enviado por: LuaKawamari online 27/04/2013 às 09:08
@K-ae

Está aí uma coisa que eu precisava saber. Como não sou tão antigo assim no cenário maker BR, consigo opinar somente desta geração sem muita comparação com o "ontem", já que do mesmo mal participei.

Então os problemas não são relativos à época e seus tipos, coisa que já presumia. Interessante.
É bom pra calar a boca de saudosistas fervorosos irritantes.

Não que isso exclui o fato das tendências no passado "formarem" uma geração melhor (ou pior dependendo do ponto de vista) do que a de agora, afinal e contas é bem normal uma "tendência" em seu nascimento gerar muito mais coisas boas do que a mesma tendência em seu nível de saturação. Os campos para se explorar são muito maiores e tudo tem um brilho a mais por ser "novo" e todos descobrindo ao mesmo tempo.

A diferença atualmente é que já temos "bases", se pesquisarmos bem (e até mesmo as vezes sem pesquisar nada), limitando nossas próprias inovações.

@Super Tifa

HASUIAUISHAUISHUIA, crosto. Realmente. O que eu quis dizer com motivação distorcida é mais ou menos isso que você falou. No caso, apesar dessa motivação não ser necessariamente objetivamente ruim, ela o é dependendo dos critérios usados. No meu caso, utilizei os critérios comuns de qualidade de projetos (sobretudo a conclusão dos mesmos, que realmente é o fator mor que determina a qualidade dos jogos: O simples fato deles deixarem de serem projetos).

Agora sobre o ponto de áreas fora do maker, interessante falar sobre isso, eu meio que deixei passar no meu último comentário. Realmente tens razão, embora antigamente eu pensasse meio diferente.
Na minha visão é permitido e incentivo a criação de conteúdo fora do globo maker. Mas antes futilmente achava que os que se diziam makers mas eram designers (por exemplo) somente, a fim de inferiorizá-los. Mas era algo bem simples, uma impressão, que nunca levei adiante (ainda bem).

No mais, é o que nós dizemos: Sempre vão haver os artistas excelentes, bons, ruins e horríveis. O resto "se define" de acordo com o resto, mesmo.
Título: Re: A nova geração Maker
Enviado por: Crixus online 27/04/2013 às 09:29
Eu acho que uma galeria de jogos de qualidade criados por brasileiros e portugueses para download seria um modo de mostrar o que pode ser feito no rpg maker.

Eu particularmente acho que essa mania do uso de scripts cada vez mais "prontos" (base de uso e sistemas prontos) deixou a coisa muito exagerada, sem contar que o estilo gráfico melhorou na qualidade mas diminuiu no quesito "estilo" e que criou uma imagem que é bem banalizada.

Olhando por outro lado, os desenvolvedores de jogos raramente falam de outras plataformas como GM, IGM, MMF e mesmo criações independentes de uma engine pronta como c++ ou para Web Flash ou Canvas.

A visão dos jogos em si perdeu respeito, hoje em dia Minecraft é considerado o jogo legal, sendo que eu nunca consegui entender aquilo, até LineAge que era (e ainda é) um jogo com personagens legais várias, porém não tem mais jogadores do que MineCraft.
Digamos que o ponto de vista não piorou, apenas mudou drasticamente, tanto que os poucos novos usuários de Rpg Maker querem fazer imitações de MineCraft sendo que o MineCraft já é um jogo pra você construir o seu mundo.
Título: Re: A nova geração Maker
Enviado por: K-ae online 27/04/2013 às 11:22
Eu sigo na linha de pensamento de que o maker é feito para criar jogos simples, podem até ser divertidos, mas a engine não é criada para se criar coisas estravagantes. Sim, é possível se criar coisas fantásticas no maker, mas será de mais proveito para o criador passar para uma engine mais profissional, ou criar uma engine própria (talvez baseada em outra, open-source), do que investir em um grande projeto no maker.

Acredito que seja uma unanimidade entre os veteranos que substituíram o maker por outrs engines mais avançadas, a recomendação, de começar no maker, criar dois ou três joguinhos e então migrar para engines mais avançadas. O RM é uma engine de iniciação, é ótimo para que novos membros vejam como funciona a criação de jogos, mas é muito custoso de se criar um jogo de alto nível, é como tentar tirar água de pedra. Os Japoneses sabiam disso, por isso o maker não é 3D, por isso continua utilizando Ruby.
Título: Re: A nova geração Maker
Enviado por: fagnermaker online 29/04/2013 às 10:34
concordo que o rpg maker deveria ter um numero maior de usuarios mas fica a questão de qualidade dos jogos,conhesso muita gente que não sabe nem desligar um computador direito(não quero que achem que estou me achando superior a ninguém), ou seja jogos ruins+maker inesperientes+uma comunidade =calamidade.
Título: Re: A nova geração Maker
Enviado por: K-ae online 29/04/2013 às 10:51
Discordo, todas as comunidades acabam tendo a participação de membros inexperientes, o que conta é a capacidade da comunidade em como tratar destes membros. Se uma comunidade for organizada, podem chegar quantos forem que nenhuma calamidade será gerada.
De resto, o contato de qualquer novato com o maker produzirá resultados inesperados, o caminho do maker é um caminho de amadurecimento, de evolução. O importante é que as comunidades incentivem o aprendizado, de forma que os novatos não fiquem estagnados em suas habilidades makers.

Steven Jobs mal sabia desligar um iPad, nem por isso deixou de ser considerado uma das mentes criativas da Apple.
Título: Re: A nova geração Maker
Enviado por: fagnermaker online 29/04/2013 às 14:11
K-ae em alguns pontos concordo com você e sim as comunidades devem estar preparadas para o novo publico, mas algumas comunidades não estão preparadas vou usar o CRM como exemplo,três dias atras postei um tópico em uma área errada e pedi para que a moderação excluísse ou movesse para a área certa e até hoje ele esta lá agora imagine pelo menos 50 usuários novatos a confusão que isso iria gerar. por isso que muitas comunidades ainda não estão preparadas para uma revolução maker.
Título: Re: A nova geração Maker
Enviado por: K-ae online 29/04/2013 às 14:36
Heyey, ninguém aqui está falando de revolução ^^'

Como você mesmo disse, a questão então não seriam os novatos, mas sim o tratamento que estes recebem no fórum. Vai de cada comunidade como organizar e administrar seus próprios fóruns, e seguindo a mesma lógica que fiz anteriormente, é bem possível a uma comunidade unir quantidade a qualidade.
Título: Re: A nova geração Maker
Enviado por: Kwerten online 29/04/2013 às 17:24
Acho que poucas pessoas se interessam pelo RPG Maker por existirem muitos outros games completos, repletos de novos gráficos e sistemas prontinhos para ser jogados, daí vem a preguiça e ''obriga'' a pessoa a procurar esses tipos de jogos. Tirando o fato também de que tem tanto jogo fodão feito no RPG Maker que um novato vem cheio de esperança em criar um joguinho legal, se inspira no jogo fodão, não se esforça o bastante pra criar algo que preste ao seu ponto de vista e desiste, puff, acabou sua vida maker...
O que eu acredito mesmo é que se o RPG Maker não é tão popular assim é pelo simples motivo que os ''donos'' não investem na divulgação, duvido que se a todo momento uma propaganda aparecesse na televisão já não haveria muito mais pessoas interessadas. Principalmente aqui no Brasil, a Globo diz que Roberto Carlos é o rei, e todos aceitam que ele seja o seu rei, simples. (não, eu não odeio a Globo e nem o Roberto Carlos, foi só um exemplo).
O que falta é Publicidade.
Título: Re: A nova geração Maker
Enviado por: GDL online 29/04/2013 às 17:48
Citação de: Kwerten online 29/04/2013 às 17:24
[...]O que falta é Publicidade.
Se formos esperar que a Enterbrain venha divulgar o RM por essas bandas, acho que seria bom esperarmos sentados. Sinceramente, apesar de algumas mudanças nos últimos anos, o mercado de games e softwares brasileiro é bem fraco se comparado com outros países. Saquei sua ideia, mas não acho que funcionaria com o maker e quando digo maker, me refiro ao software, não as comunidades. Aliás, essas sim precisam de propaganda.

Quanto ao grande numero de jogos "fodões", eu discordo. Claro que existem muitos jogos interessantes, mas eu sempre achei que o numero é bem menor do que o ideal. 

Sobre atrair novos membros, os novatos que se desanimam facilmente por não atingirem o topo de forma meteórica, não são os novatos que as comunidades procuram, o Maker é uma ferramenta de produção amadora é verdade, mas o jogo não vai nascer do dia para noite, não da forma que muitos dos novos usuários acreditam. As comunidades criarem mais aulas ativas, mais tutoriais e afins? Não sei se funcionaria, até porque, quem quer aprender se vira muito bem com o que já tem(Não que ter mais aulas fosse ser prejudicial, de forma alguma) e outra coisa, ensinar quem não quer aprender é uma missão um tanto complicada também.
Título: Re: A nova geração Maker
Enviado por: Ceodore online 29/04/2013 às 17:56
Publicidade é importante pois a sobrevivência das comunidades depende da entrada do maior número possível de pessoas, usuários do maker entram e saem de comunidades, mas os que ficam nelas geralmente são so que cedo ou tarde aprendem como fazer jogos e ajudar uns aos outros. Nessa época de ouro onde o rm2k e o 2k3 eram muito populares, o que mais trouxe gente pro meio maker foram matérias em revistas impressas; divulgação pelas redes sociais é uma coisa que ajuda muito, apesar de que só vai ter outra explosão mesmo, se algum perfil muito lido resolver divulgar.
Título: Re: A nova geração Maker
Enviado por: Uhtred online 29/04/2013 às 23:32
Claro que a divulgação é importante, mas creio que um pouco da falta de novos usuários do maker se deve a evolução dos jogos em geral.

Eu sou do tempo do RPG Maker 2k (sim, antes mesmo do 2k3 ser lançado) e lembro bem que naquela época os jogos não eram tão realísticos, com gráficos sensacionais como são hoje. Os melhores ainda eram os FF do PS One onde os CG's pra época eram coisa de outro mundo.

Mas como os joguinhos do SNES ainda estavam na cabeça de muita gente, inclusive muita gente ainda tinha o console em sua casa e jogava Chrono Trigger direto, o RPG Maker era muito mais semelhante aquilo do que é hoje.

Hoje o maker é interessante pra quem curte jogos indie ou então pros nostálgicos que viveram aquela época, mas pra muitos que vieram na época já do PS2 ou então até do PS3 não ligam pra jogos com gráficos em 2d e também não curtem muito mais RPG's no estilo clássico.
Título: Re: A nova geração Maker
Enviado por: B.loder online 29/04/2013 às 23:47
O uht tocou em um assunto incrivelmente importante, o público mudou. A maioria ainda não entendeu isso tão bem (talvez porque a maioria já faça parte desse público, como eu.), mas a questão é que antigamente todos tinham interesse pela ideia de fazer um jogo como aqueles que jogam, hoje para se gostar do rpg maker existem duas situações, ou você gosta de produção criativa (escrever, desenhar, programar...) ou você gosta muito do estilo mais antigo porém ainda charmoso.

É essa a principal questão que garante que, a menos que surja magicamente um rpg maker que permita criar jogos parecidos com os grandes 3d que aparecem por aí (que provavelmente seria rejeitado.), o público do rpg maker não será maior do que é hoje por muito tempo, afinal aqui estão em geral aqueles que gostam de jogos indies e clássicos rpgs.
Título: Re: A nova geração Maker
Enviado por: K-ae online 30/04/2013 às 00:01
Exato, a geração anterior a minha (tios) adorariam criar um jogo estilo Atari, já eu tenho dor de cabeça só de pensar na idéia. Repetindo oque disse na página anterior, "a molecada de hoje não jogou Chrono Trigger e os primeiros Final Fantasy, eles não vão se interessar mesmo pelo maker". Mas por algum tempo ainda veremos uma quantidade boa de membros novos chegando, cabe a comunidade acolher estes membros e permiti-los evoluir no maker.

O maker é ótimo para dar os primeiros passos no Game-Design, mas recomendo que comecem a pensar em ferramentas mais profissionais assim que forem pegando o jeito da coisa, o maker funciona na base da manivela, é fácil, mas você terá muito trabalho para criar algo grandioso. Não podemos esquecer é claro que tem aqueles que usam o maker pelo prazer, neste caso, fiquem a vontade e usufruam da ferramenta o quanto desejarem ^ ^
Título: Re: A nova geração Maker
Enviado por: Elyven online 30/04/2013 às 00:09
O RPG enfraqueceu e perdeu o foco. Até mesmo empresas renomadas como SQUARE ENIX investe hoje em dia em jogos já criados como: "Tomb Raider", "Just Cause 2", "Mind Jack", "Deus Ex: Human Revolution", "Sleeping Dogs", "Project Sylpheed",entre outros muito bons e que foram tremendo sucesso. E eu penso, que o Maker é muito criativo. E  todas as pessoas que entram nele se pensarem que  o RPG é o único gênero que deve ser obrigatoriamente criado, estão completamente enganadas.

O RPG não é o foco da criação, mas um sistema que faz muito sucesso mediante à outros.  Já jogava jogos Mugen e joguei até jogos de luta Mugen que misturavam até personagens de RPG. Através deste motor, eu conheci o RPG Maker. Preferiria que este motor pudesse ter apenas o nome de "Maker". Maker2000, Maker2013XP, Maker AceVX, etc...  O que dificulta e muito sua divulgação, talvez seja o porque de muitas pessoas simplesmente ter enjoado de RPG. Vejam que, quando é lançado um título em outro estilo; este, feito no Maker, logo sua atenção muda bruscamente devido "a inovação". Eu gosto de RPG, e não pretendo criar um RPG no Maker. Portanto pretendo criar um projeto no Maker que não seja RPG. Adoraria criar um jogo de plataforma se querem saber.

O gênero é uma ferramenta importante para sua divulgação. Uma coisa que nunca ví no Maker é um jogo de corrida. No máximo, joguei uma vez um jogo de Shooting. Mas um jogo de corrida estilo Need for Speed, ou até mesmo F1 é uma coisa que jamais verei. Concluo que, divulgar em sites, blogs, facebook, YouTube são veículos que procedem; no entanto, cuidado com "estilos" ultrapassados que não se fazem uso mais. Infelizmente, o Rpg está falecendo. Façam uma pesquisa e verão.
Título: Re: A nova geração Maker
Enviado por: K-ae online 30/04/2013 às 00:39
Na verdade, Role Playing Game (RPG) significa Jogo de Interpretação de Personagens. Não conheço os outros jogos que você comentou, mas Tomb Raider e Deus Ex (o primeiro Deus Ex é um de meus jogos preferidos) são grandes exeplos de RPG. Na época do Super Nintento as empresas não tinham muitos recursos para criar seus RPG's, então começaram a utilizar a famosa Barrinha de HP, a moda pegou, e até hoje tem gente que acha que RPG são os jogos de barrinhas.

RPG é um teatro, em que os jogadores fazem o papel de protagonistas (ocasionalmente vilões), se um jogo é focado em um personagem principal, onde este possui uma personalidade bem trabalhada, então definitivamente é um RPG. O RPG Maker faz isso muito bem, e apenas isso, criar jogos de outros gêneros no RPG Maker é possível, mas ele é de longe especializado em RPG's, se o interesse do Game-Designer é criar um jogo de outro gênero, vale mais a pena procurar uma ferramenta especializada para o gênero. A única exceção que me vem a cabeça agora é o Puzzle, que anda de mãos dadas com o RPG.

Entendo que tem gente que gosta do maker e quer criar um Call of Duty usando ele, mas quem tenta fazer isso, definitivamente é um masoquista.

PS: se não me engano o Maker Jalax (talvez o Galter) criou um jogo estilo Mario Kart no maker, mas só lembro dele ter postado na RRPG, que está mortinha.
Título: Re: Re: A nova geração Maker
Enviado por: Elyven online 30/04/2013 às 01:05
Citação de: K-ae online 30/04/2013 às 00:39
Na verdade, Role Playing Game (RPG) significa Jogo de Interpretação de Personagens. Não conheço os outros jogos que você comentou, mas Tomb Raider e Deus Ex (o primeiro Deus Ex é um de meus jogos preferidos) são grandes exeplos de RPG. Na época do Super Nintento as empresas não tinham muitos recursos para criar seus RPG's, então começaram a utilizar a famosa Barrinha de HP, a moda pegou, e até hoje tem gente que acha que RPG são os jogos de barrinhas.

RPG é um teatro, em que os jogadores fazem o papel de protagonistas (ocasionalmente vilões), se um jogo é focado em um personagem principal, onde este possui uma personalidade bem trabalhada, então definitivamente é um RPG. O RPG Maker faz isso muito bem, e apenas isso, criar jogos de outros gêneros no RPG Maker é possível, mas ele é de longe especializado em RPG's, se o interesse do Game-Designer é criar um jogo de outro gênero, vale mais a pena procurar uma ferramenta especializada para o gênero. A única exceção que me vem a cabeça agora é o Puzzle, que anda de mãos dadas com o RPG.
...Bem,K-ae. Na verdade o que você acabou de descrever é um atributo dado para o RPG de mesa que é a forma atual de interpretação que é chamado Storytelling (D20). Mas ainda o falecido Storyteller ( D10) é muito famoso e a maioria se mantém fiel. Como eu.  Onde que interpretar um personagem  neste sistema exige menos esforço do que jogar no sistema novo.  E você se enganou, porque o RPG Video-Game é muito distante do que o RPG MESA. O Video-Game conta sim, com barrinhas de HP; e por exemplo, Deux EX: Meu favorito é um jogo de tiro, ação, com elementos de RPG. O Gênero RPG - reformatei meu poste anterior para não parecer burra- kkk é um Gênero que morre lentamente. O Maker, como pesquisei, favorece atributos importantes. Você pode criar um jogo com elementos de RPG sem ser necessariamente um RPG de barrinha e estilo mega clichê FF. u_u Ficaria bem inovador! Por exemplo: Um jogo de plataforma com elementos de RPG estilo Castlevania ficaria bom.

Ps: É sério? Quero jogar Mario Kart Maker! u_u
Título: Re: A nova geração Maker
Enviado por: K-ae online 30/04/2013 às 01:44
Elyven:
Spoiler
Não encontrei o jogo de Kart que estava sendo desenvolvido pelo Galter, mas encontrei aqui mesmo na CRM o sistema que ele usou no jogo, sistema este criado pelo Jalax:
Kart (http://centrorpg.com/sistemas-por-eventos/sistema-de-kart-%28vx-2k3%29/)

Quanto a questão do RPG de Mesa e o RPG Eletrônico, a idéia dos RPG Eletrônicos sempre foi de jogar os RPG's de mesa nas máquinas, as grandes diferenças se deviam apenas ao fato das máquinas não terem capacidade suficiente para permitir muita liberdade aos jogadores. Com a evolução das máquinas, os desenvolvedores ficaram felizes, pois agora poderiam se aproximar mais do que seria um RPG de verdade. Repito, o RPG Eletrônico no passado só não era tão parecido com o RPG de Mesa pela incapacidade das máquinas da época, isso não significa que os RPG Eletrônicos tenham seguido um caminho diferente do RPG de Mesa, tanto é que quando os Game-Designers tiveram a oportunidade criaram jogos mais fiéis ao gênero.

Quer saber dois exemplos marcantes de RPG's, Grand Theft Auto (GTA) e Assassins Creed, poucos jogos levam o jogador a incorporar tanto os personagens quanto estes dois. Se quiser fazer um teste basta você perguntar a si mesma, se fosse criar um RPG de Mesa usando os mundos de GTA e AC, quais mudanças você faria?! Nenhuma, os jogadores de mesa criariam personagens membros de gang (GTA) e Assassinos (AC), essa é a prova mais clara que você tem de que esses jogos são RPG's. As barrinhas não caracterizam um RPG Eletrônico, isso foi um artifício dos desenvolvedores de contornar as limitações da época, algo que virou moda e acabou gerando toda a confusão.

Não devemos confundir artifícios utilizados por desenvolvedores com o gênero em si, a grande vantagem dos eletrônicos é que podem juntar diferentes gêneros em um mesmo jogo, mas isto não significa que os jogos usam apenas "elementos" de RPG, eles são Puro RPG. Deus Ex é RPG, Ação e Tiro, não tem nada que um RPG legítimo precise ter que Deus Ex não tenha.

Deus Ex e Chrono Trigger ficam em disputa acirrada como meus favoritos, não tenho como decidir entre um ou outro (risos) ^^
[close]

Destaque

Em outro tópico comentei sobre algo que percebi que se encaixa muito bem no que está sendo discutido aqui, sobre como atrair novos membros. Vejo que muitos comentam sobre despertar o interesse nas pessoas através da divulgação. Também já vi muitos membros afirmando que uma Comunidade Maker deveria de ser voltada diretamente e somente ao aprendizado. Já eu afirmo que 4 etapas são nescessárias na geração de um Maker, sendo elas:

Observação - Interesse - Aprendizado - Discernimento

Tentar gerar interesse em pessoas que não conhecem os primeiros FF's, Chrono Trigger ou Seiken Densetsu é perda de tempo. É como uma pessoa se dirigir a mim afirmando, "O atari é incrível, melhor video-game já criado, não se faz mais jogos como antigamente". Independente de todas as afirmações serem verdadeiras ou falsas, eu apenas ignoraria a informação, pelo simples fato de não ter observado um Atari em ação.

Se uma pessoa não conhece o estilo de jogo que nós conhecemos e tanto admiramos, não conseguiremos despertar interesse nelas apenas mostrando a capacidade do maker na criação de jogos. Seria como tentar desperar o interesse na luz para um peixe cego que vive nas profundezas do Oceano. Se ele nunca observou a luz, ele não tentará endendê-la.

Também não adianta tentar ensinar algo a alguém sem antes despertar o interesse da pessoa neste algo. Se você tenta ensinar algo a uma pessoa, seja uma criança ou um adulto, sem que antes esta pessoa observe o objeto em questão, sem antes esta pessoa se interessar pelo objeto em questão, ela irá simplesmente rejeitar o ensinamento. São princípios básicos que deveriam de ser aplicados em todos os sentidos de nossas vidas.

Para finalizar dizer algo que pode parecer óbvio para muitos, mas vale enfatizar. É necessário antes aprender, para só então dizer que sabe. Destacarei novamente aqui as três etapas, como uma escada de desenvolvimento:

Observar - Interessar - Aprender - Discernir