Centro RPG Maker

Centro de Criação => Programação => Tópico iniciado por: Raizen online 29/11/2012 às 17:37

Título: [Ruby] Aula 2 : Classes, métodos e módulos
Enviado por: Raizen online 29/11/2012 às 17:37
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Índice das aulas básicas
Título: Re: Aula 2 : Classes, métodos e módulos
Enviado por: Mepps online 27/07/2013 às 00:24
muito bom raizen otimo conteudo gostei mesmo cara.
você ensina muito bem e e objetivo em suas aulas parabéns
tudo de bom cara. estarei acompanhando...
  :XD:

eu so acho uma pena o pessoal estar abandonando
o rpg maker, e indo pra outras engines.. o maker
tem uma boa historia. dez da antiga rpg maker brasil

enfim gostei muito das suas aulas
Título: Re: Aula 2 : Classes, métodos e módulos
Enviado por: RedSteam online 24/09/2013 às 18:26
eu até to entendendo a estrutura da linguagem, mas não to entendendo nada que ela diz.

O que é uma variável? e uma constante? pra que serve um "valor"?

Eu não estou conseguindo organizar na cabeça como tudo isso, faz uma janela aparecer na tela, o tamanho dela e coisas do tipo.
Por exemplo eu vejo os códigos que são dados como exemplo e penso "eu sei que isso é uma classe, isso é um módulo, mas o que diabos isso faz?"
Desculpa eu tenho dificuldade em entender esse tipo de coisa, se eu provavelmente vou dar bastante trabalho pra você Raizen.

Ah e sim eu não vi todas as aulas e não sei se você responde isso mais tarde, mas lembrando de como era quando eu estudava matemática eu to parando aqui para perguntar antes de ficar cada vez mais confuso.
Se você disser que eu vou entender isso indo para frente fechou  :ok:

----------------
Sei que o tópico ta parado faz um bom tempo mas até onde eu ví é melhor eu perguntar por aqui mesmo e não por PM, porque eu tenho certeza que eu não sou o único com esse tipo de duvida para aprender.
Título: Re: Aula 2 : Classes, métodos e módulos
Enviado por: Ryugo online 24/09/2013 às 19:02
Você verá tudo isso nas próximas aulas,no começo do tópico tem um índice onde mostra as aulas com os nomes delas. Nos nomes ta o que você vai aprender  :ok:

Mas se persistir alguma dúvida pergunte no tópico que eu ou alguém te responde  :blink:
Título: Re: Aula 2 : Classes, métodos e módulos
Enviado por: Tabby Feline online 08/03/2014 às 21:00
Conheço RPG Maker a muito tempo, pelo menos uns 6 anos, mas sou leigo quanto a criar ou editar scripts. Vou ler todas as aulas e ver se consigo aprender alguma coisa já que não quero ser passado para trás e pretendo fazer scripts!! 
:*-*:
Título: Re: Aula 2 : Classes, métodos e módulos
Enviado por: Jingoku online 11/09/2014 às 03:27
Muito bom Raizen, você e o Khas são meus "quebra-galhos", irei trazer neus scripts pra cá concerteza, e você estará nos creditos dos meus projetos 4ever.
Título: Re: Aula 2 : Classes, métodos e módulos
Enviado por: Vert online 23/09/2014 às 10:29
Muito boa a aula! Lembro de ter criado uma title uma vez no ace, ta aqui no forum em algum lugar... Mas lembro também que eu não entendia direito oque estava fazendo essas aulas vão ajudar muito!  :XD:
Título: Re: Aula 2 : Classes, métodos e módulos
Enviado por: Moycanow online 23/09/2014 às 10:51
Essas Aulas são muito boas mais já pensaram na ideia de talvez uma vídeo aula junto facilitaria muito   :*-*: :rainbow:
Título: Re:  Aula 2 : Classes, métodos e módulos
Enviado por: Enter online 08/01/2015 às 02:35
Citação de: RedSteam online 24/09/2013 às 18:26
eu até to entendendo a estrutura da linguagem, mas não to entendendo nada que ela diz.

O que é uma variável? e uma constante? pra que serve um "valor"?

Eu não estou conseguindo organizar na cabeça como tudo isso, faz uma janela aparecer na tela, o tamanho dela e coisas do tipo.
Por exemplo eu vejo os códigos que são dados como exemplo e penso "eu sei que isso é uma classe, isso é um módulo, mas o que diabos isso faz?"
Desculpa eu tenho dificuldade em entender esse tipo de coisa, se eu provavelmente vou dar bastante trabalho pra você Raizen.

Ah e sim eu não vi todas as aulas e não sei se você responde isso mais tarde, mas lembrando de como era quando eu estudava matemática eu to parando aqui para perguntar antes de ficar cada vez mais confuso.
Se você disser que eu vou entender isso indo para frente fechou  :ok:

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Sei que o tópico ta parado faz um bom tempo mas até onde eu ví é melhor eu perguntar por aqui mesmo e não por PM, porque eu tenho certeza que eu não sou o único com esse tipo de duvida para aprender.

Primeiramente peço compreensão por ter ressuscitado o tópico, mas eu vejo necessidade disso. Pois a dúvida dele pode ser de outros que vão ler o mesmo tópico. Então, vou tentar ajuda-lo, aproveitando que está na primeira página do tópico.

RedSteam eu entendi a sua dúvida e espero que você volte a ler esse tópico, mas deixo a resposta não só para você mas para outros: Primeiro apenda a lógica da programação. Depois adote uma linguagem para aplicá-la. Se preferir faça os dois ao mesmo tempo. Nas universidades normalmente, nas aulas de programação, é divido a aula em 2 partes: Teórica e Prática(laboratório). No primeiro semestre a teórica é pura lógica de programação. Com a lógica da programação você desenvolve a habilidade de formular e interpretar o que quer implementar.
E quando você abrir os scripts do RGSS, entenda que aquilo faz parte de uma engine, um programa e qualquer programador precisa estuda-la para poder utilizar. Tente sempre idealizar bem o que você quer antes de implementar - ficará mais fácil para fazer pesquisas e perguntas em relação a sua dúvida. Cada script resolve um ou vários "problemas" que o programador formulou e resolveu. Por isso no inicio mesmo você sabendo o que é uma classe não necessariamente quer dizer que você vai pegar um script e entende-lo completamente, ainda mais se você estiver fora do contexto dele. Mas com a prática e resolvendo os seus códigos você começa a entender os outros.

Espero ter ajudado.