O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[MINI-TUTORIAL] Da Ideia à Concepção do Roteiro-Base

Iniciado por Sir Lobo, 02/04/2020 às 18:15



Olá, queridos Lupinos! Aqui vos fala Sir Lobo

Creio que uma questão que permeia na hora de se criar um projeto e lhe dar continuidade, é exatamente o enredo-base do mesmo. Vejo pelos fóruns em meio as brumas das florestas que rondo que este tema para muitos ainda causa uma certa dor de cabeça, e por isso, mesmo não sendo um profissional na área com aquela perfeição à risca, gostaria de compartilhar um pouco de minha longa experiência com roteiros, criação de personagens e enredos. Salientando que a parte de criação de personagens, serei breve e não me aprofundarei muito para não sair do foco principal do tutorial, que seria o desenvolvimento do enredo-base.

Espero que gostem e que sejam úteis tais dicas   

Para facilitar o entendimento, resolvi separar este mini-tutorial em 2 etapas: ideia e enredo.


A IDEIA
Como organizar todas aquelas ideias loucas e desconexas que invadem a nossa mente?  :o:
É simples: pegue uma folha de papel ou abra um novo arquivo no bloco de notas em seu PC ou Smartphone e simplesmente ESCREVA TUDO QUE VIER DA SUA IMAGINAÇÃO. Isso mesmo. TUDO!!!  :Kawai_Desu:


CitarMas Sir Lobo...se eu escrever tudo que estou imaginando, vai virar uma bagunça...  :Ahn:

Bom, é aí que chegamos num ponto superimportante: é este pensamento que impede muitas pessoas de progredir no desenvolvimento de seu enredo. Não devemos nos prender a obstáculos, pois isto só tornará a jornada ainda mais cansativa. Mantenha o foco em suas ideias. Escreva-as mais ou menos na ordem, mas sem se esforçar muito para colocar tudo em ordem cronológica, pois assim, poderá perder ideias que seu cérebro guarda apenas por um curto período de tempo.

Bem, depois de feito isto, agora sim podemos partir para a parte de organização, que eu chamo de "lapidação", pois ao meu ver, esta etapa é semelhante ao processo de refinamento de um diamante bruto, ou seja, ele será lapidado, sofrerá transformações até que chegue em sua forma final, brilhante, desejado e valioso, assim como um bom projeto.

CitarMas Sir Lobo...agora me surgiu outra dúvida...Como farei este processo?   :o:

Bem, depois de escrito todas as boas e más ideias para que você não perdesse nenhuma, primeiramente, comece organizando os eventos em ordem cronológica, e em seguida, leia tudo e repita este processo, eliminando tudo que for sem sentido, clichê-ruim(existe o clichê bom, se usado da forma correta, mas este é um assunto para outro tópico) e tudo que for de nocivo para o seu projeto. É nesta parte que seu diamante (vulgo projeto) começa a ser lapidado. Perceba que ele agora começa a ganhar mais transparência para você trabalhar nele, pois, organizando e eliminando as impurezas da sua ideia, você abrirá caminho para um desenvolvimento mais fluído de um enredo/roteiro.

O ENREDO
Bom, senhores  , com o caminho aberto, poderemos partir para a parte final deste mini-tutorial, que seria o enredo-base, que vai servir como pilar para a construção do roteiro de seu projeto.

Eu costumo dividir o enredo num arquivo com as seguintes categorias/separações:

1. Argumento Geral
2. Personagens
3. Universo

Abaixo, vou explicar o quê significa cada uma dessas categorias e as características que uso respectivamente nelas:

Argumento Geral
Aqui você irá elaborar sua história que servirá como sinopse e linha-do-tempo para iniciar seu roteiro. De preferência,
escreva ela de forma narrativa, incluindo todos os detalhes e pormenores que você achar importante.
Ela não conterá diálogos ou qualquer semelhante a este. Apenas se limite a narrar a história com detalhes(para o público e os quê apenas você pode saber, afinal, você é o produtor do jogo) como se você estivesse descrevendo a linha do tempo dos eventos do jogo, para assim, poder criar a sinopse de seu projeto(sem os detalhes ocultos, claros rsrs)
[bluealert]Personagens
Aqui, você irá separar os personagens e inimigos por nome e escrever a ficha técnica de cada um. História, parentescos, habilidades, poderes, (etc...), sempre se atentando as ligações e nomeações. Nunca confunda nomes ou escreva de uma forma e depois em outra altura do enredo, o mesmo nome já seja escrito diferente.

Ex.: No mapa #1, o nome do personagem nas mensagens aparece como John, e no mapa a seguir, aparece como Jhon. Ou então, Rafael vira Raphael, Susana vira Suzanna, e por aí vai...[/bluealert]Universo
Todo protagonista precisa de um um universo, correto? E quando digo isto, não me refiro universo no contexto de astronomia, e sim, do universo criativo,ou seja, me refiro à um espaço físico(não literalmente) onde habitam pessoas, seres, objetos e forças de grandeza física e química, assim como a própria natureza. Aqui então, como é óbvio, você irá descrever o universo do(s) personagem(s), seguindo as seguintes questões:

[box2 class=titlebg title=Devo me perguntar...]

● Ele é um viajante intergalático que viaja entre planetas?
● É um guerreiro que visita vários reinos?
● É um viajante que anda ao redor do mundo?
● Este universo é situado onde?
● Ele é humano, místico, misto, aquático, se adéqua as leis da física básica ou não?
● É feito de terra, água, montanhas ou de algodão-doce?
● O quê é possível e impossível neste mundo?
[/box2]

Enfim, descreva tudo o quê há em seu universo, pois assim, terá uma base de dados para criar o roteiro e os mapas, afinal, seus mapas terão que ser baseados em localizações, e estas localizações devem ser coerente, e isto significa que que todo e qualquer mapa, irá remeter ao universo criado por você. Se não houver coerência em seu enredo, seu jogo também ficará incoerente, e consequentemente, poderá não agradar o público como deveria.

Bem, chegamos ao final deste mini-tutorial e eu realmente espero que tenha gostado e que possa servir de ajuda para quem está começando principalmente ou para quem está tendo dificuldades na hora de criar o famigerado enredo do projeto    :Kawai_Desu: e quaisquer dúvidas, críticas e reclamações, bastam dar o feedback que respondo  :Palmas: :^^':

Um abraço do Lobo à todos os Lupinos!
Conheça meus assets: