O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

A Vila [DEMO] 3.0

Iniciado por marcoslevy, 08/10/2018 às 12:44

08/10/2018 às 12:44 Última edição: 09/04/2019 às 13:47 por marcoslevy


A VILA






Informações básicas:
- RPG Maker XP
- Ano do inicio do projeto: 2017
- Versão maker: XP
- Sistema de batalha: Tático
- Gênero: RPG/Aventura


[box class=titlebg]
História do jogo:
[/box]

No ano de 1999 a Enterbrain e ASCII lançaram no Japão o RPG Maker 2000, depois foi traduzido e assim os jogadores puderam criar seus próprios jogos de RPG usando essa ferramenta.

No continente "Data Base", encontrava-se a Vila RTP, onde viviam todos os personagens usados pelos programadores para atuarem em jogos de RPG maker, sendo eles heróis e figurantes sempre aguardando uma oportunidade de serem escolhidos para estrearem em novos jogos.

Aconteceu que naquele período todos os heróis do RTP que estavam na vila foram convocados para participarem de novos jogos de RPG Maker, sobrando assim somente os figurantes.

Os monstros ao tomarem conhecimento da vulnerabilidade da Vila devido à ausência dos heróis, aproveitaram a oportunidade para atacar e sequestrar vários figurantes sobrando apenas alguns.

Então os figurantes que sobraram se reuniram e formaram uma equipe para resgatar todos os demais figurantes que foram sequestrados.


[box class=titlebg]
Personagens:
[/box]
De inicio você contará com 4 personagens do pacote gráfico RTP. são eles:

- Príncipe
- Padre
- Lenhador
- Caçador




Ao decorrer do jogo você vai recrutando novos personagens.



Os figurantes não possuem histórias definidas, já que eles são personagens usados em jogos de RPG, então suas histórias dependem do contexto dos jogos que eles serão usados pelos programadores.


[box class=titlebg]
Imagens do jogo
[/box]

INTRODUÇÃO:
Spoiler
[close]

TUTORIAL:
Spoiler
[close]

MENUS:
Spoiler
[close]

MINI-GAMES:
Spoiler
[close]

VILA RTP:
Spoiler
[close]

IMAGENS DE BATALHA:
Spoiler
[close]

[box class=titlebg]
Sistemas e scripts:
[/box]
SCRIPTS DO JOGO:

- ZTBS Zenith Tactical Battle System (Zenith)
- Menu FF7 (AcedentProne)
- Scrpit barra de HP,SP
- AMS - Advanced Message Script (Asylum)
- Equipamentos Com Habilidades (Atoa)
- Advanced Weather System  (CCOA)
- LK-Simple Light Map System
- MOG_Scene_Name (Moghunter)
- MOG_Animated Title Sofia (Moghunter)

SISTEMAS DO JOGO

- Menu de formação de batalha;
- Sistema de catálogo de figurantes;
- Sistema de catálogo de inimigos;
- Sistema de catálogo de missões;
- Sistema de trocar personagens e
Menu de trocar personagens;
- Sistema de iluminação básica;
- Sistema de Mini-Games;
- Sistema de tutorial.


[box class=titlebg]
Download:
[/box]

[box class=titlebg]
Objetivo do jogo:
[/box]
Povoar novamente a vila para que os programadores de RPG possam ter acesso aos personagens do RTP para inserirem em seus jogos.

[box class=titlebg]
Créditos e Agradecimentos
[/box]

Agradecimento ao meu amigo Angelo Nobre (Por iluminação interna das casas da vila e tela de título)

Já havia visto algumas imagens avulsas, é bom ver o projeto aqui. O XP favoreceu muito bem os recursos do 2k, um dos maiores problemas era justamente o mapeamento. Vou tirar um tempinho para jogar e comento melhor. o/

Citação de: Corvo online 08/10/2018 às 13:29
Já havia visto algumas imagens avulsas, é bom ver o projeto aqui. O XP favoreceu muito bem os recursos do 2k, um dos maiores problemas era justamente o mapeamento. Vou tirar um tempinho para jogar e comento melhor. o/

Beleza, muito obrigado prezado, fico aguardando os comentários. Valeu!

Baixando! Me amarro em rpgs táticos!
Vou ver se arranjo um tempo pra jogar :)

Simplesmente genial!
Acredito que essa ideia já tenha passado na cabeça de muitas pessoas por ser algo irreverente e engraçado!
Me fez lembrar o auge do rpg maker 2003 onde se fazia muita zueira com o Alex sempre ser o heroi e alguns projetos brincavam com isso.

Esse projeto, particularmente conseguiu elevar isso para outro nível.

Meus parabéns!
PRISMA LIGHT


Citação de: Jonhs Barcellos online 23/10/2018 às 11:20
Simplesmente genial!
Acredito que essa ideia já tenha passado na cabeça de muitas pessoas por ser algo irreverente e engraçado!
Me fez lembrar o auge do rpg maker 2003 onde se fazia muita zueira com o Alex sempre ser o heroi e alguns projetos brincavam com isso.

Esse projeto, particularmente conseguiu elevar isso para outro nível.

Meus parabéns!

Muito obrigado cara, e 1000 desculpas pela demora, passei um tempo fora do mundo RPG, mas estou de volta e daqui pra o final de semana vou postar a demo 3.0 do jogo, modifiquei bastante coisa, acho que você vai curti!

Ficou bem clichê no estilo final fantasy tem muito jogo assim já.

Citação de: Heavyman online 06/04/2019 às 19:06
Ficou bem clichê no estilo final fantasy tem muito jogo assim já.

Em que aspecto você se refere ao clichê? História, gráficos, sistema de batalha.. Gostaria que especificasse, iria me ajudar muito, pois sempre estou abeto a críticas construtivas.

você jogou?

O modo de batalha me fez lembrar de Final Fantasy Tactics do GBA, só que com a vantagem de você não só batalhar, mas poder caminhar pelo mapa, o projeto esta maravilhoso.

Citação de: GODZILLA online 09/04/2019 às 14:28
O modo de batalha me fez lembrar de Final Fantasy Tactics do GBA, só que com a vantagem de você não só batalhar, mas poder caminhar pelo mapa, o projeto esta maravilhoso.

Muito obrigado GODZILLA!! Isso, o personagem vai poder andar em alguns mapa, só não pode se locomover nas arenas de batalhas. Somente na Vila e na praia que é um mapa que vai fazer a transição para outros continentes. Qualquer coisa me fala o que achou.
Valeu, abraço!

14/04/2019 às 19:59 #10 Última edição: 14/04/2019 às 20:04 por Heavyman
Marcos seu jogo tá muito legal, quando eu digo final fantasy é a batalha táctica. Tem muito jogo assim já , vc poderia inovar!. Eu joguei um jogo no psp chamado final fantasy tátics esses quadradinhos azuis me lembro ele. Pq no FFT tem esse tipo de batalha, eu não joguei seu jogo , só expus minha opinião. Mas o jogo tá ficando  muito legal!!. Mas esse tipo de batalha é clichê na minha opinião.

Citação de: Heavyman online 14/04/2019 às 19:59
Marcos seu jogo tá muito legal, quando eu digo final fantasy é a batalha táctica. Tem muito jogo assim já , vc poderia inovar!. Eu joguei um jogo no psp chamado final fantasy tátics esses quadradinhos azuis me lembro ele. Pq no FFT tem esse tipo de batalha, eu não joguei seu jogo , só expus minha opinião. Mas o jogo tá ficando  muito legal!!. Mas esse tipo de batalha é clichê na minha opinião.

Muito obrigado Heavyman, valeu mesmo. Há entendi...
Enfim, é pq eu compreendo como  clichê algo que é bastante explorado. E vc me citou um jogo que tem um sistema de batalha parecido com o meu que é FFT.  Mas seguindo esse raciocinio todo jogo seria  clichê, já que 98% dos sistemas de batalhas feito no rpg maker já existem em outros jogos e em maior quantiodade do que o próprio sistema tático. Como SBS, ABS que são os que predomina na maioria dos RPG's. Mas entendi seu comentário.

Um abraço e valeu, se puder jogar agradeço demais!

15/04/2019 às 21:27 #12 Última edição: 16/04/2019 às 21:35 por Vash
 Tinha baixado a um tempo e só joguei agora mesmo. Não cheguei a tirar prints de detalhes que irei apontar, pois acredito que serão bem claros.

Primeiramente, bacana a ideia de aproveitar o fato de serem personagens voltados para NPC's e trazer eles como protagonistas, eu até me confunde no começo quem era o caçador e quem era o lenhador. @.@
Uma dúvida, você vai utilizar apenas editáveis e recolors do RTP 2000 ou terá alguns sprites adicionais com estilo voltado para o mesmo, tendo assim variações de monstros? Falando em monstros, a partir da 3 linha da coleção não é possivel andar com o cursor, talvez seja liberado mais na frente...

Sobre o "tão" falado tático.
Por gosto, eu prefiro, dá mais emoção fazer um tipo de estratégia até o objetivo/inimigo/item e pode-se brincar de utilizar mais personagens e principalmente quando inovam trazendo um diferencial como em Front Mission (dano por partes e montagem das máquinas também, até então foi o único que joguei tático de snes nesse estilo).
Porém nem tudo são flores, um detalhe que me desagradou foi os sprites/cursor/frames de batalha sumirem por trás de tiles de passibilidade "*" como nas árvores, talvez esteja explicado por que a maioria desses jogos são isométricos, será?

Sobre o balanceamento, como joguei pouco até a fase da caverna, notei que não está difícil e nem fácil, então devo deixar esse detalhe mais para frente.

Sei que trata de um jogo voltado para a comédia com essa proposta, mas não posso deixar de comentar alguns erros que podem passar despercebidos em relação a ortografia e repetição de assunto como eles são personagens poucos utilizados pelos programadores, vírgula no devido lugar, ou maker no minúsculo sendo que os outros eram maiúsculo, um "porque" junto em uma pergunta, os nomes dos itens, não cheguei a olhar todos, mas a "pele" de slime foi um tanto estranho, pois pela aparência seria gosma? liquido quando morre? Talvez.  :sera:
HP de Heart Point e Energia de Energia.

Um erro de mapa pra mim foi no autotile de copa de árvore, onde a cabeça do personagem aparece, as quinas são bloqueados, mas os meios não. Não sei se trata de erro, mas o sprite da velha é um velho? Bom, como o mundo está hoje, vai que é mesmo.

Com o pouco que joguei eu gostei, não conheço o sistema de batalha que está utilizando, mas sinto que poderia ser polido, em relação a visibilidade sobre tile com * como citei, o cursor poderia piscar ou outra cor que destaque no cenário, o mesmo poderia ser permitido movimentar apenas quando houver solicitado o comando de mover deixando os direcionais para escolher qual personagem você realizará a ação primeiro, detalhe que os frames de movimento são barrados por aliados limitando o movimento do mesmo.

Enfim, com mais tempo eu irei jogar e darei mais uma passada por aqui, pois algumas coisas que gostaria de falar podem estar nas próximas fases.

2010 ~ 2016 / 2024

Citação de: marcoslevy online 15/04/2019 às 02:07

Muito obrigado Heavyman, valeu mesmo. Há entendi...
Enfim, é pq eu compreendo como  clichê algo que é bastante explorado. E vc me citou um jogo que tem um sistema de batalha parecido com o meu que é FFT.  Mas seguindo esse raciocinio todo jogo seria  clichê, já que 98% dos sistemas de batalhas feito no rpg maker já existem em outros jogos e em maior quantiodade do que o próprio sistema tático. Como SBS, ABS que são os que predomina na maioria dos RPG's. Mas entendi seu comentário.

Um abraço e valeu, se puder jogar agradeço demais!



Vou baixar sim, depois te falo falow.

O jogo é bem legal, fiquei jogando um bom tempo. Só acho que seria melhor trocar a piada de char de RTP para NPC, assim o game seria mais acessível para jogadores de fora do meio do RPG Maker. Outra observação é que eu acho que a primeira quest opcional que da pra comprar deveria ser mais easy, como da pra pegar ela bem rápido no inicio do jogo achei que a dificuldade dela tá um pouco elevada.
Hammer Strike