O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Editor fechando sozinho ao acessar mapa

Iniciado por DerniBorges, 08/10/2022 às 11:08

Oi, pessoal. Tudo bem?

Então, eu uso RPG Maker MV, na versão 1.6.2.

Antes de relatar o problema, vou passar logo as especificações do meu PC, que pode ser útil essa informação com esse problema que eu estou tendo.
Meu sistema é o Windows 11 Pro (Update 22H2), Processador i5-8400, 16 GB de Memória RAM, SSD de 480 GB e Placa de Vídeo Nvidia Geforce GTX 1060 de 6GB.

Pois bem, eu estou tentando editar um mapa, tamanho 60 x 40, com 81 eventos (pessoas, animais, fumaça, alguns paralelos pra movimentar os personagens, etc). Na execução do jogo, ele tem jogado liso, liso, sem nenhum problema ou travamento. Só que no editor, o RPG Maker simplesmente não está conseguindo abrir o mapa. Estou editando outro mapa, quando clico no nome dele, na árvore da lista de mapas, o cursor do mouse muda tipo como se estivesse processando, e o RM fecha. Sem aviso, sem nada. Simplesmente fecha.

Já tentei executar como administrador, tentar verificar a integridade dos arquivos na Steam, desinstalar e instalar de novo, desativei o antivírus, aumentei o tamanho da memória virtual do PC e nada.

Olhei no gerenciador de tarefas, e não está sendo usado nem 50% do processador, da memória ou da placa de vídeo.

Exclui os eventos e deixei só o mapa, e abriu normalmente no editor, mas a medida que coloca eventos, ele fica fechando sozinho. E não eventos diferentes dos que tem em outros mapas. A mesma coisa. Parece que o editor não tá suportando e tá fechando, mesmo tendo poder de processamento disponível no PC.

Outro detalhe, é que não estou usando tilesets pra fazer os mapas, mas apenas via paralaxe.

É, tem muito evento. Mesmo o teu PC tem capacidade pra rodar, não se esqueça dos jogadores. Eu recomendo tu reduzir o número de eventos e, se possível, também reduri o do mapa. Se alguns destes eventos estiverem sendo usados para definir passabilidade, use tiles transparentes para essa função e apague os eventos. Também recomendo substituir os eventos em processo paralelo por código, tu pode criar plugins para realizar as funções.

Citação de: Corvo online 08/10/2022 às 11:53
É, tem muito evento. Mesmo o teu PC tem capacidade pra rodar, não se esqueça dos jogadores. Eu recomendo tu reduzir o número de eventos e, se possível, também reduri o do mapa. Se alguns destes eventos estiverem sendo usados para definir passabilidade, use tiles transparentes para essa função e apague os eventos. Também recomendo substituir os eventos em processo paralelo por código, tu pode criar plugins para realizar as funções.

Então, na hora da execução do jogo, está indo tudo bem. Testei até em PC com placa de vídeo integrada e pouca memória ram, por exemplo, e rodou liso. O problema que tem acontecido é no editor, na hora de editar o mapa. Quando tento abrir o mapa, o RPG Maker fecha sozinho. Só no editor. Quando o jogo está executando, este mapa roda tranquilo.