O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Forbidden Memories e Sua Trilha Eletro-Orquestral

Iniciado por Zaggojhon, 11/05/2019 às 01:09

YU-GI-OH! FORBIDDEN MEMORIES
e sua Trilha Eletro-orquestral




[box2 class=floatright edit_event box2][/box2]Pra quem já jogou o jogo Yu-Gi-Oh! Forbidden Memories de playstation, dizer que a trilha sonora do jogo é extremamente original não é nenhuma novidade.

Lançado em 1999, o jogo expande o universo da série antologicamente, levando o jogador a uma intersecção de roteiros entre os dias atuais e os duelos de cartas no Antigo Egito. A equipe da Konami investiu muito na ambientação entre batalhas do jogo, inserindo o jogador no contexto e colocando-o como pivô das interações.
A Trilha Sonora é um desses traços artísticos que garante a imersão mais profunda no cenário.

Composta por Waichiro Ozaki (Membro das equipes de som das séries Metal Gear e Castlevania), com participação de
Hiroshi Tanabe
e Naoko Ishii, a trilha sonora do jogo tenta capturar a atmosfera através do Sound Design e aplica nos mais diversos contextos. Qualquer compositor se veria num beco sem saída ao se deparar com a proposta desse jogo. Atual e velho ao mesmo tempo. Como fazer isso de uma forma efetiva? Waichiro Ozaki achou a resposta em um gênero musical pouco explorado: Eletrônico-Orquestral.




Vamos analisar essa trilha fenomenal!

Aberturas e Menus:

Introduction Title Screen - Já na introdução o jogo apresenta uma típica fanfarra orquestral, em que instrumentos de Metal (Trompetes, trompas e trombones) fazem a apresentação, mas também é acompanhado de cordas e do grande trunfo da sonoridade da trilha ao longo do jogo: o som do prato de ataque

Main Menu - A música que vem logo em seguida da introdução, além de apresentar os outros instrumentos da orquestra, rege o tom do jogo.

Input Name Menu e Build Deck Menu - Aqui os temas começam a apresentar um pouco mais da textura sonora egípcia, com instrumentos percussivos fazendo a melodia principal. O tema "Build Deck" apresenta o primeiro instrumento eletrônico da trilha, que aparece ao fundo como PAD (um sample em loop).

Library Menu - Aqui é quando os arranjos chegam ao primeiro cruzamento. Nessa faixa há vários elementos eletrônicos, que fazem tanto a harmonia como o solo, mas ainda assim a orquestra está presente de fundo e na melodia principal, através do Metalfone (instrumento percussivo tonal de metal)

Password Menu - Percebe-se que aqui só há o arranjo eletrônico. Não há mais orquestra nessa faixa. Há uma progressão em cada tema do menu, assim como nas músicas de cada cenário em que o Atual (Eletrônico) e o Velho (Orquestra) se cruzam e se consomem.

Esse ciclo de cruzamentos entre arranjos eletrônicos e acústicos culmina na faixa Free Duel, em que ambos são usados de forma conjunta e se completam, tanto na melodia quanto nos ostinatos harmônicos de fundo.

Gameplay
Durante o jogo diversas faixas chamam atenção pela sonoridade única, sendo o arranjo a causa dessa originalidade.
As melhores faixas que apresentam arranjo exclusivamente orquestral:
- Egyptian Duel
- Priest Seto
- Heishin Theme
- Mage Duel
- High Mages Theme

Após essa faixa há a transição para o mundo atual, onde as músicas passam a ter arranjos eletrônicos.
As melhores faixas que apresentam arranjo exclusivamente eletrônico:
- Inside the puzzle
- Modern Times
- Preliminary Face-Off
- Preliminary Match
- Final's Match
- Card Shop (detalhe que essa música possui um beat-box ao invés de percussão)

Aqui começam as faixas com arranjos eletro-orquestrais:
- Shadi's Message
- Finals Face-Off
- Seto Kaiba
- Valley of The Kings




Usar esse gênero na composição da atmosfera desse jogo tão singular foi um truque muito bom de Waichiro Ozaki. O resultado é nada menos do que uma trilha sonora inseparável do game.
O compositor deve usar as ferramentas que tem, como no caso de Ozaki que era um técnico de som e acabou usando seus dotes eletrônicos para mesclar com a sonoridade já conhecida da orquestra e criar músicas com timbres totalmente originais e exóticos. Mas acima disso, criatividade :)

Ouça a trilha sonora completa!
Me ajude a continuar produzindo!

Todo incentivo e ajuda são bem-vindos!
Quem quiser e puder me ajudar ► Compre-me um café! :coffee:
Você vai estar me ajudando demais!

YES!!!!!!!!!!!!!

Yu-Gi-Oh! Forbidden Memories foi o jogo que mais joguei na minha vida DISPARADO!

Egyptian Duel ó s2s2s2s2s2s2s2s2

Junto com Chrono Cross, melhor OST de todos os tempos!

Nem me fale. Yu-Gi-Oh Forbidden Memories foi o jogo que eu mais joguei nos consoles se eu duvidar. Eu tinha uma Playlist em MP3 pra ficar escutando somente ela, isso por muuuuito tempo.


11/05/2019 às 13:20 #3 Última edição: 11/05/2019 às 13:22 por Rayner
Rapaz, me bateu uma nostalgia  :*-*: :<3: Tenho que comentar nesse tópico ;-; Eu jogava muito Yu-Gi-Oh Forbidden Memories (e cheguei em um momento que perdia muitas vezes  :viiish:) com fone de ouvido (não jogava no PS1 e sim em emulador), gostava de ficar escutando as músicas enquanto jogava. Adorava fazer a fusão daquele Dragão Trovão de duas cabeças (cujo nome eu não me lembro) Cheguei até a baixar algumas músicas da Trilha Sonora de YGO FM e YGO TF para colocar em um projetinho de RM que eu tenho no báu. Ótimas soundtrack.

Spoiler
Citação de: Ciclope online 11/05/2019 às 01:50
YES!!!!!!!!!!!!!

Yu-Gi-Oh! Forbidden Memories foi o jogo que mais joguei na minha vida DISPARADO!

Egyptian Duel ó s2s2s2s2s2s2s2s2

Junto com Chrono Cross, melhor OST de todos os tempos!

Ainda pretendo jogar Chrono Cross
[close]
O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado.

------------


Citação de: Ciclope online 11/05/2019 às 01:50
YES!!!!!!!!!!!!!

Yu-Gi-Oh! Forbidden Memories foi o jogo que mais joguei na minha vida DISPARADO!

Egyptian Duel ó s2s2s2s2s2s2s2s2

Junto com Chrono Cross, melhor OST de todos os tempos!

Um dos jogos que eu mais joguei na minha vida também haehaehha

Citação de: Lhu! online 11/05/2019 às 06:32
Nem me fale. Yu-Gi-Oh Forbidden Memories foi o jogo que eu mais joguei nos consoles se eu duvidar. Eu tinha uma Playlist em MP3 pra ficar escutando somente ela, isso por muuuuito tempo.

As músicas desse jogo são tão boas que na época que eu jogava eu comprei um mp3 só pra escutar elas haehuahsu

Citação de: Rayner online 11/05/2019 às 13:20
Rapaz, me bateu uma nostalgia  :*-*: :<3: Tenho que comentar nesse tópico ;-; Eu jogava muito Yu-Gi-Oh Forbidden Memories (e cheguei em um momento que perdia muitas vezes  :viiish:) com fone de ouvido (não jogava no PS1 e sim em emulador), gostava de ficar escutando as músicas enquanto jogava. Adorava fazer a fusão daquele Dragão Trovão de duas cabeças (cujo nome eu não me lembro) Cheguei até a baixar algumas músicas da Trilha Sonora de YGO FM e YGO TF para colocar em um projetinho de RM que eu tenho no báu. Ótimas soundtrack.

Spoiler

Ainda pretendo jogar Chrono Cross
[close]

Spoiler
TWO HEADED THUNDER DRAGON <3
[close]

As músicas do Tag Force também são sensacionais. Com certeza são inspirações pros nossos projetos :)
Me ajude a continuar produzindo!

Todo incentivo e ajuda são bem-vindos!
Quem quiser e puder me ajudar ► Compre-me um café! :coffee:
Você vai estar me ajudando demais!

Tem quem ame e odeie esse jogo. Até descobrir como funcionava os últimos chefões, eu passei a odiar o jogo na forma que ele trollava e nós nem percebemos. Hahaha

Mas as músicas, que músicas, muito boas e de arrepiar quando enfrentávamos os últimos chefes que eram consecutivos. Mesmo não entendo de inglês na época que joguei, eu achava melhor que o anime em todos quesitos, parecia tão fácil as regras e a fusão também, apesar de nunca conseguir usar as cartas rituais... hmm :sera:

@Zaggo
Two Headed Thunder Dragon (na carta era top, mas na animação com quadrado era feio que doi), melhor fusão pra vencer aqueles guardiões até conseguir o Meteoro B. Dragon, que era se não me engano 3500 e eu usava as cartas de melhoria (1 megamorph +1000 e as cartas com uma mão segundo uma esfera +500) e bater de frente com os boss, mas nunca zerei. :/

2010 ~ 2016 / 2024

Excelente tópico, Zaggo. Sempre bom poder ir mais a fundo para entender as nuances que tornam cada trabalho tão característico e único.

Nunca joguei o jogo, mas, só de ouvir as músicas através desse tópico, posso perceber sua singularidade.


Joguei muito! Adorava as trilhas também.
~ cleanwatersoft.itch.io/ ~
Baixe todos os jogos que eu fiz até hoje gratuitamente

12/05/2019 às 21:38 #8 Última edição: 12/05/2019 às 21:40 por drakysm
Belo tópico Zaggo, como sempre. :wow:

Não cheguei a jogar este, mas estava viciado no Duel Links uns tempos atrás e também achei a trilha sonora bem única e envolvente, é como se não pudesse imaginar o jogo com outras músicas além das postas ali. E com o Forbidden Memories não parece ser diferente.

Escutando algumas trilhas enquanto lia o tópico logo me lembrei da OST de Sonic CD. Com o seu sistema temporal, sendo o passado com instrumentos mais orquestrais, o futuro com instrumentos mais eletrônicos, e o presente sendo uma "fusão" entre eles (está mais para uma orquestra semi-eletrônica, eu diria, já que em nenhuma delas há uma exclusividade de estilo (só orquestral ou só eletrônica), mas há uma semelhança com as do tópico :blink:), um exemplo disso é a música "Collision Chaos" (note que isso é baseado na trilha sonora americana, não cheguei a jogar com a japonesa, mas suponho que tenha sido utilizado o mesmo método. Outro detalhe é que minhas informações podem ser um tanto quanto imprecisas, espero que entenda o que eu quis dizer :fifufi:).
Procuro nos versos e nas entrelinhas
Consolo para'as falhas minhas
Para então transmitir com enlevo
O mesmo nesta canção que vos escrevo.

Cara, eu simplesmente adorei esse tópico. Estava com alguns problemas em questão de inspiração, e essa Playlist do Forbidden Memories me ajudou bastante. Consegui tirar algo da cabeça com ela :p
Acho que seria legal um estudo pra tentarmos desvendar o motivo de cada coisa. Por exemplo, no Main Menu você coloca:
"A música que vem logo em seguida da introdução, além de apresentar os outros instrumentos da orquestra, rege o tom do jogo."
Seria interessante colocar como as escolhas de instrumentos auxilia nisso, em "reger" o tom do jogo. Coisas mais teóricas assim ajudam até mesmo nós, os iniciantes, a entender melhor como escolher os nossos instrumentos para nossas trilhas sonoras também.

Mas cara, achei genial você trazer esse tipo de tópico  :clap: