O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[AJUDA] Efeito de "Profundidade" no RPG Maker

Iniciado por yrod_s, 17/05/2020 às 00:26

Olá, boa noite.

Eu estou querendo fazer um game de terror, mas eu não gosto muito do estilo de visão padrão do RPG Maker.

Quero saber como faz pra deixar o meu jogo nesse estilo:

https://www.dailymotion.com/video/x2gfifk

Tipo quando o personagem vai se "distanciando" da câmera como se fosse ficando mais longe. Eu estou desesperado, passei dias procurando e nada :shrug:

Obs: pode ser pra qualquer RPG Maker viu S2


Bom nesses jogos não é bem profundidade, pelo menos não na parte de programação, parece simplesmente na parte do desenho que está dando profundidade.
O outro ponto é, o RPG Maker em si não dá base para esse tipo de jogo, mas também não é nada complexo, acho que você conseguiria atingir isso sem sequer saber programação por exemplo. O que ele fez é simplesmente diminuir o personagem quando ele vai pro fundo do cenário, ele nem sequer precisa estar em perfeita perspectiva. Esse do vídeo especifico é feito por sprites dado o modo como o personagem se movimenta.

Agora como falei, vai ter que fugir completamente do padrão do RPG Maker, então se quer mesmo se manter nessa engine, vai ter que fazer um jogo com pictures, se for para programação ai mais fácil ainda, mas se pretende usar os tiles e eventos para isso, você pode talvez tentar isso daqui:
https://forums.rpgmakerweb.com/index.php?threads/mv3d-3d-rendering-for-rmmv-with-babylon-js.114971/

Citação de: Raizen online 17/05/2020 às 00:46
Bom nesses jogos não é bem profundidade, pelo menos não na parte de programação, parece simplesmente na parte do desenho que está dando profundidade.
O outro ponto é, o RPG Maker em si não dá base para esse tipo de jogo, mas também não é nada complexo, acho que você conseguiria atingir isso sem sequer saber programação por exemplo. O que ele fez é simplesmente diminuir o personagem quando ele vai pro fundo do cenário, ele nem sequer precisa estar em perfeita perspectiva. Esse do vídeo especifico é feito por sprites dado o modo como o personagem se movimenta.

Agora como falei, vai ter que fugir completamente do padrão do RPG Maker, então se quer mesmo se manter nessa engine, vai ter que fazer um jogo com pictures, se for para programação ai mais fácil ainda, mas se pretende usar os tiles e eventos para isso, você pode talvez tentar isso daqui:
https://forums.rpgmakerweb.com/index.php?threads/mv3d-3d-rendering-for-rmmv-with-babylon-js.114971/

Esse jogo foi feito no RPG Maker XP, então que acho que é possível sim, não sei...

Eu não acredito que estou lendo isso!! Cara, eu babo por Remothered 2D desde 2011~2012, e o fato de terem descartado aquela versão foi o que me fez começar o meu próprio Projeto Matriarca no ano passado (que infelizmente ainda está em fase conceitual). Já cheguei a oferecer €500 - mais de R$2000 na época, hoje mais de R$3000 - para o Chris Darril me passar aquele projeto, para eu poder estudar como estava sendo feito, mas infelizmente ele perdeu aquela joia para sempre... Ele até quis me passar versões mais antigas, mas por aquele valor, eu só tinha interesse naquela versão perdida.

Enfim, respondendo sua pergunta agora... o mais próximo que eu cheguei de simular o efeito de profundidade foi usando plugins de Mode7 no RPG Maker MV, que em poucas palavras, deixam o projeto bem próximo de 3D. O que eu usei para testar foi este plugin, e o autor - Blizzard - foi bastante gentil em responder minhas dúvidas e até adicionar um recurso novo no plugin quando eu pedi (que de toda forma já era bem pedido por outras pessoas)... mas também tem este plugin, que eu não testei, mas parece ser melhor... Eu não procuro mais esse tipo de plugin, porque acho que deve haver uma forma menos drástica de chegar ao efeito desejado, mas pode ser útil para você.

Mas conte mais sobre o seu projeto aí pra gente, fiquei muito curioso!!  :*-*:

Acho que tu alcança esse efeito simplesmente diminuindo a escala da picture conforme a coordenada Y dela diminui. No caso, com o Y no máximo (na parte de baixo da tela) a imagem ficaria com a escala normal (1), e conforme o Y dela fosse diminuído, a escala diminuiria proporcionalmente, por exemplo, chegando na metade da tela também chegaria à metade da escala - não necessariamente nessa relação porque a acho alta demais.
Aliado a isso tu iria precisar de um passo por pixel, um colisor por pixel e um código de mais frames pros eventos também.