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Rm2k Tools - FullScreen falso + Tecla de Screenshot (configurável)

Iniciado por Crixus, 05/02/2023 às 00:18


Por que essa ferramenta foi criada:
Os jogos feitos com o Rpg Maker 2000 possuem a função de tela cheia, porém neste método não podemos:

  • Abrir janelas de outros programa por cima, mesmo que tenham a opção "Alway On Top"
  • Alternar rapidamente entre as janelas do Explorer (Área de trabalho do Windows) com Alt+Tab

Isso acontece por que o RPG_RT.exe altera a resolução do monitor para 320x240 quando está em foco, mesmo que o monitor não tenha essa opção, pois era assim que as máquinas com sistemas operacionais anteriores ao Windows 7 funcionavam:


Muitos computadores atuais ao abrir um jogo feito com Rm2k podem gerar um erro de DirectDrawn, acho que foi o erro DDERR_UNSPORTED.
Isso pode ser resolvido pelo jogador alterando o modo de compatibilidade ou mesmo forçando o jogo a iniciar no modo janela.
Mas isso frustra o jogador, então pensei em uma maneira de fazer isso sem precisar alterar o código-fonte do RPG_RT.exe.

  • Esta ferramenta é exclusivamente para uso com a versão Steam RPG_RT.exe (1.6.1).
  • Eu não preparei isso para funcionar pelo editor por que acho desnecessário, o foco é o jogador ter a experiência

Eu sei que já existem pelo menos 2 ferramentas que fazem isso, mas um tem problema ao usar as teclas F4 e F5 e a outra que ficou bem instável no Windows 8 e 10. A ideia aqui foi tentar apenas tornar a experiência o máximo agradável para o jogador.

Assim como o Rm2k Tools, fiz esta ferramenta porque tenho muito carinho por esta versão do RPG Maker e porque gostaria de mantê-la no site oficial sem violar os termos de uso, ela foi feita como um presente para outros usuários deste editor, então, por favor, em vez de reclamar é só baixar e se gostar deixa um like no tópico e no vídeo, isso não dá trabalho nem demora, algo que não deveria ser necessário pedir.
Até o momento ainda não tive tempo para inserir essas funções no Rm2k Tools, pois existem muitas condições que precisaram ser testadas por conta de possíveis erros.

Como instalar no seu jogo:
Apenas copie ou mova para a pasta do seu projeto e execute-o.
As configurações padrões são:

  • A janela fica proporcional à resolução do monitor sem cortes, com barras escuras nas laterais (Aspect Ratio)
  • O jogador não pode mudar para modo Esticado

O Game.exe usa o RPG_RT.ini para armazenar as configurações.
Para forçar o jogo iniciar em modo esticado insira a seguinte linha:
Stretched=1


Para permitir que o jogador alterne entre modo esticado e modo proporcional com a tecla F3 insira a seguinte linha:
F3Enabled=1

Toda vez que o jogador pressionar a tecla a configuração atual vai ser salva, assim dá próxima vez que ele for jogar a tela vai estar da mesma maneira.

Trocar a teclar de captura de tela ou desabilitar captura de tela (Screenshot):
ScreenshotKey=F7

As opções disponíveis são:
F1, F2, F6, F7, F8, F9, F10, F11 e 0 ou qualquer outro valor para desabilitar
Se não for definido um tecla a tecla [F2] vai ser definida automaticamente.
Se desabilitar a pasta da Screenshot não será criada no arranque do jogo.

Se o jogador Segurar a tecla [Ctrl] e apertar a tecla de captura a pasta aonde as imagens são salvas vai ser aberta no Explorer.


Mudando o caminho para a pasta de capturas de tela, exemplos:
ScreenshotPath=%UserDocs%

Opções disponíveis são:
%UserDocs% → C:\users\{Pasta do usuário}\Documents\{Mesmo nome da pasta do jogo}
%UserPics% → C:\users\{Pasta do usuário}\Pictures\Screenshots\{Mesmo nome da pasta do jogo}
%UserRoaming% → C:\Users\{Pasta do usuário}\AppData\Roaming\{Mesmo nome da pasta do jogo}


Denifir o nome da pasta:
ScreenshotFolder=Snapshot

Não pode usar símbolos, veja alguns exemplos:
ScreenshotFolder=Snapshot
ScreenshotFolder=_Screenshot
ScreenshotFolder=Fotos
ScreenshotFolder=Capturas

Se tentar usar o sinal "%" vai acontecer isso:
ScreenshotFolder=%WinDir% → C:\users\{Pasta do usuário}\Documents\WinDir

Como funciona:

Ao iniciar o Game.exe ele abrirá automaticamente o RPG_RT.exe que está na mesma pasta no modo janela, a barra de título será removida, a janela será maximizada (modo forçado) para o tamanho da resolução do monitor atual e será aplicado transparência de "1" para torná-lo invisível.
Em seguida, ele criará duas GUIs:

  • A GUI de fundo mostrará as barras pretas nas laterais no caso de usar FullScreen no modo proporcional.
  • A outra GUI será o espelho do jogo, onde é usado a API Gdip.ahk para espelhar a janela transparente.
A parte mais difícil foi restaurar a janela que espelha o jogo após ser minimizada junto com o processo RPG_RT.exe.

Como a ferramenta está vinculada ao PID do RPG_RT.exe que ela iniciou, não há risco de ser confundida com outro jogo aberto ao mesmo tempo.

Download:
https://www.mediafire.com/file/iuv9m0vhwiglzin/Rm2k-FakeFullScreen.zip/file
Password:
rpgmaker2k


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