O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

O Incrível Paradoxo de Deus

Iniciado por Mafagafo32, 23/01/2013 às 00:32

23/01/2013 às 00:32 Última edição: 23/01/2013 às 17:10 por Mafagafo32
O Paradoxo de Deus

Antes de prosseguir, peço que não se ofenda com o tema abordado, não é uma postagem sobre a religião A ou B, esse post trata "Deus" apenas como um exemplo de ser onipotente, sem se referir necessariamente a um Deus católico, islâmico, etc. O ser "Deus" é usado apenas para exemplificar o paradoxo.

Primeiramente para quem não sabe, um paradoxo é, segundo a Wiki: "Uma declaração aparentemente verdadeira que leva a uma contradição lógica, ou a uma situação que contradiz a intuição comum. Em termos simples, um paradoxo é o oposto do que alguém pensa ser a verdade".

Sendo assim existe um paradoxo clássico, chamado o "paradoxo de Deus", ou mesmo, o "paradoxo da onipotência", pois supostamente Deus tem o poder para fazer qualquer coisa, ou seja, ele é onipotente (com poder ilimitado), sendo capaz de fazer TUDO que imaginar acontecer.



Estabelecido isso, imagine que Deus queira cria uma pedra tão pesada que ele não possa erguer depois, sendo onipotente ele pode, mas ao mesmo tempo não pode, pois se ele não poderá erguê-la depois, ele não é mais onipotente. Ou ele não pode criar tal coisa, do mesmo jeito ele não será mais onipotente, enfim, é uma questão sem término.

Qual a sua resposta? Ele pode ou não criar uma pedra que ele mesmo não pode erguer? Caso sua resposta seja sim, ela estará correta, e também se disser não. Ao mesmo tempo, seja qual for sua conclusão, ela estará totalmente errada. Isso é um paradoxo.

Há inúmeras formas de chegarmos a este mesmo paradoxo, por exemplo, seria Deus capaz de criar um ser com poder maior do que o dele próprio? Se não pode, deixa de ser considerado onipotente, uma vez que há um limite para o seu poder. Entretanto se puder criar este ser, o conceito de onipotência também é quebrado, uma vez que passa a existir um ser com poder maior que o dele próprio.

Via:Minilua



Este texto não é obra minha, eu o encontrei em um site de curiosidades e varios outros assuntos(link)

Achei o texto interessante, mostrou algo em que eu nunca havia pensado, eu queria saber oque vocês acharam.

Nossa eu também visito o minilua diariamente e nunca tinha visto tal coisa....vai ver porquê ico mais na seção de histórias de terror etc.Mas isso é ao mesmo tempo estranho e não estranho,um paradoxo....achei mt interessante,faz realmente forçar a pessoa a pensar em ambos os lados pelo menos.....Gostei muito obrigado por trazer aqui.
  

Se ele decidir criar uma pedra que nem ele queira carregar, é porque o propósito dele não é carregá-la e descobrir se deu certo, mas sim nunca carregá-la. É uma teoria bem remota, pois não há uma teoria que explique porque Deus faria isso.  :hm:
Ainda sim, acho que isso é física quântica. Se isso acontecer, PODE SER que o universo se divida em dois: Um em que o Deus onipotente não decide criar a pedra e outro que ele não seja onipotente, é a teoria dos universos paralelos.
"Vi um cara usando a sign na direita e quis usar também" - Ninguém

Nha... Pense comigo, Deus tem o poder de criar uma pedra que nem ele pode carregar, já que ele é onipotente. Se ele criar, ele deixa de ser :P.

Clássico, rs.
Esse paradoxo quebrou a perna de muitas pessoas. Mas no geral eles acabam usando a mesma resposta: "Com Deus tudo é possível".

Você diz "a Wiki defini", que Wiki? Existem milhares.

Isso pode dar uma merda futuramente, caso as pessoas se ofendam. '-'



Safety and peace.
ALGUÉM FALOU EM JAIMES DESING?!

// -> cHEAT .exeKUTIVE OFF-ice ~~//


Citação de: felipefalcon online 23/01/2013 às 02:14
Nossa eu também visito o minilua diariamente e nunca tinha visto tal coisa....vai ver porquê ico mais na seção de histórias de terror etc.Mas isso é ao mesmo tempo estranho e não estranho,um paradoxo....achei mt interessante,faz realmente forçar a pessoa a pensar em ambos os lados pelo menos.....Gostei muito obrigado por trazer aqui.

Sim, é algo que faz com que você fique pensando, por isso é algo interessante.

Citação de: Xandeco online 23/01/2013 às 16:22
Se ele decidir criar uma pedra que nem ele queira carregar, é porque o propósito dele não é carregá-la e descobrir se deu certo, mas sim nunca carregá-la. É uma teoria bem remota, pois não há uma teoria que explique porque Deus faria isso.  :hm:
Ainda sim, acho que isso é física quântica. Se isso acontecer, PODE SER que o universo se divida em dois: Um em que o Deus onipotente não decide criar a pedra e outro que ele não seja onipotente, é a teoria dos universos paralelos.

Isso é algo que eu penso, em todo paradoxo há um universo paralelo, tipo se você volta no tempo e mata o seu avô antes de seu pai nascer, um universo paralelo, em que seu vô morreu e você não existe, será criado.

Citação de: Nandik online 23/01/2013 às 16:31
Nha... Pense comigo, Deus tem o poder de criar uma pedra que nem ele pode carregar, já que ele é onipotente. Se ele criar, ele deixa de ser :P.

Sim, mas deus é um ser onipotente(poder ilimitado), se ele não pode criar a pedra ele não é onipotente e se ele cria a pedra e não pode carrega-la deixa de ser, se ele cria a pedra e pode carrega-la ele não criou uma pedra incarregavel então ele não pode cria-la, esse é o paradoxo, entendeu?

Citação de: Dias Anders online 24/01/2013 às 19:32
Clássico, rs.
Esse paradoxo quebrou a perna de muitas pessoas. Mas no geral eles acabam usando a mesma resposta: "Com Deus tudo é possível".

Você diz "a Wiki defini", que Wiki? Existem milhares.

Isso pode dar uma merda futuramente, caso as pessoas se ofendam. '-'



Safety and peace.

Essa é sempre a resposta e não sei como uma pessoa pode se ofender, não citei religião ou coisa alguma,  apenas uma teoria e como disse não é de minha autoria, então se forem reclamar devem procurar o autor do texto, não a mim.

Proponho uma questão um pouco mais complexa. Imagine que existam duas forças com poderes iguais e ilimitados. Se o "Ser A" tem poder para fazer um Objeto sobre o qual o "Ser B" não teria poder, os poderes do "Ser B" deixam de ser ilimitados, ou o "Ser B" pode ter poder sobre o Objeto, uma vez que seu poder também é ilimitado e igual ao do "Ser A", impedindo que esse tenha poderes acima dos dele?

Pensem nisso, Ninj o/

Antes de mais nada aqui não é minha opinião sobre deus. É minha opinião sobre esse paradoxo e, no caso, trato deus como um personagem ficcional (independente de eu acreditar se ele é um ou não, eu não tô afim de discutir isso no momento). Estou tratando esse paradoxo da mesma forma que tratei minha acalorada discussão de quem venceria entre o Goku e Superman (Goku!) Por isso não vou dar minha opinião direto nesse quesito deus, mas eu gosto desse tipo de discussão então vamo lá. (além disso me veio uma ideia para explicar do meu lado nerd - que é mais ou menos todo meu lado)

Vou dar um exemplo que é melhor a forma de explicar: Dragon Ball

Na última saga do DB, Kuririn morre e Piccolo mata Shen-long tornando as esferas inúteis. Sendo assim Goku não pode ressuscitar o Kuririn. Porém Goku vai até o Kami (deus) e ele diz que não pode trazer ninguém de volta a vida, contudo, Kami criou as Dragon Balls e Shen-long, logo pode trazê-lo de volta e Shen-long pode trazer o Kuririn de volta. Por consequência, Kami trouxe o Kuririn de volta. (Pelo menos na minha forma de ver)

Seguindo essa lógica "Deus" poderia criar uma pedra mais pesada do que ele poderia carregar, assim como poderia criar uma criatura que poderia carregar a pedra. Por consequência ele tem o poder de levantar a pedra.

Ah, mas aí haveria um ser mais poderoso que "Deus" e ele deixaria de ser onipotente.
Não necessariamente. Se ele é onipotente ele tem o poder de deixar de ser onipotente e ele pode escolher deixar de ser onipotente num objeto em especifico, no caso uma pedra,  que outros seres sejam capazes de carregar, mas não quer dizer que serão capazes de fazer o que "Deus" faz. Se ele é capaz de criar criatura para fazer aquilo que ele não faz.

Vamos supor que eu seja "Deus" (mortais tremam diante de mim! Mwa Ha HA  :malvado:). Eu sou onipotente. Estou andando tranquilamente cantarolando In My Life, olho para uma paisagem e penso: "Sabe o que seria show aqui? Uma pedra sinistrona que nem mesmo eu consiga carregar! Sou onipotente, posso fazer" Crio a pedra e vou embora.
Então um dia e decido que a paisagem fica melhor sem a pedra e decido tirá-la de lá, mas eu não consigo carregar,  sendo assim não sou mais onipotente. Mas então crio uma criatura que só é capaz de fazer aquilo que eu não consegui. E ela faz. Tira a pedra dali.
A minha vontade prevaleceu, a criatura foi um meio, o que foi conquistado foi o que eu quis, através do que eu fiz, indiretamente.

Assim sendo, talvez eu, por mim mesma, não seja onipotente. Mas tudo que quero, consigo fazer de uma for ou de outra, assim sendo, me sinto onipotente.

Omnipotente é o que pode tudo. Mas sobra uma questão, para você  poder tudo é:
a) você ser capaz de fazer tudo por mais absurdo que seja
ou
b) você ser capaz de ter tudo feito por mais absurdo que seja.

Então no fim minha preguiça fala mais alto e eu escolho a "b"
Conheçam meu blog: Get a Life

"Talvez o certo para você é o errado para mim . Claro, cada um é cada um,
ninguém é igual a ninguém. Não vai ser por isso que vamos nos desentender.
Duas pessoas discutirem e não chegarem a uma conclusão igual,
é a melhor prova de que cada ser humano tem o seu valor e identidade própria."
Raul Seixas

Citação
Citação de: Kris Wannieg online 07/02/2013 às 23:07
Antes de mais nada aqui não é minha opinião sobre deus. É minha opinião sobre esse paradoxo e, no caso, trato deus como um personagem ficcional (independente de eu acreditar se ele é um ou não, eu não tô afim de discutir isso no momento). Estou tratando esse paradoxo da mesma forma que tratei minha acalorada discussão de quem venceria entre o Goku e Superman (Goku!) Por isso não vou dar minha opinião direto nesse quesito deus, mas eu gosto desse tipo de discussão então vamo lá. (além disso me veio uma ideia para explicar do meu lado nerd - que é mais ou menos todo meu lado)

Vou dar um exemplo que é melhor a forma de explicar: Dragon Ball

Na última saga do DB, Kuririn morre e Piccolo mata Shen-long tornando as esferas inúteis. Sendo assim Goku não pode ressuscitar o Kuririn. Porém Goku vai até o Kami (deus) e ele diz que não pode trazer ninguém de volta a vida, contudo, Kami criou as Dragon Balls e Shen-long, logo pode trazê-lo de volta e Shen-long pode trazer o Kuririn de volta. Por consequência, Kami trouxe o Kuririn de volta. (Pelo menos na minha forma de ver)

Seguindo essa lógica "Deus" poderia criar uma pedra mais pesada do que ele poderia carregar, assim como poderia criar uma criatura que poderia carregar a pedra. Por consequência ele tem o poder de levantar a pedra.

Ah, mas aí haveria um ser mais poderoso que "Deus" e ele deixaria de ser onipotente.
Não necessariamente. Se ele é onipotente ele tem o poder de deixar de ser onipotente e ele pode escolher deixar de ser onipotente num objeto em especifico, no caso uma pedra,  que outros seres sejam capazes de carregar, mas não quer dizer que serão capazes de fazer o que "Deus" faz. Se ele é capaz de criar criatura para fazer aquilo que ele não faz.

Vamos supor que eu seja "Deus" (mortais tremam diante de mim! Mwa Ha HA  :malvado:). Eu sou onipotente. Estou andando tranquilamente cantarolando In My Life, olho para uma paisagem e penso: "Sabe o que seria show aqui? Uma pedra sinistrona que nem mesmo eu consiga carregar! Sou onipotente, posso fazer" Crio a pedra e vou embora.
Então um dia e decido que a paisagem fica melhor sem a pedra e decido tirá-la de lá, mas eu não consigo carregar,  sendo assim não sou mais onipotente. Mas então crio uma criatura que só é capaz de fazer aquilo que eu não consegui. E ela faz. Tira a pedra dali.
A minha vontade prevaleceu, a criatura foi um meio, o que foi conquistado foi o que eu quis, através do que eu fiz, indiretamente.

Assim sendo, talvez eu, por mim mesma, não seja onipotente. Mas tudo que quero, consigo fazer de uma for ou de outra, assim sendo, me sinto onipotente.

Omnipotente é o que pode tudo. Mas sobra uma questão, para você  poder tudo é:
a) você ser capaz de fazer tudo por mais absurdo que seja
ou
b) você ser capaz de ter tudo feito por mais absurdo que seja.

Então no fim minha preguiça fala mais alto e eu escolho a "b"
[close]
Sim, mas se ele tem que criar outar criatura para mover a pedra ele deixa de ser onipotente, pois outra criatura teve de mover tal pedra que ele não pode.

Citação de: Mafagafo32 online 23/01/2013 às 00:32Qual a sua resposta? Ele pode ou não criar uma pedra que ele mesmo não pode erguer?

A pergunta não tem uma resposta lógica, porque a pergunta é contraditória. O problema está na própria pergunta. Seria como perguntar se Deus pode fazer uma reta torta.

Deus pode todas as coisas, mas somente todas as coisas logicamente possíveis. Deus é lógico, nEle não há contradições ou paradoxos. Ele não pode fazer uma reta torta, nem criar uma pedra tão pesada que Ele mesmo não possa levantar. Ele não pode contradizer-se afirmando e negando algo ao mesmo tempo e no mesmo sentido.

Essa impossibilidade de contradição, porém, não nega a onipotência de Deus, antes a afirma.