O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Loading no RPG Maker - Uso Correto

Iniciado por Ludo, 18/01/2014 às 16:02

18/01/2014 às 16:02 Última edição: 18/01/2014 às 16:16 por LuRocha
Loading no RPG Maker
Uso Correto
[box class=windowbg][box class=titlebg2]
Introdução
[/box]
[box class=calendar_today]Vejo que hoje em dia virou modinha usar uma barra de carregando nos projetos pelo único motivo de achar que vai embelezar o game. Abaixo vou explicar porque você não deve utilizar uma barra de Loading (Carregando) e em que situações ela pode ser útil/necessária no seu projeto.[/box][/box]
[box class=windowbg][box class=titlebg2]
Pra que serve uma barra de Loading em um Jogo?
[/box]
[box class=calendar_today]Nos games profissionais,  a tela de Loading, que aparece em alguns momentos, geralmente entre uma fase e outra, entre uma cena e outra serve para exatamente o que o nome sugere, fazer uma leitura dos arquivos que serão usados a seguir, por isso o loading pode demorar mais se o arquivo for maior.[/box][/box]
[box class=windowbg][box class=titlebg2]
Porque eu não devo usar barra de carregando no meu jogo?
[/box]
[box class=calendar_today]Inicialmente você não tem a necessidade de carregar nada no seu jogo que já não seja feito originalmente pelo executável do jogo.
Pense bem, a coisa mais chata no tempo do Playstation/Playstation 2 era esperar o maldito Loading, duvido que alguém no planeta goste de esperar aquilo, agora coloquem-se no lugar de pessoas como eu, de cidade pequena onde era raro alguém ter um desses em casa na época, aí tinha que pagar a hora (como uma lan house) e ainda ter que esperar longos loadings devido a CDs, DVDs, Leitores de longo uso.
Sendo assim você deve evitar prolongar o seu game com coisas desinteressantes como esta. Todo mundo sabe que não há necessidade de Loading em um jogo de RPG Maker comum e isso se torna mais chato ainda que o velho texto enorme sobre uma imagem de fundo que você não pode adiantar.
[/box][/box]
[box class=windowbg][box class=titlebg2]
Em que situação essa barra pode ser útil/necessária no meu Projeto?
[/box]
[box class=calendar_today]Uma das funções nos games originais além do carregamento era "Esconder" defeitos do carregamento. Eu tive um projeto no qual usei uma barra de carregando inteligente.
No caso, eu ainda era inexperiente com o maker, usava um sistema por eventos que durante a batalha transformava os personagens mas tinha que regressar ao estado normal logo ao final da mesma. O problema era que assim que a batalha terminava havia uma demora de alguns frames até que os personagens fossem mudados para o gráfico normal, isso era muito feio e amador.
Para isso em um evento comum ao final de cada batalha surgia uma imagem de carregando, ao retornar ao mapa acontecia a recuperação do gráfico dos chars e então a tela se desfazia, era bastante rápido, mas ainda sim valeu a pena porque era realmente necessário.
[/box][/box]
[box class=windowbg][box class=titlebg2]
Conclusão
[/box]
[box class=calendar_today]Minha recomendação é dar conforto ao jogador do seu game sem sistema de loading, mas usá-lo para esconder os truques do seu sistema vai ser algo profissional[/box][/box]

CitarTemplate da matéria inspirado pelo GuilherVX
Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone

CitarO melhor exemplo é tal famoso script de loading, que muita gente coloca nos seus projetos sendo que ele não faz diferença alguma. É só uma frivolidade que serve mais para perder tempo do que deixar o projeto com cara de profissional. A questão aqui é saber diferenciar o necessário do irrelevante. Não ponha algo no seu jogo só porque lhe parece bonito, coloque se acha que ele será realmente útil.

Um trecho daquela matéria minha sobre os erros comuns nos primeiros projetos de um maker novato.

Sempre achei o script de Loading uma enorme perda de tempo. Não adiciona nada de útil a experiência de jogo, não é uma necessidade da engine e ainda obriga a gente a esperar. Embora eu ser totalmente contra a esse tipo de sistema achei o seu exemplo bem interessante!

Viva a lenda!



Citação de: VincentVII online 19/01/2014 às 10:30
CitarO melhor exemplo é tal famoso script de loading, que muita gente coloca nos seus projetos sendo que ele não faz diferença alguma. É só uma frivolidade que serve mais para perder tempo do que deixar o projeto com cara de profissional. A questão aqui é saber diferenciar o necessário do irrelevante. Não ponha algo no seu jogo só porque lhe parece bonito, coloque se acha que ele será realmente útil.

Um trecho daquela matéria minha sobre os erros comuns nos primeiros projetos de um maker novato.

Sempre achei o script de Loading uma enorme perda de tempo. Não adiciona nada de útil a experiência de jogo, não é uma necessidade da engine e ainda obriga a gente a esperar. Embora eu ser totalmente contra a esse tipo de sistema achei o seu exemplo bem interessante!

Pois é, 99% das vezes é por perda de tempo mesmo, mas tem algumas ocasiões que até pode ser necessária
Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone

Muito boa a matéria.
Realmente é uma perda de tempo, mas as vezes, como no teu exemplo, é benéfico, só para esconder mesmo ^^
Meu projeto ira usar um sistema diferente de mapas, e talvez seja preciso por loading, mas isso verei com o tempo.
:ok:

Citação de: LeonMM online 19/01/2014 às 11:17
Muito boa a matéria.
Realmente é uma perda de tempo, mas as vezes, como no teu exemplo, é benéfico, só para esconder mesmo ^^
Meu projeto ira usar um sistema diferente de mapas, e talvez seja preciso por loading, mas isso verei com o tempo.
:ok:

Faça o possível para não ter que usá-la
Se tiver que usar, simplesmente inicie a tela de loading antes de começar a scene em questão e finalize a tela de loading cerca de 5 frames após a scene estive pronta, assim a tela de loading pode demorar menos de 1 segundo vai depender do peso dos eventos/script
Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone

Bom, uma técnica do load, e a razão pelo qual eles usam é que tem muita coisa para ser carregada, e o jeito que um sistema fica mais leve é carregar todos os recursos de uma vez, e depois só manipula-los. Digo isso por casa do último script que fiz, o do Triple Triad, ele demora um bocadinho para carregar as imagens, pois joguei umas 25-30 imagens de uma só vez >_>, mas no caso eu usei um fade para não ficar feio, poderia ser um load rápido também,  para quem faz sistemas por eventos ou scripts, o jeito mais leve de manipular ele, é carregar tudo que você precisa e depois manipular as imagens no caso, só que se conta nos dedos quem realmente precisa usar tudo isso de imagens x).

No meu caso acho que preciso de uma tela de loading, porque quando teleporto o personagem para algumas áreas do jogo fica uma tela preta, acredito que se eu deixar assino jogador não saberá se é uma tela de loading ou se o game travou.

Citação de: Yamabuchi online 07/06/2021 às 14:43
No meu caso acho que preciso de uma tela de loading, porque quando teleporto o personagem para algumas áreas do jogo fica uma tela preta, acredito que se eu deixar assino jogador não saberá se é uma tela de loading ou se o game travou.

Não seria melhor tentar resolver o problema? Abra um tópico na área de suporte se quiser que o pessoal tente ajudar com esse atraso. RPG Maker, em geral, não tem necessidade de carregar praticamente nada.

Citação de: Yamabuchi online 07/06/2021 às 14:43
No meu caso acho que preciso de uma tela de loading, porque quando teleporto o personagem para algumas áreas do jogo fica uma tela preta, acredito que se eu deixar assino jogador não saberá se é uma tela de loading ou se o game travou.
estranho porque o MV e MZ tem tela de loading pra isso automatico, já os anteriores meio que eu nao consigo imaginar o que daria esse atraso
Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone

Citação de: Raizen online 19/01/2014 às 11:43
Bom, uma técnica do load, e a razão pelo qual eles usam é que tem muita coisa para ser carregada, e o jeito que um sistema fica mais leve é carregar todos os recursos de uma vez, e depois só manipula-los. Digo isso por casa do último script que fiz, o do Triple Triad, ele demora um bocadinho para carregar as imagens, pois joguei umas 25-30 imagens de uma só vez >_>, mas no caso eu usei um fade para não ficar feio, poderia ser um load rápido também,  para quem faz sistemas por eventos ou scripts, o jeito mais leve de manipular ele, é carregar tudo que você precisa e depois manipular as imagens no caso, só que se conta nos dedos quem realmente precisa usar tudo isso de imagens x).

Nesse projeto aqui https://soyer.itch.io/hmm-draft-sugestion usei varias imagens e por ser pelo navegador ele demora mais para carregar, porém unica coisa que fiz foi alterar a imagem do load padrão do game.