O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

NPCs Inteligentes - Como são? Onde vivem? O que querem?

Iniciado por Eliyud, 15/10/2019 às 09:48

Olá! Como vão?

Estou me preparando pra programar uma inteligência para os NPCs do meu projeto. Quero que eles entrem em lojas, como se fossem comprar coisas, e depois disso partam para as suas próprias lojas / barracas. As donas de casa vão comprar mantimentos e depois voltam ao seu lar. Os soldados patrulham entre todas as entradas da cidade, e etc...

Sendo assim, criei este tópico para levantar um brainstorm:

O que você gostaria de ver um NPC fazendo? O que seria divertido que ele fizesse? O que seria curioso? Criativo? Pensem na infinidade de coisas que podemos ver aqui!

15/10/2019 às 14:25 #1 Última edição: 15/10/2019 às 14:32 por Sotelie
O famoso "parar o tempo" quando entra na casinha, huh?
Lembro que este tipo de comportamento em NPCs é algo bem comum em jogos de fazenda, mas infelizmente com o passar do tempo você já consegue prever o que cada NPC vai fazer em determinado ponto do jogo. É inevitável, como diria o Thaninho.

Na história de CrossCode, seu personagem entra em um Playground que funciona de uma forma similar a um MMORPG. Há você, os NPCs do jogo (na história), e os NPCs reais que representam os demais jogadores. O interessante é que você sempre pode ver os jogadores andando por aí, sentados em lugares aleatórios, esperando companheiros para fazerem Raids ou ficando AFK. Eles também dão suas opiniões sobre baús escondidos e estratégias de como derrotar um específico boss (algumas bem criativas que eu nem teria pensado até falar com o sujeito). Lembro que um até reclamou de terem removido o sistema de pesca (de fato, não há sistema de pesca no jogo).

Não é um sistema complexo, porém dá um ar bem vivo ao jogo. A sensação de que há, de fato, outros seres vivos ali vivenciando a mesma coisa que você.
Acredito que não valha a pena criar uma AI bem complexa apenas para um NPC (seja por custo-benefício ou tempo), visto que você nunca poderia criar uma experiência igual ao que um outro jogador real pudesse oferecer. Nesse quesito dá mais futuro criar um jogo multiplayer, no entanto é satisfatório sim ver que um NPC foi bem trabalhado. Seja algo simples como os NPCs de Final Fantasy Type-0 (acho legal conversar com eles e ver o que têm a dizer sobre cada evento do jogo), ou qualquer outra coisa melhor que os NPCs de Skyrim :v

Gostaria de ver a opinião do pessoal também sobre o assunto, visto que pretendo trabalhar um pouco nisso em meu projeto.

@Sotelie Concordo com tudo o que pontuou.

No meu projeto, por exemplo, a ideia é exatamente essa que você comentou: trazer a SATISFAÇÃO em ver um bom trabalho feito nos NPCs que, no meu ponto de vista, não são muito bem trabalhados em RPGs 2D das antigas (não sei se por falta de tecnologia da época - acredito que não - ou se por desnecessidade). Eu quero que haja um bom motivo para que eles estejam lá! Pode haver um NPC aventureiro, por exemplo, que, no primeiro diálogo com o jogador, se apresenta e informa o seu local de residência. Em seguida, aproveitando-se do sistema de ritmo circadiano presente no game, o NPC diz que costuma sair todas as segundas-feiras pra explorar algum local novo e que nos dias seguintes o jogador poderia visitá-lo pra saber das novas experiências e até pra ser informado sobre alguma dungeon secreta. Da pra fazer muita coisa que, ainda que simples, dê uma baita diferença! Por que é que eu não vejo isso sendo explorado? Será que é por falta de disposição - levando em conta que realmente é algo que da um pouco de trabalho?

Ansioso pelas novas respostas.

Depois que li seu comentário comecei a imaginar um NPC rival, onde ele iria começar a fazer as quests no seu lugar caso você não as fizesse a tempo, pegaria tesouros no seu lugar e talvez até deixasse bilhetes sarcásticos. Ele poderia ser tão bem trabalhado que afetaria seu grupo principal e poderia te atrapalhar bastante ou ate mesmo te ajudar em alguns momentos a depender das suas ações.





@Soyer GENIAL HAHAHAHAHAH Jamais havia pensado nisso!

Imagine só a cara de raiva do jogador!

Existem também os mercadores viajantes! Cada vez, encontrados em lugares mais impensáveis e com novas opções de itens cada vez mais impressionantes! Uma boa forma de torná-lo acessível, seria com algum enigma que ele propusesse ao jogador sobre onde ele estaria em seguida!

Seria interessante NPCs que praticam crimes como roubos por exemplo. Tu ta la andando pela cidade e de repente vê um NPC correndo de outro NPC e esse que perseguia gritando "pega ladrão!" kkkk seria interessante também ter NPCs que brigam entre si.
Acho que isso daria ao projeto um ar mais "realista" para as cidades, tiraria um pouco daquele clima de cidade perfeita, pacata e utópica que a maioria dos jogos de RPG tem.
:hmm:

Essa ideia é, inclusive, uma das que vou implementar, @Mestre R. hahaaha
Isso aí, aliado a um sistema de reputação, fica uma delicinha!

Também tem a opção de fazer com que a entrada nas casas seja um pouco mais ''invasiva'' do que o comum: o jogador entra numa casa e se depara com uma NPC se trocando! Hahahahhaha