O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

RPG Maker MZ

Iniciado por Sotelie, 11/06/2020 às 04:53

11/06/2020 às 04:53 Última edição: 18/06/2020 às 07:04 por Syureri


RPG Maker MZ foi oficialmente anunciado.





Requisitos Mínimos de Sistema:

Windows:

SO: Microsoft Windows® 8.1/10 (64bit)
Processador: Intel Core i3-4340 or better
Memória: 8 GB de RAM
Placa de vídeo: Compatible OpenGL / VRAM 1GB or better
Armazenamento: 4 GB de espaço disponível
Outras observações: 1280x768 or better Display

Mac OS X

SO: Mac OS 10.13 or better
Processador: Intel Core i3-4340 or better
Memória: 8 GB de RAM
Placa de vídeo: Compatible OpenGL / VRAM 1GB or better
Armazenamento: 4 GB de espaço disponível
Outras observações: 1280x768 or better Display

Mais informações:
Steam - RPG Maker Web - tkool.jp/mz

We will reveal more details in the coming days. Get ready to be wowed!

Já pode virar meme. Móh piada esse nome aí. auehauh


Tá ruim, mas se tiver o Oppai mode, eu te perdoo, Ojima.
Oxe

Citação de: Gabriel online 11/06/2020 às 04:55
We will reveal more details in the coming days. Get ready to be wowed!

Já pode virar meme. Móh piada esse nome aí. auehauh
Wow  :wow:

Só peço uma única coisa, que esse editor seja possível de modificar, porque se for possível de ser modificado pelo menos a gente corrige boa parte dos problemas que estou vendo vir de longe.




Err, não tá bom não, mas ainda tem muita coisa a revelarem. O problema é que não vejo indo para frente, isso foi decepcionante até o momento, mas veremos se vamos ser "wowzados"

Como diria o ditado "minha expectativas não eram altas, mas caralho..."

Minha única felicidade é que vai ser lançado mais cedo do que usualmente. Eram lançados em dezembro, o MV foi em outubro e o MZ está com a data limitada à setembro. Mas à primeira vista não é nem um MV Ace, é um MV mesmo.

Porém, se repararem bem, na barra de menus há nove termos e no MV temos somente oito. O menu adicionado foi o quinto ("レイヤー"), após a ferramenta Desenhar e antes da ferramenta Zoom/Escala e que a tradução que encontrei foi algo próximo de nível/camada. Ambas ferramentas (desenhar e zoom) são utilizadas durante o mapeamento o que me leva a crer que uma ferramenta adicionada entre elas também lidará com isso. Tendo em vista que um modo de mapeamento com mais camadas é um pedido de velha data, sou obrigado a fomentar essa ideia: será que o teremos?

11/06/2020 às 08:53 #5 Última edição: 11/06/2020 às 09:14 por Syureri
De fato, aquele comando no Main Menu é um comando de Camada. Não tem ícone pra ele na Toolbar, mas é normal, não é o único que não tem seu respectivo ícone lá. Eu não esperaria muita coisa mirabolante não, consideraria esse MZ o que o Ace é pro VX. Mas ainda há o que se ver até que possamos tirar uma conclusão completa sobre a ferramenta.

Agora o que me preocupa são esses requisitos mínimos aí, é muito mais do que muito jogo AAA requer. Mas não creio que a ferramenta realmente necessite de tudo isso, suponho que foi apenas uma escolha equivocada que eles possivelmente vão arrumar depois (ou não).

11/06/2020 às 09:08 #6 Última edição: 11/06/2020 às 09:13 por Brandt
Acho que vão ter que lançar uma versão atualizada desse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=JY74tiYtpbw

Sinceramente, não sei nem dizer se é só a mesma coisa, porque eles não mostraram praticamente nada da engine em si hahaha
Não espero muita coisa, mas acho que vou esperar saírem mais informações antes de me posicionar definitivamente.

Aliás, como apontaram no tópico da RMWeb, na primeira imagem dá pra ver uma lista no lugar onde geralmente ficam os tiles/regions, talvez algo relativo às layers.
Acho possível que seja uma toolbox de "eventos template" (eventos comuns? hmm) que você pode colocar eventos que usa frequentemente e copiar onde precisar (vejam que o modo de edição selecionado é de eventos, ali em cima). Seria um adicional interessante, pra ser sincero.

Ah, e pelo menos dessa vez parece que o jogo não roda num NW.js hahaha
~ Masked

11/06/2020 às 09:12 #7 Última edição: 11/06/2020 às 09:14 por Kerazzk
Baseado nessas prints iniciais, parece um MV Ace mesmo. A UI é bem semelhante, mudando uns ícones e o RTP (que honestamente, parece pior?)


Analisando, nenhum ícone novo. Parece que nos menu suspensos tem algo relacionado a camadas de mapeamento, se algo semelhante ao mapeamento do XP, já é alguma coisa.





Decepcionado, mas ok. E aliás, esse comentário é impagável:


        

Citação de: Raizen online 11/06/2020 às 05:25
Err, não tá bom não, mas ainda tem muita coisa a revelarem. O problema é que não vejo indo para frente, isso foi decepcionante até o momento, mas veremos se vamos ser "wowzados"

Cara eu to achando que vai ser um mv melhorado. Tipo com versões do nw.js mais recente, javascript mais recente, etc...
Também fiquei um pouco decepcionado pelos prints :s

11/06/2020 às 10:08 #9 Última edição: 11/06/2020 às 10:19 por Darkrafa
Loading:
Spoiler
[close]

E o que são essas configurações mínimas??? Puts....

Citação de: Geraldo de Rívia online 11/06/2020 às 08:47
Como diria o ditado "minha expectativas não eram altas, mas caralho..."
Por enquanto, nada define melhor mesmo.

Só agora eu me toquei, por aquele evento na primeira imagem, que os chibis vão permanecer. 300% confirmado.
Pqp, viu!  :boi: :expanding:


11/06/2020 às 10:51 #11 Última edição: 11/06/2020 às 10:59 por Geraldo de Rívia
Citação de: Syureri online 11/06/2020 às 08:53
De fato, aquele comando no Main Menu é um comando de Camada. Não tem ícone pra ele na Toolbar, mas é normal, não é o único que não tem seu respectivo ícone lá. Eu não esperaria muita coisa mirabolante não, consideraria esse MZ o que o Ace é pro VX. Mas ainda há o que se ver até que possamos tirar uma conclusão completa sobre a ferramenta.

Agora o que me preocupa são esses requisitos mínimos aí, é muito mais do que muito jogo AAA requer. Mas não creio que a ferramenta realmente necessite de tudo isso, suponho que foi apenas uma escolha equivocada que eles possivelmente vão arrumar depois (ou não).
Então, o Touchfuzzy disse que haveria o implemento de uma função por muito tempo requisitada, depois que postei que lembrei da fala dele e, bem, uma melhoria no mapeamento é um pedido de longa data, tô apostando minhas fichas que ele se referia a isto. Agora, se realmente for, não sei como um menu lá em cima beneficiaria as camadas de mapeamento. Eu esperava uns três ícones em que; clicando em um vou pra camada de baixo, n'outro vou pra do meio e por fim pra de cima. Espero que tenham a mente mais aberta do que eu para resolver isso uehauha

Quanto aos requisitos, de início é bem triste que tiraram suporte ao Windows 7, inclusive eu apostaria que há mais usuários do programa com esse SO do que com o 8.1, entretanto este último permanece sendo suportado. Quanto ao hardware, eu sempre acho que chutam lá pra cima pra alguém com os specs exatamente como os requeridos não reclame que está com desempenho ruim. O problema é que o MV subiu bem os requisitos sem entregar uma performance proporcional e o MZ o fez novamente. Espero que tenha algo mais relacionado aos testes que justifique esses 8Gb de RAM. Se não precisar de um navegador já é um passo.


Citação de: Kerazzk online 11/06/2020 às 09:12
Baseado nessas prints iniciais, parece um MV Ace mesmo. A UI é bem semelhante, mudando uns ícones e o RTP (que honestamente, parece pior?) [...]
Difícil eu escolher uma preferida, ao menos nessa os ícones tão mais padrõezinhos, azuizinhos... sei lá, a gente tem que se apegar em algo uehauhea Mas seria bom já ter um dark mode.

EDIT:

Citação de: Brandt online 11/06/2020 às 09:08
[...]
Aliás, como apontaram no tópico da RMWeb, na primeira imagem dá pra ver uma lista no lugar onde geralmente ficam os tiles/regions, talvez algo relativo às layers. [...]
Acabaram de comentar na gringa. Pelo que entendi, enquanto editando eventos, ali vão aparecer uma lista dos eventos que estão no mapa, pra facilitar a navegação, tu não ter que fechar o editor de eventos para alterar outro, e por aí vai. Achei interessante.

E sobre o que eu disse acima, o menu de camadas vai ser para escolher em qual camada você vai mapear, entretanto, mantendo duas (ao menos não informaram que adicionaram mais). No MV elas se alternavam automaticamente, e por aquele menu tu vai poder manter automático ou alternar manualmente, o que me deixou mais infeliz do que quando acordei paokspoasok

É, acho que agora não resta dúvida de que realmente se trata de um MV ACE (aliás, o "Z" de "MZ" deve ser de "Zoado", só pode [não acredito que fiz essa piadoca, acho que realmente virei tiozão]). Sorte a minha que o hype era nulo desde o começo porque caso o contrário eu estaria bem frustrado nesse momento hahaha. Deixando isso de lado, impressão minha ou o RTP parece pior que o das versões anteriores? Claro, praticamente nada foi mostrado, mas ainda assim a qualidade gráfica parece bastante questionável. O jeito é aguardar por notícias mais substanciais, mas, com o que temos até o momento de informação, francamente não vejo motivo para quem já usa o MV trocar para esse MZ, se só tiver uma ou outra melhoria praticamente irrelevante. Mas não quero ser precoce e nem fechar o caixão do bicho que mal ganhou um nome e que nem nasceu ainda. Só espero que as próximas atualizações sejam mais animadoras.

11/06/2020 às 11:26 #13 Última edição: 11/06/2020 às 11:27 por Uhtred
RIP RPG Maker.

Que bela porcaria, eu iniciaria uma campanha "não gastem seu dinheiro nisso até eles criarem algo decente", mas....bem, azar.




Ps: post editado trocado os palavrões por palavras aceitáveis.

11/06/2020 às 12:02 #14 Última edição: 11/06/2020 às 12:09 por Brandt
Touchfuzzy (o cara que sabe das coisas mas não pode contar) na RMWeb:

Citação de: Touchfuzzy
Guys most of the changes aren't visible in those screenshots.

[...]

1. You are correct about layer control. That menu let's you leave it on auto (like MV) or manually switch to the layer you want.

2. The event list. When you are in eventing mode, the tile palette is replaced by a list of all the events on the map. Makes it a whole lot easier to find and edit the right one.

Also, an added bonus bit of information: Just because you don't think something is in because the "screenshots" show something, doesn't mean that it isn't in. There is at least one thing I saw mentioned that someone was sure didn't exist, but actually does as a database option.

Citação de: Touchfuzzy
Next Thursday for the big reveal. I'll see what I can get approved for tiny bits here earlier, but like I said. Marketing plan.

Citação de: TouchfuzzyThere are 4 layers. (I get wanting to add as many as you want, but honestly 4 is more than you would need in most cases (I legit can't think of a sitaution where I'd need 5 layers of tiles on one spot), and is one more than XP had)

Citação de: TouchfuzzyA small teaser: There is now a System 2 tab, as it all couldn't fit in one tab in the database.

Isso me dá esperanças de que nós ainda não vimos nada da engine e que vamos ter melhorias substanciais, pelo menos no tocante ao banco de dados (e com esperança o sistema de plugins). Acho prematuro dizer que a engine é um fracasso, vamos esperar até semana que vem pra xingar o Ojima com mais assertividade.




+ Essa screenshot que acredito que indica que teremos também um tema escuro:

~ Masked