O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Primeiras músicas de um novo projeto

Iniciado por liquidsnotrying, 20/06/2022 às 09:09

20/06/2022 às 09:09 Última edição: 30/06/2023 às 20:22 por liquidsnotrying
Olá, pessoal. Comecei um projeto pra desenvolver um RPG há alguns dias e decidi compor umas músicas, de início, após descrever alguns personagens do jogo.

Avaliem, por favor. A primeira é uma faixa completa. A segunda, uma derivação.





Muito obrigado!

Opa, seja muito bem-vindo à área de música do nosso fórum!

Adorei o motivo que criou na boss fight - 1, e essa progressão VI, VII, I é sempre uma delícia de ouvir. Dá pra ver claramente que é uma música de boss, e passa realmente uma vibe de confronto bem bacana. Os arpejos dão um charme extra pra instrumentação, gostei bastante do que fez. A melodia que aparece depois é um pouco mais vertical, o contrasta um pouco com o começo (mas contrasta de uma forma boa, realçando a melodia principal e deixando claro que o começo é uma espécie de ostinato).
Acho que você talvez deva tomar um pouco de cuidado com as dissonâncias causadas pela melodia principal. (Não sei se as dissonâncias foram propositais, porque elas fogem bastante do campo harmônico que você estava utilizando até então) Mas de qualquer forma, elas acabam chamando mais atenção que as consonâncias.

A variação é bem criativa, tem um pouco de reverb sobrando no solo e algumas dissonâncias que eu acho que talvez não sejam intencionais.
Mas no geral curti bastante o que fez!
Posta mais coisa o/
Me ajude a continuar produzindo!

Todo incentivo e ajuda são bem-vindos!
Quem quiser e puder me ajudar ► Compre-me um café! :coffee:
Você vai estar me ajudando demais!

Citação de: Zaggojhon online 20/06/2022 às 11:15
Opa, seja muito bem-vindo à área de música do nosso fórum!

Adorei o motivo que criou na boss fight - 1, e essa progressão VI, VII, I é sempre uma delícia de ouvir. Dá pra ver claramente que é uma música de boss, e passa realmente uma vibe de confronto bem bacana. Os arpejos dão um charme extra pra instrumentação, gostei bastante do que fez. A melodia que aparece depois é um pouco mais vertical, o contrasta um pouco com o começo (mas contrasta de uma forma boa, realçando a melodia principal e deixando claro que o começo é uma espécie de ostinato).
Acho que você talvez deva tomar um pouco de cuidado com as dissonâncias causadas pela melodia principal. (Não sei se as dissonâncias foram propositais, porque elas fogem bastante do campo harmônico que você estava utilizando até então) Mas de qualquer forma, elas acabam chamando mais atenção que as consonâncias.

A variação é bem criativa, tem um pouco de reverb sobrando no solo e algumas dissonâncias que eu acho que talvez não sejam intencionais.
Mas no geral curti bastante o que fez!
Posta mais coisa o/

Obrigado pela avaliação e pelos toques. Eu comecei a pensar nessa música em F maior, sendo que a progressão principal seria um IV - V e o VI também maior, mas eu não sei se isso existe de fato. Talvez eu esteja confundindo algo. Nunca fui muito bom com teoria. Existem dissonâncias que eu fui perceber só depois e aí fui tentando corrigir, mas acho que deixei algumas escapando mesmo. Ainda estou aprendendo EQ, efeitos e mixagem em geral. Logo menos apareço com tracks mais sólidas e talvez até com essa mais lapidada.

:festa:

Teoria

Citação de: liquidsnotrying online 20/06/2022 às 11:25
Eu comecei a pensar nessa música em F maior, sendo que a progressão principal seria um IV - V e o VI também maior, mas eu não sei se isso existe de fato. Talvez eu esteja confundindo algo. Nunca fui muito bom com teoria.

Então, o seu raciocínio está certo. Em Fá maior, Bb seria IV, C seria V e D seria VI. Mas no caso da sua música, ela não soa Fá maior.
Toda vez que você coloca uma tonalidade ela precisa ser afirmada de alguma forma (seja por repetição, função harmônica, conclusão, etc). Nesse caso a música não resolve em Fá, mas tem várias afirmações de estar em Ré maior (que são as progressões de VI - VII - I).
E por isso ela soa Ré maior, pelo menos na segunda parte onde tem essas diversas afirmações.
Talvez seja isso que está gerando as dissonâncias da melodia, pois Ré maior e Fá maior são campos harmônicos diferentes. E essa progressão (VI - VII - I) empresta acordes de Fá maior (mesmo campo harmônico de Ré menor) e conclui no campo harmônico de Ré Maior.
Concluindo: sua progressão passa por dois tons diferentes, mas a melodia está sempre em Fá maior.
Espero ter dado uma ajuda, sei lá jhaheufhaef
Se precisar de alguma coisa me manda mensagem.
[close]

Mostra mais coisas sim!
A área não tem muito movimento, mas tem um pessoal talentoso que aparece por aí às vezes.
o/
Me ajude a continuar produzindo!

Todo incentivo e ajuda são bem-vindos!
Quem quiser e puder me ajudar ► Compre-me um café! :coffee:
Você vai estar me ajudando demais!