Não adianta passar semanas, meses ou anos trabalhando em um jogo sensacional se ninguém irá vê-lo ou comprá-lo. Por mais incrível que o jogo seja, os jogadores não brotarão do chão ou descobrirão em um passe de mágica o quão bom seu jogo é. A propaganda, portanto, é a alma do negócio.
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(http://i.imgur.com/b95zbXr.png)
Entre as grandes desenvolvedoras de jogos e os produtores independentes há uma grande diferença em relação à divulgação do jogo. Grandes companhias gastam fortunas em divulgação para poder ver seus jogos sendo comprados. Segundo a Offworld, a produtora de Spore gastou 50 milhões de Dólares na produção do jogo, e 35 milhões na divulgação. |
Spore
Gastos com a Produção do Jogo: 50 Milhões Gastos com a Divulgação do Jogo: 35 Milhões |
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Se nem mesmo as grandes produtoras abrem mão de uma boa divulgação, não espere que jogadores brotem para comprar seu jogo. É evidente que há uma grande diferença entre um produtor Indie e uma empresa como a EA, pois um tem um grande volume de capital disponível para investir e o outro já não tem tanto. Então, após ter lido muito sobre o assunto, separo algumas dicas importantes para vocês que pretendem lançar seus jogos.
(http://icons.iconarchive.com/icons/iconleak/atrous/64/movie-icon.png) | A primeira impressão é a que fica. Antes de tentar por em prática seus planos mirabolantes e maquiavélicos de invadir o horário nobre da globo para colocar uma propaganda do seu jogo, você precisará de um bom Trailer. Não um Trailer qualquer, mas um Trailer que responda para o público a seguinte pergunta: por que devo jogar esse jogo? O que ele tem? Que experiência ele pode me oferecer? . Desperte o artista que há em você e trabalhe em um Trailer que mostre os principais conceitos de seu jogo. Mas lembre-se de mostrar o que de fato há no jogo, pois é extremamente irritante para um público ver um Trailer da Segunda Guerra Mundial e quando baixar o jogo ver a batalha final de Crepúsculo. |
Cada um no seu quadrado. Do que adianta ter um mega Trailer pra colocar no YouTube se não tiver também um espaço exclusivo? Antes de partir pro ataque à Globo, invista seu tempo e criatividade em um Blog ou Site para o seu jogo, assim as pessoas e a mídia em geral poderão encontrar informações do jogo em um lugar só, sem ter que ficar perambulando canais de Youtube, Fóruns, Redes Sociais e etc. | (http://icons.iconarchive.com/icons/emey87/social-button/64/blog-icon.png) |
(http://icons.iconarchive.com/icons/double-j-design/origami-colored-pencil/72/blue-talk-icon.png) | Quem tem boca vai a Roma. Um espaço exclusivo e bons vídeos e imagens do seu jogo não são suficiente para fazê-lo bombar, e antes de recrutar os guerreiros para invadir a Globo, utilize-se de sua sociabilidade incrível e ótima persuasão para convencer o público de que seu jogo é demais! Já nas Redes Sociais, procure manter um contato constante e harmonioso com seu público, para que eles possam criar uma empatia pelo jogo e por você. Um bom exemplo dessa arma é a página no Facebook da Prefeitura de Curitiba, você deve conhecer. A página atrai seguidores de todo o Brasil com seu carisma e constante interação com seus seguidores. Vai me dizer que nunca mandou um oi pra Prefs? Essa dica serve para a divulgação de qualquer coisa que você criar, seja jogo ou não. |
Água mole em pedra dura tanto bate até que fura. Antes de começar a fazer o esquema de invasão à Globo saiba que jornalistas, colunistas e redatores são humanos, e por isso são flexíveis. Manter uma boa relação com eles é essencial para garantir aquelas matérias de fins de mês. A mídia é uma grande arma de divulgação, contudo essa divulgação pode ser negativa, e aqui não tem essa de "fale mal, mas fale de mim". | (http://icons.iconarchive.com/icons/dailyoverview/tv/72/television-08-icon.png) |
(http://icons.iconarchive.com/icons/icons-land/vista-people/72/Groups-Meeting-Dark-icon.png) | Seja do povo. Pode ir largando esse pergaminho com o plano de invadir à Globo. Use seu tempo livre para participar de eventos de jogos que estão espalhados pelo Brasil. Participar desses eventos é importante para você se integrar à comunidade Indie e é um bom lugar para divulgar seu projeto. Fuja da preguiça e procure agora mesmo eventos próximos da sua cidade (os principais acontecem em São Paulo, Pernambuco e Rio de Janeiro). Eventos voltados à cultura Japonesa também são boas oportunidades. |
Junto das grandes expectativas vêm as grandes decepções. Não comece a correr para a central Globo de Produções mais próxima. Mantenha a calma. Mantenha a calma na hora de expor seu jogo. Mostrar as coisas cedo demais pode ser um problema. Não dê tudo que tem de uma hora pra outra. Faça como a Valdirene e seja Difícil Dificílimo. | (http://icons.iconarchive.com/icons/oxygen-icons.org/oxygen/72/Actions-process-stop-icon.png) |
(http://icons.iconarchive.com/icons/icons8/windows-8/72/Sports-Swimming-icon.png) | Fuja da preguiça. Com um blog recheado de imagens e trailers de seu jogo, um público inicial e contas nas redes sociais, está na hora de você, err, como diria o Doctor, Run! Run for your life game! Procure fóruns, grandes páginas no Facebook, sites especializados, comunidades estrangeiras, e etc. Divulgue onde tiver vida, onde tiver um público interessado em jogos. Divulgue. Só depois disso você estará autorizado a continuar com seu maquiavélico plano contra a Rede Globo. |
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(http://img571.imageshack.us/img571/4521/1logou.png)
Dependendo do seu tempo na comunidade você pode lembrar do projeto Boleiros (http://centrorpg.com/index.php?topic=1388.0). O que poucos sabem é que o projeto teve mais de 15 mil visualizações nos três primeiros dias depois de postado, e que arrastou em média 200 visitantes únicos por dia durante o período que permaneceu ativo. Não o bastante, o projeto foi suficiente para fazer as pessoas se cadastrarem no fórum apenas para acompanharem ou comentarem o tópico. É inegável dizer que MakerOusado (autor de Boleiros) quadruplicou os acessos diários da comunidade com apenas um tópico (volto a destacar: durante o período que permaneceu ativo). Mas como ele conseguiu tal façanha?
A última dica. Posso afirmar com todas as letras que MakerOusado usou e abusou da última dica desta matéria. Pesquise no Google por Boleiros - Become a Legend, se duvidar. Tem lotes de fotos do projeto dele. MakerOusado divulgou seu projeto em todo lugar onde havia um rabo de saia, e os simpatizantes do projeto também divulgaram, e assim houve uma avalanche. O projeto se popularizou.
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(http://i.imgur.com/gvB1m.png)
Não é preciso ser veterano na comunidade para ter conhecido o Inkey University (http://centrorpg.com/index.php?topic=163.0). Diferente de Boleiros, esse foi completado e lançado. Com mais de 33 mil visualizações aqui no fórum, o jogo ganhou proporções enormes, chegando a ser publicado em fóruns, blogs, colunas e canais de jogos Brasil a fora. Talvez nem autor conheça a real magnitude que o jogo alcançou. No que se refere à reconhecimento, o jogo foi muito bem recebido desde o início. Ganhou o principal prêmio das três principais comunidades da época em que estava sendo produzido (2011 – 2013). Dê uma rápida pesquisada no Google, achará desde matérias nos mais diversos sites até perguntas no Yahoo Respostas sobre o jogo.
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Então é isso pessoal. Volto a repetir que um ótimo jogo não traz jogadores a tona, é preciso sim divulgar e é sim trabalhoso. Não pense que juntar a grana de fim de mês para comprar um anúncio no Google ou Facebook fará seu projeto bombar. Pode até fazer, mas será temporário. Espero que tenham gostado das dicas, e até logo!
Boa matéria o/
É sempre importante saber divulgar bem, os prováveis jogadores não irão cair do céu, mas de qualquer forma o plano de invasão a Globo não deve ficar fora de cogitação :lol:
Hello Aerys! Então, não deve ficar fora de cogitação contudo é sempre bom se preparar de uma forma mais simples não? ahuahua. Enfim, obrigado pelo comentário.
Realmente a propaganda em várias áreas é uma ótima forma de conseguir atrair diversos públicos... Quem nunca divulgou um trabalho ou pequenos trabalhos em fóruns/blogs/colabs estrangeiros, seja alemão, japonês, americano, espanhol, chinês... que ligam ao seu blog? rs
O problema mesmo é conciliar o tempo que você tem para divulgar/interagir periodicamente sem deixar de produzir o seu jogo ou trabalho.
+Gil o/
Citação de: Nandikki online 05/07/2015 às 11:16
Hello Erys! Então, não deve ficar fora de cogitação contudo é sempre bom se preparar de uma forma mais simples não? ahuahua. Enfim, obrigado pelo comentário.
Com certeza! uhaueh
Na verdade é Aerys e não Erys, mas de boa :._.:
Citação de: Vash online 05/07/2015 às 11:26
Realmente a propaganda em várias áreas é uma ótima forma de conseguir atrair diversos públicos... Quem nunca divulgou um trabalho ou pequenos trabalhos em fóruns/blogs/colabs estrangeiros, seja alemão, japonês, americano, espanhol, chinês... que ligam ao seu blog? rs
O problema mesmo é conciliar o tempo que você tem para divulgar/interagir periodicamente sem deixar de produzir o seu jogo ou trabalho.
+Gil o/
Arranjar modos de conciliar esse tempo é uma tarefa também. Por isso que é recomendado um espaço exclusivo, assim levar novidades ao público torna-se mais fácil.
Citação de: ~.Aerys.~ online 05/07/2015 às 11:35
Citação de: Nandikki online 05/07/2015 às 11:16
Hello Erys! Então, não deve ficar fora de cogitação contudo é sempre bom se preparar de uma forma mais simples não? ahuahua. Enfim, obrigado pelo comentário.
Com certeza! uhaueh
Na verdade é Aerys e não Erys, mas de boa :._.:
Teclado horrível, i'm sorry. I'm so sorry.
Ótimo texto, e verdadeiro também. Ano passado, eu tava com a maior vontade de jogar um jogo de terror, e de repente eu descobri que ia sair The Evil Within. Tratei de comprar na pré-venda quase um mês antes do lançamento, e depois quando fui jogar era um jogo bem medíocre, mas como a propaganda era boa :=p:
Citação de: RaphaelTebe online 05/07/2015 às 11:43
Ótimo texto, e verdadeiro também. Ano passado, eu tava com a maior vontade de jogar um jogo de terror, e de repente eu descobri que ia sair The Evil Within. Tratei de comprar na pré-venda quase um mês antes do lançamento, e depois quando fui jogar era um jogo bem medíocre, mas como a propaganda era boa :=p:
E você provavelmente ficou frustrado com o jogo e dificilmente se levaria a comprar outro jogo da mesma produtora, não? Por isso é importante lembrar:
CitarMas lembre-se de mostrar o que de fato há no jogo, pois é extremamente irritante para um público ver um Trailer da Segunda Guerra Mundial e quando baixar o jogo ver a batalha final de Crepúsculo.
~ Não me apedrejem, eu gostei do final de crepúsculo, que fique claro.
O pior é que a decepção também é maior pelo fato do jogo ser do criador de Resident Evil E da Produtora de The Elder Scrolls e Fallout :\
As grandes produtoras conseguem fazer o produto se auto-vender, pois é só lançar que a mídia corre atrás dele, e isso somado aos grandes investimentos gera um resultado incrível.
Bem isso mesmo, um exemplo é a Rockstar, se sair qualquer jogo meia boca, mas com o título GTA: VI, já vende pra caralho, esse também é por exemplo o problema da Ubisoft, ganhou confiança e agora que sabe que de qualquer modo vai vender muito, faz jogos "pela metade", cheios de bugs e erros :/
Contudo não temos essa vantagem das grandes produtoras, então faz-se necessário que não cometamos esses mesmos erros. Quem sabe daqui a um tempo a Centro RPG possa a vir se tornar uma grande produtora de jogos, não? Afinal a comunidade auxilia na criação, e se nos empenharmos em nossos projetos, podemos elevar a comunidade.
Excelente matéria Nandikki, passou por todas as etapas conhecidas para uma ótima divulgação.
Eu só acrescentaria dois detalhes:
Persistência - não desistir de uma hora para outra, pois o projeto não chegou aos holofotes na velocidade da luz em que o desenvolvedor imaginava;
Simancol (http://www.dicionarioinformal.com.br/simancol/ (http://www.dicionarioinformal.com.br/simancol/)): não adianta entupir de propaganda um possível "cliente", sufocando-o e automaticamente criando uma distância entre ele e o projeto divulgado. Se o desenvolvedor tem um jogo de qualidade nas mãos, passou por todas as etapas descritas pelo amigo Nandikki, não precisará forçar a barra para que ele seja apreciado e jogado.
Parabéns Nandikki!
Grande abraço!
Tá, tá, quando você vai nos ensinar a invadir a globo?
Pô, ótima matéria, Nandikki. Porém, ao ler me lembrei do Incendiário e seu jogo que eu não lembro o nome (era um jogo católico). Ele ficou fazendo tantos posts do jogo na SRM que todo mundo ficou irritado com ele. :v
Citação de: Joefather online 05/07/2015 às 16:19
Excelente matéria Nandikki, passou por todas as etapas conhecidas para uma ótima divulgação.
Eu só acrescentaria dois detalhes:
Persistência - não desistir de uma hora para outra, pois o projeto não chegou aos holofotes na velocidade da luz em que o desenvolvedor imaginava;
Simancol (http://www.dicionarioinformal.com.br/simancol/ (http://www.dicionarioinformal.com.br/simancol/)): não adianta entupir de propaganda um possível "cliente", sufocando-o e automaticamente criando uma distância entre ele e o projeto divulgado. Se o desenvolvedor tem um jogo de qualidade nas mãos, passou por todas as etapas descritas pelo amigo Nandikki, não precisará forçar a barra para que ele seja apreciado e jogado.
Parabéns Nandikki!
Grande abraço!
Ótimas dicas, não me esquecerei delas na próxima vez. Obrigado pelo comentário.
Citação de: Dark4000 online 05/07/2015 às 18:39
Tá, tá, quando você vai nos ensinar a invadir a globo?
Pô, ótima matéria, Nandikki. Porém, ao ler me lembrei do Incendiário e seu jogo que eu não lembro o nome (era um jogo católico). Ele ficou fazendo tantos posts do jogo na SRM que todo mundo ficou irritado com ele. :v
Isso porque o Incendiário passou dos limites com o jogo protestante dele. Ele não só divulgou, como impôs. Não aceitava nenhuma crítica, criava um tópico novo toda semana, e etc. Obrigado por comentar Dark!
E quanto ao tutorial de invasão à Globo, fica para a próxima matéria. E sim, tem mais. Muito mais.
Cara, admito que estava sentindo falta desses posts na crm, ver um pouco de movimento é bem empolgante, mas chega disso rsrs.
Concordo com tudo que disse, e faria até um adicional, a força de vontade para fazer tudo isso se tornar real, isso separa os que foram dos que ficaram, até porque na teoria é tudo maravilhoso mas difícil é a prática, a realidade batendo na sua cara e esfregando a frase "você demorará anos para concretizar isso."
:.x.: Saudações Azulinas.
Ótima matéria, ser você pretende divulgar algo sem gastar dinheiro (como um projeto sem fins lucrativos) basta usar o facebook e outras midias, mas para um projeto comercial a história já é outra, envolve dinheiro para pagar a propaganda em sites e redes sociais.
Há empresas que gastam muito mais em propaganda do que o próprio valor de desenvolvimento do produto.
Excelente matéria cara, parabéns :clap:
Citação de: Valgard online 07/07/2015 às 02:03
Excelente matéria cara, parabéns :clap:
Obrigado. Abrass o/.
Outra ótima matéria. É sempre bom ter um debate rolando.
Parabens.
Ótima matéria, cara.
E realmente uma boa divulgação muda bastante as coisas, já vi projetos em que o autor não se preocupou muito em arrumar o tópico e fazer uma divulgação e por isso era um tópico bem parado e esquecido e que realmente o jogo não chamava a atenção, baixei por curiosidade e gostei bastante, certamente se o autor tivesse um pouco mais de capricho na divulgação e em deixar o tópico bem apresentado, mais pessoas iam baixar e jogar e apoiar a continuação do projeto.
Legal o exemplo do Inkey, posso dizer que eu não fui muito atrás para divulgar ele pra fora das comunidades makers, até não era muito o meu objetivo... mas sempre tentei fazer um bom trabalho em divulgar ele entre as comunidades makers, fazendo assinaturas e imagens de propaganda e deixar o tópico bonito e participar de premiações e etc, aquelas besteiras que não fazem o seu jogo melhor, mas certamente atraem mais público, o que consequentemente gera um apoio maior ao criador e tudo isso leva ao aumento da motivação do criador em finalizar o projeto.
Hoje boa parte do que se encontra do Inkey pela internet foi divulgado por outras pessoas que jogaram e gostaram, e também uma coisa que contribuiu bastante pra esses resultados no Google foi a parceria com a Jogos Indie e o review que fizeram do jogo, aquilo passou pra diversos outros sites e aumentou o número de resultados na pesquisa do Google. :XD:
Sem querer cheguei até aqui (na verdade, me chamou atenção a sua assinatura, Nandikki, e eu quis conferir).
De grande valia essa série de tópicos. Destaco esse último porque realmente, o público do jogo é fundamental. Não há público se não houver a divulgação necessária, e esta só acontece se houver empenho e dedicação por parte do criador.
Citação de: Nandikki online 05/07/2015 às 00:10
Dependendo do seu tempo na comunidade você pode lembrar do projeto Boleiros (http://centrorpg.com/index.php?topic=1388.0). O que poucos sabem é que o projeto teve mais de 15 mil visualizações nos três primeiros dias depois de postado, e que arrastou em média 200 visitantes únicos por dia durante o período que permaneceu ativo. Não o bastante, o projeto foi suficiente para fazer as pessoas se cadastrarem no fórum apenas para acompanharem ou comentarem o tópico. É inegável dizer que MakerOusado (autor de Boleiros) quadruplicou os acessos diários da comunidade com apenas um tópico (volto a destacar: durante o período que permaneceu ativo). Mas como ele conseguiu tal façanha?
A última dica. Posso afirmar com todas as letras que MakerOusado usou e abusou da última dica desta matéria. Pesquise no Google por Boleiros - Become a Legend, se duvidar. Tem lotes de fotos do projeto dele. MakerOusado divulgou seu projeto em todo lugar onde havia um rabo de saia, e os simpatizantes do projeto também divulgaram, e assim houve uma avalanche. O projeto se popularizou.
Fico lisonjeado com a citação. :*-*: :*-*:
Na época do projeto Os Boleiros, eu (MakerOusado) era administrador, e fundador, de duas grandes páginas de futebol no facebook, como também
criador de conteúdo em outras três. Dessas últimas eu cito a antiga
Neimar, que inspirou o projeto. Somando os curtidores de todas as páginas mencionadas, acredito que chegava próximo de 200 mil pessoas.
Depois de ter as primeiras ideias sobre o jogo e desenvolvê-las, comecei a trabalhar com elas no RPG Maker XP. Não muito tempo depois eu criei o tópico do projeto aqui no fórum, me preocupei em deixar tudo bonito e organizado, já com o intuito de divulgar nas páginas também, e foi o que fiz... Criei imagens pra publicar nas páginas, com um link na descrição que redirecionava aqui para o Centro RPG Maker... Queria ter várias pessoas acompanhando principalmente pra ter uma noção de "é uma ideia boa ou não?" "vai valer a pena o trabalho? alguém vai se interessar pelo meu jogo?" "de que forma posso melhorar"e etc.
Vendo por esse lado parece ser simples: oras, divulgando um projeto pra 200 mil pessoas é claro que vai ter muita repercussão. A questãpro é a ter esse público enorme no facebook eu tive que começar do zero, e as dicas que você publicou aqui eu utilizei nesse processo... Por muito, mas muuuuito tempo criando um bom conteúdo, socializando, divulgando em outros lugares, pedindo aos amigos (um a um) pra dar aquela força, compartilhando a página e o conteúdo a todo momento, ouvindo os seguidores e principalmente gostando do que eu fazia, eu cheguei ali... Aliás, quando se faz aquilo que se gosta, sua vontade supera qualquer cansaço ou dificuldade. :ok:
Citação de: 1fusinato online 19/09/2016 às 02:20
Sem querer cheguei até aqui (na verdade, me chamou atenção a sua assinatura, Nandikki, e eu quis conferir).
De grande valia essa série de tópicos. Destaco esse último porque realmente, o público do jogo é fundamental. Não há público se não houver a divulgação necessária, e esta só acontece se houver empenho e dedicação por parte do criador.
Citação de: Nandikki online 05/07/2015 às 00:10
Dependendo do seu tempo na comunidade você pode lembrar do projeto Boleiros (http://centrorpg.com/index.php?topic=1388.0). O que poucos sabem é que o projeto teve mais de 15 mil visualizações nos três primeiros dias depois de postado, e que arrastou em média 200 visitantes únicos por dia durante o período que permaneceu ativo. Não o bastante, o projeto foi suficiente para fazer as pessoas se cadastrarem no fórum apenas para acompanharem ou comentarem o tópico. É inegável dizer que MakerOusado (autor de Boleiros) quadruplicou os acessos diários da comunidade com apenas um tópico (volto a destacar: durante o período que permaneceu ativo). Mas como ele conseguiu tal façanha?
A última dica. Posso afirmar com todas as letras que MakerOusado usou e abusou da última dica desta matéria. Pesquise no Google por Boleiros - Become a Legend, se duvidar. Tem lotes de fotos do projeto dele. MakerOusado divulgou seu projeto em todo lugar onde havia um rabo de saia, e os simpatizantes do projeto também divulgaram, e assim houve uma avalanche. O projeto se popularizou.
Fico lisonjeado com a citação. :*-*: :*-*:
Na época do projeto Os Boleiros, eu (MakerOusado) era administrador, e fundador, de duas grandes páginas de futebol no facebook, como também criador de conteúdo em outras três. Dessas últimas eu cito a antiga Neimar, que inspirou o projeto. Somando os curtidores de todas as páginas mencionadas, acredito que chegava próximo de 200 mil pessoas.
Depois de ter as primeiras ideias sobre o jogo e desenvolvê-las, comecei a trabalhar com elas no RPG Maker XP. Não muito tempo depois eu criei o tópico do projeto aqui no fórum, me preocupei em deixar tudo bonito e organizado, já com o intuito de divulgar nas páginas também, e foi o que fiz... Criei imagens pra publicar nas páginas, com um link na descrição que redirecionava aqui para o Centro RPG Maker... Queria ter várias pessoas acompanhando principalmente pra ter uma noção de "é uma ideia boa ou não?" "vai valer a pena o trabalho? alguém vai se interessar pelo meu jogo?" "de que forma posso melhorar"e etc.
Vendo por esse lado parece ser simples: oras, divulgando um projeto pra 200 mil pessoas é claro que vai ter muita repercussão. A questãpro é a ter esse público enorme no facebook eu tive que começar do zero, e as dicas que você publicou aqui eu utilizei nesse processo... Por muito, mas muuuuito tempo criando um bom conteúdo, socializando, divulgando em outros lugares, pedindo aos amigos (um a um) pra dar aquela força, compartilhando a página e o conteúdo a todo momento, ouvindo os seguidores e principalmente gostando do que eu fazia, eu cheguei ali... Aliás, quando se faz aquilo que se gosta, sua vontade supera qualquer cansaço ou dificuldade. :ok:
MakerOusado, voltei para a comunidade um dia após seu comentário, que coincidência. É uma honra ser respondido numa matéria pelo próprio homenageado dela. Fico muito feliz por ter gostado da matéria!