O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[MV] Problemas com plugin de zoom, essencial para projeto

Iniciado por Marcus, 13/12/2022 às 13:29

13/12/2022 às 13:29 Última edição: 13/12/2022 às 13:53 por Marcus
Bom galera, eu estou trabalhando em um projeto que depende de um sistema de zoom, particularmente com a capacidade de fazer zoom out, para estabelecer a atmosfera. Inicialmente, quando eu comecei o projeto, eu encontrei o plugin MBS_MapZoom ( link ) que, em termos estéticos e funcionais do zoom que ele faz, eu achei ideal. Pouco depois de implementar o plugin, porém, eu encontrei um único problema que infelizmente torna o uso do plugin inviável para mim. Por algum motivo, quando eu uso o MBS_MapZoom para fazer zoom out, eventos em movimento simplesmente quebram quando chegam perto demais das bordas do mapa (vídeo 1). Eu não sei programação, eu não sei código, eu imagino que isso se dê a algum problema com o tilemap mas é apenas um palpite de leigo.

O que faz o MBS_MapZoom tão valioso para mim é o seguinte: o plugin faz zoomout relevando mais mapa, que é o motivo de eu querer um plugin de zoom em primeiro lugar; ainda por cima, ele ajusta a câmera, independente do fator zoom, para respeitar as bordas do mapa (vídeo 1). O MBS_MapZoom é a mais elegante e intuitiva maneira de eu atingir o efeito desejado, mas devido a esse problema que ele causa com eventos, se torna inviável.

Depois de uma procura, eu encontrei apenas um outro plugin, tanto para MV quanto para MZ, que faz zoom out revelando mais mapa, é o SRD_CameraCore ( link ). Esse plugin, por sua vez, embora faça o que eu preciso, não ajusta a câmera para se limitar às bordas do mapa (vídeo 2). Depois de ainda mais procura, eu encontrei uma maneira de resolver isso combinando o SRD_CameraCore com outro plugin, o MRP_LockMapScroll ( link ). É trabalhoso, requer ajustes manuais em cada mapa e instância de zoom através de comandos de plugin, script calls, e coordenadas. Mas eu não tenho problema com o esforço se for para atingir o efeito que eu procuro. O grande problema que surgiu com o uso do SRD_CameraCore é que ele é incompatível com o Mog_Weather_EX ( link ), que é o plugin de efeitos de clima que eu uso, que eu também considero essencial para o projeto. Depois de muito caçar, eu encontrei um suposto patch ( link ) que resolve a incompatibilidade, mas nos meus testes aqui o patch não funciona. Também li que desabilitar a função "Zoom Pictures?" do SRD_CameraCore resolve a incompatibilidade, e de fato os plugins passam a funcionar em conjunto, mas os efeitos de clima do Mog_Weather_EX ficam distorcidos e com a origem errada, o que, novamente, torna o método não-funcional.

Existem outros plugins de efeito de clima, mas todos que eu encontrei são muito mais rudimentares que o do Mog, oferecem efeitos de clima muito simples e/ou limitados, inclusive o plugin de clima do Yanfly que além de ser muito menos variado que o do Mog, é pago (vergonhoso).

O sistema de zoom e o sistema de clima avançado são os dois únicos plugins dois quais eu não estou disposto a abrir mão. Eu estou quebrando a cabeça com isso. Então, eu preciso de uma de duas soluções:

Solução 1: Que modifiquem o MBS_MapZoom para resolver o problema que quebra o funcionamento dos eventos quando eles chegam perto das bordas do mapa;

Solução 2: Que modifiquem o SRD_CameraCore e/ou o Mog_Weather_Ex para que eles não tenham mais problemas de compatibilidade.

----

Vídeo 1: https://imgur.com/gro2HxD


Vídeo 2: https://imgur.com/kG227rz


Grato pela atenção meus amigos.

O galv têm outro plugin de zoom também.

Têm também o drowsepost Plugins - Map Camera Controller do canotun, encontrei esse e mais uma variedade grande de plugins dentro da tech demo false server, basicamente um compilado de plugins e sistemas feito pelo Sigmasuccour, ele têm canal do youtube e página no itch.

Não sei se posso por link aqui, mas existe o https://ovate.github.io/mvjs/ que organiza todos os plugins do MV citados no fórum oficial rpgmakerweb, caso precise procurar mais coisas, ele busca rapidamente e faz link com as páginas do fórum.

Outra dica prática se querer optar pelo plugin do SRDude, faça os mapas ao ponto que nunca veja as bordas, também tava fazendo uso dele para umas cenas e reparei que ele têm esse problema de bugar as bordas.

Citação de: paulojunior55 online 14/12/2022 às 20:14
O galv têm outro plugin de zoom também.

Têm também o drowsepost Plugins - Map Camera Controller do canotun, encontrei esse e mais uma variedade grande de plugins dentro da tech demo false server, basicamente um compilado de plugins e sistemas feito pelo Sigmasuccour, ele têm canal do youtube e página no itch.

Não sei se posso por link aqui, mas existe o https://ovate.github.io/mvjs/ que organiza todos os plugins do MV citados no fórum oficial rpgmakerweb, caso precise procurar mais coisas, ele busca rapidamente e faz link com as páginas do fórum.

Outra dica prática se querer optar pelo plugin do SRDude, faça os mapas ao ponto que nunca veja as bordas, também tava fazendo uso dele para umas cenas e reparei que ele têm esse problema de bugar as bordas.

Opa meu amigo muito obrigado pela resposta e pela ajuda, e desculpe pela demora pra responder. Venho olhando as sugestões que você fez, algumas inclusive com quais eu não tinha ainda me deparado, e feito testes. Pois parece que de fato para o problema que eu tenho não há solução tradicional pois o que dizem é que o zoom out fundamentalmente causa problemas com a biblioteca PIXI. Bom, de qualquer maneira foi ótimo poder confirmar as circunstancias, assim eu posso trabalhar de acordo com as cartas que eu tenho.

Além disso eu encontrei vários plugins interessantíssimos pelos criadores que você mencionou, e alguns inclusive já implementei. Muito grato pela sua disposição a me auxiliar, um forte abraço!