O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Indie Game Making Contest 2018

Iniciado por Geraldo de Rívia, 26/10/2018 às 22:25


Saudações, galera!

O Indie Game Making Contest (ou IGMC) é uma Game JAM anual realizado pela Degica, editora do RPG Maker. O principal objetivo deste concurso é incentivar os desenvolvedores a terminarem seus jogos, pois nele você tem um mês para criar um jogo de, no mínimo, uma hora de duração. Valem qualquer gênero e qualquer ideia que você tenha, e além disso terá a chance de sair vencedor, com um prêmio em dinheiro bem bacana.


REGRAS

• O desenvolvimento dos projetos participantes devem ter início após o começo do concurso, no dia 29 de outubro de 2018. Recursos já existentes e mesmo que não foram desenvolvidos especificamente para este evento podem ser utilizados;
• Os jogos devem ser enviados até a meia-noite do dia 29 de novembro de 2018. Evite enviar no último minuto para evitar a ocorrência de erros ou atrasos, pois participações enviadas após a data não serão aceitas;
• Qualquer programa (engine) pode ser utilizada;
• Os juízes têm a obrigação de avaliar apenas uma hora de jogo, ainda que possam jogar mais do que esse tempo caso queiram;
• Você deve ter os direitos de uso de cada software e recurso que utilizará. Caso utilize recursos de terceiros, inclua em seu jogo um arquivo de texto creditando os autores;
• Não há limite de tamanho para uma equipe, porém tenha em mente que o prêmio será entregue somente ao publicador do projeto;
• Você pode estar envolvido em até dois projetos, ou seja, você pode enviar duas participações; enviar uma e participar diretamente de outra, ou; participar diretamente de duas. Caso alguma participação utilize recursos seus mas você não esteja envolvido com ela diretamente, como no caso de comissões, esta não será contada como uma participação;
• Todos arquivos necessários para a execução do jogo devem estar contidos nele. Jogos que não executarem por falta de arquivos serão desclassificados;
• Não é permitido incluir temas 18+. Você pode ver melhor sobre essa diretriz e esses temas clicando aqui;
• Qualquer forma de plágio causará desqualificação do projeto;
• Os jogos devem estar em inglês. Outras linguagens podem estar inclusas, mas a única requerida é o inglês;
• Os jogos devem ser executáveis em sistemas operacionais Windows 7 e superiores;
• Os juízes do concurso podem penalizar ou desclassificar uma participação mediante uma razão, mesmo que não inclusa nas acima.

A Degica terá prioridade de publicação dos jogos vencedores nas categorias Escolha Popular, Escolha da Degica e Escolha do Youtuber.

Mais informações podem ser encontradas na publicação oficial.


E aí, galera, quem vai tentar? Lembro que ano passado eu estava com um projeto, mas não sei se comecei a fazê-lo para este concurso... sei que parei por ter que mudar de cidade. Mas pretendo tentar participar esse ano. Recorrentemente vem alguma ideia de joguinho na cabeça e uns eventos assim são bons para colocá-la em prática.

 Muito maneiro. Isso impulsiona a galera a utilizar o RPG Maker, principalmente por esses prêmios calorosos. Talvez eu tente algo, mas tenho estado um pouco desanimado com a produção de jogos nesses últimos tempos. Boa sorte para todos que participarem e obrigado por trazer para cá Gerar.

Ano passado surgiu muita coisa legal desse evento. Não sei se vou conseguir participar, em um mês não consigo criar todos os recursos para um jogo de uma hora, mas é uma boa oportunidade. O pessoal daqui que estiver com tempo bem que poderia montar umas equipes e brincar por lá.  :lol:

Ah, eles divulgam os critérios de avaliação. Alguns pontos são bem vagos, mas dá pra ter uma ideia.

Interessante. Não sei se terei tempo para participar mas não custa tentar.

Pow abri o fórum justamente pra divulgar isso hauahauahau)
Po eu quero muito participar! Eles ainda vão lançar um tema ne?
Acabei de sair de uma jam e foi bem cansativo pra mim. Gostaria de até corrigir alguns bugs nela. Mas daí surgiu essa jam com prêmios bem bacanas. E mesmo que não ganhe é sempre uma boa experiência.
Eu estou pensando em participar sim. Tenho que ver qual é o tema primeiro pra ver se engatilho fácil. Mas já tenho muitas ideias pra muitos jogos arquivadas, esperando oportunidade. Vamos ver qual vai ser!

Tema? Creio que o IGMC sempre foi aberto. Ao menos não vi nada nas regras sobre isso.  :math:

Citação de: Corvo online 28/10/2018 às 07:48
Tema? Creio que o IGMC sempre foi aberto. Ao menos não vi nada nas regras sobre isso.  :math:

Ue!!! Qualquer tema então?! É livre?!?!?! =O
É que achei q todas as jams tinham um tema.
Realmente é livre? =O

Lembrando que é um concurso de um mês, não uma jam. Tu pode fazer o jogo que quiser e torcer pra ganhar alguma coisa :feelsbatman:

Citação de: Sotelie online 28/10/2018 às 15:05
Lembrando que é um concurso de um mês, não uma jam. Tu pode fazer o jogo que quiser e torcer pra ganhar alguma coisa :feelsbatman:

Aham! Obrigado!!!

Desculpe perguntar, mas pode enviar para o concurso um jogo feito num programa ou engine pirata?

Citação de: razier online 28/10/2018 às 18:27
Desculpe perguntar, mas pode enviar para o concurso um jogo feito num programa ou engine pirata?
Sobre uma "investigação" em outra engine eu não poderei te informar, mas o RPG Maker pode ter algo no próprio programa que certifique sua autenticidade. Uma vez que a própria publicadora do programa está entre os organizadores do evento, ela poderá querer se certificar disso e certamente terá ferramentas para desencriptar ou realizar qualquer outro processo para verificar que se trata de uma versão legítima do programa.
Várias vezes vi dizerem no fórum oficial que tinham como fazer essa verificação, mas sempre encarei como um blefe. Porém, dessa vez, como disse, a publicadora está no meio e o prêmio é bem alto, imagino que esse cuidado por parte deles deverá ser tomado. Mas meu receio sobre isso é mais em relação ao RPG Maker MV, que recebeu várias atualizações e é o foco atual. Imagino que não tenham tido essa preocupação nas versões antigas e sejam um pouco mais desleixados com elas.
Eu não arriscaria participar, talvez fizesse o projeto somente para aproveitar. Tu pode dar uma olhada em outros programas caso queira competir com segurança. O porém é pegar uma em que tu não tenha conhecimento nenhum.

Entendo, obrigado pela resposta. :XD:

Participei do anterior e pretendo sim participar dessa  :wow: :wow:
Já estou com um projeto em mente mas não sei se terei tempo suficiente de fazer, provavelmente terá mecânicas que não vou conseguir fazer em tempo hábil sem a ajuda dos senhores  :ded:





 Estou com uma dúvida. Eu estava lendo o regulamento e as regras e eles querem os direitos de publicação do projeto vencedor por 3 anos, o que eles ganham com isso? Que tipos de direitos o ganhador terá com a publicação feita por eles na STEAM?

Citação de: Speed online 06/11/2018 às 17:08
Estou com uma dúvida. Eu estava lendo o regulamento e as regras e eles querem os direitos de publicação do projeto vencedor por 3 anos, o que eles ganham com isso? Que tipos de direitos o ganhador terá com a publicação feita por eles na STEAM?
Eles ganham os lucros das vendas de um jogo sem ter o trabalho de fazê-lo. Pelo que entendi, vencendo e sendo escolhido por eles para publicação, o vencedor e eles entram em um acordo, majoritariamente para a divisão dos lucros, vamos supor aqui, 50% para cada um, imaginando que eles receberiam o valor e te repassariam o valor relativo, com demostrativos e tudo certinho, afinal deve ser um acordo judicial e talvez o desenvolvedor "lucre" nessa parte por não lidar diretamente com a venda e ficar livre desses impostos à ela ligada (não sei ao certo se a Steam debita isso do valor repassado quado tu publica diretamente.
Da lado do desenvolvedor, a publicadora investe com divulgação, marketing e no regulamento do evento ainda citam que ela pode ajudar em algo no projeto, como tu precisar de algum programador ou artista para desenvolver recursos para o jogo. Claro que essa verba é limitada, tu não pode pedir mundos e fundos. Mas em compensação por oferecer uma IP nova e um jogo pronto, tu vai poder contar com uma divulgação e consequentemente um alcance maior, que talvez tu não atingisse de lançasse o jogo sozinho.