O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Como funcionam os direitos autorais para músicas em games?

Iniciado por Myzhuk, 09/10/2021 às 15:23

Bem, alguns anos atrás era muito comum ver músicas de RPG's clássicos sendo utilizadas em jogos de RPG Maker e afins. Hoje em dia não tenho mais noção se ainda é comum. Minha dúvida é: como funciona isso hoje em dia? Com os esquemas de se vender games em plataformas como Steam, por exemplo. Se você utilizar um cover, ou remixar uma música de outro game, inflige direitos autorais diretamente?

Sim, infringe. Tudo fica mais complicado quando dinheiro está envolvido, você precisa ter os direitos de todos os recursos que usa em seu jogo, especialmente se for um projeto comercial. O problema de direitos autorais é que, dependendo do país, as leis não são muito claras. Alguns países nem mesmo possuem o conceito de direito autoral.

Música é outro grande problema. Lembro que a Fauna recebeu copyright strike durante uma stream de Spore. Embora ela tivesse obtido permissão para gravar o jogo, houve uma parte em que uma música com copyright separado começou a tocar por cerca de 10 segundos e ela perdeu monetização por conta disso. O problema é que embora a EA tivesse permissão de usar a música no jogo, isso não dá permissão para outras pessoas usarem (em stream, por exemplo). Uma situação bem chata mas que acontece.

- Aviso obrigatório de que não sou advogado.

Citação de: Syureri online 09/10/2021 às 16:47
Sim, infringe. Tudo fica mais complicado quando dinheiro está envolvido, você precisa ter os direitos de todos os recursos que usa em seu jogo, especialmente se for um projeto comercial. O problema de direitos autorais é que, dependendo do país, as leis não são muito claras. Alguns países nem mesmo possuem o conceito de direito autoral.

Música é outro grande problema. Lembro que a Fauna recebeu copyright strike durante uma stream de Spore. Embora ela tivesse obtido permissão para gravar o jogo, houve uma parte em que uma música com copyright separado começou a tocar por cerca de 10 segundos e ela perdeu monetização por conta disso. O problema é que embora a EA tivesse permissão de usar a música no jogo, isso não dá permissão para outras pessoas usarem (em stream, por exemplo). Uma situação bem chata mas que acontece.

- Aviso obrigatório de que não sou advogado.

Entendi, isso esclarece bastante as coisas, valeu! O ideal é fazermos nossas próprias músicas então, ou contratar alguém para produzir!

09/10/2021 às 20:57 #3 Última edição: 09/10/2021 às 21:10 por GustavoF
Citação de: Myzhuk online 09/10/2021 às 18:46
Entendi, isso esclarece bastante as coisas, valeu! O ideal é fazermos nossas próprias músicas então, ou contratar alguém para produzir!

Cara, se você não se importar há músicas que você pode utilizar sem se preocupar com direitos autorais ao vender um jogo, por exemplo aquelas bem clássicas usadas em diversos desenhos animados, filmes, até jogos também, tem um jogo chamado cell to singularity que não possui nenhuma ou quase nenhuma música própria, a maior parte do jogo é de músicas clássicas gratuitas, acho que comprou algumas também. Você pode tentar procurar em diversos sites por músicas gratuitas, mas tem que procurar direitinho mesmo, vasculhando de cabo a rabo pra ver se está livre de direitos autorais, as vezes você consegue montar um jogo comercial excelente todinho só com conteúdo gratuito disponibilizado pela comunidade.

Citação de: GustavoF online 09/10/2021 às 20:57
Cara, se você não se importar há músicas que você pode utilizar sem se preocupar com direitos autorais ao vender um jogo, por exemplo aquelas bem clássicas usadas em diversos desenhos animados, filmes, até jogos também, tem um jogo chamado cell to singularity que não possui nenhuma música própria, utilizou a maior parte de músicas clássicas gratuitas, acho que comprou algumas também. Você pode tentar procurar em diversos sites por músicas gratuitas, mas tem que procurar direitinho mesmo, vasculhando de cabo a rabo pra ver se está livre de direitos autorais, as vezes você consegue montar um jogo comercial excelente todinho só com conteúdo gratuito disponibilizado pela comunidade.

Vou fazer uma busca mano, obrigado! Dei uma olhada nesse game, ficou show mesmo!

10/10/2021 às 11:42 #5 Última edição: 10/10/2021 às 11:43 por Metthink
Assim cara, eu tenho 2 jogos (postados aqui na comunidade e em varias comunidades, inclusive gringas). Eu uso músicas de Final Fantasy nas batalhas do meu jogo e uma música de Chrono Cross no título do meu jogo. Não vou deixar do jeito que está, tanto que estou procurando músicas pra substituir, mas está na nuvem desde 2017 com todas essas músicas tiradas de FF e Chrono Cross. Meus jogos são gratuitos, nunca que eu vou monetizar um negocio desse cheio de musica da Square-enix. Aliás, alguém tem o link de uma página boa de músicas pra RPGM?

Jogue e se aventure num mundo de fantasia e ficção científica interligados a um mesmo universo