O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Casa pixel art + dúvida

Iniciado por Crewyvern, 16/09/2020 às 14:03

Boa tarde pessoas, como estão? Espero que bem. Hoje fiz essa casinha em pixel art e queria a opinião de vocês, se possível claro. Mais uma dúvida que tenho, séria mais viável criar as casas completas desse jeito (já que você tem mais liberdade para detalhar e etc) ou criar tile por tile? O que vocês acham?


Referência:

Depressão sem obsessão, pulsos livres da dor, tristeza confusa, felicidade sem sentido, ânimo e desânimo, raiva momentânea e a solidão sempre presente...até que a morte os separe, amém.

Gostei bastante da casa! Mandou bem nas texturas e na perspectiva.

Minha única sugestão seria diminuir um pouco a altura da parede pra que o posicionamento das janelas fique mais proporcional. Talvez colocar uma janelinha a mais ali no meio ajude a deixar as coisas um pouco mais harmoniosas também.

Sobre a questão da praticidade em usar tilesets, depende muito do caso. Casas feitas com base em tileset vão te limitar na hora de fazer a perspectiva e deixar a construção do jeito que você quer, mas ao mesmo tempo são mais versáteis para se usar em cenários de mapeamento diferentes. Dependendo do jogo, vale mais a pena fazer uns 3 ou 4 modelos pré-definidos e variações deles do que criar um tileset inteiro.

17/09/2020 às 12:05 #2 Última edição: 17/09/2020 às 12:06 por Crewyvern
Citação de: Lord Wallace online 16/09/2020 às 14:14
Gostei bastante da casa! Mandou bem nas texturas e na perspectiva.

Minha única sugestão seria diminuir um pouco a altura da parede pra que o posicionamento das janelas fique mais proporcional. Talvez colocar uma janelinha a mais ali no meio ajude a deixar as coisas um pouco mais harmoniosas também.

Opa, bom dia Lord Wallace, muito obrigado pelas dicas, isso sempre me ajuda de verdade. Vou tentar melhorar a casinha e seguir as suas dicas.

CitarSobre a questão da praticidade em usar tilesets, depende muito do caso. Casas feitas com base em tileset vão te limitar na hora de fazer a perspectiva e deixar a construção do jeito que você quer, mas ao mesmo tempo são mais versáteis para se usar em cenários de mapeamento diferentes. Dependendo do jogo, vale mais a pena fazer uns 3 ou 4 modelos pré-definidos e variações deles do que criar um tileset inteiro.

Eu realmente pensei nisso, sobre as limitações que posso enfrentar, e também, nunca cheguei a usar esse tipo de tile pronto, é uma situação difícil agora, já que consegui ter um resultado melhor, diferente de criar tile por tile, mas, como você disse depende do jogo. Talvez eu devesse testar na prática, tentar dos dois jeitos ou como você disse, ter alguns modelos e ver qual séria a melhor opção para mim. Obrigado mais uma vez e desculpa se não respondi tudo o que você me disse.
Depressão sem obsessão, pulsos livres da dor, tristeza confusa, felicidade sem sentido, ânimo e desânimo, raiva momentânea e a solidão sempre presente...até que a morte os separe, amém.

Acho que fora a já citada altura da parede, tua arte seguiu bem as características da que tomou como referência. Eu acho que ficou com aspecto mais "sujo", que eu não agrado, mas que em contrapartida deu a textura de madeira. Também não sou fã desse padrão utilizado no telhado (perceba que ele não ajuda em dar volume às telhas) e em linhas pretas contornando elementos (como as janelas e as faces do telhado) porque elas tornam a arte mais animalesca, afinal na vida real não há linhas pretas delimitando as coisas. Entretanto tua referência usa dessas características.

Quanto à usar tile ou não, realmente pixelar a casa inteiriça te dá liberdade para tornar cada uma única, com detalhes singulares, mas isso também acarreta em mais trabalho e também denota maior apreço, pra mim, do autor em relação à arte. Por tiles tu pixela menos, reaproveita mais e com isso reduz seu trabalho. Não necessariamente tu vai ter casas iguais, pois por termos várias camadas para mapear isso permite acrescentar níveis de detalhes e dependendo do quão modular tu faça os tiles, tu consegue chegar em vários formatos de casa também. Claro que também depende da dimensão do teu projeto, dos deus cenários; centenas de casa eu acho que torna a opção de fazer uma a uma impraticável.

18/09/2020 às 09:37 #4 Última edição: 18/09/2020 às 09:38 por Crewyvern
Citação de: Geraldo de Rívia online 17/09/2020 às 19:05
Acho que fora a já citada altura da parede, tua arte seguiu bem as características da que tomou como referência. Eu acho que ficou com aspecto mais "sujo", que eu não agrado, mas que em contrapartida deu a textura de madeira. Também não sou fã desse padrão utilizado no telhado (perceba que ele não ajuda em dar volume às telhas) e em linhas pretas contornando elementos (como as janelas e as faces do telhado) porque elas tornam a arte mais animalesca, afinal na vida real não há linhas pretas delimitando as coisas. Entretanto tua referência usa dessas características.

Bom dia Geraldo de Rívia, muito obrigado por tudo que falou! Sobre o telhado, quando assisti uns tutoriais a um tempo, vi esse padrão que ele costumava a fazer e ficou bem legal, mas olhando bem, o meu ficou um tanto quanto estranho, ainda não sei me comportar muito bem nessa parte, é meio confuso. E sobre as linhas pretas, eram para ser só o rascunho, mas no final acabei optando por deixá-las e apesar de achar bonito assim, ainda sim prefiro usar cores próximas.

Citar
Quanto à usar tile ou não, realmente pixelar a casa inteiriça te dá liberdade para tornar cada uma única, com detalhes singulares, mas isso também acarreta em mais trabalho e também denota maior apreço, pra mim, do autor em relação à arte. Por tiles tu pixela menos, reaproveita mais e com isso reduz seu trabalho. Não necessariamente tu vai ter casas iguais, pois por termos várias camadas para mapear isso permite acrescentar níveis de detalhes e dependendo do quão modular tu faça os tiles, tu consegue chegar em vários formatos de casa também. Claro que também depende da dimensão do teu projeto, dos deus cenários; centenas de casa eu acho que torna a opção de fazer uma a uma impraticável.

Compreendo. Sei que teria mais trabalho e levaria um tempo maior, ainda mais se tratando de alguém como eu, bem lesma. Por um lado eu fico mais tranquilo, como você disse temos várias camadas, e o MZ (claro que tem o XP tbm) tem um controle real sobre as camadas, então séria uma boa alternativa ver o quanto eu consigo detalhar ao ponto de ficar satisfeito com o resultado que chegue próximo do que pretendia. Mas se eu fosse usar as casas prontas, não séria em um projeto grande, meu intuito é criar um jogo pequeno com recursos gráficos inteiramente autorais. Obrigado novamente e repetindo o que já tinha falado, desculpa se não cheguei a responder tudo kk.
Depressão sem obsessão, pulsos livres da dor, tristeza confusa, felicidade sem sentido, ânimo e desânimo, raiva momentânea e a solidão sempre presente...até que a morte os separe, amém.