O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Toada Brava!

Iniciado por mat_graz, 02/03/2020 às 14:44

02/03/2020 às 14:44 Última edição: 11/03/2021 às 17:27 por mat_graz


     Toada Brava é um RPG de aventura num mundo fantástico tropical baseado no Brasil, contando a história da busca por identidade, emancipação e liberdade de um grupo formado por um macaco serelepe, uma loba-guará andarilha, um morcego boêmio e suas façanhas para libertar o continente dominado pela abjeta corporação de vassalos de um ominoso demônio gigante.
O objetivo num primeiro momento é produzir uma dungeon para testar as mecânicas e jogabilidade e depois disso partir para produção do jogo completo.


     Batalhas e Estratégias: Para evitar a repetitividade, será comum nas batalhas o jogador ter que explorar as fraquezas do inimigo para conseguir causar dano. Por exemplo, um inimigo besouro pode entrar no modo de defesa e todo dano causado a ele é reduzido a zero, mas se o personagem usar um ataque 'gancho', o inimigo fica de barriga pra cima, incapaz de atacar por alguns turnos, ficando completamente vulnerável a ataques.

     Efetividade de Dano e Matérias: Além de uma mecânica customizada de luta, cada personagem e inimigo tem vantagens e desvantagens elementais, representadas pela Matéria. Água/ Fogo/ Terra/ Ar/ Gravidade e Eros são alguns exemplos de forças naturais que possuem efetividade ou resistência entre si.
Não apenas os ataques elementais possuem vantagem ou desvantagem, ataques comuns são divididos em Tipos de Dano. São eles: Contusão/ Perfuração/ Corte/ Explosão. Cada inimigo tem mais ou menos fraqueza a um desses tipos. Por exemplo: um inimigo que seja um grande abacaxi possui uma casca muito grossa e absorve danos de contusão, mas é muito fraco a danos de corte e perfuração, que conseguem penetrar sua camada superficial.

      Ferramentas: Apesar de começar com uma enxada enferrujada, o jogador encontrará diversas ferramentas durante a aventura. Cada uma delas tem um Tipo de Dano específico: a enxada, por exemplo, tem os danos de Contusão/Perfuração/Corte equilibrados; já o Martelo é +CON/-PER/-CRT; o Forcado é +PER/-CON/-COR; a Foice é +COR/-PER/-CON, e assim em diante.
Mas as ferramentas não servem apenas para batalhas, elas servem para a exploração do overworld, abrindo caminhos ou para interação com o cenário. A Foice serve para carpir o mato alto e abrir novos caminhos, o Martelo serve para quebrar pedras pequenas bloqueando o caminho, o Forcado pode ser usado para pegar frutas das árvores para seu inventório.

     Fases Bônus: Em toda dungeon, antes do encontro final com o Chefão, o jogador pode encontrar uma fase bônus criada por uma misteriosa entidade com cara de palhaço que tem prazer em desafiar viajantes desavisados. Seu poder é capaz de gerar uma nova fase muito similar à dungeon, mas com a dificuldade muito mais elevada. Ele espera os viajantes mais ambiciosos atrás de uma porta escondida nas fases, onde é capaz de gerar sua simulação maldita. O preço de perder o desafio é ficar preso eternamente dentro do seu jogo.

     Frutas de Cura: Estas são itens especiais com propriedades de cura que o jogador carrega consigo e pode morder para recuperar sua vida.  Algumas delas ainda possuem um efeito adicional como aumentar defesa temporariamente, ou a velocidade do usuário, por exemplo. O jogador é capaz de carregar apenas uma fruta de cura por vez no inventório e pode dar até duas mordidas nela para desfrutar de seus efeitos. As frutas se regeneram e podem ser usadas novamente quando é encontrado um Ponto de Descanso..[/size]

Scripts usados:
YEP: CoreEgine, BattleEgineCore, AnimatedSVEnemies
SVActorPosition


     A maior referência desse projeto é, com certeza, Chrono Trigger, especialmente no que toca história, personagens, visual, ritmo. Eu e muitas pessoas somos órfãos daquele feeling do Chrono Trigger, uma história simples, personagens carismáticos, sistemas fáceis de entender, uma trilha sonora extremamente memorável... meu objetivo é conseguir capturar esse sentimento.
Além disso, tem fortes influências de: Pokémon (especialmente as primeiras gerações) nos designs de monstro e sistema de batalha; Donkey Kong Country nos designs de personagem, cenários, design de fase e trilha sonora; Cuphead, que foi a faísca que me deu a ideia de fazer um jogo com acabamento de série 2D, só que ao invés de me matar animando no papel, posso fazer mais e com menos animando no Adobe Animate; Hollow Knight na filosofia de design, narrativa e exploração do mundo.


Sou character designer e storyboarder (com dedinho de animador) e trabalho há 4 anos na indústria de animação num estúdio de São Paulo capital. Já trabalhei em projetos como Cupcake & Dino - General Services (Netflix), Oswaldo (Cartoon Network), Clube da Anittinha (Gloob), entre outros.

[OK!]  Produção de assets básicos de charset, tileset, battler e trilha de batalha
[Em execução]  Desenvolvimento das mecânicas de batalha
[ ]  Level design e Mapeamento

Vou deixar um vídeo de amostra da batalha,algumas animações já feitas e a trilha de batalha:





Obrigado por ler este post!
Sigam o Toada Brava no Twitter: twitter.com/toadaBrava
e no Instagram: instagram.com/toadabrava
para acompanhar as novidades. :wow:

PS: No momento estou procurando por um programador que queira fazer collab comigo, se você é um programador e gosto do projeto,
confira o Post de Recrutamento


Bela definição de capinar a horta haha.
É bem interessante, gostei das plantas. Como você já havia divulgado este vídeo, faltaram algumas imagens pra mostrar o progresso. Vou esperar ao menos uma demonstração pra comentar melhor, quero ver como tu coloca isso pra funcionar. Boa sorte. :D

Citação de: Corvo online 02/03/2020 às 15:11
Bela definição de capinar a horta haha.
É bem interessante, gostei das plantas. Como você já havia divulgado este vídeo, faltaram algumas imagens pra mostrar o progresso. Vou esperar ao menos uma demonstração pra comentar melhor, quero ver como tu coloca isso pra funcionar. Boa sorte. :D

Pior que por enquanto eu tenho só essas animações dentro da batalha, eu preciso ainda fazer o overworld, mas vou postando tudo aqui!

Como é bom ver esse projeto com gostinho Brasileiro e melhor ainda... com qualidade :br:
Espero de verdade que consiga realizar o game, no aguardo de mais conteúdo, estarei acompanhando o projeto!

Boa sorte!
Até mais :ok:

ja namoro esse projeto desde do dia q vi esse video hahaha. com certeza é um projeto q irei acompanhar.

Babando nesse projeto também, quando tiver qualquer animação pronta já posta aí pra gente ver! :D

Eu já havia visto esse projeto em algum lugar (ou apenas o video)! Ta muito incrível! Hahahaha
Queria dar os parabéns por cada animação e pelo quão suave está o sistema de batalha.

Se aceita uma sugestão, as animações estão um pouquiiiiinho demoradas. Se as batalhas forem frequentes, elas tendem a demorar demais por conta das animações. Se conseguir equilibrar bem isso, vai ficar melhor do que já está!

Citação de: Eliyud online 03/03/2020 às 21:06
Eu já havia visto esse projeto em algum lugar (ou apenas o video)! Ta muito incrível! Hahahaha
Queria dar os parabéns por cada animação e pelo quão suave está o sistema de batalha.

Se aceita uma sugestão, as animações estão um pouquiiiiinho demoradas. Se as batalhas forem frequentes, elas tendem a demorar demais por conta das animações. Se conseguir equilibrar bem isso, vai ficar melhor do que já está!

Pode crer, eh um bom feedback! Eu vou testar diminuindo o numero de frames que eles demoram pra ser move, se der pra resolver só com isso vai ser perfeito

Que delícia de projeto. Adorei a arte dele e as coisas que li sobre.
Parabéns pelo progresso até agora e boa sorte no desenvolvimento.
Fé.

05/03/2021 às 17:22 #9 Última edição: 05/03/2021 às 18:12 por Crixus
Que lindo cara, eu fiquei pensando, por que você não fez um jogo mais como Paper Mario ou Beat'em Up ao invés de TopView (Padrão dos RPG de consoles clássicos)?
Usando todos com os gráficos de mapa assim:


Só uma ideia mesmo.

Na vdd por dois motivos mt expressivos que são 1) O jeito q eu enxergo a história e narrativa pra esse jogo é no formato de RPG (no caso Paper Mario poderia ser pq eh RPG); mas a maior de todas é 2) Eu não sei escrever sequer 01 linha de código kkkk o RPG Maker é minha unica possibilidade de fazer algo

Inclusive to querendo muito achar um programador q queira fazer collab pq vai dificil fazer um negocio bacana sem saber debugar os problemas. Máximo q eu sei eh botar notetag nos plugin do yanfly hahaha e só

Quem souber de alguém dá um salve, eu to pra fazer um tópico em recrutamento em breve tb

05/03/2021 às 21:08 #11 Última edição: 05/03/2021 às 21:14 por Crixus
Mas eu não disse pra não usar o Rpg Maker, a ideia já foi aplicada antes sem qualquer linha de código, tudo adaptado com imagens e eventos de Rpg Maker. Claro que à essa altura do campeonato não compensaria.

Gostei dos demais personagens protagonistas que você mostrou no IG.

Passando para dar a atualização de que Toada Brava está procurando programador,
caso alguém se interesse dá uma olhadinha no Post de Recrutamento!
:link: