O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

RPG Maker World (Recriando em outra engine)

Iniciado por Steam Enemy, 15/11/2020 às 01:58

15/11/2020 às 01:58 Última edição: 02/12/2020 às 19:28 por Steam Enemy
 Como todo mundo sabe, o RPG Maker permite que você crie infinitos mundos, mas ele também tem o seu próprio mundo.
Eu chamo de RPG Maker World - O Mundo do RTP.

Engine de criação: Do MV pro MZ.
Gênero: RPG de aventura.
Idade para jogar: Livre para todas as idades.

[box2 class=titlebg title=                                                                                                                        História:] Na madrugada de uma cidade, um garoto estava tentando fazer seu primeiro jogo no RPG Maker quando do nada ele ouve uma voz estranha saindo do seu computador, de repente ele é levado para um mundo medieval e lá encontra Haroldo,(ou Harold no inglês) um dos heróis do RTP do RPG Maker MV. Haroldo conta para ele que o "mundo rpg maker" está em tempos sombrios por causa de 4 cavaleiros que querem ressuscitar Darklord, um antigo demônio que buscava poder para dominar não só o mundo rpg maker mas o mundo real também. Agora o personagem deve buscar 4 esferas do dragão elementais antes dos cavaleiros para impedir a ressurreição de Darklord e poder voltar para casa.[/box2]


                                                                                                                       Screenshots:
Spoiler






[close]

Download Beta 2:
http://www.mediafire.com/file/sb1q7fnn0v9bxu5/RPG+Maker+World.rar/file
Um dia, eu irei destruir a humanidade!

Rapaz pode ser interessante, vamos ver como tu vai produzir.

O conteúdo do RTP é bem vasto, mas muita gente hoje em dia desvaloriza ele bastante por conta de ser assets padrões, mas com uma história interessante pode ficar bem legal seu game :D

Especialmente o RTP do MZ que, junto da DLC padrão (que acredito ser gratuita, não lembro) acrescenta bastante ao leque de recursos que tu pode utilizar. Muitos personagens bacanas que dariam ótimos jogos. Não vejo a hora da próxima Jam aliás. No mais, desejo boa sorte no projeto o/

15/11/2020 às 15:41 #3 Última edição: 15/11/2020 às 15:49 por Steam Enemy
 Mas não esperem uma grande coisa. Meu plano é somente usar os heróis padrão do RTP do MV e um feito por mim, tilesets do MZ(por ser mais bem desenhado), um único sprite customizado (O sprite do personagem) e os mapas prontos que vem no RTP.
E uma historinha bem comum de jogo rpg. O personagem tem que pegar coisas, completar dungeons, ativar alavancas e botões e matar chefes extremamente dificeis.
Um dia, eu irei destruir a humanidade!

O importante é produzir bixo sendo sincero, não se estresse muito com isso não... Tipo, eu tenho tempo de desenvolver umas coisas diferentes e tal e cada um tem o seu caminho e sua forma de trabalhar, tem galera que só produz jogo por hobby e é de boas também e assim por diante.

Esse é o caminho, simplificar é uma ótima ideia pra você que ainda está começando. O RTP, mesmo que muito batido, ainda é um conjunto de recursos bem bacana, dá pra fazer um ótimo joguinho só com ele. Mas agora eu te pergunto: é realmente necessário usar até os mapas de exemplo oferecidos pela engine? Como o próprio nome diz, são apenas mapas de exemplo. Não vejo problema em utilizar o RTP, mas qual seria o aprendizado se até os mapas você já pegar pronto? O RTP é ótimo para praticar suas habilidades de mapeamento e level design.

O que recomendo seria utilizar os recursos gráficos e sonoros, mas tentar recriar o restante ao seu gosto. Os mapas de exemplo e o database padrão são ótimas referências, mas não encorajo usá-los. O ideal seria se basear neles e criar suas próprias combinações. Se não, o que restará para você aprender desenvolvendo o jogo? Só criar eventos?


Citação de: Gabriel online 15/11/2020 às 17:34
Esse é o caminho, simplificar é uma ótima ideia pra você que ainda está começando. O RTP, mesmo que muito batido, ainda é um conjunto de recursos bem bacana, dá pra fazer um ótimo joguinho só com ele. Mas agora eu te pergunto: é realmente necessário usar até os mapas de exemplo oferecidos pela engine? Como o próprio nome diz, são apenas mapas de exemplo. Não vejo problema em utilizar o RTP, mas qual seria o aprendizado se até os mapas você já pegar pronto? O RTP é ótimo para praticar suas habilidades de mapeamento e level design.

O que recomendo seria utilizar os recursos gráficos e sonoros, mas tentar recriar o restante ao seu gosto. Os mapas de exemplo e o database padrão são ótimas referências, mas não encorajo usá-los. O ideal seria se basear neles e criar suas próprias combinações. Se não, o que restará para você aprender desenvolvendo o jogo? Só criar eventos?
Bem, é que meus mapas são muito pobres em detalhes, sabe?
As vezes eu pego esses mapas e faço pequenas edições neles.

Até pensei em recriar os mapas de exemplo do VX Ace para usar nesse jogo. (Acredite, eu já fiz isso uma vez)
Um dia, eu irei destruir a humanidade!

Citação de: Steam Enemy online 15/11/2020 às 17:48
Bem, é que meus mapas são muito pobres em detalhes, sabe?
[...]
Exatamente, esse é o ponto! Se não praticar eles nunca irão melhorar.


 Preciso de uma opinião.

Eu estava pensando em fazer o personagem interagir com tudo no cenário. Tipo assim, o personagem falar alguma coisa sobre tal objeto e encontrar itens guardados em recipientes como barris, caixas etc...

O que vocês acham disso?
Um dia, eu irei destruir a humanidade!

Como o pessoal disse, a ideia é bacana, mas vá devagar.

Citação de: Steam Enemy online 16/11/2020 às 09:55
Preciso de uma opinião.

Eu estava pensando em fazer o personagem interagir com tudo no cenário. Tipo assim, o personagem falar alguma coisa sobre tal objeto e encontrar itens guardados em recipientes como barris, caixas etc...

O que vocês acham disso?

Teste, veja se o resultado te agrada. É complicado dizer se X ou Y seriam boas opções num estágio tão inicial de um projeto. Talvez o que tu precise seja de um bom tempo planejando o jogo, pensando em tudo, mas longe do RPG Maker. Depois, com os dados em mãos, tu começa a implementar.

22/11/2020 às 01:55 #10 Última edição: 22/11/2020 às 13:34 por Steam Enemy
 Beta lançado.

Olha isso é só uma prévia do que o jogo vai ser. Eu fiz muito mais do que tinha planejado, até eu fiquei surpreso. Mas mesmo assim não esperem grande coisa. Fiz até o chefe da primeira dungeon e falta muitos npcs e o interior de algumas casas na segunda cidade. Mas isso é só o começo, ainda vai melhorar (ou não).

Se vocês já jogaram me digam o que acharam. O link tá lá em cima.
Um dia, eu irei destruir a humanidade!

22/11/2020 às 11:12 #11 Última edição: 30/11/2020 às 02:05 por Daisy Nekori
Eu acho o RTP ideal para quem está aprendendo a utilizar o RPG Maker e ainda não tem como foco um projeto sério. Mas, se você quer mesmo se aprofundar e ter um domínio maior da engine e desenvolver um jogo sério, eu não recomendo o uso total do RTP.

Você pode criar seus próprios recursos, utilizar recursos terceirizados ou aprender parallax. Qualquer coisa que você faça no RPG Maker, contribuirá com o seu aprendizado, por isso um pouco de ousadia é sempre bom.

Procure explorar e experimentar tudo o que você puder, sem medo de errar. Quando menos perceber, já terá uma noção básica de tudo, ou quase. Quanto mais experiência, maior será a certeza do caminho que você quer seguir.

Nunca feche os olhos e se limite por ainda não ter a experiência. Às vezes a preguiça e a falta de motivação nos faz congelar no tempo. Procure sempre a melhor forma de retratar aquilo que você quer no jogo, nem que seja necessário buscar um novo conhecimento com um pouco de pesquisa para isso.

26/11/2020 às 01:10 #12 Última edição: 26/11/2020 às 01:23 por Steam Enemy
 Beta 2 lançado.

  Contem mais uma dungeon, inimigos mais difíceis, algumas melhorias e 99,9% de chance de eu desistir desse projeto.
Um dia, eu irei destruir a humanidade!

Citação de: Steam Enemy online 26/11/2020 às 01:10
Beta 2 lançado.

  Contem mais uma dungeon, inimigos mais difíceis, algumas melhorias e 99,9% de chance de eu desistir desse projeto.
Nao desista seu jogo e top
Por Empresa dragon (EnderIcaro)

Citação de: EnderIcaro online 28/11/2020 às 12:48
Nao desista seu jogo e top
Eu não acho grande coisa. Comparando com vários jogos que eu já vi só qui na CRM. Meu joguinho fuleiro não é nada.

E também as coisas estão ficando cada vez mais difíceis, estou ficando sem idéias e ainda por cima eu preciso transformar sprites chibi em sprites altos e isso é muito demorado. E também pensei em colocar batalhas Side-View mas quando tentei fazer o battler do personagem principal desisti da ideia.
Um dia, eu irei destruir a humanidade!