O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Loja de Magias

Iniciado por CurujaxD, 30/08/2023 às 19:15

Estou com duvidas em como fazer uma loja de magias , meu primeiro projeto e estou aprendendo sobre o programa
uso o rpg maker vx ace

31/08/2023 às 22:04 #1 Última edição: 31/08/2023 às 22:17 por Matheus/Felps/Delayzado
 Salve, CurujaxD! Bem-vindo(a) à CRM, mano!
Chega mais, vou te ajudar. Primeiro de tudo, você precisa pensar uma coisa: Como você quer a sua loja?


- O jeito padrão do RPG Maker?
    Essa forma é fácil. Aqui, você vai comprar itens ou equipamentos que te ensinam magias.

    Cria um evento para o vendedor e, no Conteúdo dele, coloque a opção "Processamento de Loja", lá na página 3 da lista de comandos.
    Vai aparecer uma janelinha para escolher os itens/armas/armaduras que você quer vender -- As opções serão aquelas criadas
    no Banco de Dados/Database.
    Também aparecerá a opção de colocar o preço que você quiser ou utilizar o preço que está marcado no Database.
    Nesse jeito, tu vai precisar criar itens que ensinam magias e botá-los para serem comprados na loja -- Mas como faço um
item/arma/armadura me ensinar magia? É só colocar nos Efeitos deles (lá no Database) para aprender a magia que você quer.
    No caso de armas/armaduras, você vai nos Traços delas.

_____________________________________________________________________________________

- Loja igual em Final Fantasy V (FFV), onde você compra magias e sua party inteira aprende NA HORA a magia comprada?
    É a mesma coisa da loja padrão, mas com diferençazinhas. Tentarei deixar fiel ao jogo original.

    Vamos criar um exemplo: Quero aprender a magia "Fogo".
    Para isso, vou no Database e crio um item chamado "Fogo". Esse item só vai servir para aprender a magia e saber que você sabe
ela, então nas configurações do item,
    vou apenas colocar o tipo dele como Item Oculto, para assim ele não aparecer no Inventário (e nem poder ser vendido).
    Agora, crie uma magia chamada "Fogo" no Database. Lembre de colocar um Tipo de Habilidade nessa magia -- os Tipos de Habilidade são
    aqueles da guia "Tipos", no Database. Não confunda com Elementos. --, coloque nos Traços de todos os personagens jogáveis
    a função "Adicionar Tipo de Habilidade" e deixe o mesmo Tipo que essa magia pertence -- Assim eles poderão aprender e usar Fogo.
    Lá no evento do vendedor, clique logo abaixo da opção da loja e crie uma Condição que verifica se você tem o item "Fogo" -- Condições ficam na página 1 da lista de comandos de evento. Você vai achar bem rápido.
    Dentro dessa Condição, coloque a opção de "Alterar Habilidade". Na janela que aparecer, coloque para aprender a magia "Fogo"
    no grupo inteiro.
    Pronto, só isso. Assim que você comprar o item "Fogo" e sair da janela da loja, você vai aprender a magia "Fogo".
    Eu queria colocar a função de poder comprar a magia só 1 vez, como no FFV original, mas não deu...
    MAS! Como você colocou o item "Fogo" como Oculto, ele não poderá ser vendido, então é só olhar na loja se você já comprou ou não.

_____________________________________________________________________________________

- Apenas falar com o vendedor e ele dizer "Te ensino tal magia por tal quantia de dinheiro"?
    Essa é mamão com açúcar (tradução: Fácil demais!)

    Crie o NPC do jeito que quiser, com os diálogos que quiser. Você pode usar Escolhas de sim e não também,
para aceitar ou recusar a proposta do NPC. O importante aqui é usar uma Condição.

     Exemplo: O vendedor vai me ensinar a magia "Luz" por 500 de Gold (dinheiro).
    Dentro desse NPC, crie uma Condição que verifica se você tem 500 de Gold. Ative também a função "Ramificação Se não/Else branch" -- Fica na janela de configuração de Condição, bem no rodapé dela.
    Na condição, dentro da parte "Se você tem 500 Gold", coloque para aprender a magia "Luz". Na parte do Se não/Else, coloca o NPC para
    falar o que você quiser, como "Ah, tu não tem dinheiro suficiente" ou o que for.

    "Tá, já aprendi a magia. Agora como faço para esse cara calar a boca e parar de perguntar se quero aprender Luz?"
    Tem 2 jeitos -- Com um Switch/Interruptor ou usando uma Condição. Fica à seu critério.

  - Se escolher Condição:
    É só criar uma Condição que verifica se o protagonista sabe "Luz" e ativar o Se não/Else. Coloca todo o bate-papo já criado dentro
    da parte do Se Não/Else e crie suas falas novas na parte do "Se o protagonista sabe Luz".
  - Se escolher usar um Switch:
    Após aprender a magia, ponha no finalzinho do evento para deixar um Switch ON. Crie uma segunda página para o NPC e coloque naquelas
    condições da página (ali no canto, não no Conteúdo) para verificar esse Switch aí. Termine do jeito que quiser.
    Também tem um jeito de fazer isso sem precisar criar uma página 2 para o evento -- É só criar uma Condição que analisa se o Switch está
    ON e ligar o Se Não/Else. Na parte do Se Não/Else, você coloca a conversa toda do NPC sobre ensinar a magia e, na parte do Switch ON,
    você coloca a conversa caso você já saiba a magia.

_____________________________________________________________________________________

Terminamos... Ufa kk
Espero que isso tenha sido útil e desculpe se falei algo que você já saiba. Na dúvida, tente criar do seu jeito e vamo que vamo!
Boa sorte no seu projeto, Curu ,;)

PS: Dica importante!
Caso o vendedor esteja atrás de uma mesa, você vai conseguir falar com ele numa boa. Mas se qualquer outro objeto estiver
entre vocês, não vai funcionar. Para resolver isso, tem 2 jeitos:
 
- Jeito 1 -- Coloca o evento do NPC em cima do objeto, tira a imagem do evento, deixe a prioridade igual ao jogador e crie outro
   evento, usando a imagem do vendedor.
   Esse novo evento tu coloca onde o vendedor estava e pronto! Quando você apertar Z no objeto, o NPC fala contigo.
   É meio doido se parar para pensar, porque você na verdade está falando com a mesa, mas fica tão disfarçado que ninguém vai
   ligar kkkkk
   Na dúvida, é só fazer de conta que o protagonista chamou o NPC de longe kkkkkjjkjk

  - Jeito 2 -- Vai em "Tileset" no Database, clique na função Balcão (não sei como ficou em Inglês, talvez Table) e clique nos tiles que você vai usar como mesa nas lojas.
    Mas não recomendo muito usar o Jeito 2, porque, imagina se você usar esses mesmos tiles em outro lugar do jogo e o player
    acabar falando com alguém que não devia? Acho que o jeito 1 vale mais à pena...

PS 2: Tem scripts de loja, mas nunca usei, porque nunca usei o VX Ace. Se você procurar por "shop script vx ace" ou
"script loja vx ace" no Google, você encontra alguns resultados (E cuidado com sites desconhecidos, é sempre bom lembrar).


Agora sim, adios!
Se forem me creditar em algum jogo, só Delayzado serve.