O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Novo RPG Maker!

Iniciado por Raizen, 04/06/2020 às 12:31

Citação de: Brandt online 06/06/2020 às 11:35
Só um comentário antes de começar: uma conclusão nunca é "prévia". Ela acontece depois de um raciocínio, por isso chama conclusão. O que você toma previamente são "premissas".
Anyway:

Ah, mas eu também mandei risos, aqui ó:

Foi uma piada, logo você não devia ter ficado ofendido.

Né? hahaha

O problema de uma piada de mau gosto é que no fundo, pra fazer uma "piada", você precisa ver graça no que você fala. Existem piadas racistas, homofóbicas, antissemitas... todas são piadas. Todas terminam com "hahahaha", pra algum público (infelizmente). Não por isso deixam de expressar mau caráter. Claro, é um exemplo bem extremo, não acho que o que você disse foi tão ruim assim. Nem por isso deixa de ser um problema.

Um exemplo de que você realmente acredita no que falou é essa sua "explicação da piada" aqui (dessa vez sem "hahaha", e um "com esperança" ainda):

Todos os pontos que você levantou que eu disse aí foram derivados a partir do que você falou, que foi "tomara que a engine falhe e voltem a dar manutenção no MV", do qual dá facilmente pra depreender que você tem medo de/se recusa a sair do MV (medo de mudança, só sabe usar essa engine) e tem uma visão positiva da engine nova dar errado (pra mim, sinceramente, é mau carater; tem gente trabalhando nela há alguns anos). O conselho que eu dei é baseado nos dois primeiros pontos, e acho perfeitamente válido: estude mais coisas, e você percebe como o MV é ruim, ao ponto que seria muito melhor lançarem uma engine melhorada de fato do que ficarem arrumando os problemas dele.

Posso ter sido um pouco rude. Mal educado, duvido; expressei minha opinião de forma clara apenas, não sou obrigado a atenuar minhas impressões pra evitar incomodar ninguém, isso é ser manso, não educado, e dá pra ser um sem ser o outro.




Isso é um problema mesmo, e acho que na real o maior erro foi sequer possibilitar exportar o jogo pro mobile como parte da engine, e eu ficaria contente se essa opção não existisse no novo RM. Digo isso porque desenvolver um jogo pra mobile, pra PC e pro navegador são coisas completamente diferentes. Não tem fórmula mágica pra funcionar bem nos três, e pra suportar isso de forma "fácil" você vai acabar dando (possivelmente muito) mais trabalho pra alguém, no caso, provavelmente os desenvolvedores da engine em si e de plugins pra ela. Isso é péssimo pra todo mundo.

Existem outras engines pra jogos mobile, que suportam gêneros de jogo que são apropriados pra mobile. Honestamente, acredito que JRPG não é um deles.




No mais, faço das palavras do Gabriel e do Gerar as minhas.

Putz, viajou cara. Viajou mesmo. Não b exatamente ofendido, mas surpreso.
Sério que chegamos aí ponto de comparar com piadas racistas e homofóbicas? O.o
Se essa foi a conclusão q vc teve de mim em uma linha de texto...
Tentei explicar... Mas...
Você mandou risos, mas continuou com um monte de outras coisas, se tivesse terminado ali eu ficaria de boa, teria entendido como uma zueira mesmo.
Pow cara, quando disse prévia, acho que ficou bem claro que quis dizer que você se precipitou só dizer aquelas coisas. Mas blza, é tua opinião então eh isso msm.
Enfim, não vou floodar o tópico com isso não.
Flw

Qualquer assunto pessoal que tiverem tratem via mensagem pessoal. Este tópico é para se tratar do lançamento do novo RPG Maker, nada justifica floods aqui.




Ainda não temos informação alguma sobre a nova ferramenta além de que está chegando. Teremos algumas informações nas próximas semanas mas até lá tudo o que podemos fazer é especular. Eu honestamente estou ansioso por novidades, quero ver o que vão trazer de novo. Afinal, ficamos um dos mais longos períodos sem o lançamento de um novo RPG Maker, muitos suspeitavam que a ferramenta já tivesse sido abandonada pelos desenvolvedores (embora o 2k/3 na steam tenha ajudado a animar as coisas).

Mesmo que acabe não sendo muito diferente do MV, ao menos temos a oportunidade de ver o que eles vão fazer com o novo RTP. Devo dizer que o RTP do RPG Maker FES me agradou bastante.
Devemos lembrar que o RPG Maker não é classificado como uma Game Engine, e sim como uma ferramenta. Fazer jogos nunca foi um processo de só clicar em alguns botões e esperar mágica acontecer, mesmo no RPG Maker. O que quer que a nova versão traga de benefício será apenas a cereja no bolo. Tenho certeza que o pessoal da comunidade é competente o suficiente para fazer coisas incríveis com ela.

Gente do céu, quase certeza que é aqueles esquecidos que tavam preprando pra consoles uns tempão atrás. (Mas ainda assim era o MV)

Eles fazem o escarcéu falando que é um novo RPG Maker, provavelmente é só um MV (dão outro novo talvez) pra consoles.
  

Citação de: felipefalcon online 07/06/2020 às 13:11
Eles fazem o escarcéu falando que é um novo RPG Maker, provavelmente é só um MV (dão outro novo talvez) pra consoles.

É não, isso eu posso garantir, eles não anunciam esses do mesmo modo que fazem os da linha principal deles.
100% certeza é um para PC e uma linha nova, pode até ser um MV Ace, mas não é de consoles.

Só to vendo a galera metendo o pau no MV haha!
Enquanto isso eu ainda continuo usando o vx Ace.
Simplesmente porque já fiz muitos scripts de uso pessoal para o Ace e muitos e muitos recursos de sprites, etc salvos aqui. Além de que não gosto muito dos sprites to MV. Os do Ace são Chibi, mas são quase como sprites de SNES saca, como se fossem uma versão maior dos sprites do Final Fantasy 4 ou 5. Já os do MV são muito estranhos, seila, chibi quando é gigante é meio estranho.

Mas bem, se forem trazer uma versão nova, para me fazer abandonar o Ace tem que ter no minimo isso aqui:
- Sistema de batalha lateral com ações 100% customizaveis em que você pode programar 100% de tudo e em formato de ações. (exemplo: personagem anda pra frente -> personagem da um pulo girando em direção ao inimigo -> personagem desenha o icone da arma na mão -> persongem da o golpe -> personagem desaparece -> aparece de tras do oponente -> blablabla mais um monte de funções para deixar mais e mais :cool:)
- Mapeamento como o do XP!!!!!
Teve varios e varios momentos em que quis abandonar o Ace pro XP SIMPLESMENTE pelo mapeamento do XP. Eu já não sou um bom mapper, ai me taca só duas camadas eh de fuder.
- Opção de ativar switch local em outros eventos NATIVO. Vaisefuder porra de usar script call, é chato.
- Opção de mudar os comandos de mensagem. Detesto usar \N[1], me deixa mudar isso só pra hero1. Muito mais simples de escrever.
- Diferentes tipos de locomoção sem precisar do script do Victor :society:. Airship, Navio e Barco? Só isso? Cade os chocobos, cavalos, carrinho de rolimão? Sem meme tho, pelo menos um cavalo/chocobo seria de grande ajuda.
- Suporte nativo pra Git. Sipa algum dia quero fazer um projeto com amigos. Hoje em dia nem rola porque né, passar o arquivo de mão em mão é palhaçada.
- Visto o de cima, NÃO SALVAR TUDO EM BINARIO. O Ace ao menos tem um programa que converte de binario pra texto tudo da database. Não sei o MV, mas quero que esse ai tenha essa opção.

De resto "não importa" muito, todos sabem que o Yanfly vai concertar boa parte dos erros e adicionar mais coisas legais pra proxima engine.

Nah...vocês são muito nostálgicos hauahauah querem morrer com esses RTP ultrapassados e esse estilo de RPG que vamos combinar, não existe desde a década de 90.

Aí dizem, "ah porque tu pode fazer do jeito que quiser usando o xmIoP98"...tá mas isso aí são 1% que sabem usar e fazer e pô...quantos aqui terminam um jogo? Acho que uns 5% porque começam a querer reinventar a engine pra oferecer algo melhor e no fim o trabalho é tanto que o jogo nem é concluído.

Dizer "ah mas um 3d nativo iria ter um custo que não seria vantajoso"... bom aí das finanças da Degica/Enterbrain/Kadokawa ou o raio que o parta, quem sabe são eles, né? Ninguém aqui sabe o custo envolvido e muito menos a possibilidade de retorno.

Aí vejo muitos querendo usar linguagens de programação mais avançadas...e me pergunto, pra quê? Adianta criar scripts maravilhosos de batalhas e menus e etc, se os gráficos são pobres e teu jogo praticamente não vá chamar atenção de ninguém? A não ser que sirva de treinamento pra tua formação em programação, aí ok...agora se teu intuito é distribuir o jogo ou quem sabe até vender, me desculpa mas sistemas de dia e noite avançados não farão tu vender milhares de exemplares.

"Ah porque é mais difícil criar gráficos em 3d e isso ia acabar com a engine" ... é mais difícil criar carros elétricos também, não fosse alguém evoluir iriamos ter carros a combustão pra eternidade. As pessoas que fazem gráficos 2d que se virem e façam 3d, ou então o mercado engole elas e alguém certamente vai criar o gráfico em 3d e preencher essa lacuna.



Bom, não vou mais me estender nessa discussão que no final não vai levar a nada. Só minha opinião não vai mudar porque tenho convicção nisso que digo, e prevejo um fim lento e amargo dessa engine RPG Maker se não pensarem em algo melhor.


Ah, pra finalizar...comparar com Unity e etc nem comento porque o RPG Maker é uma engine diferente, pra pessoal iniciante e amador e que quer colocar a história que tem na cabeça em um jogo. E no amadorismo o que mais chama atenção são os gráficos e não a programação.

Citação de: Uhtred online 08/06/2020 às 18:18
Dizer "ah mas um 3d nativo iria ter um custo que não seria vantajoso"... bom aí das finanças da Degica/Enterbrain/Kadokawa ou o raio que o parta, quem sabe são eles, né? Ninguém aqui sabe o custo envolvido e muito menos a possibilidade de retorno.

Ah acho que fui eu que citei isso também por isso gostaria só de explicar o que falei  :XD:, não falei o que eu gostaria na engine nessa frase, eu citei mais nas probabilidades de seguirem esse caminho, acho possível, mas não sei como eles pretendem implementar isso sem perder o pessoal que já está na engine deles. Foi só usando fatos e não meus gostos pessoais rs, eu adoraria que implementassem por padrão algumas libs gráficas que aceitem modelagens e que tenham isso imbutido na engine.

Citação de: Uhtred online 08/06/2020 às 18:18
E no amadorismo o que mais chama atenção são os gráficos e não a programação.

Ai acho que você quer vender o seu pão haha, tipo os jogos tem que ter tendência para aonde você domina melhor se quiser algo de qualidade. Se for amador amador, ai nada conta de verdade, já que quem está fazendo é amador e provavelmente a qualidade do jogo não vai ser lá grande coisas. Indo para os indie games mais bem feitos, ai eu nem sei se é possível chamar de amador, ai eu diria que muda completamente, o jogo pode puxar para aonde o gameDev tem maior dominio.
Olha puxei 2 jogos indies que comprei e eles não ficaram famosos pelos gráficos:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.queader.ice&hl=pt_BR
https://store.steampowered.com/app/322500/SUPERHOT/

Isso sem falar desse, nem sei se é indie indie, mas é algo que qualquer bom programdor consegue fazer e que é difícil alguma pessoa não conhecer
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.miniclip.plagueinc&hl=pt_BR

E esses jogos venderam muito bem, e assim foram os 3 primeiros que eu tenho na lista aqui do mesmo modo que tenho outros que são quase puramente gráficos (olhando para você, Visual Novels).

Quando diz amador eu estou supondo o indie que já tem experiência para fazer algo legal, porque puramente "amadorismo", ai acho que é só para brincar na engine e não tentar fazer algo mais legal.

Claro tem N jogos que puxam mais para os desenhos, para o design, o pixel-art, a música etc... Acho que esse é o brilho do jogo indie, saber extrair mais do que parece possível para aquela área, mostrar uma parte dos jogos que os títulos AAA não conseguem mostrar.

Citação de: Uhtred online 08/06/2020 às 18:18
Bom, não vou mais me estender nessa discussão que no final não vai levar a nada. Só minha opinião não vai mudar porque tenho convicção nisso que digo, e prevejo um fim lento e amargo dessa engine RPG Maker se não pensarem em algo melhor.
Eu achava também haha, até divulgarem que venderam 400k licenças do rpg maker XD, o que caiu foi que a onda aqui no Brasil que tinha do CD foi deixando as comunidades aos poucos, eu também acho que evoluir a engine é o caminho certo para não ficar no mesmismo. Só que tem vários caminhos para evoluirem além do 3d também, e espero que eles sigam em algum deles, o MV foi o maior sucesso que tiveram até hoje com o rpg maker, e parte disso foi por causa das diferenças que introduziram como, "possibilidade" de exportar para mobile/web, facilidade para ajustar a resolução e basicamente com isso já tornou a engine um sucesso deles haha, mesmo com seus vários problemas.

É me expressei mal nessa de que no amadorismo chama mais atenção os gráficos. Digo, a primeira vista do carinha que tá começando no RPG Maker, lá na época do XP por exemplo, ele (a grande maioria) não sabia bulhufas de RGSS, mas sabia ver gráficos legais e gráficos feios. Entende? Claro, depois de comprada a tua licença e usando a engine pode ser que tu direcione teus esforços em outras coisas.

A questão é, devemos priorizar o público atual do RPG Maker, implementando melhorias na programação e coisas para quem já usa a engine e manja das coisas, ou priorizar a conquista de novos usuários, da galera nova que como nós começa lá com seus 10-12 anos. No nosso cenário, os usuários tão velhos (como nós) e nem usam mais a engine. Os jovens não se interessam em experimentar a engine por vários fatores, acredito eu que os gráficos sejam uma delas.

Os jogos que tu citou aí Raizen, nenhum é RPG pelo que vi. Mas sim, vai ter as exceções, inclusive tem muito jogo bom sendo criado aqui no fórum com gráficos 2d do RPG Maker que tem tudo pra serem conhecidos e terem um bom alcance. MAS, me entristece que tem muita história boa, com enorme potencial, sendo desprezada porque os gráficos são do RTP e uma galera não gosta e acaba nem sequer dando uma chance pro joguinho.

Sinto um MV Ace incoming  :sad: .

Mas só espero estar errado, se trouxessem algo realmente interessante e novo, talvez me empolgasse em criar um novo jogo na engine deles.