O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Para contar uma boa história 1° Ato

Iniciado por Bento, 26/03/2018 às 09:08

Olá membros do Centro RPG Maker! Eu sou Bento Carneiro e gostaria de contribui com vocês... Infelizmente não participei muito (para não dizer quase nada!) dessa comunidade. Não me considero um "Maker", mas devido certa idade... Joguei muitos jogos do Atari até a 7° geração. Agora dedico aos jogos Retro. Estude roteirização e desenvolvimento de História. Hoje estou contribuindo com o amigo Zaggojhon em um projeto GameDev. E pretendo contribui com alguns textos sobre desenvolvimento de Roteiro.

Para escrever um bom Roteiro e contar uma boa história... É preciso mais que conhecer uma boa história: precisamos saber como contá-la, ou seja, vamos discutir como podemos ajudar nas busca de bons caminhos para transformá-la em bons roteiros .



Roteiro – peça escrita que contém a história, a descrição das cenas e os diálogos do filme ou de qualquer outra obra audiovisual. A palavra roteiro vem de rota. Segundo o dicionário Houaiss, rota quer dizer, entre outras coisas, caminho a seguir para ir de um lugar a outro; itinerário, rumo, trajeto dentre outros.   

EUREKA

Era uma vez um excelente matemático grego chamado Arquimedes. Sempre curioso e em busca de resposta para questões cotidianas, ele queria muito entender por que os corpos flutuavam na água. Um belo dia, deitado em sua banheira, tudo pareceu fazer sentido.

O matemático teve uma grande ideia e, finalmente, entendeu por que alguns corpos flutuam e outros afundam. Ficou tão entusiasmado que rapidamente saiu da banheira e, ainda sem roupas, começou a gritar pela rua:
"Eureka! Eureka!", que quer dizer "Encontrei! Encontrei!". Arquimedes ficou tão emocionado com sua descoberta que não se importou em sair às ruas ainda nu. A vontade de contar o que tinha acabado de descobrir foi maior do que a necessidade e o tempo de se vestir. Fato que eternizou seu feito científico e histórico. (pode atribui para Arquimedes o inicio do exibicionismo...)

As pessoas sempre querem encontrar alguma coisa. Mais do que isso: elas sempre querem contar para os outros as suas descobertas. Já que a comunicação é uma necessidade de todos. No nosso caso, estamos atrás de histórias. Quando encontramos uma história muito boa, dá vontade de sair por aí gritando como fez o matemático Arquimedes. Mas isso não acontece da noite para o dia.

Em primeiro lugar, é preciso ter ideias, compreender o que se quer dizer e saber por que se está dizendo. Mas isso não basta. É importante anotar essas ideias e inspirações. Faça anotações. Tente prestar atenção nas coisas que estão ao seu redor... Especule, pergunte, questione, pense, abra bem os olhos, abra bem os ouvidos. E anote, anote, anote...
Enfim, depois de pensar muito, tente resumir essa história em poucas linhas. Com começo, meio e fim. Se você ainda não sabe como a história termina, continue pensando, rabiscando, tomando notas. 

Vamos continuar promovendo e fomentando orientações e informações que podem ajudar você a pensar, a observar ao redor e buscar elementos que colaborem com a construção narrativa de uma boa história. Até a próxima!

Sou formado pela Academia Internacional de Cinema e colaborador da Encine - Encontro de Cineastas, Roteiristas e Produtores de Audiovisual do Alto Tietê com apresentação e debates sobre os filmes, palestras e discussões sobre assuntos de interesse da comunidade. Também fui redator da Revista Make The RPG. Desde já agradeço!


Isse texto ficou muito bom.
Estou tentando chegar nesse seu nível de perfeição, mas assim como tudo nesta vida, isso exige tempo e dedicação.
Se possível traga mais dessas obras quando puder. Serão muito úteis para a comunidade e especialmente para mim.
Seus trabalhos serão muito bem recebidos, Bento Carneiro.
Até o próximo o/


CitarIsse texto ficou muito bom.
Estou tentando chegar nesse seu nível de perfeição, mas assim como tudo nesta vida, isso exige tempo e dedicação.
Se possível traga mais dessas obras quando puder. Serão muito úteis para a comunidade e especialmente para mim.
Seus trabalhos serão muito bem recebidos, Bento Carneiro.
Até o próximo o/

Muito obrigado pelo comentário ~Vici! Sim pretendo levar mais artigos e novamente obrigado pela força!