O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Perdi todos os meus Projetos.

Iniciado por Red, 05/02/2020 às 04:08

Olá pessoal, gostaria só de comunicar uma coisa que aconteceu comigo(Ou minhas coisas) que acabaram dando um fim aos meus projetos.

Esta ultima de noite de Segunda-feira (03/02/2020), eu tive a brilhando ideia de instalar mais outro sistema operacional na partição do meu HD, eu já tinha 3 partições, a principal com Windows 10, a Secundária com Linux Mint e a Terceira fui tentar instalar o Kali Linux. Mas isso não vem o caso, o resumo é que deu problemas, não instalei o sistema, danificou meu HD e ai que começou a patifaria. Ao tentar ligar novamente não ia de jeito nenhum, tentei reparar e fiz uma infinidade de coisas e não tive sucesso, resumindo eu perdi tudo, projetos de jogos RPG, projetos que programei, desenhos, pixel arts e tudo.

Venho aqui mais pra dizer que vou ter que abandonar os projetos de vez, pois perdi tudo o que tinha feito, eu tinha projetos que estavam parados (jogados no limbo do meu hd) como Steel Squad e Moway Zombies, eu também estava fazendo 2 projetos do Away of, sendo eles o Away of Live que ja foi meio que divulgado e o Away of Dreams que ja tinha todo o enredo e logos prontos. Diferente desses tinha o meu bebêzinho, meu xodó, o Vallahar - O Trovão Real, esse projeto eu tinha soltado uma demo e depois disso eu tinha refeito totalmente, nesse "refeito" totalmente ele mudou de MV pra Ace e vice-versa várias vezes até que chegou o momento que abandonei o que tinha feito e comecei um projeto no MV, e sério, aquilo estava ficando lindo, pra começar eu tinha começado a abandonar o termo/nome "Vallahar", pois do jeito que a história tinha mudado e progredido isso não faria mais sentido logo que não seria mais nem citado, portanto o projeto era nomeado de "Royal Thunder - Rise of The Royal Knights" agora, se quiserem tem uma logo não terminada aqui ó, a parte azul eu consertei e ficou bonitinha.

Além do que citei tenho que dizer que o Royal Thunder estava muito bem encaminhado, menus, tela de título, sistemas, músicas e etc estavam tudo pronto e configurado, só restava os mapas, todo o enredo estava pronto, eu comecei escrevendo em umas folhas pequenas, rabiscando nelas e logo depois comecei a escrever todos os dias no Notes do celular, tenha 21 capítulos prontos, mas a demo seria somente os 3 primeiros capítulos (eu acredito que daria cerca de 6 horas).

Acabando de lembrar também tinha o projeto chamado The Life of Andy, é uma Visual Novel que fiz as pressas para um evento e tinha cerca de 30 minutos, sendo eles o primeiro capítulo do projeto. No momento do ocorrido eu tinha parado no começo do quarto capítulo e tínhamos cerca de 1 hora e 45 minutos de gameplay no mínimo.

Se você veio até aqui eu só gostaria de dizer que fui basicamente forçado a abandonar esses projetos, talvez o Royal Thunder seja refeito pela milésima vez algum dia. No momento não estou pensando em parar de criar jogos, essa é minha paixão, mas não tenho forças e nem um pingo de animo para tentar refazer tudo o que foi perdido, só quero seguir em frente, novas idéias e tals.
Eu tinha coisas de cerca de 8 anos atrás de quando eu estava engatinhando em frente o RPG Maker.

O golpe foi duro, machucou e dói muito, não chorei e nem vou chorar, continuemos seguindo em frente, abraços do Ragnar.
Consegui meu equilíbrio cortejando a insanidade.

Esse lamento todo é porque o machucado é recente e foi causado unicamente por um vacilo teu, logo não tem como culpar uma queda de luz ou uma falha no Sistema Operacional, e essa frustração fica ainda maior por ser inteiramente sua responsabilidade. Mas daqui a uma semana, um mês, essa ainda será uma daquelas coisas que tu lembra na hora de dormir e dá vontade de se jogar da janela, mas nada que te impeça de continuar com novos projetos.

E digo mais: metade desse monte de projeto aí tu nunca ia mexer novamente. Eu também tenho uma pasta aqui cheia de projetos que fui criando ao longo desse tempo e lá estão armazenados esperando que um dia eu os retome, mas a real é que nunca retomei nenhum e nunca vi ninguém retomar. Então essa pasta comum a todos nós é só um álbum de fotos que guardamos como recordação cujo único valor é sentimental.

Se tu realmente abandonar o RPG Maker a partir de então, não será devido a esse ocorrido. Tu já estava inclinado a fazer isso mas esperava uma justificativa, justamente para não largar essa quantidade de projetos.

Quase passei por isso há duas semanas atrás. Formatei meu SSD e mantive meu HD intacto, onde estão meus documentos, jogos e projetos. Todavia tava dando erro ao ligar o PC sem mexer no HD também, então pensei que teria que formatá-lo também. Como eu não havia feito backup pois não pretendia mexer no HD, perderia todos projetos. Por sorte eram só umas partições com arquivos do Windows antigo que ao serem apagadas permitiram o SO continuar o boot.

 :O_O: Krl! imagino como é isso caram perde anos e anos de conteudo é triste. eu ja passei por isso umas vezes, mas eram coisas de menos de um ano.

Espero que esse acontecimento n te desanime, e que você possa volta em breve a produzir seus projetos, Força ae!!

e assim....conselho...salva na nuvem agr pfv.  :ded: :XD:

Te entendo perfeitamente! Já perdi um projeto que, em minha mente limitada, era o pica das galáxias e super original que até o Steve Spielberg adoraria usar como base para um filme, para uma queda de energia. E o pior? É exatamente como o bruxo de Rívia disse: se não fizemos o backup, é bem-feito pra nós. Hoje, a cada uma semana, gravo o meu projetinho no pen drive e transfiro pra alguma outra mídia por segurança. Adote isso como uma medida de segurança tão essencial quanto trabalhar no projeto em si. Claro, você já deve ter aprendido isso da pior forma! Só estou reforçando mesmo.

No mais, peço que não desanime! Nós, desenvolvedores de jogos, somos criativos demais! Você com certeza bolará um projeto mil vezes mais foda que qualquer um desses que perdeu, até por que.. já pensou se o próximo fosse uma mistura de todos??? HAHAHAH

Abraço e boa sorte com seus novos projetos.

Lembra-se disto aqui? Pois é, também vale para este caso. Não acho que isso seja motivo pra abandonar o programa. Você pode ter perdido o trabalho já feito, mas se ainda tiver o planejamento em mente as informações estão salvas. De toda forma, se você tiver outros motivos, uma folga sempre ajuda.

Citação de: ~Ragnar online 05/02/2020 às 04:08
[...]
Eu tinha coisas de cerca de 8 anos atrás de quando eu estava engatinhando em frente o RPG Maker.
[...]

Coisas do tipo todos tínhamos. Valem pela nostalgia, mas sendo honesto não eram coisas das quais vamos realmente sentir falta. Acredito que, se o senhor der um tempo do fórum, nos veremos em algumas semanas. Boa sorte com os novos trabalhos. :D

05/02/2020 às 10:03 #5 Última edição: 05/02/2020 às 10:06 por Gabriel N.
Há uns anos atrás, quando comprei meu note, passei tudo que tinha no meu computador antigo para um HD externo e, numa bela tarde, o HD externo sofreu uma leve queda e depois disso nunca mais funcionou. Tudo que eu tinha foi pros ares, fotos, arquivos, vídeos, músicas e todos meus projetos de RM de anos, incluindo as 5 versões de cópia do PH mais a principal. Foi um baque, mas faz parte. Depois disso aprendi a desapegar das coisas com tanta facilidade que, hoje em dia, não guardo quase nada e vejo que realmente esses projetos empoeirados não possuem valia nenhuma, no máximo servem  para nos trazer alguma nostalgia do passado.

Força meu camarada, talvez o desanimo bata e você queira parar (e não tem nenhum problema nisso), mas, se quiser continuar, veja como terá maiores e melhores oportunidades agora de aplicar toda sua experiencia adquirida ao longo do tempo em algo totalmente novo.

edit: Também aprendi algo valioso: faça backups sempre e em todos lugares possíveis!


Aproveite essa oportunidade para experimentar coisas novas. Tente usar uma engine diferente, tente aprender programação, pixel art, desenhe o batman montado num velociraptor. O problema de se apegar com esses projetos antigos é que a gente fica parado no tempo junto deles. Ainda lembro que perdi todo o progresso que tinha feito no Daryn's Notes por falta de backup, mas honestamente não sinto falta alguma. Contanto que você lembre a ideia inicial que tinha para o projeto, pode refazer ele de uma maneira muito melhor. Também pode corrigir os problemas que não conseguia enxergar na época.

Para qualquer projeto sério, considere criar um repositório no Github (sim, jogos também são software), faça comissões e vá atualizando ele de pouco em pouco. Sem contar que múltiplas pessoas podem trabalhar no projeto ao mesmo tempo e/ou sugerir modificações e levantar problemas.

Logo que eu me ferrei por causa do pen drive que comprei (usei para tentar instalar o outro SO) vou usar ele pra backup e ativar o OneDrive agora. Vou optar por me focar em trabalhar em novos projetos, acho que não seria bom eu largar o pique. Eu até pensei em experimentar outras engines mas para as ideias que tenho no momento acho que seria melhor continuar no RM.

Agradeço a todos pelas palavras e por eu poder ver que mais pessoas compartilharam dessa situação.
Consegui meu equilíbrio cortejando a insanidade.

Atualização do diário de um inútil. Perdi tudo de novo mexendo pc querendo recuperar a senha do Linux. :fliptable: :flipbag: :tacerto:
Consegui meu equilíbrio cortejando a insanidade.

Hoje em dia sempre deixo meus projetos em um repositório git remoto (gosto do BitBucket).

Posso dar uma dica? Esqueça esse negócio de Linux até ter certeza absoluta do que está fazendo e de como fazer. No mínimo, largue dual-boot pra lá. Compre um PC/Notebook velho e teste nele. Outra coisa, Kali não é sistema para você manter instalado. Ele foi feito para pentest e só serve pra isso, é uma droga pra uso diário. Se quiser mesmo mexer nele use uma máquina virtual ou instale num pendrive.

O pior que dessa vez foi eu com falta de atenção. Estava tentando formatar a partição do Linux Mint que eu tinha perdido a senha e acabei fazendo a formatação em tudo. Vou tomar vergonha e ver isso do GitHub.

Conversando no chat eu vi alguém falando sobre uma engine para desenvolver projetos 3D que era leve, sabem me dizer?
Consegui meu equilíbrio cortejando a insanidade.

Uma vez isso também me aconteceu, perdi uma Pen USB, com tanto projeto antigo meu e jogos que ainda estava a fazer.
e às uns tempos voltei a perder um projeto inteiro de código