O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Pirataria: Quem está certo e quem está errado?

Iniciado por Steam Enemy, 11/11/2020 às 01:28

Citação de: Corvo online 11/11/2020 às 21:32
Pra apoiar quem fez o jogo/programa que você está usando, que está te servindo bem. Aqui não tem jeito, é uma questão de bom senso mesmo.
Então vocês preferem "fazer a coisa certa" mesmo sabendo que vão perder seu suado dinheiro e gastar sua preciosa internet? (Sério, o tamanho do jogos hoje em dia são absurdos. Onde já se viu? 80 GB um único jogo)
Um dia, eu irei destruir a humanidade!

Citação de: Steam Enemy online 11/11/2020 às 21:57
Então vocês preferem "fazer a coisa certa" mesmo sabendo que vão perder seu suado dinheiro e gastar sua preciosa internet? (Sério, o tamanho do jogos hoje em dia são absurdos. Onde já se viu? 80 GB um único jogo)
Ora, a vida é assim, meu jovem. Simples: vai do caráter de cada um. Ué!


CitarMas aí está outra questão: Se eu já baixei o jogo completo sem pagar. Porque eu pagaria para ter um jogo que eu já tenho?

Jogar online com os amiguinhos, obter suporte dos desenvolvedores, obter atualizações imediatamente, obter cartinhas na steam que você pode vender pra comprar outros joguinhos ou criar insígnias, sincronização de dados salvos e tempo de jogo, possibilidade de participar em campeonatos, possibilidade de guardar na sua conta mais de mil jogos que não caberiam em um HD de 2TB, possibilidade de jogar o jogo tanto em Windows, Linux e macOS através do steamOS, sem necessidade de baixar dlls extra ou outras firulas pra fazer o jogo rodar, a steam toma conta de instalar o que o jogo necessita para rodar. E ainda nem mencionei a Steam Workshop ainda.

Quer você queira pagar por algo ou não depende de você.

 Agora me bateu uma curiosidade: O que acontece se alguém tentar jogar online um jogo pirata?
Um dia, eu irei destruir a humanidade!

11/11/2020 às 22:50 #19 Última edição: 28/09/2021 às 17:06 por Crixus
Citação de: Steam Enemy online 11/11/2020 às 21:57
Então vocês preferem "fazer a coisa certa" mesmo sabendo que vão perder seu suado dinheiro e gastar sua preciosa internet? (Sério, o tamanho do jogos hoje em dia são absurdos. Onde já se viu? 80 GB um único jogo)
Quem é o público alvo, repito quem?!

Eu tenho dois notebooks, um Positivo usado pra trabalhos na rua (2GB Ram, IntelCeleron, 320 Disco) e o outro um DELL usado somente em casa (6GB Ram, placa de vídeo G-Force qualquer coisa, processador i5 que não lembro a geração, 1TB de disco ).

Computadores de estrangeiros, internet dos estrangeiros tem geralmente quais configurações? (Pergunta retórica)
Se detalhar acho que vou parecer chato.

Tem vários jogos que não necessitam de tudo isso com preços acessíveis. A pirataria Era justificável antigamente por que só quem tinha cartão de crédito internacional podia comprar softwares e jogos e mesmo assim, tinha taxa de câmbio, leis do país de origem, etc.

Hoje em dia o mercado sendo todo digital, a licença fica vinculada à conta e não ao software instalado, internet de fibra, mano, tu não sabe a moleza que vocês de hoje em dia tem.

Na minha época até pra golpista era difícil, só rico caia por que tinha os meios, pobre só ferrava o sistema operacional.

18/11/2020 às 19:10 #20 Última edição: 18/11/2020 às 19:38 por thi
Opa, acredito que esta seja a primeira resposta que não é contra a pirataria nessa thread.

Não é errado piratear.
No geral, o computador é seu e ninguém tem o direito de dizer como você deve ou não apertar as teclas do seu teclado, na sua casa.
Não importa se existe um "papel", escrito por políticos, dizendo que fazer isso é um ruim e feio.
Também não importa se você é uma pessoa que tem muito dinheiro e condição para pagar etc, ou não.

Existe uma exceção, porém: se você interagiu com a empresa que produz/distribui, e você tem um contrato explícito com ela onde você se compromete a não piratear nem facilitar o pirateamento de alguma informação, daí você realmente não deveria fazê-lo, pois daí você está quebrando este contrato, que é explícito.

Se quiser saber mais sobre isso, recomendo este artigo A pirataria como uma função de mercado e este livro Contra a Propriedade Intelectual. A pirataria é um caso específico da propriedade intelectual, então esse livro entra bastante na essência dessa questão.

Finalmente, por na prática a pirataria ser considerado crime pelos governos é um efeito do socialismo, e não do capitalismo.




edit: porém eu pessoalmente não recomendo usar coisas piratas pois é bem possível que haja código malicioso junto ao software, e daí o barato sai caro.

edit2: quanto à previsibilidade e sustentabilidade financeira da produção de conteúdo, principalmente por pessoas independentes.. bem, isso é um problema que existe para todo produtor de conteúdo (música, podcast, ilustrações, software, etc).
EU pessoalmente acredito que na próxima década, ao se popularizar o "dinheiro da internet", inclusive ao se popularizar a noção de que podemos enviar centavos uns aos outros de uma forma eficiente, tanto a previsão quanto o sustento financeiro acerca dos pagamentos será melhorada.. em muito!
Por coincidência ontem eu trombei com alguns experimentos nesse sentido, como este, onde eles testam um app de mensagem pra enviar dinheiro - neste caso do video 100 SATs seriam equivalentes a 10 centavos hj. Nada impede de um rpg maker da vida girar totalmente em torno deste conceito, e vc poder hostear um catálogo online com recursos (ilustrações, músicas, scripts, etc) onde os usuários poderão então facilmente adquirir mas também pagar ou doar por aquele recurso.