O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Testando iluminação via parallax

Iniciado por kiritodragneel, 27/01/2020 às 10:47

27/01/2020 às 10:47 Última edição: 27/01/2020 às 11:02 por kiritodragneel
 :coffee: Olá, como estão vocês? esses dias eu tenho pensado sobre iluminação de mapas parallax no interior de casas, e que eu estava enjoado de só cobrir com um preto e onde tem luz apaga usando uma borracha sem muita opacidade, eu queria mais detalhes, então estou testando coisas assim ainda não estou totalmente satisfeito, mas acho que está ficando interessante  :urra:

27/01/2020 às 11:03 #1 Última edição: 27/01/2020 às 11:05 por Corvo
É, está interessante. Só tem uns detalhezinhos aos quais você precisa se ligar. Na parte inferior, a luz sobre a mesa tem o mesmo tamanho da que está sobre o chão. Ela seria um pouco menor considerando a diferença de altura entre as superfícies. As sombras da cozinha estão um pouco quadradas ali no finalzinho, dava pra suavizar.

Obs: Se é dia não tem porque este lampião estar aceso.  :math:
Obs(2): Este esqueci-o-nome-do-negócio-que-mede-pressão não deveria estar perto da caldeira?
Obs(3): Ah, é barômetro.

É sempre bom tentar melhorar a iluminação nos mapas, esse efeito que colocou funciona bem para os interiores principalmente, já que procura uma iluminação mais "realista", posso te dar algumas dicas, a primeira é definir o alcance da luz e os objetos que interferem em sua direção, como por exemplo no seu mapa, a iluminação de baixo batendo na mesa ou na cadeira, produziria uma sombra, seria interessante você trabalhar na sombra desses objetos e saber no que eles vão interferir nessa intensidade, quanto mais longe do foco da luz, mais fraca ela fica, portanto, seria interessante você ir reduzindo a sua opacidade conforme ela se distancia desse foco de luz, isso deixaria o efeito bem melhor, outra coisa importante é definir a direção da luz, no seu mapa por exemplo, a fonte de luz seria o sol, se reparar, ela está com a mesma intensidade em ambos os lados, tanto na janela de cima como nas de baixo, o que acaba deixando um pouco estranho, visto que o sol varia sua posição no decorrer do dia, então, você poderia escolher um dos lados do mapa e fazer ela mais forte e do outro lado deixar bem mais leve, no geral o efeito está legal cara, é questão de ir aperfeiçoando mesmo e trabalhar com as sombras principalmente, espero que eu tenha lhe ajudado de alguma forma, e continue praticando e fazendo testes, uma hora você encontra um bom equilíbrio, parabéns!

Abraços do Lyca!
Fazer mapas é uma arte, faça como se fosse o seu último.




Citação de: Corvo online 27/01/2020 às 11:03
É, está interessante. Só tem uns detalhezinhos aos quais você precisa se ligar. Na parte inferior, a luz sobre a mesa tem o mesmo tamanho da que está sobre o chão. Ela seria um pouco menor considerando a diferença de altura entre as superfícies. As sombras da cozinha estão um pouco quadradas ali no finalzinho, dava pra suavizar.

Obs: Se é dia não tem porque este lampião estar aceso.  :math:
Obs(2): Este esqueci-o-nome-do-negócio-que-mede-pressão não deveria estar perto da caldeira?
Obs(3): Ah, é barômetro.

Obrigado pelas criticas construtivas,estou testando a parte de deixar suave o final ainda não conseguir um jeito bom kkk vou continuar tentando.  E o barômetro era para algo que ficava de baixo da casa e ao lado mas não sei se ainda vou usar essa ideia kkkkk :math: o lampião é porque achei que tava um pouco escuro demais aquela parte, mas com o novos testes parece que não ficou tanto assim.

Citação de: Lycanimus online 27/01/2020 às 11:19
É sempre bom tentar melhorar a iluminação nos mapas, esse efeito que colocou funciona bem para os interiores principalmente, já que procura uma iluminação mais "realista", posso te dar algumas dicas, a primeira é definir o alcance da luz e os objetos que interferem em sua direção, como por exemplo no seu mapa, a iluminação de baixo batendo na mesa ou na cadeira, produziria uma sombra, seria interessante você trabalhar na sombra desses objetos e saber no que eles vão interferir nessa intensidade, quanto mais longe do foco da luz, mais fraca ela fica, portanto, seria interessante você ir reduzindo a sua opacidade conforme ela se distancia desse foco de luz, isso deixaria o efeito bem melhor, outra coisa importante é definir a direção da luz, no seu mapa por exemplo, a fonte de luz seria o sol, se reparar, ela está com a mesma intensidade em ambos os lados, tanto na janela de cima como nas de baixo, o que acaba deixando um pouco estranho, visto que o sol varia sua posição no decorrer do dia, então, você poderia escolher um dos lados do mapa e fazer ela mais forte e do outro lado deixar bem mais leve, no geral o efeito está legal cara, é questão de ir aperfeiçoando mesmo e trabalhar com as sombras principalmente, espero que eu tenha lhe ajudado de alguma forma, e continue praticando e fazendo testes, uma hora você encontra um bom equilíbrio, parabéns!

Abraços do Lyca!
Obrigado também pelas criticas construtivas lyca, eu não tinha levado em consideração essa parte da luz do sol você lembrou bem kkkkk,  estou tentando ver como se comporta a luz sobre a mesa eu ainda não conseguir entender como fica exatamente. Vou continuar tentando para melhorar e treinar na parte das sombras que você mencionou. :urra:

28/01/2020 às 15:32 #4 Última edição: 28/01/2020 às 15:39 por Syureri
Pessoalmente acho que as luzes no mapa estão muito "duras".
Acrescentando ao que os colegas disseram acima, caso esteja tentando criar luz natural e/ou realista, lembre-se que a luz reflete sobre as superfícies, consequentemente produzindo sombras e/ou luz ambiental nos objetos:


Existem muitos, mas muitos tipos de iluminação em jogos, sugiro dar uma olhada em iluminação 3D e aplicar o que achar interessante num cenário 2D.



Note como a luz salta da superfície da estátua e, dela, salta para as paredes e vice-versa.

Edit: Vale notar também que certas superfícies absorvem mais luz que outras. Uma superfície metálica irá refletir mais luz enquanto uma borracha irá absorver mais raios de luz.