O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

CRM GAME JAM - Resultados!

Iniciado por Rickas, 09/07/2018 às 20:56

Qual o melhor dos projetos apresentados?

The Life of Andy
2 (8%)
Castelo Matemágico
3 (12%)
Cyberoad
6 (24%)
Twin Mages
6 (24%)
Fica Comigo, Risa
8 (32%)

Total de membros que votaram: 25

Votação encerrada: 21/07/2018 às 20:56

09/07/2018 às 20:56 Última edição: 22/07/2018 às 20:34 por King Gerar

Chegou o grande momento! Depois de uma semana agitada, nossos participantes conseguiram enviar excelentes projetos e cabe à vocês decidir qual deles merece a vitória!

[box class=titlebg]REGRAS[/box]

• Cada membro poderá votar em um projeto.
• É permitido votar em si mesmo.
• Não é permitido requisitar votos no chat do fórum ou por mensagens pessoais.


[box class=titlebg]CRITÉRIOS DA VOTAÇÃO[/box]

Pedimos aos membros que não votem por impulso. Baixem os jogos e comentem sobre eles. Você não precisa revelar para quem foi seu voto, mas para que a competição seja justa seria interessante se comentasse sobre os seguintes pontos de cada participação:

Tema: Qual a relevância do tema da JAM neste projeto? O quão claro isso está? Este ponto deve ter maior peso na sua decisão.
Jogabilidade: Avalie as mecânicas aplicadas ao jogo, seus pontos fortes e fracos. Do que você gostou e do que não gostou? Encontrou algum bug?
Visual e Sonoplastia: Como foram empregados os recursos do projeto? O visual está harmônico ou há pontos que destoam entre si? E quanto aos recursos sonoros?

INSCRIÇÕES

[box class=titlebg]
RESULTADOS
[/box]


1º Colocado
Fica Comigo, Risa, por Uhtred
8 Votos


Receberá


Medalha de 1º Colocado na CRM Game JAM 1
1 Chave do jogo Chroma Squad
175 Rickoins



2º Colocado
Twin Mages, por TrojanPlayer
6 Votos + 1


Receberá

Medalha de 2º Colocado na CRM Game JAM 1
1 Chave do jogo Chroma Squad
125 Rickoins



3º Colocado
Cyberoad, por chaoazul
6 Votos


Receberá

Medalha de 3º Colocado na CRM Game JAM 1
1 Chave do jogo 99Vidas
85 Rickoins



4º Colocado
Castelo Matemágico, por Speed
3 Votos


Receberá

1 Chave do jogo Galaxy of Pen and Paper
50 Rickoins



5º Colocado
The Life of Andy, por Vythar
2 Votos


Receberá

1 Chave do jogo Gryphon Knight Epic
50 Rickoins




[box class=errorbox]

Dúvidas e comentários podem ser postados aqui.
[/box]

Centro RPG Maker
Move Your Gears

09/07/2018 às 22:09 #1 Última edição: 12/07/2018 às 21:24 por hategum rpg
Risa's
Spoiler
Tema:10
Jogabilidade:9
Visual e Sonoplastia:10
[close]
Cyberoad
Spoiler
Tema:9
Jogabilidade:10
Visual e Sonoplastia:10
[close]
Twin Mages
Spoiler
Tema:9
Jogabilidade:8
Visual e Sonoplastia:9
[close]
Castelo matemágico
Spoiler
Tema: -
Jogabilidade: -
Visual e Sonoplastia: -
[close]
The Life Of Andy
Spoiler
Tema: -
Jogabilidade: -
Visual e Sonoplastia: -
[close]

Teve um empate no jogos que consegui jogar, O meu critério de desempate foi a jogabilidade.

Bom, ajudei o Rickas na verificação dos projetos, então posso adiantar alguns comentários ainda hoje. :D

Castelo Matemágico

Apesar de ter entrado no mundo dos programadores eu ainda detesto matemática, mas gostei do jogo. Principalmente dos recursos. Achei o estilo extremamente original. Os mapas também ficaram excelentes, ocupando exatamente o espaço necessário, sem faltar nem sobrar um pixel.

O tema ficou bem sutil, não sei se podemos aplicar rivalidade nesse contexto, mas a história ficou legalzinha. É simples como deve ser para um jogo cujo foco é a jogabilidade.
[close]
Cyberoad

A jogabilidade deste aqui ficou incrível. Os cenários e a interface geral combinaram muito bem com o estilo, embora a logo tenha ficado bem deslocada. É um detalhe pequeno, mas ela se encaixaria melhor em um Grand Prix que em um jogo cyberpunk. Não deixa de ser válido, afinal faz sentido.

Porém não vi absolutamente nada relacionado ao tema no projeto. Não há sequer um enredo mínimo por trás da jogabilidade, o que não é de todo ruim, mas o jogo perdeu pontos comigo nesse quesito. Mas a música do menu é uma delícia.
[close]
The Life of Andy

Esse foi o único que não consegui jogar pelo seguinte motivo: ele viola umas das regras básicas do RPG Maker. Você nunca nunca nunca...
...
nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca...
[close]
... nunca, jamais, em hipótese alguma inicia um jogo em tela cheia sem perguntar ao jogador se ele quer jogar com essa configuração. Ainda mais no MV que é a versão mais pesada da série. Em máquinas mais antigas, como é o caso da minha, o jogo trava imediatamente e, ao tentar fechar a aplicação, a máquina trava e é preciso reiniciar. Dito isso, não posso avaliar um jogo que não consegui rodar.
[close]
Twin Mages

Este também é interessante. Os recursos usados cumprem bem o papel e a jogabilidade é curiosa. Entretanto o console do projeto continua aberto na versão final do jogo, o que é uma falha considerável não só pela funcionalidade, mas pela segurança do aplicativo. É um bom projeto no fim das contas.

Também não vi muito do tema nele. Me parece mais uma disputa do que rivalidade, há uma diferença bem pequena, mas importante.
[close]
Fica Comigo, Risa

Se não temos um narrador simpático, não sei o que dizer. Gostei bastante desse, apesar de não ser o maior fã de Visual Novels. Os recursos se encaixam muito bem, sobre eles não há o que dizer. O que eu achei mais interessante foi a intimidade com a qual os personagens se tratam e tratam o jogador. É muito mais fácil acompanhar o enredo quando a narrativa se desenrola dessa forma.

Sem dúvidas o projeto que melhor se aproveitou do tema foi este. Digo, não consegui jogar um dos citados acima, então estou considerando os que joguei.
[close]

Enfim, parabenizo todos os participantes. Seja lá qual resultado tivermos será merecido, os projetos ficaram excelentes. O mais legal foi a variedade de estilos apresentados. Infelizmente não consegui enviar minha participação e não foi por falta de tentativas. Foram uns quatro projetos iniciados terminando neste, mas acabei desapontando o Zaggo que havia me convidado pra participar do evento.  :rick9:

Novamente, meus parabéns aos participantes e boa sorte!

Joguei todos os jogos. Vai minha analise simples.

Fica Comigo, Risa: Apesar de eu não curtir tanto jogos em Novel, eu achei a ideia divertida.
Spoiler
Tema: 8
Jogabilidade: 7
Visual: 9
Sonoplastia: 9
[close]

Twin Mages: Curti bem a mecânica do jogo, mas o jogo não resetar ao estoura o tempo me incomodou.
Spoiler
Tema: 7
Jogabilidade: 7
Visual: 10
Sonoplastia: 10
[close]

Castelo Matemágico: A ideia de avançar acertando as contas é bem bacana, entretanto, alguns bug nas contas não permitiram minha progressão.
Spoiler
Tema: 7
Jogabilidade: 7
Visual: 8
Sonoplastia: 8
[close]

CyberRoad: Achei que o jogo não deixou claro que se encaixa no tema, e o lag gerado acaba atrapalhando a experiencia (mas é uma ideia legal de jogo).
Spoiler
Tema: 5
Jogabilidade: 4
Visual: 7
Sonoplastia: 6
[close]

The Life Of Andy: Ficou bem legal, achei que poderia ter mais opções e mini games.
Spoiler
Tema: 8
Jogabilidade: 5
Visual: 9
Sonoplastia: 9
[close]




O critério que usei para a votação não foi o valor das características do jogo e sim o quando ele é "jogavel", na minha opinião quando mais o jogo der controle e ações pro jogador de fato jogar melhor como jogo ele será.
Hammer Strike

Fica Comigo, Risa

A inserção do tema ao mundo do jogo ficou excelente, além dos rivais já terem um histórico de rivalidade o que deixa algo mais acirrado, pois os eventos que ocorreram ao longo desse histórico só aumentam mais a rivalidade entre os dois, em relação a fidelidade e ao o que o tema pode oferecer ganha muitos pontos.

A proposta achei interessante, uma corrida contra o tempo estimula mais a competição entre os rivais, ambos teriam de dar o seu melhor nesse momento, o decorrer desse prazo seria com provas que teriam tudo para proporcionar bastante entretenimento na experiência de vivenciar como jogador esses 3 dias. Por não ser a versão final, não há como conferir quais tipos de minijogos foram implantados como provas e como foi sua implantação.

O enredo não foi mostrado tudo, no fim poderia ter uma reviravolta que mudasse toda a interpretação dele trazendo informações novas, mas pelo que ficou apresentado, ficou uma enorme sensação de iniciar em desvantagem pois o outro competidor teve acesso as provas antes e teria muito motivo para usar isso a seu favor, sendo um competidor motivado a ganhar. Mas o desenrolar do enredo, poderia no futuro apresentar algo que justificasse isso, como se a prova fosse mostrar disposição para fazer coisas que nunca fez por outra pessoa, até mesmo ter de se comunicar com seu rival.

A ambientação(meio físico e trilha sonora) combina bem criando um bom clima, no menu de título se clicar em sair, abrirá outro menu com a opção de "ir para menu de título", o que é estranho sair de um ponto para voltar ao mesmo lugar.
Foi um bom trabalho, e deixou curiosidade sobre como seria o restante da disputa, a versão completa daria para conferir mais coisas.
[close]

Cyberoad

Como um jogo feito rápido para uma Jam curta, sendo a jogabilidade sempre menor do que o tempo de programá-la, então também um jogo para ser jogado rápido, esse ficou bastante interessante, se tratando de jogabilidade.

Possui um sistema de somar pontos e usar esses pontos para fazer melhorias que ajudam a ir mais longe, dá um excelente incentivo para ficar repetindo os estágios já que isso trará mais recursos para chegar mais longe diferenciando cada jogatina, o que é muito bom para jogos curtos, ter incentivo para repetir o que já foi jogado prende por mais tempo o jogador no jogo e ao repetir ser uma experiência diferente acaba sendo uma expansão do jogo, por isso como jogo rápido ficou muito bom.

As mecânicas são muito boas, e bem completas, único ponto que achei ruim é que se inicio o disparo, posso me movimentar disparando, mas se inicio o movimento antes, não consigo me movimentar disparando, isso atrapalha bastante ao desviar de obstáculos atrasando a resposta de ataque ou me fazendo gastar energia para não atrasar meu ataque.

O sistema de pontuação poderia ser uma forma de rivalidade, se houvesse um ranking como em fliperamas antigos, criaria uma rivalidade entre os jogadores sobre quem atingisse a pontuação mais alta, tem muita rivalidade sobre qual nome aparece no topo de um ranking, tinha uma oportunidade de trabalhar o tema nisso.

O enredo também fez falta, até onde fui nada de enredo foi apresentado e ele me apresentaria o contexto do jogo, a razão de estar ocorrendo os acontecimentos do game, daria um motivo extra para jogar, se além do motivo de vencer no jogo por diversão e teste de habilidade, tivesse um motivo do que está em dependência de ser bem sucedido, qual influência no mundo do jogo teria se o jogador vencesse.
[close]

Eu joguei todos, mas esses foram os que se sobressaíram apesar de ter mais trabalhos de qualidade e divertidos de jogar, todos estão de parabéns, muito bom o evento. Foi bom que mesmo alguns não estando com o acabamento do jogo mandaram os trabalhos, não desistiram da competição.
-

The Life of Andy

Tema: 6 - O jogo não foi muito longe pra ter uma noção, mas aparentemente ele tem um rival na faculdade.
Jogabilidade: 5 -  Infelizmente o jogo fecha sozinho quando chego no quarto com a Evelyn.
Visual e Sonoplastia: 7 - Artes bem encaixadas com o tema e a narrativa. Apenas músicas do RTP e uma de anime até onde consegui chegar.
[close]

Cyberoad

Tema: 6 Rivalidade constante, eu diria. Na verdade todo mundo no jogo é rival. raohrhahoura
Jogabilidade: 8 - Legal, mas dá uma tendinite braba se jogar a sério. Tirando isso, o ritmo do jogo é bacana e está tudo funcionando direitinho.
Visual e Sonoplastia: 8 - Visual muito cativante, com artes legais e cores equilibradas em cada tema. Os sons e a música estão bem de acordo com o enredo proposto.
[close]

Castelo Matemágico

Tema: 5 - Pela print de apresentação foi um dos que mais me chamaram atenção, mas a rivalidade foi pouquíssimo explorada no game.
Jogabilidade: 5 - Infelizmente é um jogo curto, dá pra terminar em menos de 2min. Os cálculos se repetem muito e não oferecem nenhuma dificuldade.
Visual e Sonoplastia: 6 - Com o tema propost eu esperava um pouco mais de refinamento na apresentação. Ter um texto que já conta tudo logo no início foi meio triste. Mas vai um voto super positivo pro Pixel Art e também pros sons, que são bem agradáveis e ilustram legal o cenário e momentos.
[close]
Twin Mages

Tema: 6 - Bom.. os magos são rivais. Mas foi bem pouco explorado. xD
Jogabilidade: 8 - Boa, de modo claro e oferecendo um certo desafio já que o tempo conta. Só senti falta de um game over quando o tempo acaba. É triste ter que ir até o final resolvendo tudo pra depois ver que o Red ganhou.
Visual e Sonoplastia: 9 - Originais e bem feitos.
[close]

Fica Comigo, Risa

Tema: 8 - Ok, esse a rivalidade apareceu no meio da coisa. Não ficou explícito de primeira. Ponto pra ele. A história parece bacana, fiquei curioso quanto à personalidade dos envolvidos.
Jogabilidade: 5 - É... Enter...Enter...Enter... quebra-cabeça, fim.
Visual e Sonoplastia: 7 - Ficou legal, no geral. Não emociona mas cumpre a função correta em cada momento do jogo.
[close]
Alkemarra
Do the impossible.
See the invisible.
Touch the untouchable.
Break the unbreakable.

11/07/2018 às 08:12 #6 Última edição: 11/07/2018 às 10:39 por Selitto
Fica Comigo, Risa: Não entendi, é uma demo? Se for não tem como eu dar o meu voto já que a história não foi bem desenvolvida, se quer finalizada.
Spoiler

Tema: Se adequa bem ao tema de rivalidade, na disputa pela conquista de uma mulher, mas como é uma demo, não deu pra sacar muito essa rivalidade entre os personagens.
Jogabilidade: Comum de uma Visual Novel, de novo como é curto, não tem muitas mecânicas e opções.
Visual e Sonoplastia: Visual bacana, não achei que a música combinou nem com o tema e o clima do jogo. Alguns erros de português.
[close]

Twin Mages: Jogo apresenta uma mecânica legal, e duvido que alguém finalize de primeira como vencedor.
Spoiler

Tema: A uma rivalidade aqui presente, mas acho que faltou um pouco de história e dialogo.
Jogabilidade: Nada que já não tenha visto em outros jogos, mas não da mesma forma como é apresentado aqui, Encontrei um bug ao teleportar de uma area para outra, teleportei através de uma chama de fogo e fui parar em uma parte do mapa onde fica preso.
Visual e Sonoplastia: Grande destaque nesse jogo, os gráficos, animações e a trilha sonora trabalham bem juntos

[close]

Castelo Matemágico: Ideia de jogo fácil, acertar contas, mas o seu design contribui para uma maior imersão, parece um mini-game bem feito.
Spoiler

Tema: Novamente há rivalidade, mas o modo com que ela é explorada não traz sentido ao jogador, ou o rival é um professor de matemática?
Jogabilidade: Apenas fazer escolhas, contém bugs que podem fazer você perder, as respostas ficam trocando os números sem parar, e as vezes o enter é contado duas vezes, se você erra 1 já perde 2 vidas.
Visual e Sonoplastia: Os gráficos ficaram bem legais, não curti a sonoplastia, não parece combinar com a proposta do jogo.
[close]

CyberRoad: Um ótimo jogo, me lembra muito dos arcade, ainda assim tem seus problemas.
Spoiler

Tema: O jogo não apresenta uma história, não consegui identificar uma rivalidade, mas esse eu não consegui chegar no final, vou jogar novamente, só que no meu computador, caso a experiência seja melhor já terá meu voto.
Jogabilidade: O jogo com maior jogabilidade da Jam, podemos mexer o carro nas quatro direções, atirar e usar escudo, comprar uprades. Encontrei uns bugs de mira, mas tava jogando no Touch do notebook, verei isso também depois.
Visual e Sonoplastia: Muito bem, nisso não deixa a desejar em nada, parabéns!
[close]

The Life Of Andy: O jogo fechou sozinho depois que vai para o quarto da faculdade, era pra ser assim?
Spoiler

Tema: Há rivalidade, mas não é tão marcante porque o jogo simplesmente fechou ao chegar em uma parte, acredito ser um bug.
Jogabilidade: Comum do estilo do jogo, poderia ter puzzles e mais escolhas.
Visual e Sonoplastia: Bacana também, trilha sonora tem pra alguns gostos já que podem escolher em uma cena do jogo (ainda bem). Alguns erros de português, concordância plural e singular, pontuação e  escrita.
[close]

Meu voto fica para Twin Mages que conseguiu colocar uma rivalidade e ainda trouxe um visual e jogabilidade muito bons e de acordo.

Gostaria de pedir a todos os autores, que finalizem seus projetos depois e postem no fórum, vai ser bacana ver como podem ser aprimorados e finalizados. Boa sorte a todos.

Opa! Está na hora de ajudar à escolher o grande vencedor deste evento, que infelizmente não pude participar por chegar tarde demais como sempre :rick9:

Cyberoad - Resumo: Jogo interessante, embora não cumpra muito bem com o tema, vale a pena pelo resto. Com certeza jogaria se tivesse uma versão completa. Bom trabalho  :ok:
Spoiler

Tema: De todos os jogos aqui apresentados, esse foi o que a rivalidade se mostrou menos presente. Seria interessante se houvesse ao menos uma pequena explicação da história do jogo. Como por exemplo: "Você é da facção x e deve eliminar todos os integrantes da facção y que se encontram na pista", já ajudaria um pouco. Por isso, acabou falhando nesse quesito (na minha opinião, é claro)."
Jogabilidade: Está ótima! Cumpre seu objetivo dentro do jogo. É bastante satisfatória a sensação de poder destruir "tudo" o que ver pela frente XD. No caso de um jogo completo (o que seria interessante), poderia deixar mais desafiador adicionando "chefões", como tanks de guerra, por exemplo, e claro, novas fases e habilidades, fazendo com que o jogo fique menos enjoativo.
Visual/Sonoplastia: Já vou avisando que amo jogos 2D, retro e gráficos pixelados, então seria estranho não gostar do visual deste. A música geralmente é o ponto forte neste tipo de jogo, e aqui não é diferente. A música dentro do jogo é bem tensa e combina com a fase em si. E a música do menu foi uma boa escolha, já que ela dá a vontade de jogar sempre que o jogo inicia. Confesso que, por algum motivo, me bateu saudades do Top Gear...
[close]

Castelo Matemágico - Resumo: Boa proposta. É aqui onde o pessoal descobre se é bom (ou não) em matemática. Cumpre seu objetivo como um jogo simples e consegue se encaixar no evento. Outro bom trabalho  :ok:
Spoiler

Tema: O clássico "herói que salva a princesa do vilão maligno que deseja destruir o mundo". Embora a história não seja a mais criativa, segue o tema imposto.  Não considero ruim, já que o foco mesmo é na jogabilidade.
Jogabilidade: Com certeza o ponto principal de todo o jogo. As contas em si não são tão difíceis, e muitas vezes, se repetem. Mas a ideia é bem interessante e consegue entreter (pelo menos a mim) em seus poucos minutos de jogo. A minha única e real reclamação é que, em alguns momentos, sofri com um bug onde eu apertava o botão várias e várias vezes, mas não funcionava, infelizmente.
Visual/Sonoplastia: Achei o visual muito bonito e bem feito. Curti a música de fundo, achei meio dark, o que colaborou com a ideia de "um mundo sem cores".
[close]

Fica Comigo, Risa - Resumo: Uma visual novel onde dois garotos competem por uma garota através de "joguinhos" impostos por ela mesma. Foi bem feito, apesar de ser bem curta. Mais um "joinha" do Rickas  :ok:
Spoiler

Tema: Outro clássico: "A rivalidade no amor". O tema é bem representado, embora a história não esteja completa. Fiquei curioso para saber o resto.
Jogabilidade: Bem... É uma visual novel, então não há nada de diferente, ou que, pelo menos se destaque.
Visual/Sonoplastia: Visual simples, mas bonito. Curti a interface do mapa, seria interessante adicionar mais locais no caso de um jogo completo. As músicas são agradáveis, mas não são o ponto forte.
[close]

Twin Mages - Resumo: Belo visual, boa música, e bons quebra-cabeças. O tema também foi representado. Aprovado  :ok:
Spoiler

Tema: Pelo o que entendi da história, é mais uma disputa entre os magos, me lembrou algum jogo de tabuleiro, só que jogado com magia.
Jogabilidade: Boa, no geral. Apresenta bons quebra-cabeças, e o tempo ajuda a deixar tudo muito mais tenso. O único ponto negativo é que, mesmo quando o tempo acaba o jogo ainda continua.
Visual/Sonoplastia: Visual lindo, o que pra mim foi o ponto forte do jogo. A música é empolgante e combina com o jogo no total.
[close]

The Life of Andy - Resumo: Outra visual novel com uma história interessante, mas infelizmente, também é curta. Queria saber como termina... Nem preciso dizer:  :ok:
Spoiler

Tema: É possível perceber a presença da rivalidade, apesar de pouca, mas creio que isso se dá ao fato da história estar incompleta.
Jogabilidade: Mais uma vez, é uma visual novel, não há muito o que comentar.
Visual/Sonoplastia: Imagens bonitas e bem utilizadas na história. A parte sonora também está boa, tanto os efeitos quanto as músicas.
[close]

Dou meus parabéns à todos que participaram (e aos que tentaram participar também), foram ótimos trabalhos.  :clap:

Obs: Desculpe-me por abusar dos emoticons.

Depois de 3 anos sem postar nada no CRM, estava passando por aqui, vi essa JAM e resolvi participar da votação também hahah

Eu havia dado pontuação em todos os quesitos, mas como são jogos com estilos diferentes, fica difícil fazer um comparativo quantitativo, então preferi não postar as notas.

Castelo Matemágico
Spoiler
Tema: Ficou claro o tema, apesar de bem simples.
Jogabilidade: Jogabilidade simples, porém bem funcional, cumpre o objetivo. Seria mais legal se tivessem mais perguntas diferentes, pois algumas vezes respondi a mesma pergunta seguidas vezes, o que diminuiu a dificuldade do jogo.
Visual e Sonoplastia: Nada de extraordinário, mas bonito e adequado.
[close]

Cyberoad
Spoiler
Tema: Não há nada que explicitamente mostre o tema, por isso, acabou deixando a desejar nesse quesito.
Jogabilidade: Jogabilidade bem legal, muito bem feita, contando com upgrades pra aumentar a experiência do jogador. O único problema pra mim é que depois de um tempo ficou bem repetitivo, mas talvez seja por eu não apreciar tanto esse estilo.
Visual e Sonoplastia: Tantos os visuais, quanto os sons foram bem usados.
[close]

Fica Comigo, Risa
Spoiler
Tema: Ficou bem explícito o tema.
Jogabilidade: O jogo fluiu bem, com uma história bem desenvolvida, porém, fica aquele gosto de quero mais, já que o tempo de gameplay foi relativamente pequeno.
O quebra-cabeça foi bem fácil, mas imagino que seja devido ser a demo.
Visual e Sonoplastia: Tudo bem feito e aplicado.
[close]

The Life Of Andy
Spoiler
Tema: Ficou bem explícito o tema, porém achei pouco trabalhada a história da rivalidade.
Jogabilidade: O jogo fluiu bem, tendo as mecânicas do visual novel bem funcionais, não tenho nada a reclamar além do que foi dito acima sobre a história da rivalidade.
Visual e Sonoplastia: Me agradou bastante.
[close]

Twin Mages
Spoiler
Tema: Ficou claro o tema, apesar de bem simples.
Jogabilidade: Achei bem interessante a ideia do jogo e da jogabilidade. Tive um pouco de dificuldade inicialmente, mas, depois que entendi, fluiu bem legal o jogo.
Algo de ruim foi que estorei o tempo e nada aconteceu, e só ao terminar os puzzles o jogo informou a derrota. Além disso, seria legal ter um botão de reiniciar, ao invés de precisar fechar a janela.
Visual e Sonoplastia: Ficou bonito e adequado ao estilo do jogo.
[close]

Parabéns aos participantes pelos jogos, foram bem divertidos de jogar :XD:

Saudações, galera!

Primeiramente agradecemos a todos envolvidos neste evento, desde a elaboração até aqui, na conclusão e mesmo no feedback que virá após este evento. Um parabéns ao pessoal que tentou fazer algo no tempo disponibilizado pela JAM, mesmo aos que não conseguiram terminar, mas palmas mais fortes aos que terminaram e chegaram na reta final do evento. E um obrigado a quem passou aqui para deixar o voto, e melhor, também deixou um comentário. O evento são para todos os membros e é muito bom quando ele é aproveitado. Ainda que não tenhamos muuuitas participações, saber que uma parte vai se interessar em participar da forma como pode nos motiva a continuar tentando criar e executar outros eventos, portanto, por mais que seja um pequeno grupo quem organiza esses eventos, a existência dele depende da vontade da comunidade toda e é por isso que a presença de todo mundo é muito importante.  :XD:

Outro saldo muito bom da CRM Game JAM 1 é que muitos membros novos chegaram com ele, principalmente na abertura. Aos que ainda estão por aqui e vieram ver este tópico, ficam aí as boas-vindas e o convite de permanecerem entre nós criando joguinhos. Ano que vem ou mesmo antes poderá haver uma nova oportunidade como esta de colocar em prática tudo que foi desenvolvido.

Mas enfim, vamos ao finalmente.


[box class=titlebg]
RESULTADOS
[/box]


1º Colocado
Fica Comigo, Risa, por Uhtred
8 Votos


Receberá


Medalha de 1º Colocado na CRM Game JAM 1
1 Chave do jogo Chroma Squad
175 Rickoins



2º Colocado
Twin Mages, por TrojanPlayer
6 Votos + 1


Receberá

Medalha de 2º Colocado na CRM Game JAM 1
1 Chave do jogo Chroma Squad
125 Rickoins



3º Colocado
Cyberoad, por chaoazul
6 Votos


Receberá

Medalha de 3º Colocado na CRM Game JAM 1
1 Chave do jogo 99Vidas
85 Rickoins



4º Colocado
Castelo Matemágico, por Speed
3 Votos


Receberá

1 Chave do jogo Galaxy of Pen and Paper
50 Rickoins



5º Colocado
The Life of Andy, por Vythar
2 Votos


Receberá

1 Chave do jogo Gryphon Knight Epic
50 Rickoins



Portanto, o vencedor da Primeira CRM Game JAM é: Uhtred. Consagrando-se como especialista em visual novels, talvez? Ficamos no aguardo de que se esse projeto vai pra frente mesmo como prometido no fim da demo ou se foi só  para fazer figa como o quebra-cabeças da Risa.

Em segundo lugar, na votação, tivemos um empate entre Twin Mages e Cyberoad. Como a premiação deste evento não dá para ser dividida, fiz o voto de minerva e por isso no número de votos do segundo lugar aparece um "+ 1" na frente. Os dois jogos se equiparam bastante, isso até justifica o empate. No spoiler abaixo descrevo o porquê de minha escolha e uma pequena impressão minha dos jogos (aproveitando porque não comentei anteriormente).

Spoiler
Twin Mages é um quebra-cabeças bacaninha, com a valorização dos gráficos próprios, com mais alguns desafios e a tela mais lapidada acho que já seria um jogo redondinho e completo, porém há alguns pontos na mecânica que me incomodaram. O inimigo do jogador é um tempo, jogo, aproveitá-lo é o foco, entretanto a animação da bolinha é muito lenta, ela entra em um buraco e demora demais a sair do outro lado, e nesse intervalo o tempo não é interrompido, punindo o jogador por uma animação demorada demais, e é muito frustrante tu perder um jogo por algo que tu não tem controle. E uma falha que encontrei foi que, ao acabar o tempo, toda mecânica do jogo parou de funcionar e não deu game over. Fui obrigado a reiniciar o jogo do modo raiz.

Cyberoad já tá mais próximo de um jogo feito. Possui a tela inicial, bem bacana, com uma loja inclusa, adendo que eu não esperava em um projeto dessa JAM. O visual, apesar de eu não saber se é original, também é bem bonito, à exceção de um telão ou outro que aparece em preto no cenário. Quanto à jogabilidade, achei o estágios um tanto longos por serem monótonos, talvez uma encurtadinha em cada um visto que a variedade de desafios em cada um é pouca, ajudaria. E por várias vezes eu me senti em um bullet hell, mas com um personagem grande demais para desviar dos projéteis.

E ambos jogos representaram muito superficialmente o tema. Twin Mages mostra o mago azul na busca de sobrepujar o vermelho, algo muito raso por um lado, mas do outro deixando fácil a identificação de quem é bom e quem é mal, uma artimanha conveniente. Cyberoad, porém, eu não consegui identificar representação do tema, visto que, julgando por essa analogia das cores, o único inimigo em vermelho que vi foi um helicóptero, mas que também existe em azul, logo a rivalidade não fora representada por essas cores. Fora isso eu não identifico o tema em outro ponto do jogo e, por se tratar de uma JAM em que eu não tenho meios de mensurar o quanto deste jogo fora feito após a divulgação do evento, a aplicação do tema é o que mais tem peso pra minha nota. Por isso, Twin Mages ficou com meu voto.

E para não passarem em branco, a ideia do Castelo Matemágico é legal, mas o uso da tela foi ruim. Ela já é pequena e muito pouco dela é utilizada para representar o jogo. Um uso melhor do espaço disponível para identificação melhor dos elementos visuais faria bem ao jogo, e também creio que uma temática mais... infantil, talvez, combinaria melhor com o uso da matemática do que um guerreiro medieval. Desafios da idade média fantástica sendo vencidos por matemática é algo que minha suspensão de descrença ainda tem trabalho em aceitar, MAS, rende um joguinho casual bacana, ainda mais pra dispositivo móvel.

The Life Of Andy não me puxou muito por apresentar só o básico do visual novel. Acho que para um gênero em que o assistir pesa mais do que o jogar, ter algo novo pra despertar a interação ou interesse do jogador é bem-vindo, ainda mais pros como eu que começam a cochilar. Também achei o personagem muito passivo, tornando-se irrelevante enquanto os outros iam se modelando e ficando bem mais interessantes. O maior ruim mesmo foi o jogo fechar abruptamente, sem aviso nenhum. No mais, uma revisada nos textos, para deixá-los mais interessantes, ajeitar melhor as escolhas para combinar com as janelas e até encaixar melhor as proporções dos personagens poderia trazer o projeto pros trilhos pra tocar em frente e virar um bom projeto.
[close]

Como parte da equipe coordenadora e por já ter conhecimento de que este evento viria a existir e porque o Uht só joga Fifa, a chave do jogo que seria dada ao primeiro lugar será passada para o segundo, e assim sucessivamente. E como, por fim, somente um participante ficaria sem premiação, apesar de ter sido prometida uma a mais somente no caso de sete inscrições, achei justo acrescentar uma ao pacote e assim acho que ficamos todos felizes.

No decorrer da semana as premiações serão entregues. Quanto às chaves, pretendo encaminhá-las amanhã por mensagem pessoal ao respectivo dono. Peço que ativem-nas e me falem se deu tudo certinho, pois se tudo tiver corrido bem fica favorável a acontecer novamente. Espero que tenha sido um evento proveitoso pra quem participou e estimulante para quem acompanhou. Algum desses projetos aí será terminado bonitinho?

:wow:
Centro RPG Maker
Move Your Gears

Meus parabéns a todos os participantes, foram excelentes projetos. Espero que utilizem isso como motivação para continuarem produzindo excelentes jogos no futuro.

Poxa... Cheguei muuuito atrasado. Quando consegui um tempinho pra jogar e votar, já saíram os resultados kkkkkkk !!
Mas de qualquer forma baixarei todos os jogos participantes. Parabéns a todos que participaram, pena que não deu pra eu entrar na zoeira tbm, mas quem sabe na próxima eu consiga participar. o/

Parabéns a todos que participaram, foi bem divertido, não tive o tempo para jogar todos os jogos, mal tive tempo pra terminar o meu, sei que muitos encontraram vários problemas, e de fato, o jogo ficou bem longe do que eu pretendia, mas fico feliz de ter conseguido o segundo lugar.
Talvez eu ainda tente melhorar o projeto, deixar com a ideia original, esse resultado acabou não representando tão bem o tema como eu acho que iria ser com os primeiros conceitos, quem sabe ainda não vire um projeto mais bonito e divertido?
Obrigado por todas as críticas e a CRM por promover o evento.

Opa...finalmente venho comentar aqui.

Primeiro, obrigado aos que votaram em mim e parabéns aos participantes de modo geral. Eu joguei todos os jogos que estavam na disputa, não fiz uma analise de cada um, como eu sempre faço, porque estava concorrendo junto nessa e não queria que minha avaliação pessoal soasse mal aos outros participantes ou então que de alguma forma fosse interferir no resultado da votação.

Eu acho que 5 jogos não é muita coisa, mas... antes 5 do que 4 e por aí segue huahau mas assim, falando por mim, entrando nesse concurso eu vi como realmente é difícil de se fazer um jogo tão rápido e com tão pouco tempo livre. Eu confesso que perdi um dia de bobagem pensando se ia ou não participar, por isso comecei a fazer o jogo na terça feira, sendo que eu conseguiria acessar o note para abrir o RPG Maker apenas umas 2 horas por dia, tendo que enviar no sábado, porque domingo não teria tempo pra nada. Por sorte eu consegui um tempo a mais no sábado e pude fazer o máximo que deu, mesmo perdendo um jogo de quartas de final da Copa do Mundo pra fazer isso hauhau

Enfim...achei que coseguiria entregar um jogo completo, me enganei terrivelmente, tive que "podar" o máximo que pude e enviar uma demo, consegui enviar mas sem testar o no final das contas enviei com o quebra-cabeças do final em um formato que eu estava fazendo pra testar o que acontecia após resolver ele, ou seja, ficou MUITO fácil e nada desafiador. Mas tudo bem, acho que o pessoal que votou gostou mesmo dos diálogos e do que poderia sair desse projeto, e agora ainda mais depois de vencer o concurso tenho um dever de finalizar ele.

Dos outros projetos participantes, vi muitos que me pareceram sistemas já prontos e que os criadores tiveram que, de alguma forma, incluir o tema rivalidade no contexto... por isso acho que teve alguns em que o tema não ficou muito claro, o que acabou prejudicando a avaliação na hora de votar. Talvez se o tema fosse outro, ou até mesmo se não tivesse tema, eu não teria vencido esse concurso porque vi sim outros bons projetos aí que ao menos em jogabilidade oferecem mais do que eu ofereci com o Fica Comigo, Risa!.

Fico feliz em vencer e ter um novo projeto aí pra focar meu tempo livre, fica meus parabéns aos demais e espero que o evento se mantenha pro ano que vem e que tenhamos sempre mais participantes.

Valeuzz

23/07/2018 às 19:16 #14 Última edição: 23/07/2018 às 19:18 por chaoazul
Parabéns a todos os que participaram! Seja organizando, votando, analisando e postando e, principalmente, aos que desenvolveram os projetos para a competição, não importa se conseguiram ou não terminar os mesmos a tempo ;). 

Foi bem diferente e, de certa forma, desafiador e divertido desenvolver uma ideia e um jogo do zero em um tempo que - eu pelo menos - achei curto. Hahahah. Acho que como a maioria aqui perdi umas boas horas pensando no que faria, sendo que acabei desenvolvendo apenas a terceira ideia. Na minha opinião o tema foi muito fácil e muito difícil ao mesmo tempo. (Não sei explicar), talvez pelo fato de eu não ser um grande criador de histórias (ficou um pouco óbvio né), eu sempre curti mais a parte da engine etc.

Baixei todos aqui e gostei muito dos resultados e de como cada um se difere do outro. Parabéns novamente aos participantes e que venham mais jams como esta! Com certeza tentarei participar delas sempre que tiver tempo e que esta inspire outros a participarem das próximas. o/

Um user do tópico comentou que o jogo poderia ter um rank online... Gostei muito da ideia e não sei como não pensei nisso. Aff.. kkkkkkkk. Quem sabe num Cyberoad 2. hahahahah! Obrigado o/!