O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Musicaria - RESULTADOS!

Iniciado por Zaggojhon, 09/06/2019 às 12:30

Escolha as duas faixas que melhor representam o cenário!

Lonely Path - Yxin
9 (33.3%)
Embrace of Silence - Mestre R.
7 (25.9%)
Spring Wind - Carogui1
8 (29.6%)
Hawrpire Trifurcated Road - Leatt
4 (14.8%)
Nightingale Early Riser - Rodlego10
7 (25.9%)
The Mystical Spirit of the Forest - Drakysm
13 (48.1%)

Total de membros que votaram: 27

Votação encerrada: 14/06/2019 às 12:33

Agradeço demais a todos que votaram na minha composição e ainda mais pelas felicitações, mal posso acreditar que fui agraciado com esta conquista maravilhosa aqui nesse fórum que tanto gosto.

Citação de: Zaggojhon online 15/06/2019 às 20:54
Yxin, parabéns pelo segundo lugar! Sua música cria uma atmosfera muito interessante. Lembra muito as composições de Hiroki Kikuta, em que as Synth Strings fazem o fundo com uma dinâmica meio flautando, dando "clima" da floresta. Acho que você acertou no contraste entre uma base praticamente sem ataque e um instrumento melódico muito mais marcado e percussivo. Esse mood, provavelmente, foi o que lhe rendeu os votos :)
Devo ressaltar, porém, que a extensão da música e a falta de temas recorrentes podem tirar um pouco da memorabilidade da música, o que diminui consideravelmente a experiência.
Não pude deixar de lembrar de uma música de um dos meus jogos favoritos de infância, Mr. Nutz. Curiosamente, essa trilha possui o mesmo detalhe da extensão e tema que citei na sua.
Excelente =]

Agradeço demais pela análise da música. Se me permitir dar mais detalhes do processo criativo, fiz esse pequeno trabalho enquanto tentava aprender um pouco sobre composição na internet. Comecei lendo um monte de coisa pra saber o que significava cada conceito, afinal sou totalmente desconhecedor do assunto. A partir daí procurei alguns programinhas e lembrei do antigo Melody Raiser 1999, que é um dinossauro dos softwares de música.

Encontrei uma versão não totalmente traduzida e tinha algumas coisinhas em japonês, mas o programa em si é muito simples, mas justamente por ser simples ele é um pouco limitado. Todas as opções de acompanhamento para a base oferecem apenas alguns modelos de batidas repetitivas, o que dá pra fazer é mudar os instrumentos (que a propósito são muitos) e outras coisas como velocidade e altura (grave ou agudo). Então eu comecei a brincar com o programa e compor diferentes tipos de acompanhamento e tentar "sentir" como cada coisa combinava com a outra e imaginar que atmosfera de jogo aquilo tudo poderia convergir. Entretanto, a melodia principal é o que há de mais livre a se fazer nesse software. Controlando todos os acordes e notas, tudo depende apenas sua imaginação e percepção de tempo e composição.

Essa melodia foi inspirada principalmente em jogos como The Legend of Zelda - The minish cap e Harvest Moon porque as músicas para de Gameboy Advance composições me passam a impressão da transição entre o antigo e o novo, com o aumento da qualidade e liberdade criativa que a os anos 2000 trouxeram mas ainda com aquele gostinho de retrô, exatamente a sensação que o próprio Melody Raiser e o RPG Maker me passam até hoje.

Outra coisa que influenciou foi o cinema, eu acho legal como uma parte específica da música lembra diretamente algo pode passar várias sensações mudando instrumentos, frequências, etc. Na semana do anúncio da competição eu estava justamente estudando diferentes versões do tema dos Vingadores e como aqueles acordes específicos que nos lembram do grupo, foram usados de diferentes formas para dar o tom mais sinistro de Guerra Infinita, de tristeza ou de algo ainda mais épico como em Ultimato.

Essa música em particular foi uma de outras 6 versões que fiz, cada uma com uma atmosfera diferente testando instrumentos, frequências e e acordes. Para mim, se encaixou bem com o mapa sugerido na competição, resolvi participar e agora estou aqui agradecendo a todos  :money:.

Queria ter comentado aqui antes, mas infelizmente quando o evento estava acontecendo eu estava impossibilitado de acessar o fórum. Sequer pude participar, mas antes tarde do que nunca, vamos lá:

Há bastante tempo a área sonora tem sido subestimada e deixada de lado, é muito bonito vê-la recebendo tanta atenção e carinho mais uma vez. Quero parabenizar o Zaggojhon pela realização do evento, conseguiu levantar belíssimas entradas, e, também, agradecer por ter escolhido meu mapa como tema do evento.

Deixo também minha parabenização a cada um dos participantes, todas participações ficaram excelentes. Foi muito bom poder ver as diferentes interpretações que cada um teve do mapa em questão.

Quero ver uma segunda edição desse evento no futuro. Viu, Zaggo?