O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Na sua concepção o que seria Deus?

Iniciado por Nandikki, 11/12/2014 às 17:21

Citação de: Further online 11/12/2014 às 21:18
Eu sempre tentei achar uma correlação entre Religião e Ciência, é uma coisa muito difícil

Rapaz, o espiritismo (ou kardecismo, como chamam) faz essa relação com maestria.
Recomendo procurar um pouco sobre isso, o espiritismo surgiu como ciência e foi considerado religião algum tempo depois. Livros do Allan Kardec, segue a dica.




Edit: Preferi voltar pra avisar que não estou pregando o espiritismo, nem é a minha religião. Só quis te recomendar o conteúdo se quiser ler sobre pessoas que também fazem essa ligação.
Blog com meus textos, poemas e inspirações.
Basicamente onde eu devolvo pra vida todos os tapas que ela me dá.


 Relaxa Van, não sei o resto mas eu estou achando bem informativa as suas mensagens! kk

E também concordo contigo na questão da morte, Further. Não sou muito acreditado nessa ideia da punição pós morte, ao meu ver é tudo parte de um ciclo natural que mantem o equilíbrio da vida. Não tenho provas e nem fontes, apenas creio que seja isso.

off: Muito legal a forma de pensar do pessoal da Centro, estou surpreso pela maturidade da galera que frequenta. :XD:

Jogo em desenvolvimento. Se interessou? Clique na imagem para mais informações!

11/12/2014 às 22:01 #32 Última edição: 12/12/2014 às 10:15 por V@gner KOHAI
Bom...

Por mais que eu tente, não consigo e nunca consegui acreditar em Deus ou Deuses.

Venho de uma família muito religiosa, eu ia há igreja, lia a bíblia, fiz até a 1ª comunhão, mas isso pra mim não significou nada...
Sempre vi a bíblia como uma espécie de "conto de fadas", onde se pode ter usado pessoas reais que viveram no passado para criar o "mito" em que grande parte do mundo acredita.

Sinceramente... eu não sei como é viver acreditando em um "ser superior que pode fazer qualquer coisa possível e impossível"... Sério. Não consigo entender isso...

Um dia debatendo isso com meu primo, que acabou de abandonar "as Testemunhas de Jeová", chegamos a conclusão que, em nossa opinião, o Deus que os homens criaram não existe.

"O tal criador que todos querem representar, seria o próprio universo, onde este não tem começo nem fim, está em toda parte governando o tempo e espaço de todos. Este não é objecto de devoção, nem adoração, também nada semelhante aos homens, não possuí emoções e tão pouco consciência, ele está sempre criando e destruindo em um ciclo interminável sem propósito ou objectivo."

Nessa definição que acredito.

Pois, em todas as civilizações da antiguidade existia uma determinada religião geralmente baseada na astronomia, ou seja, no movimento dos astros no céu, que todos adoravam e acreditavam que realmente era verdadeira. Essas religiões com o tempo acabaram desaparecendo, constatando que as crenças daqueles povos eram "falsas".

Então, o que faria as crenças religiosas actuais serem diferentes e mais verdadeiras do que as da  antiguidade?

São duvidas e mais duvidas, que realmente não me deixam acreditar que o Deus que os homens criaram exista.

\o/

Citação de: SevenM online 11/12/2014 às 21:56
off: Muito legal a forma de pensar do pessoal da Centro, estou surpreso pela maturidade da galera que frequenta. :XD:
Também. Estou surpreso que não tenha gerado discordâncias e espero que continue assim xD Pena que nem todo lugar é assim.

Outra coisa bacana que eu achei foi o livre árbitro. Pense bem. Se você fosse Deus e criasse um homem para lhe adorar. O homem ia gostar de você de verdade? Você ia gostar de ser amado assim? Por isso ele tenha dado isso. Acho que por isso o homem em si seja considerado perfeito. Pela capacidade de fazer o que bem escolher.

De qualquer forma eu pensaria nisso se fosse um 'Deus'.

Isso me faz lembrar de um tal de "Incendiário", um cara que rondou as comunidades rpg maker por uns meses ano passado. Em todo tópico (sem exagero, TODO tópico) ele vinha citar uma passagem da bíblia e dizia que a Escritura mostrava que estávamos errado.
Blog com meus textos, poemas e inspirações.
Basicamente onde eu devolvo pra vida todos os tapas que ela me dá.


12/12/2014 às 10:05 #35 Última edição: 12/12/2014 às 10:38 por Zugzwang
Sobre as quotes da wikipedia, não creio que seja possível provar cientificamente a origem do universo. Mas talvez coisas que a sucedam.

Ciência trata da experiência, do empírico, do físico. A eternidade da matéria é uma concepção metafísica, que transcende a experiência física. Tentar a provar é fazer teologia. Minhas fontes indicam que Peter Higgs sequer é um ateu radical.

Existem coisas que são premissas pelas quais você prova as coisas e, por definição, não podem ser provadas. Você não prova a lógica. Você tem de a pressupor para que possa provar algo. Mas, para o materialista, o que é a lógica além da matéria? Se a lógica é material, qual sua composição atômica? Ela pode ser quebrada, trancafiada ou transformada por uma super-tecnologia no futuro? A meu ver, isto é non-sense. Mas há pensadores materialistas que consideram a lógica mais uma amigo invisível imaginário, com alguma coerência.

Meu ponto é que você precisa construir seu pensamento a partir de algo que não pode provar. Há filósofos que isto de axioma. A teologia protestante holandesa calvinista chama de ponto arquimediano, a anglo-saxônica de primeiro princípio, a liberal de ultimate concern. Eu poderia definir o conceito de Deus com estas palavras. Porque a definição de que Deus necessariamente teísmo é bastante católica e tomista, na verdade. Então todos teríamos um theos no qual acreditamos, de certa forma.

Agora respondendo sua pergunta, sou protestante. E essas são minhas influências. Além de muito Dostoiveski. Porque a literatura verdadeira se interessa mais pelo drama humano porque por ideologias.

A existência do mal nunca foi prova da inexistência de Deus para mim. Desde criança, achava que se tudo fosse matéria e Deus não existisse, o próprio conceito de mal não passaria de um objeto material. O mal provava mais a indiferença e malignidade do homem, que culpa Deus enquanto permanece omisso.

Vejo a ciência como mais uma hipótese que funciona do a verdade. Há cientistas que pensam que o mundo é um holograma. Bem, isso mudaria a física na qual acreditamos, por exemplo. Esta que já é mais uma hipótese que resolve diversos problemas teóricos (e cria outros, vide a polêmica em torno de Einstein) do que a verdade baseada na experiência.

Agora, se você quiser uma crítica a religião, recomendo René Girard, católico heterodoxo. Com todos os equívocos, ainda é o melhor nesse assunto, para mim.

(A logoterapia do Viktor Frankl também é uma escola interessante de um psiquiatra que deixa boa margem para a existência de Deus, só lembrando).

Bom, já falei bastante. Como minha forma de crença não é muito popular, acabo argumentando bastante para a demonstrar razoável. Questão nem é provar que estou certo, mas só dar algumas justificativas, mesmo.
For all to be accomplished, for me to feel less lonely, all that remained to hope was that on the day of my execution there should be a huge crowd of spectators and that they should greet me with howls of execration.

Spoiler
[close]

Citação de: Zugzwang online 12/12/2014 às 10:05
O mal provava mais a indiferença e malignidade do homem, que culpa Deus enquanto permanece omisso.

Tenho que falar essa frase em uma aula de filosofia qualquer dia! Noss, concordo!  :clap:.

13/12/2014 às 03:22 #37 Última edição: 13/12/2014 às 03:28 por Incendiário
Para quem quer uma definição clara e objetiva de quem é Deus, segundo a Bíblia, segue um trecho da Confissão de Fé de Westminter:

CAPÍTULO II
DE DEUS E DA SANTÍSSIMA TRINDADE


I. Há um só Deus vivo e verdadeiro, o qual é infinito em seu ser e perfeições. Ele é um espírito puríssimo, invisível, sem corpo, membros ou paixões; é imutável, imenso, eterno, incompreensível, - onipotente, onisciente, santíssimo, completamente livre e absoluto, fazendo tudo para a sua própria glória e segundo o conselho da sua própria vontade, que é reta e imutável. É cheio de amor, é gracioso, misericordioso, longânimo, muito bondoso e verdadeiro remunerador dos que o buscam e, contudo, justíssimo e terrível em seus juízos, pois odeia todo o pecado; de modo algum terá por inocente o culpado.

Deut. 6:4; I Cor. 8:4, 6; I Tess. 1:9; Jer. 10:10; Jó 11:79; Jó 26:14; João 6:24; I Tim. 1:17; Deut. 4:15-16; Luc. 24:39; At. 14:11, 15; Tiago 1:17; I Reis 8:27; Sal. 92:2; Sal. 145:3; Gen. 17:1; Rom. 16:27; Isa. 6:3; Sal. 115:3; Exo3:14; Ef. 1:11; Prov. 16:4; Rom. 11:36; Apoc. 4:11; I João 4:8; Exo. 36:6-7; Heb. 11:6; Nee. 9:32-33; Sal. 5:5-6; Naum 1:2-3.

II. Deus tem em si mesmo, e de si mesmo, toda a vida, glória, bondade e bem-aventurança. Ele é todo suficiente em si e para si, pois não precisa das criaturas que trouxe à existência, não deriva delas glória alguma, mas somente manifesta a sua glória nelas, por elas, para elas e sobre elas. Ele é a única origem de todo o ser; dele, por ele e para ele são todas as coisas e sobre elas tem ele soberano domínio para fazer com elas, para elas e sobre elas tudo quanto quiser. Todas as coisas estão patentes e manifestas diante dele; o seu saber é infinito, infalível e independente da criatura, de sorte que para ele nada é contingente ou incerto. Ele é santíssimo em todos os seus conselhos, em todas as suas obras e em todos os seus preceitos. Da parte dos anjos e dos homens e de qualquer outra criatura lhe são devidos todo o culto, todo o serviço e obediência, que ele há por bem requerer deles.

João 5:26; At. 7:2; Sal. 119:68; I Tim. 6: 15; At - . 17:24-25; Rom. 11:36; Apoc. 4:11; Heb. 4:13; Rom. 11:33-34; At. 15:18; Prov. 15:3; Sal. 145-17; Apoc. 5: 12-14.

III. Na unidade da Divindade há três pessoas de uma mesma substância, poder e eternidade - Deus o Pai, Deus o Filho e Deus o Espírito Santo, O Pai não é de ninguém - não é nem gerado, nem procedente; o Filho é eternamente gerado do Pai; o Espírito Santo é eternamente procedente do Pai e do Filho.

Mat. 3:16-17; 28-19; II Cor. 13:14; João 1:14, 18 e 15:26; Gal. 4:6.

Qualquer dúvida sincera, é só perguntar.
Críticas descabidas, zombarias e ofensas serão sumariamente ignoradas.

Bem acredito que deus seja o nome que as pessoas deram para a energia que originou tudo, não propriamente criando seres ou planetas.

Não descarto a ideia de que os deuses adorados agora na terra seriam formas de vidas talvez de outros planetas e que talvez nos tambem não seriamos seres originados no planeta terra mais claro nada disso e comprovado pela ciencia são apenas teorias.

Porem existem entre as 100 bilhões e as 200 bilhões de galáxias no universo, e somente na nossa  há, pelo menos, 100 bilhões de planetas dentre eles estima-se que existam pelo menos 60 bilhões de planetas habitáveis orbitando estrelas anãs vermelhas em toda a Via Láctea.

Seria muito egoismo achar que apenas nos teriamos sidos os sorteados para viver em um universo tão grande.

Na sua concepção o que seria Deus?
Queria só observar, nada demais, que todos as pessoas que postaram aqui moldaram suas respostas por si próprias ou buscaram explicações plausíveis para justificarem.

Incendiário, você não deu sua opinião você parafraseou um livro. Sinceramente, qualquer um poderia abrir a bíblia e ler.

A Bíblia foi feita com metáforas, não é clara e muito menos objetiva. Seria muito esforço você emitir uma opinião pessoal? Pois se sim, acho que você entrou no tópico errado... 


Citação de: Moycanow online 13/12/2014 às 04:52
Bem acredito que deus seja o nome que as pessoas deram para a energia que originou tudo, não propriamente criando seres ou planetas.
Você conseguiu resumir a minha opinião de forma bem clara, :o:.
Citação de: Moycanow online 13/12/2014 às 04:52
Não descarto a ideia de que os deuses adorados agora na terra seriam formas de vidas talvez de outros planetas e que talvez nos tambem não seriamos seres originados no planeta terra mais claro nada disso e comprovado pela ciencia são apenas teorias.
Concordo em partes. Acho que se nossos antigos divinizaram seres aparentemente superiores isso não significa necessariamente, que todos os Deuses foram inventados desta forma.

13/12/2014 às 13:55 #40 Última edição: 13/12/2014 às 14:03 por Incendiário
Citação de: Nandik online 13/12/2014 às 09:04Incendiário, você não deu sua opinião você parafraseou um livro. Sinceramente, qualquer um poderia abrir a bíblia e ler.

A Bíblia foi feita com metáforas, não é clara e muito menos objetiva. Seria muito esforço você emitir uma opinião pessoal? Pois se sim, acho que você entrou no tópico errado...

Eu concordo 100% com a Bíblia. Ela é claríssima e muito objetiva.

A minha opinião pessoal é essa: Deus revelou a Si mesmo na Escritura Sagrada.

Obs: eu não parafraseei um livro, eu citei ipsis litteris uma confissão de fé histórica.

Durante minha vida infantil, via Deus como um ser que nos conduzia e era aquele homem barbudo gigante, que ficava no céu. Durante minha pré-adolescência, dúvidas surgiram, e já não sabia se Ele existia, ou não. Estava em cima do muro.
Depois te ter um contato com um livro chamado Sua Força Interior de Joseph Murphy, minha mente entrou em um estado de mudança. Meus pensamentos foram renovados. Quando Murphy dizia que, pessoas se curaram de câncer com a mente, voltaram a andar ou ficaram ricas, eu comecei a refletir mais e mais... Seria verdade?
Depois de um, dois anos pensando e pensando, tive contato com o que chamam de Física Quântica; o que seguiu-se de um vídeo chamado Jesus ensinou física quântica(...). Que me deixou meio louco, no bom sentido da palavra. E isso leva à minha conclusão:

Se nós conseguimos fazer o que quisermos, com a mente, significa que temos poder. Muito, por sinal. Se temos poder, significa que temos um lugar, uma dimensão, um plano, para utilizar este poder. Que é a que "vemos" e "vivemos". Mediante a isso, em minha concepção, Deus seria tudo. Talvez não que Deus seja tudo, e sim que tudo seja Deus. Uma interligação de mundos. Paraíso? Inferno? Talvez simples planos paralelos, para o qual possamos viajar... Quem sabe depois de perder o corpo do qual nós possuímos?
Enfim, Deus para mim é algo, de fato, real e superior a nossa realidade. Provavelmente algo beeeem diferente do que qualquer ser deste mero planeta pense. Nós não sabemos direito o que há no nosso corpo, imagine o que há no planeta Terra, no universo e nos outros possíveis universos? Eu sempre penso positivo e vivo feliz, não prendo-me a essas questões, visto que não é algo que vamos descobrir. Não adianta tentar saber o começo, tampouco o final. Ainda mais se ambos nem existissem. Ainda mais se tudo for uma mera ilusão. Talvez tudo isso seja revelado em nossa passagem daqui. Talvez não.

Citação de: Incendiário online 13/12/2014 às 13:55
Citação de: Nandik online 13/12/2014 às 09:04Incendiário, você não deu sua opinião você parafraseou um livro. Sinceramente, qualquer um poderia abrir a bíblia e ler.

A Bíblia foi feita com metáforas, não é clara e muito menos objetiva. Seria muito esforço você emitir uma opinião pessoal? Pois se sim, acho que você entrou no tópico errado...

Eu concordo 100% com a Bíblia. Ela é claríssima e muito objetiva.

A minha opinião pessoal é essa: Deus revelou a Si mesmo na Escritura Sagrada.

Obs: eu não parafraseei um livro, eu citei ipsis litteris uma confissão de fé histórica.

Desculpa ai não quero ofender mais se for acreditar apenas por estar escrito em um livro escrito por mãos humanas nos teriamos milhares de deuses... Assim como Zeus ja foi o deus desse mundo um dia e outros que vieram antes dele o destino de todos os deuses é virar mitologia claro que essa é apenas minha opinião não venho aqui para lhe dizer o que é certo ou errado por isso não se ofenda

Tentei não entrar na ''discussão'' mais agora darei a minha opinião, não tenho uma religião, mais de vez em quando frequento os mais variados tipos de centros religiosos, com destaque a igreja católica centros espíritas e por aí vai, Deus pra mim é tudo e acredito que ele já interferiu de forma positiva em minha vida, claro não adianta olhar pro céu com muita fé e pouca luta você tem quer correr a traz pois Deus não dá o peixe e sem a vará de pescar, e não questione a Deus ele ajuda os fracos e necessitados mas também ele quer que você passe pela prova antes de receber a sua benção.



''Você nunca sabe a força que tem, até que a sua única alternativa é ser forte.''

Citação de: Felipe@Pedro online 13/12/2014 às 18:45
Tentei não entrar na ''discussão'' mais agora darei a minha opinião, não tenho uma religião, mais de vez em quando frequento os mais variados tipos de centros religiosos, com destaque a igreja católica centros espíritas e por aí vai, Deus pra mim é tudo e acredito que ele já interferiu de forma positiva em minha vida, claro não adianta olhar pro céu com muita fé e pouca luta você tem quer correr a traz pois Deus não dá o peixe e sem a vará de pescar, e não questione a Deus ele ajuda os fracos e necessitados mas também ele quer que você passe pela prova antes de receber a sua benção.

É o que eu diria. Na hipótese Dele não existir, ao menos me dá confiança e esperança em conseguir o que busco.
A propósito, gosto muito dessa fala do Morgan no filme.