O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[VXA-OS] Server.exe alternativo (Windows 86x/64x) SEM SQL

Iniciado por Akaiger, 11/06/2021 às 17:51

11/06/2021 às 17:51 Última edição: 17/06/2021 às 08:50 por Akaiger
Para aqueles com problemas com instalação e compatibilidade de Ruby e que querem alterar o código base usado no VXA-OS e não conseguem porque o código está compilado no Server.exe, eu desenvolvi um Server.exe idêntico ao do VXA-OS que possibilita isso. Escrevi em C#, porque em Ruby tá difícil (pouco suporte, eu teria que codificar em ruby puro, sem auxílio de Gems). Isso requer que você instale o .Net Core 3.1, que é bem leve e é usado em muitos programas do windows.

Funcionamento: O Server.exe vai abrir o arquivo main.rb da pasta server e rodá-lo como se você tivesse o Ruby instalado e configurado no seu computador. Depois de fechar o console, ele vai deletar qualquer arquivo residual usado pra rodar o server. Caso os desenvolvedores do VXA-OS adicionem mais requerimentos do Ruby ao servidor, eu vou precisar atualizar o arquivo. Atualmente somente são só necessários(e inclusos no meu Server.exe) o Colorize e o Eventmachine.

O SERVIDOR NÃO IRÁ RODAR SE NA SUA PASTA SERVER NÃO ESTIVEREM O "main.rb" E AS PASTAS "RGSS3" E "Scripts" (a não ser que você mesmo altere os scripts, neste caso somente o main.rb seria essencial, e o resto seria de acordo com suas modificações.)
NÃO TESTEI E NEM DEI SUPORTE PARA O SERVER COM SQL AINDA.

Instalação: Basta baixar o .exe e substituir o .exe na pasta Server do VXA-OS.

Downloads:

Server.exe 64-bit (64x)

Server.exe 32-bit (86x)

Server.exe 86x/64x - Esse aqui não precisa do .Net Core 3.1, mas pesa mais, pois já está incluso dentro do .EXE. Arquivo rar com as duas versões.

Outros links:

Tópico VXA-OS

.Net Core 3.1


Obs.: Caso vá instalar o .Net Core 3.1 pelo link acima, instale o .NET Runtime 3.1 padrão, não o Desktop Runtime nem o ASP.NET Core Runtime. Não dará problema, mas é mais do que o necessário.


Sobre o desenvolvimento:

Após uma observação de como funciona o Server.exe do Valentine, eu tentei recriar algo igual, com as minhas alterações, porém um arquivo .bat ou uma nova recompilação em Ruby não funcionaria por limites de linguagem. No Server.exe do Valentine, a ferramenta que ele usa para compilar inclui uma versão mínima e compacta do Ruby que é extraída (não deve servir para outros tipos de código) e colocada junto aos arquivos temporários do Windows, junto ao "main.rb" e as "RGSS3" e "Scripts". Esses arquivos são excluídos depois que o Server.exe é fechado. Então eu só fiz algo similar em C#, com os arquivos da linguagem Ruby (não os arquivos do script do servidor) que foram extraídos do Server.exe do Valentine (para manter o arquivo mínimo e o mais compatível possível), pois estou acostumado com essa linguagem. E ela é mais livre de limitações, já que ela foi feita especificamente pra rodar no Windows.