O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Como organizar um projeto ?

Iniciado por Black0mendes, 23/04/2020 às 10:41

eu sempre tive uma duvida, como realmente fazer um projeto ir pra frente. antes eu só ia fazendo as coisas sem planeamento nem nada mas depois de algumas(muitos projetos arquivados) eu vi que planejamento era a chave. mas nessa parte do planjamento eu me perco um pouco oque eu deveria priorizar quando estou fazendo ele ? estou com um projeto atualmente e eu decide muitas das coisas sobre ele como o enredo, localizações dos mapas e oque vai ter na jogabilidade. mas oque vêm depois qual dessas coisas eu deveria começar a tirar do planejamento para passar para a execução primeiro. Como vocês o fazem ?

23/04/2020 às 12:05 #1 Última edição: 23/04/2020 às 12:07 por Darkrafa
Bom dia, cara.

Bom, a resposta pra essa pergunta acaba sendo subjetiva pois varia bastante do interesse e objetivo do maker.
-Qual ferramenta RPG Maker vc optará? Por quê?;
-Que tipo de projeto/história vc quer criar? Refiro-me a gênero, aventura, terror, suspense, etc;
-Haverá batalhas tradicionais nele? Qual o tipo, será batalha por turno, abs, tbs, etc?;
-Tem os recursos necessários que "modelarão" seu projeto, Scripts/Plugins? Digo, a ferramenta que vc optou(versão do rpg maker) tem esses recursos que precisa? As vezes vc pode encontrar um script que esteja procurando, que seja essencial em seu projeto, em outra ferramenta. O MV tem a vantagem de ser a última lançada, tal qual haverá mais atualizações do pessoal. Por outro lado, 2000/2003/XP/VX Ace terão mais opções por já estarem a mais tempo "no mercado";
-Vc se sente confortável mapeando ou acha que é um ponto a aperfeiçoar? Se for o segundo caso, aprender isto antes de iniciar, aliás vale para outras questões, como elaborar uma boa história, enredo, etc. O pessoal aqui é bom em trazer uma trama para ser avaliada, e a galera avalia com muito respeito ao que vc for criar. Pode ser um de seus passos inicias;

Agora é algo mais pessoal, vai de vc se quiser testar se funciona pra ti também:
-Database. Boa parte dele deve ser começada antes de mapear, pelo menos eu defino bem os personagens envolvidos na trama primeiro, items básicos, armas iniciais e outros equipamentos também. Mas o Database completo considero complexo vc definir antes de ir jogando e testando o jogo, mas imagino que isso também dependa de cada um;
-Durante o período de desenvolvimento do projeto é comum ficar naquele "marasmo existencial" dele. Vc não sabe direito como avançar ou se sabe, talvez algo lhe impeça que isso ocorra, principalmente quanto a história e/ou criação de eventos. Uma boa forma de prosseguir com o projeto é mapear ao invés de seguir com a história. Adiante seus mapas para que quando vc possa avançar com a história/criação de eventos, vários de seus mapas já estejam criados, facilitando todo o processo;

Não desanime por qualquer que seja o motivo. Há vários vídeos motivacionais que podem lhe auxiliar a não desistir de seu projeto, qual ocorre com frequência nesse meio. E há também N tutoriais que podem lhe auxiliar na criação/execução de alguma ideia que queira implementar no Youtube.
Além disso, vc pode contar com a colaboração do pessoal daqui e de outros canais interessantes, como o fórum Braveheart, para auxílios mais básicos, ou quem sabe até mesmo uma parceria.

E boa sorte em seu projeto  :ok:

Vou deixar um tópico relacionado meu linkado aqui, pois é vital para a forma que eu uso para me organizar: https://centrorpg.com/index.php?topic=23810.0