Nekoland Studio - RPG game maker, rpg game creator
Site oficial: http://about.nekoland.net/english
Manual: http://developer.nekoland.net/start
Downloads
Engine para desenvolvimento:Windows: http://get.nekoland.net/
Até o momento o sistema de publicar o jogo não funcionou.
Player para jogar os jogos publicados:
- IOS (Iphone/Ipad) - Inglês (https://itunes.apple.com/us/app/destroy-dungeons-with-nekoland/id1446251772)
- IOS (Iphone/Ipad) - Coreano (https://itunes.apple.com/kr/app/%EC%B4%88%ED%86%A0%ED%99%94%EB%8D%98%EC%A0%84-with-nekoland/id1446251772)
- Android (https://play.google.com/store/apps/details?id=net.supercat.nekoland)
Jogos para jogar pelo Player:http://nekoland.net/
Imagens:(https://img7.androidappsapk.co/poster/5/2/5/net.supercat.nekoland_1.png)
(https://d2yal1mtmg1ts6.cloudfront.net/7E5Twf8Qk32T3a68zih5-BZmiWdKvfHdRl216PwDfxDhm65VfylyOWqvVSQs17lDtMM=h350-r)
(https://d2yal1mtmg1ts6.cloudfront.net/Af7S9UV3yeZx6O2zcBGUGxR3le3V8p-od3MI0AVtsyHgElvD7CSw59BBCNDHlaT1MOk=h350-r)
(https://d2yal1mtmg1ts6.cloudfront.net/jnAOtxRUEUwhqddTexYB8iIfZjkiBVD_wSOtehDGV0IioViJNYCh-fpO0MUmQck-x5A=h350-r)
Minha breve impressão após instalar a versão disponivel:Logo após baixar a Engine que é bem leve (48Mb) já vem uma atualização, meio inconveniente.
O sistema em sim é bem semelhante ao Rpg Maker, já tem um jogo de base, mas ao que parece torna o sistema um MMORpg e não um
Turn Rpg, o sistema de batalha é diretamente no mapa.
Já os gráficos em si são velhos conhecidos, alguns dos Charasets são estes mesmos:
https://centrorpg.com/index.php?topic=22074
O legal é que o GamePad fica na tela e possivelmente aceita dual-touch, ou seja, precisar direcional e botão de ação ao mesmo tempo.
O sistema permite compilar APK (Exportar o jogo para ser aceito no Android) e publicar diretamente para download (Disponivel apenas na versão completa que ainda está em desenvolvimento).
Agora enfim vamos a parte legal, o sistema de Scripts, são dois, um para o "Client" (Jogador) e outro para o "Server", ambos são escritos em Lua, isso mesmo, uma linguagem muito conhecida e apreciada, que foi desenvolvida por Roberto Ierusalimschy, um Brasileiro Carioca.
O visual do jogo e o estilo do sistema fazem lembrar muitos sistemas apresentados pela AldeiaRpg:
http://aldeiarpgbr.forumeiros.com/
De resto existe na Engine e em alguns grupos um formulário (Em inglês) para ajudar os desenvolvedores com opniões de melhorias:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdKoFqNPmeSZsXo09zjlhIRrmCM8a8jNmBYbH2eiELt6Phg4A/viewform
(Periodo não determinado)
Vídeos:
- Instalando, atualizando e utilizando a Engine (https://youtu.be/C0E5CX4RhUg)
- Publicando o seu jogo e rodando no Android pelo Player NekoLand
- Compilando para Android
Novidades, o NekoLand agora em sua versão 2.45 não parou, agora ele é uma plataforma para desenvolvedores semelhante ao Youtube (monetização via PayPal) e com mais possibilidades, segue a lista:
- Você agora pode enviar o seu jogo por uma conta (criada antes) para a galeria e deixar disponível para outras pessoas jogarem via Smartphone.
- Você não precisa mais editar o jogo pelo seu computador, pode editar diretamente do seu smartphone, os menus são muito semelhantes a versão para Windows.
- Você pode colocar ícone e imagens de demonstração na galeria.
- Você pode ser monetizado através do jogo.
- Você pode vender recursos gráficos ou fornecer de graça na galeria da própria NekoLand.
Eu enviei um projeto de teste pelo computador e outro pelo Smartphone (Android):
(https://i.servimg.com/u/f54/20/24/47/85/th/nekola11.png) (https://servimg.com/view/20244785/2) | (https://i.servimg.com/u/f54/20/24/47/85/th/nekola10.png) (https://servimg.com/view/20244785/1) | (https://i.servimg.com/u/f54/20/24/47/85/th/nekola12.png) (https://servimg.com/view/20244785/3) |
Vindo de (sul) coreanos, não ficaria surpreso de ser algo orientado a MMO. Parece interessante, mas não acho viável pra projetos sérios.
Eu fiquei olhando a galeria deles e estão aproveitando muitos recursos de Rpg Maker, pelos dialogos a maioria dos usuários não são asiáticos.
O que me impressionou foi poder editar o jogo no celular ficou legal e a interface manteve quase a mesma.