Eu como fã do período medieval, uso muitas lendas para a criação de alguns roteiros.
Gostaria de saber o que vocês fazem para criar suas historias e para evitar os clichês.
Sou da área de scripts e filmes de exploração espacial é o que mais me inspira.
Qualquer coisa que estiver me cativando no momento serve de inspiração. Pode ser filme, série, animação, um jogo, uma história, música, coisas que acontecem no dia-a-dia, etc.
Já sobre evitar clichês, acho que não tenho nenhuma fórmula específica pra isso. Só tento não me basear muito nas fontes de inspiração e não fazer coisas copiadas. Se eu lembro de algo que é muito parecido com o que eu to fazendo, tento buscar uma forma de deixar diferente.
Tudo. De uma pedra no chão até horas de ócio. ;)
Para evitar clichês, pesquisa. Muita pesquisa.
Acho que, quantos aos clichês, pegando um pouco do que o Cronus disse, não se trata exatamente de evitar,
pois desenvolvendo que muitas pessoas também desenvolvem a décadas, é impossível se esquivar de utilizar
algum. A questão está em como o utiliza.
Citando como exemplo The Witcher 3, é algo que o jogo faz com maestria na parte de missões. Todo rpg tem
aquelas missões de "mate tal bicho e eu te dou x moedas". Nesse jogo, porém, essas quests, apesar de, em
sua essência manter esse objetivo simples, é rica em uma história. Tiveram todo o trabalho de contextualizar
essa missão em algum ambiente do jogo.
Quanto à inspiração, acho que qualquer obra do gênero que tu goste vai lhe inspirar.
O Zuckerberg me inspira, na real.
Acredito que conseguir inspiração é muito mais difícil do que conseguir burlar o clichê. O que acaba tornando fácil (oi?).
Por mais chato com tudo que eu seja, é muito fácil me inspirar com tudo. Para jogos, por exemplo, uso de HQs, outros jogos e por último filmes e séries. Sempre fique de olho nas HQs europeias (http://ndrangheta-br.blogspot.com.br/), são uma puta fonte de inspiração. Como também abuse e use de portfólio de artistas (https://www.artstation.com/).
E deixe de frescura, o clichê não é nada mais do que um limite criado por alguém para culpar a falta de produção (ou até atrasar ela). Tenha uma ideia, produza essa ideia e depois só moldar.
vlw pelas dicas galera.