O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Sistema de distribuição de pontos

Iniciado por skelhat, 06/08/2021 às 16:48

06/08/2021 às 16:48 Última edição: 22/08/2021 às 00:51 por skelhat
Alguém pode me ajudar com um sistema de distribuição de pontos no RPG Maker MZ ?
Eu queria criar um sistema na qual o jogo reconheceria quando o personagem completasse um novo nível e o daria X pontos através de uma variável e assim o jogador poderia gastar esses pontos acumulados nos parâmetros extras e especiais. Eu pensei em uma forma de fazer isso através de evento comum, mas o evento ficaria gigante e talvez não funcionasse, afinal não comecei a faze-lo pra ter certeza se seria a solução.
Então pensei em pedir uma ajuda aqui.
Eu queria um sistema para trocar pontos acumulados pelos parâmetros especiais e extras, mas um sistema que permita trocar pelos parâmetros principais também seria interessante, pois seria muito compatível com o plugin de requisitos de item criado pelo gabe.

Alguém pode me ajudar a criar um sistema de distribuição de pontos para o MZ ?

Pro MZ não encontrei. Porém, caso alguém tenha tempo, existe um pro MV que pode servir de exemplo. Ou, se você não tiver pressa, pode pedir diretamente pro autor deste uma conversão. Enquanto isto, se quiser fazer por eventos, não é tanto trabalho assim.

  • Tenha uma variável sempre atualizada com o nível do personagem.
  • Quando precisar, (após batalhas ou após ganhar experiência), defina uma segunda variável com o nível do herói.
  • Compare as duas.
  • Se a segunda for maior, o jogador passou de nível. Use uma terceira variável para criar os pontos a serem distribuídos.
  • Utilize um loop com a tela de opções para que o jogador distribua pontos enquanto essa variável for maior que zero.
  • Quando os pontos acabarem, finalize o evento.

Aqui vai: rmmz-actor-points-system.js

O plugin serve como base para um sistema de pontos e você pode usar os pontos obtidos pelos atores como bem entender. Descartei a parte que toca as variáveis, pois seria apenas uma curva desnecessária para o sistema. Demais informações você pode encontrar lendo a ajuda do plugin.  :ok:


Obrigado corvo pela dica, mas vou tentar o plugin que o gabe fez.