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RPG Maker Unite, já viram o anúncio?!

Iniciado por Myzhuk, 23/02/2022 às 12:44

Eai pessoal, tudo de boa com vcs?! Então, eu tinha ouvido boatos sobre esse RPG Maker Unite, mas como não tinha encontrado nada, pensei que era mentira. No entanto, ontem fiz uma pesquisa atoa e achei a página na Steam haha! Ele foi feito dentro do motor da Unity, uma coisa que adorei saber, já que estou estudando Unity arduamente (acredito que será útil na confecção de scripts).

Você tem alguma especulação de como irá funcionar? A linguagem vai ser C# de agora pra frente então? Sei que o Unity tbm suporta JavaScript, fico pensando se talvez os plugins do MV e MZ possam ser convertidos de maneira mais fácil para o Unite. Qual a opinião de vocês sobre a nova ferramenta que chega esse ano? Pode ser a versão definitiva do Maker?

Quando recomendávamos o pessoal pra ir para a Unity, não era com o Ojama que estávamos falando. Particularmente eu não espero muita coisa, mas eu acho uma baita vantagem jogar os usuários em uma engine mais avançada. Agora sim o povo vai precisar aprender como as ocisas funcionam e, chegando neste ponto, não precisarão mais do RPG Maker. Seja das versões comuns ou este framework. Mas se Deus quiser, vão esquecer este negócio de JavaScript e focar nos derivados de C mesmo.

E com certeza não será uma versão definitiva. Até porque nem é pro público alvo do programa. A galera que não se aventura com os códigos já reclamou bastante lá no fórum oficial e dificilmente vão chegar perto disso aí. E quem já programa ou, especificamente, quem já usa a Unity, não tem mais necessidade de colocar rodinhas na bicicleta.

De certa forma, considero um avanço. Mas tem que ver se o framework não vai mais atrapalhar que ajudar. Tem que ver como serão os termos de uso disso também, se não vão entrar em conflito com os da própria Unity.

Eu já tinha visto isso lá no CondadoBrakeheart, e fiquei surpreso, acho que Kadokawa fez isso para tentar lucrar, já que o MZ não fez sucesso como o MV.
Talvez essa ideia faça sucesso ou talvez não, o tempo nos dirá a resposta.  :u:

23/02/2022 às 21:31 #3 Última edição: 23/02/2022 às 21:33 por Myzhuk
Citação de: Corvo online 23/02/2022 às 15:46
Quando recomendávamos o pessoal pra ir para a Unity, não era com o Ojama que estávamos falando. Particularmente eu não espero muita coisa, mas eu acho uma baita vantagem jogar os usuários em uma engine mais avançada. Agora sim o povo vai precisar aprender como as ocisas funcionam e, chegando neste ponto, não precisarão mais do RPG Maker. Seja das versões comuns ou este framework. Mas se Deus quiser, vão esquecer este negócio de JavaScript e focar nos derivados de C mesmo.

E com certeza não será uma versão definitiva. Até porque nem é pro público alvo do programa. A galera que não se aventura com os códigos já reclamou bastante lá no fórum oficial e dificilmente vão chegar perto disso aí. E quem já programa ou, especificamente, quem já usa a Unity, não tem mais necessidade de colocar rodinhas na bicicleta.

De certa forma, considero um avanço. Mas tem que ver se o framework não vai mais atrapalhar que ajudar. Tem que ver como serão os termos de uso disso também, se não vão entrar em conflito com os da própria Unity.

Entendo seu ponto Corvo, e concordo sobre o lance de abandonar o JavaScript e migrar para algo mais robusto (mesmo sentindo imenso carinho pelo Maker).

Sobre a galera que não se aventura nos códigos, não entendi pq reclamaram, pois pelo que falaram ainda poderemos fazer jogos sem uma única linha de código, como nas versões anteriores. No meu caso, acho que vou usar com gosto o Unite, ainda mais pq será possível modificar com liberdade o Editor, e adoro o editor do Maker. Comecei agora em fevereiro a estudar Unity, aprendendo rápido, mas já imagino o trabalho demorado que deve ser organizar um sistema de RPG completo. O RPG Maker Unite talvez facilite esse primeiro passo, e torne a produção mais agradável.

Sobre os termos de uso, esse conflito pode ocorrer? Eles não estão em uma parceria?

Pelo que li, não vai se tratar de um add-on, e sim de um software próprio!

Citação de: Ryan X online 23/02/2022 às 18:18
Eu já tinha visto isso lá no CondadoBrakeheart, e fiquei surpreso, acho que Kadokawa fez isso para tentar lucrar, já que o MZ não fez sucesso como o MV.
Talvez essa ideia faça sucesso ou talvez não, o tempo nos dirá a resposta.  :u:

Para lucrar a gente sempre faz as coisas kkkkk! Acho que vai ser interessante, espero que dê tudo certo.

Só um adendo: Unity não suporta javascript, ele suportava UnityScript, que era uma linguagem parecida com js feita por eles mesmos. Já abandonaram a tecnologia e desde então, C# tem sido a única linguagem suportada pela engine visto que é a que todos preferiam usar (por boas razões).

Quanto ao RM Unite, ainda estou no aguardo de mais notícias pra formar uma opinião, mas certamente será um benefício. Só espero que, se o produto acabar sendo bom, o povo adote e a comunidade engaje mais. Prefiro muito mais fazer código em C# que mexer com javascript :feelsbatman:

Citação de: Syureri online 26/02/2022 às 14:34
Só um adendo: Unity não suporta javascript, ele suportava UnityScript, que era uma linguagem parecida com js feita por eles mesmos. Já abandonaram a tecnologia e desde então, C# tem sido a única linguagem suportada pela engine visto que é a que todos preferiam usar (por boas razões).

Quanto ao RM Unite, ainda estou no aguardo de mais notícias pra formar uma opinião, mas certamente será um benefício. Só espero que, se o produto acabar sendo bom, o povo adote e a comunidade engaje mais. Prefiro muito mais fazer código em C# que mexer com javascript :feelsbatman:

Descobri isso recentemente, lembro que em 2013 quando usei Unity por um curto período, tinha feito uns códigos nesse UnityScript! Ainda bem que o C# prevaleceu, nossa, bem melhor!

Acredito que o RPG Maker Unite tenha força suficiente pra se consagrar! Tô na torcida!

Acho que um ponto bem importante será se ele conseguir abstrair bem a interface da Unity pro público alvo deles, que é mais leigo, conseguir usar. Afinal, o esperado é que muita gente, se pá a maioria, consiga fazer jogos sem codar nada, e que a Unity não assuste essa galera.

Sei que Assets/Plugins/Packages da Unity conseguem moldar legal a Engine, só ver o modo DOTS dela, então acho que dá pra fazer sim.

Consigo ver várias vantagens no RPG Maker Unite com relação aos outros, algumas:
  • A Unity é muito propícia para fazer ferramentas. Por exemplo: Um script que procure todos os baús com espadas e substitua por escudos do mesmo metal (espada de ouro por escudo de ouro).
  • O sistema de versionamento da Unity funciona bem com concorrência. Ou seja, se o framework do maker não atrapalhar, daria pra duas pessoas mexerem num mesmo mapa ao mesmo tempo, desde que não mexam nas mesmas coisas.
  • O sistema de compressão da Unity é muito bom e permite reduzir ainda mais imagens ou áudio possibilitando salvar os arquivos na forma pura e podendo alterar como quiser ao buildar.

Citação de: FL online 12/03/2022 às 19:58
Acho que um ponto bem importante será se ele conseguir abstrair bem a interface da Unity pro público alvo deles, que é mais leigo, conseguir usar. Afinal, o esperado é que muita gente, se pá a maioria, consiga fazer jogos sem codar nada, e que a Unity não assuste essa galera.

Sei que Assets/Plugins/Packages da Unity conseguem moldar legal a Engine, só ver o modo DOTS dela, então acho que dá pra fazer sim.

Consigo ver várias vantagens no RPG Maker Unite com relação aos outros, algumas:
  • A Unity é muito propícia para fazer ferramentas. Por exemplo: Um script que procure todos os baús com espadas e substitua por escudos do mesmo metal (espada de ouro por escudo de ouro).
  • O sistema de versionamento da Unity funciona bem com concorrência. Ou seja, se o framework do maker não atrapalhar, daria pra duas pessoas mexerem num mesmo mapa ao mesmo tempo, desde que não mexam nas mesmas coisas.
  • O sistema de compressão da Unity é muito bom e permite reduzir ainda mais imagens ou áudio possibilitando salvar os arquivos na forma pura e podendo alterar como quiser ao buildar.

Muito bom os pontos que você colocou! Eu queria mais informação sobre o projeto, eles estão muito calados desde o anúncio!

Eu particularmente iria continuar usando os rpg maker antigos