O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Aos compositores e produtores de música para jogos

Iniciado por JoaoLisboa, 22/04/2020 às 14:19

22/04/2020 às 14:19 Última edição: 22/04/2020 às 14:34 por Gabriel
Olá, pessoal!

Nesse tempo de quarentena estive pensando numa possibilidade de juntar os profissionais e entusiastas do áudio como forma de ajudar na divulgação do trabalho de todos. Além disso, seria uma forma de unir a comunidade e apresentá-la aos demais grupos de desenvolvimento para que possam conhecer mais os brasileiros que estão envolvidos no processo de áudio para jogos.
Toda essa divulgação seria feita por um projeto que batizei de SoundtrackBR que teria perfis nas plataformas de streaming mais utilizadas e seria um facilitador na divulgação da música para o desenvolvedor e para os entusiastas.

[box2 class=titlebg title=Como você pensa em unir a galera?]Vamos lá!
Penso inicialmente em utilizar plataformas de áudio de fácil acesso. Uma delas seria o Soundcloud. Lá tem um mecanismo legal de fazer republicação de músicas que pode ajudar os desenvolvedores a encontrar estilos musicais e diferentes compositores. Porém é uma plataforma mais restrita aos produtores, creio que poucas pessoas vão lá apenas para ouvir música, montar playlists, etc.

Outra plataforma legal e que acho que teria mais efetividade seria o próprio Spotify. Lá é possível montar playlists com mais facilidade e os desenvolvedores e fãs de áudio para jogos podem encontrar mais facilmente o que querem através de playlists temáticas, por exemplo: músicas 8-bit, músicas de boss, temática RPG, etc.

Existe outra plataforma free que pode ajudar na divulgação dos trabalhos que é o Bandcamp. Não estudei ela ainda a fundo para ver se seria eficiente para gerar cliques para o compositor, mas ela também é uma possibilidade de uso.

Uma plataforma que definitivamente penso em usar na divulgação é o YouTube. Através da promoção de lives e vídeos temáticos (ex: 30 min de músicas de suspense), conseguiria trazer as pessoas para as playlists do Spotify para trazer royalties para os compositores. Porém, para essa plataforma eu teria que ter direitos para execução das músicas no YouTube.

Por fim, um pequeno serviço de WebRádio* para ajudar na divulgação das músicas.

*nesse caso também precisaria da liberação dos compositores para execução das músicas. Além disso, ainda é só uma possibilidade pro futuro, dependeria da quantidade de músicas que enviassem. [/box2]

[box2 class=titlebg title=Quais são as vantagens de unir os compositores em playlists?]Penso que seria um excelente método divulgação do trabalho de áudio e também do jogo. Alguém pode ouvir uma música e ficar curioso de onde ela vem, além disso pode ficar interessada nos demais trabalhos do compositor. Plataformas como as citadas acima facilitariam em conhecer os compositores brasileiros. [/box2]

[box2 class=titlebg title=Como seria feito o envio das músicas?]Penso em fazer um formulário de envio em que a pessoa possa enviar o link da música com os dados, jogo que ela pertence e, se necessário, o anexo em formato de áudio.
O link para envio estaria disponível nas redes sociais e num site oficial. [/box2]

Além de divulgas principalmente os compositores de jogos indie, principalmente no Spotify, playlists com clássicos dos jogos seriam criadas como forma de atrair também o público que gosta dessas músicas, por exemplo: melhores do castlevania, melhores do resident evil, etc...

Nota: inicialmente penso em dar foco na divulgação de compostores brasileiros, mas também penso em fazer divulgação do projeto em outros países.

Para finalizar, gostaria de enfatizar que acho que seria legal unir a comunidade de áudio dessa forma, seria uma excelente forma de divulgação dos trabalhos se conseguisse atingir uma galera legal. O projeto não tem fins lucrativos e os royalties das plataformas iriam somente para os músicos.

Aceito sugestões e críticas sobre o projeto. Se você gostou da ideia e/ou quer fazer parte disso, me avise por aqui! Se acha que é uma perda de tempo tentar fazer isso também gostaria de saber o que pensam.

No mais, agradeço a todos!  :wow:

Pô! A ideia é interessante.
Curioso no que isso vai virar. :batrick:

Spoiler
Citação de: JoaoLisboa online 22/04/2020 às 14:19Existe outra plataforma free que pode ajudar na divulgação dos trabalhos que é o Bandcamp. Não estudei ela ainda a fundo para ver se seria eficiente para gerar cliques para o compositor, mas ela também é uma possibilidade de uso.

Não cheguei a realmente usar mas fiz uns testes nela recentemente. Pelo que vi, ela parece focar na publicação de álbuns (o que é ótimo para este projeto) e é uma boa plataforma no geral. Mas a questão é: ela é streaming + download. Ou seja, é mais voltada pra comercialização*. Todo álbum/música que você lança lá além de ter o serviço de streaming tem a opção do usuário poder fazer download (e não há como desativar). Resumindo, aí entra aquele negócio de licença, direitos autorais e tudo mais.
Alguns podem se incomodar com isso...


*Não precisa ser necessariamente pago.
[close]




Dado essa explicação meia boca minha, posso finalmente dizer que apoio o projeto, mas ainda gosto de pensar em coisas maiores, hehe!
Como, por exemplo, um blog/fórum de música seria um ótimo meio de fazer isso. Tem bastante na gringa, mas por aqui nunca sequer vi um. Mas isso requer muito trabalho. Talvez num futuro, quem sabe?




Bom, boa sorte aê! Vamos ver se mais alguém vai se pronunciar para vermos o desenrolar disso aqui.

No mais, nos atualize aqui caso role mesmo.
~Inté! o/
Procuro nos versos e nas entrelinhas
Consolo para'as falhas minhas
Para então transmitir com enlevo
O mesmo nesta canção que vos escrevo.

Olá, drakysm!

Sobre o que eu tinha pensado sobre o bandcamp, você realmente está certo. Acho que é melhor focar no Soundcloud e no Spotify para esse projeto. Eu já tenho umas ideias já para começar, só me falta trabalhar em alguns desenhos para as redes sociais. Além disso tenho que achar mais artistas brasileiros no spotify para colocar nas playlists, ainda tenho poucos nomes nessa plataforma.

Realmente a ideia do blog/fórum é interessante, porém seria melhor ter uma equipe.

Assim que começar a fazer as coisas andarem mais rápido irei começar a disponibilizar as notícias por aqui.

Obrigado pelo apoio!  :*-*:

Salve, vou dar um conferida nos materiais.
A ideia é ótima.