O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Pesquisa de Opinião: Você baixaria um game de rpg maker antigo?

Iniciado por Adriano Henrique, 22/10/2020 às 17:46

Oi pessoal, estou querendo retomar os trabalhos e voltar com força total ao rpg maker, no entanto preciso saber se seus computadores e gostos pessoais ainda curtem ou não um jogo feito numa engine antiga.

Pretendo retomar o projeto no RPG Maker 2000 e por isso preciso saber: Sim ou Não?

Agradeço a cooperação e tudo de bom pessoal pra vocês e seus games, obrigado.

Depende do projeto, a idade dele não me influencia muito. Nos fóruns franceses, por exemplo, a maioria dos jogos ainda estão sendo feitos no 2003 ou no XP. Agora, um ponto é que o jogo simplesmente precisa funcionar. Usando Windows 10 eu não consigo jogar mais nenhum jogo criado no 2k/3 onde algum patch tenha sido embutido.

Então o único impedimento seria apenas a compatibilidade com um sistema operacional certo? Mas ai é que está outro ponto, já vi computadores simulando o rpg maker como se fossem de uma versão mais antiga, já vi rodar games pela opção de usar o Administrador, mais um motivo para levantar essa questão.

Se eu tiver que fazer gambiarras - rodar como admin, por exemplo - aí fica fora de questão. A não ser que seja algo extraordinário, caso não o desenvolvedor é que precisa dar seus pulos pra entregar o projeto funcionando. Vale lembrar que nada te impede de usar uma versão recente do programa, mas obedecendo às restrições das versões antigas, ou simulando você mesmo o que teria sido produzido nelas. Se você tiver este controle, não faz diferença se o jogo foi criado no RM95 ou na Unity.

A real pergunta aqui é: por quê? A menos que você tenha um motivo muito específico para tomar essa decisão, não vejo algo que justifique a utilização de uma versão ultrapassada da engine. É possível usar versões mais atuais do RM e ainda assim simular algo que chegue muito próximo de como as versões mais antigas eram, seja nos gráficos, tamanho da tela, programação por eventos, enfim. Dando uma customizada em uma versão mais atual, você mitiga grande parte dos possíveis problemas de compatibilidade que podem surgir ao desenvolver com uma versão anterior, e ainda por cima consegue melhores recursos para o seu jogo.

Eu particularmente amo o estilo visual que os projetos do RPG Maker 2003 possuem, por exemplo. Mas é muito possível alcançar esse mesmo resultado com uma engine nova e que você terá um suporte maior da comunidade. Fiz esse menu pensando justamente em voltar nos velhos tempos, mas não precisei me limitar à uma engine que não vai suprir as minhas necessidades. O ACE é uma ótima escolha para você (assim como foi para mim). Claro que existem versões mais atuais, mas o ACE se assemelha um pouco mais aos resultados que eu imagino que você queira chegar.

Novamente, não vejo um motivo plausível para utilizar uma versão antiga, a menos que você queira a real experiência de desenvolver um jogo com muitas das limitações que tínhamos no passado, aí é uma outra questão (mas ainda assim você poderia se limitar por conta, e não obrigatoriamente). De qualquer forma, acredito que essa "experiência legítima" não valha tanto a pena a ponto de possivelmente comprometer o desempenho do jogo apenas por isso. No fim das contas, é uma escolha sua, mas como nosso amigo Corvo disse, é obrigação do desenvolvedor pensar no produto final e em seu desempenho.

O mais importante é: coloque a mão na massa naquilo que for te fazer mais feliz e que te deixe mais animado. Com empenho e força de vontade, a engine pouco importa.  :XD:

24/10/2020 às 21:42 #5 Última edição: 24/10/2020 às 21:49 por Adriano Henrique
Uma das questões no meu caso está na questão de não ter sorte em arrumar uma equipe para me ajudar, tentei trabalhar com alguns membros uma vez e o dono do projeto simplesmente traiu a equipe toda, substituindo todos por membros novos sem nem ter avisado, fui leal e como recompensa fui expulso sem motivo (eu e outros membros também, o projeto dele está aqui no fórum como um jogo Demo, se quiserem saber ou puder falar eu falo).

Existem mais questões também, uma delas é financeira, outra é porque as engines que mais mexi (XP para trás) não precisa substituir Tiles por outros, você simplesmente pode importa-los e fica mais fácil, do XP para trás, em especial 2000/2003 já tem muitos resources prontos disponíveis. Quero e preciso de ajuda mas na hora de recrutar pessoal mais experientes eu não consigo, sei que o pessoal tem uma vida fora dos games mas sei lá eu não queria trabalhar sozinho, se eu tivesse a sorte de uma equipe mesmo que pequena mas leal uns aos outros eu poderia sim trabalhar com engines mais novas, mas eu trabalho com a possibilidade de ter apenas eu mesmo na produção do game, como bom brasileiro posso buscar ser adaptável a falta de membros.

Não é fácil ser humanamente falando um "forever alone"  :T.T:

Editado: Uma das principais razões também está em paz espiritual, compre o 2000/2003 na época que era vendido em revistas mas eu vacilei e joguei os cds fora, hoje estou tentando descobrir se ainda tenho direito de usar algo que abandonei. Mas vou adiante, estou até animado que isso talvez seja um passo para algo maior um dia.

O negócio é que os tempos estão mudando e a tecnologia vai avançando. Hoje em dia os "gamers" estão mais exigentes, buscando obter a maior performance possível com o melhor custo-benefício para eles. É muito comum você ver a maioria das pessoas usando no mínimo uma máquina com 8gb de ram. Tomamos os RPG Makers antigos, por exemplo. O uso forçado de VSync não lida bem com monitores modernos de 120Hz+. Não tiram vantagem da GPU (não adianta o usuário ter uma GPU dedicada se o jogo for renderizar usando software, como no caso do Ace pra baixo). Consequentemente a experiência do usuário com o jogo piora, e isso acumula em belíssimas reviews negativas na steam, por exemplo.

Fazer um jogo com estilo retrô é bom. Fazer um jogo com estilo retrô usando tecnologia ultrapassada e lançar em máquinas modernas nem tanto. Nisso também entra a questão de otimização. Há muitos jogos antigos otimizados para x86 que rodam muito mal em máquinas modernas de x64. Opção de compatibilidade é apenas uma gambiarra para fazer o jogo rodar, não quer dizer que o jogo vai rodar bem. Vemos como exemplo ports horríveis de jogos de console para PC que precisam de patches ou fixes especiais para retirarem a limitação de 30fps que a maioria dos games de console possuem.

Há muitos que irão contra essa opinião, mas recomendo que sempre use coisas atualizadas. É bem desconfortável utilizar software antigo que já não recebe mais suporte por parte dos desenvolvedores.

Pessoal antes de continuar eu peço perdão se ofendi alguém ao dizer que só uso um programa que tenha comprado, não sou melhor por isso e quero deixar claro que não estou apto a "atirar a primeira pedra" pois não sou santo e ainda baixo Roms de video games antigos por exemplo. Sei que isso é um off topic mas eu precisava explicar, pois como disse não tenho moral para condenar ninguém.

Voltando a questão de engines antigas e compatibilidades, eu concordo que o mundo gira e o povo gosta cada vez mais de algo melhor, mas ai também entra a questão financeira não apenas minha mas também de muitos, ser gamer no Brasil é pra poucos mesmo sendo o nosso país um grande consumidor de games, eu tenho um Playstation 3 e estou contente em te-lo, mas eu gostaria que alguns games fosse mais meu estilo, sei que não é possível agradar a todos mas eu gostaria que as empresas tivessem dado um pouco mais há alguns jogos. Tem games modernos que eu não compro ainda que pudesse comprar, tem produtores indie que fazem algo mais retrô e da certo.

Mas não nego a máxima que diz "não se põe vinho novo em odres velhos", porém, mesmo contra a maré eu tenho que tentar, as gambiarras como se diz as vezes vale a pena (desde que o game venha bugado de preferência). Mas sou grato pela opinião de todos.

Não estou entendendo alguns pontos levantados aqui. Um deles foi o financeiro? O MV em promoção é 25 reais, se o MZ for muito caro para você utilizar, outro ponto levantado foi a quantidade de recursos em engine X, isso é um trabalho que nem leva tanto tempo assim, converter recursos para as engines mais recentes.

Lendo as suas respostas, sinto que você esperava que a gente respondesse, "Com certeza um jogo bem feito do RPG Maker 2000 não deixa nada a desejar para as engines novas!!"... Só que não é verdade, ela deixa em vários pontos, seja compatibilidade, facilidade e inúmeras outras. Eu considero que um jogo bom é um jogo bom em qualquer época e em qualquer engine, porém você pode estar produzindo o jogo com recursos limitados por birra e não porque acredita que é o melhor para o seu jogo.

Resumindo tudo, eu com certeza jogaria e muitos outros jogariam um jogo bem feito seja qual engine ela for, mas você estará reduzindo os recursos tecnologicos do seu jogo e correndo riscos de ele ter mais problemas com compatibilidades e tudo mais, se você entende essa parte e está de acordo com isso, pode ir em frente e fazer o jogo no 2000, caso ele seja bom e rode sem problemas no meu PC por exemplo, eu jogaria sem problemas.

Não entenda mal nossos comentários. Eu mesmo tenho o 2k3 como meu preferido até hoje, mesmo que não use pra nada.   :XD:

Citação de: Adriano Henrique online 24/10/2020 às 21:42
[...]
Editado: Uma das principais razões também está em paz espiritual, compre o 2000/2003 na época que era vendido em revistas mas eu vacilei e joguei os cds fora, hoje estou tentando descobrir se ainda tenho direito de usar algo que abandonei. Mas vou adiante, estou até animado que isso talvez seja um passo para algo maior um dia.

Nada te impede. Inclusive, a maioria dos membros mais antigos tem o costume de comprar várias versões do programa, mesmo que nunca usadas. Posso garantir que metade das contas da Steam que possuem o RMVX e anteriores compraram pela nostalgia. E não tem nada de errado em brincar com estes programas, pelo contrário.

A questão que estamos comentando é quando você pretende levar o desenvolvimento à sério, para entrar no mercado. Eu gosto de diferenciar limitação de otimização. Veja bem, o pessoal do vídeo abaixo ficou relativamente famoso porque fizeram um jogo com menos de 40kb, aos moldes do antigo NES.



O objetivo deste jogo em particular é justamente simular o processo de criação, não os jogos propriamente ditos. Existe uma engine chamada NESmaker cujo propósito é este e funciona pro público alvo em questão. Se você seguir por este rumo, deixe claro desde o começo para que as pessoas saibam para quem é este conteúdo. Perceba que eles vendem junto um cartucho. Ou seja, eles estão cientes de que a experiência completa usa o processo de execução do jogo, então usaram isso em favor deles.

Agora, otimização é uma coisa que precisa existir seja lá qual for o método de desenvolvimento. E aí entram as engines modernas, que apesar de abusarem (ou se aproveitarem) das capacidades das máquinas atuais, podem fazer o mesmo trabalho das ferramentas antigas com maior performance. E sim, dá pra fazer um jogo com o estilo audiovisual e jogabilidade idênticos aos dos programas antigos nas versões mais novas.

Citação de: Raizen online 25/10/2020 às 11:55
Não estou entendendo alguns pontos levantados aqui. Um deles foi o financeiro? O MV em promoção é 25 reais, se o MZ for muito caro para você utilizar, outro ponto levantado foi a quantidade de recursos em engine X, isso é um trabalho que nem leva tanto tempo assim, converter recursos para as engines mais recentes.
[...]

Nas promoções de férias, com mais ou menos R$100 você compra todas as versões do RPG Maker de uma vez. Quanto aos recursos, pior que a situação não está mais assim. Os antigos fóruns que hospedavam pacotes para o 2k3, por exemplo, saíram do ar. Boa parte dos membros sumiu com eles e levaram os recursos junto. Atualmente, as versões com mais recursos são o MV e o Ace, até porque a estrutura deles é a mesma, permitindo que a conversão seja apenas uma alteração mínima no tamanho. Recursos pro XP já começam a rarear e, em breve, ficarão difíceis de achar também.

E em último ponto, sempre vale lembrar que qualquer um pode fazer os próprios recursos. Falando de imagens, até o paint serve. E não saber é só falta de experiência. Novamente, vou citar os fóruns franceses porque eles tem algo que eu sempre quis trazer pra cá: o pessoal está cagando se o jogo está bonito ou feio, eles estão fazendo e ponto. É raríssimo ver algum projeto por lá que use recursos de terceiros. Dê uma olhada nesta área, por exemplo. Eventualmente você irá encontrar alguma coisa bem próxima de um rabisco, com a anatomia toda torta e cores destoantes. Veja estes prints. Definitivamente dá pra melhorar. Mas o importante é que o pessoal começou, eles estão treinando:

Spoiler
Isso é mesmo uma bota.




[close]

Pessoal, confesso que eu gostaria de ouvir um "sim, eu jogaria com certeza" mas mais importante do que isso é ouvir a sinceridade de vocês, eu pedi opiniões e de todo modo todos aqui me deram o que eu queria mas também precisava ver também, esse game que estou fazendo é o meu primeiro, o tópico dele ainda está por aqui mas eu não o atualizei para não dar posts duplo algo que vai contra as regras do fórum.

Pra um desenvolvedor a opinião sincera é importantíssima e no fundo eu já esperava que houvesse ressalvas e preocupação com compatibilidade de seus PCs, mas ao mesmo tempo fico feliz em saber que todos aqui disseram um Sim com outras palavras.

O exemplo dos fóruns franceses foi muito bom falar deles pois eu nem sabia disso, estou buscando trabalhar com um PC mais modesto devido a uma situação financeira que estou enfrentando.

Sobre os gráficos e sua qualidade existe um ponto que preciso falar e é sobre o Minecraft e seus Mods, o game tem muitos recursos para fazer o que bem entender e isso é bom, mas o que me inspira e chama atenção está no fato de que o game já ganhou versão até para PS4 e tecnicamente parece que ele foi desenhado por uma criança. Isso vai contra a maré dos games de hoje, não importa se são indie, rpg maker ou grandes empresas, apesar de nunca ter jogado eu gostaria de jogar um multiplayer do Mod Zumbi.

Gráficos bonitos e bem feito todos nós sem exceção, mas Minecraft é outra prova que o jogo não precisa ser belo para ser divertido.