O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Como evitar o serrilhado no Photoshop?

Iniciado por Avenger_B7, 27/08/2019 às 16:54

Bom, o título é meio autoexplicativo, mas deixa eu explicar a situação.
Eu utilizo o RPG Maker 2000 para os meus projetos e mesclo o design com o Photoshop. Infelizmente, o Rm2k possui limitações gráficas, como a necessidade de se utilizar imagens em 8-bits.
Eu consigo salvar em PNG 8-bits pelo Photoshop, mas sempre quando eu tento trabalhar nele, surgem os serrilhados em uma imagem.

Por exemplo, quando eu tenho um fundo verde e sobre-posiciono uma imagem, o Photoshop suaviza ambas, criando vários pigmentos em degradê - o que mata o progresso.
Alguém saberia me dizer como eu posso, pelo amor do bom Deus, sobre-posicionar uma imagem sem que seja criado o serrilhado para suavizá-las?

Obs: eu sei tirar o serrilhado do texto, é só utilizar a opção de nenhum contorno, mas com as imagens eu não sei. Help.

Obrigado.
Unique Destiny | um novo conceito de RPG Maker 2000!

Para pixel certifique-se de que o Photoshop está configurado para nearest neighbor / pelo mais próximo.


Citação de: Gabriel N. online 27/08/2019 às 17:14
Para pixel certifique-se de que o Photoshop está configurado para nearest neighbor / pelo mais próximo.

Se for em Preferências > Geral > Interpolação de Imagens, já está assim.
Unique Destiny | um novo conceito de RPG Maker 2000!

Na verdade o que o Photoshop está fazendo suavizando suas imagens é que é o processo de remoção de serrilhado. O que tu precisa, pelo visto, é da imagem com o serrilhado, vez que o RM 2K não suporta pixels com transparência.

Primeiro tu vai precisar que as fontes de onde tu retira as imagens forneçam as imagens serrilhadas e depois, enquanto trabalhando com elas, tu vai usar a interpolação que o Sky indicou.

Tem como postar uma imagem de uma situação em que tu tá enfrentando esse problema? Talvez eu possa te ajudar melhor assim.

Citação de: Geraldo de Rívia online 27/08/2019 às 18:34
Na verdade o que o Photoshop está fazendo suavizando suas imagens é que é o processo de remoção de serrilhado. O que tu precisa, pelo visto, é da imagem com o serrilhado, vez que o RM 2K não suporta pixels com transparência.

Primeiro tu vai precisar que as fontes de onde tu retira as imagens forneçam as imagens serrilhadas e depois, enquanto trabalhando com elas, tu vai usar a interpolação que o Sky indicou.

Tem como postar uma imagem de uma situação em que tu tá enfrentando esse problema? Talvez eu possa te ajudar melhor assim.

Entendi.
Eu pego uma imagem no google em png (com fundo vazio), e geralmente reduzo o tamanho dela. Mesmo convertendo em um objeto inteligente, ocorre essa pixelização nas bordas.
E aí no jogo sempre ficam uns pontos com a cor que era pra ter sido a transparência.
Eu queria que ele sobre-posicionasse a imagem sem suavizar, pra não ter esse problema.
Unique Destiny | um novo conceito de RPG Maker 2000!

Uma vez que tu vai ter que trabalhar a imagem depois de reduzida, eu aconselho tu a não usar a interpolação nearest neighbor para diminuí-la. Ela seria útil se você já estivesse com a imagem serrilhada e não quisesse perder essa característica, como não é o caso, prefira meios que impactem menos na qualidade da imagem, nearest neighbor é o mais nocivo. Eu recomendo bilinear pra uso geral. E a interpolação que tu escolhe nas preferências só é aplicada enquanto manipulando objetos inteligentes, se não estiver mexendo com um objeto inteligente, atente-se a qual interpolação está na barra de configurações da ferramenta.

- Bom, depois que tu reduzir a imagem para o tamanho que precisa, tu pode escolher a ferramenta de seleção e apertar Ctrl + Clique sobre a camada, isso fará com que uma seleção em torno do objeto seja criada;

- No rodapé da janela de camadas, o terceiro botão (um retângulo com um círculo dentro) é o de criar máscara de vetor. Clique sobre ele e uma máscara será aplicada à camada do objeto selecionado na forma da seleção previamente feita;

- A máscara à frente da camada é selecionável, portanto certifique-se que ela está selecionada e vá no menu Imagem > Ajustes > Limiar (ou Limite). Em nível do limiar/limite coloque 255.

Após isso você verificará que todos pixels semi-transparentes, ou foram cobertos, ou sumiram. Nesse processo a imagem ficará deformada onde os pixels foram totalmente preenchidos ou apagados, então faça isso tendo em mente que a imagem perderá um pouco.

Tu também pode fazer esse processo sem precisar criar a máscara, porém a imagem será convertida para preto e branco. Em um texto de uma cor somente, por exemplo, em que tu precisar fazer isso, dá pra pular a parte da máscara.