O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Desenhando Face RTP - Parte 1

Iniciado por Victor Sena, 24/02/2013 às 13:08

24/02/2013 às 13:08 Última edição: 12/05/2019 às 23:56 por Vash
Desenhando Face RTP - Parte 1


Postagens relacionadas


Desenhando Face RTP (Parte 1) - Desenhando Portrait RTP (Parte 2)Desenhando Portrait RTP (Parte 3)




Citação de: PentagonBuddyEu sei que já tem um monte de tutoriais por ai, mas neste aqui eu quero tentar dar um olhar mais abrangente em como fazer faces no estilo RTP. Eu também vou mostrar como eu geralmente desenho o meu, para quem estava me perguntando.

Se tudo isto gasta muito tempo, resumindo então:

Boa sorte! / tutorial

Agora, com isso fora do caminho...

Algumas observações rápidas:
Spoiler
Saturação significa o quão intensa é a cor, melhor mostrar com uma imagem.

Chamamos a cor à esquerda de menos saturada do que a cor do lado direito, é um aborrecimento e tem mais cinza na mesma. O estilo RTP geralmente tem muita saturação, especialmente nas sombras, mas há exceções.

Eu uso o Photoshop CS3 para todas as minhas edições. Não é o software que importa, mas a pessoa que usa. Se você tiver um pincel que pode fazer linhas com hard-edged, um airbrush e algum tipo de ferramenta de gradient (este é tecnicamente opcional se você tiver um aerógrafo e realmente tem boa capacidade de mistura). Então você está pronto.

Eu também uso um tablet. É possível fazer tudo com um mouse, mas é muito, muito difícil. O meu é apenas um barato que eu tive por alguns anos. XD Desenhar é geralmente difícil no início com ele, mas quanto mais você prática, mais fácil fica.

Como meu professor de arte diria... sem manchas! Olhe para os rostos RTP e você vai perceber que quase tudo é hard-edged. O estilo é muito bonito com cell-shading, coisas assim que você tem que ter um olhar afiado.
[close]

O Estilo Colorido do RTP
Spoiler

É um pequeno detalhe, mas se você olhar para muitos das faces do RTP, você vai notar que eles estão mais leves na parte superior e mais escuros na parte inferior. Ao escolher a segunda cor para o gradiente, eu costumo fazer um pouco mais escuro e um pouco mais saturado, mas se você não quiser que haja muito contraste para a maioria dos cabelos.

O estilo VX normalmente não mostra fios de cabelos individuais, e quando fazem, eles não são desenhados em preto.

Olhe o cabelo da Actor1-6. Veja como é indefinido? Em vez de mostrar a cada mecha de cabelo, nós temos linhas de sombras.

Mas compare isso com o cabelo da People1-6, que mostra um monte de mechas mais individuais.

Você pode ver um monte de pedaços do cabelo do Actor3-3, também o cabelo do People2-7 que tem até uma trança nele. Mesmo assim, tenha em mente que a maioria dos fios não são desenhadas em único sentido, mas sim em grupos. Compare os dois:

Veja qual fica melhor? (XD Na verdade, tenho um mau hábito de colocar mais detalhes no cabelo, mas shhh.)

Depois de ter suas sombras definidas, é hora de adicionar a sombra secundária. Às vezes eu o chamo de sombra azul, mas não é sempre azul. Olhe para todas essas cores diferentes utilizadas:

Realmente, é uma sombra colorida que tem um longo caminho em torno da face RTP. Se você olhar bem de perto (e abuse no botão zoom)...

...Você verá uma linha fina que é ligeiramente mais escura e delineada nessa segunda sombra. É mais um pequeno detalhe, mas adicionando - e não torná-lo muito grosso - pode acrescentar muito.

Próximo a se pensar é os destaques! Eles não são tão perceptíveis, mas deixá-los fora faz toda a face estar faltando algo na maioria do tempo. Normalmente há um alto contraste entre a cor de realce e a cor base. Ela não é usada em muitas áreas, principalmente, no lado direito.

Quando você está desenhando dentro do contorno, em vez do vermelho quase preto que você costuma ver nas bordas, você vai querer usar um tom mais escuro de sua cor de sombra. Sem esses contornos coloridos, tudo se destaca muito.

Ve?
[close]

Tudo bem, com isso em mente, aqui estão algumas imagens do progresso para fazer uma careta.

A primeira coisa que você vai querer fazer é encontrar uma imagem para usar como base para sua face. Se você pode desenhar um rosto perfeitamente em estilo RTP a partir do zero, o que está fazendo lendo isso? De qualquer maneira, eu vou começar com este:

Vamos fazer o cabelo ~ em primeiro lugar! Considero uma das partes mais importantes! Eu realmente amo fazer cabelo, provavelmente mais do que devia então eu sempre gasto tempo extra sobre este assunto.

Gostaria de começar por jogar em algumas formas básicas. Esta é uma ideia geral do que eu quero para parecer cabelo. Não importa de que cor eu uso (branco, marrom, verde limão... É tudo muito bom) porque eu vou preencher sobre ele com um gradiente. Assim que eu tiver a forma de baixo, eu faço as linhas em uma camada separada para ajudar a ter uma ideia melhor do que eu quero no cabelo. (Mas eu esqueci de salvar uma imagem desta etapa, Quase me esqueço! Os contornos vão mudar de qualquer maneira, eu garanto).

Agora devo preencher o gradiente.

Tempo para sombras! Eu faço estas em uma camada separada também, porque uma vez que tenho o gradiente eu não quero estragar tudo. Tem um monte de práticas de onde colocar sombras, e um monte de observações para imagens de referência.

Então eu vou em frente e adiciono a sombra azul.

Que mostra o cabelo sem e depois com os destaques. Viu o quanto eu acrescentei?

Aqui, eu quero que ele olhe de uma determinada maneira, então fiz os olhos parecerem menores. Olhos maiores tendem a fazer um personagem parecer mais inocentes ou bonito, enquanto os menores são muitas vezes ligados com a idade, a maturidade, ou maldade (pelo menos no anime). Eu também adicionei sombras para a pele - você pode ver as diferentes cores que usei nessa linha de cores para a direita.

Desta vez eu desenhei uma boca nova. Eu também adicionei uma cor rosada nas suas bochechas. É muito sutil (e realmente a cor de um laranja para a maioria das faces, apesar da aparência rosa). Ao fazer isso, você pode usar um airbrush. Você não quer que haja círculos de hard-edges no rosto. Ele também tem um destaque próximo de adolescente no meio do rosto.

Eu comecei jogando para baixo as cores para o resto. O lenço e as linhas mais escuras em torno dele são em camadas separadas. É a mesma técnica que usei para o cabelo, só que agora eu estou colorindo as roupas.

Ufa! Mais uma vez, as mesmas ideias como antes. Obtenha suas formas estabelecidas, o contorno com maior clareza, coloque um gradiente (para a roupa ou o cabelo), sombra, realce. Lembre-se que, enquanto você trabalha, você vai querer arrumar os contornos e limpar as coisas em geral. Se você é um artista confuso como eu, pelo menos.


...E agora ele parece completamente diferente. Tudo o que fiz, além de terminar a roupa e limpeza geral, foi editar o nariz, a boca, o queixo e o rosto em geral do Actor2-3. Isso ocorre porque o personagem em questão não é um menino pré-puberdade. XD Por causa disso, eu também fiz a boca maior, editei um pouco e mudei seu ouvido até igualar a sua mandíbula nova.

Espero que isso seja útil! Se você tiver alguma dúvida, ou qualquer coisa que você gostaria de perguntar, pedir aqui. Eu vou fazer o meu melhor para responder. Sugestões para melhoria seria ótimo também. n_n, eu certamente não sou perfeito.

2010 ~ 2016 / 2024

Cara, eu não perdi tempo lendo porque eu não tenho habilidade nem tempo para me dedicar à arte pixel. Mas, pelas imagens, ficou muito bom o tutorial e bem organizado. Boa sorte com as aulas! =)
+Tesouro... hahaha' (:
Unique Destiny | um novo conceito de RPG Maker 2000!

 Também não sou bom em Design, sou bom em desenhar a mão, mas mouse não. Não sei se deu impressão, mas o tutorial não é meu. =]

2010 ~ 2016 / 2024

Otímo Post , belo tutorial , msm que seja copiado, sempre traga as novidades pra cá ^^

 Sempre trarei quando for possível, já estou de olho em dois do Kyoto Kaduki.

2010 ~ 2016 / 2024