O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Tem gente que não brinca com Rpg Maker

Iniciado por Crixus, 02/04/2021 às 20:12

02/04/2021 às 20:12 Última edição: 02/04/2021 às 20:15 por Crixus
Foi a seção mais apropriada pra mostrar algo do tipo.

Eu não sou muito fã de jogos 3D, mas o trabalho desse cara é um dos raros que aparecem de tempos em tempos.
Ele é japônes até onde consegui confirmar, como ele usou o MV3D provavelmente os vários efeitos à mais foram da biblioteca do Babylon.js, já que ela é quem deu a possibilidade do MV3D existir.

Não tenho muitas informações, mas realmente é um belo projeto que segue a linha de visual de muitos JRPGs como Final Fantasy.

Título do projeto: Project Varinsite
Criador: KyouNight
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC-TJ-k5yzRDFiXMtQMlSDIA
Twitter: https://twitter.com/NightKyou








Vídeos:
(Veja em 720p pelo menos)





Para mais vídeos, veja o canal dele ou o Twitter.

Bom tecnicamente tudo isso dá, mas não tem absolutamente quase nada do RPG Maker ai haha, até a engine gráfica foi trocada. Eu ainda não sou fã, 3d mesmo não gosto muito, só que usar sprites ao invés de modelos não acho que fica muito legal não, por exemplo esse projeto ainda usa os tilesets e cria uma nova projeção Z para elas, eu acho que fica tudo muito quadrado e tudo mais. Vi que tem alguns modelos na verdade, mas eles se misturam com essas sprites em perspectiva, no geral não está feio, só que acho que o quê mais impressiona é o fato da pessoa ainda colocar o "RPG Maker" na frente do nome do projeto e portanto dá aquela ideia de estar "passando os limites da engine".

o Babylon.js é bem poderoso, tem outra engine alternativa também que é o three.js, ambos são adequados para esses jogos 3d e poderiam ser acoplados no código do RPG Maker, é que depois do Ace, é muito mais fácil mudar a engine que está por trás do RPG Maker, ou mesmo utilizar o potencial do PIXI.js que foi bem pouco explorado pelo RPG Maker. A questão que eu sempre coloco é, se tirar o RPG Maker do nome desse jogo, ele continua impressionando? Se a resposta for não, não sei os beneficios do mesmo.


De qualquer forma, parece que fui um pouco duro com esse jogo  :XD: , achei ele bem trabalhado e bonito, mas pra mim é um jogo no babylon.js e os poucos quesitos do RPG Maker que estão nele (no caso as sprites) São o quê jogam o jogo para baixo por causa da desarmonia com o resto, mas ainda sim um belo trabalho.


03/04/2021 às 07:44 #3 Última edição: 03/04/2021 às 07:45 por Syureri
Uia, lembro de ter visto os vídeos no discord da rmweb ano passado.

Bem bacana o que o rapaz fez, mas a inspiração em Octopath Traveler é bem óbvia. Para algo amador está muito bom, mas como um trabalho em 3D ainda tem muito o que ser melhorado.
Modelos low poly por todo o lugar, billboards por todo o canto. Iluminação também poderia dar uma melhorada, vejo que ele usou apenas diffuse nas texturas mas sem specular map pra dar um tchãn onde necessário. Exemplo abaixo:

Diffuse Map
[close]
Specular Map
[close]

Post processing possui muito blur, o que acaba incomodando a vista, Pokémon Sword/Shield possuem o efeito também mas é mínimo pra não incomodar. O jeito que o Octopath trabalha com o efeito de blur é com o auxílio de Depth Testing, finalizando com Bloom pra dar um tratamento melhor nas luzes:

Bloom
[close]

Dito isso, criar jogos 2D é bacana, mas quando você decide pisar no mundo 3D, esteja preparado para abrir uma lata de minhocas.

Raizen:
O que me chamou à atenção foi o cenário, mas particularmente acho alguns jogos que usando 2D no meio de ambientes 3D e acho bem legal desde que seja bem feito, como Octopath Traveler ou mesmo Paper Mario (Apesar deste não ter giro de câmera).
Pros dias de hoje, ver alguém desenhar os próprios Sprites e pelo que vi nos comentários os efeitos foram Plugins que ele mesmo criou usando o Babylon.js.
Você não foi tão duro com o jogo, mas eu realmente valorizo o esforço, pra ser franco já vi brasileiros sem qualquer equipe fazerem coisas bem legais, mas realmente não vemos muitos progressos.

Corvo:
Vai saber... deve ser cultural.

Syureri:
Eu até achei que fosse o "charme" dos cenários kkkk, como as hélices com poucos frames, isso poderia ser corrigido por eventos (Eu testei o MV3D). Mas realmente poderia ficar melhor, esse projeto não tem muito tempo, vamos vendo.
Eu tive impressão que esse efeito Blur fosse pra disfarçar o cenário.