O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Pandora [Cancelado]

Iniciado por Corvo, 26/04/2018 às 15:26

26/04/2018 às 15:26 Última edição: 28/06/2019 às 17:55 por Corvo

Este projeto já não utiliza o RPG Maker. Alguns scripts usados no mesmo estão disponíveis aqui.

Olá, meu nome é Pandora e eu serei sua nova assistente virtual. Posso realizar tarefas simples como buscas na internet ou acessar seu perfil em redes sociais. Porém, não se preocupe, eu não terei acesso aos seus dados pessoais nem à nada que esteja registrado em sua máquina. No futuro serei capaz de realizar muito mais tarefas e com maior precisão que agora. Até lá, venha me acompanhar nesta jornada de crescimento. Podemos aprender juntos?



Introdução
Pandora é um projeto criado para estudos, não faz muito tempo que comecei a aprender programação. O RPG Maker já é uma engine bem conhecida, quase todos os bons sistemas já foram feitos/refeitos por cinco ou seis pessoas, por isso eu precisava de algo diferente. Algo não tão convencional, mas mais efetivo para meu aprendizado que ler centenas de códigos escritos por terceiros.

O Que Pandora Pode Fazer?
Atualmente, nada muito útil ou que você mesmo não possa fazer mais rápido. Pandora pode fazer pesquisas no Google, Facebook, Twitter, Youtube assim como abrir seu perfil nestas redes. Claro, ela irá precisar de um navegador instalado na sua máquina para realizar essas tarefas. Além disso, ela reconhece a data e horário local e também o usuário depois que o 'jogo' é fechado e aberto novamente. O que não é um mérito muito grande, pois isso é apenas um save/load automático.

Imagens
Nesse estágio, Pandora usa uma interface completamente utilitária. Os comandos e mensagens são mostrados utilizando-se o sistema padrão do RPG Maker VX Ace. Caso alguém queira dar uma olhada:

[hs width=200 height=160]https://i.imgur.com/OW1XPJL.png[/hs] [hs width=200 height=160]https://i.imgur.com/Q2wZl52.png[/hs]

Caso prefira um vídeo...

Vídeo desatualizado.
[close]

Alguns dos códigos usados nessa versão podem ser encontrados aqui.

Download
Indisponível no momento.


Agradecimentos
Puffy Team, Sotelie, MayLeone, Kyo Panda, SoloLearn, Stack Overflow, Raizen, Jet, Enterbrain.

16/05/2018 às 15:14 #1 Última edição: 10/06/2018 às 12:33 por Corvo
Atualização - 16/05/2018

Primeira demonstração livre disponibilizada. Para abrir o projeto baixe esta chave e coloque o arquivo na pasta do jogo antes de executá-lo. Essa versão ainda conta com a interface utilitária e nenhuma função além dos comandos de internet.

Link removido. Vide tópico principal e/ou última atualização.

Pandora > Cortana.
Negócio promissor aí, é bacana ver como tu anda melhorando bastante nos códigos. Melhor ainda ver que está realizando testes com coisas menos genéricas e partindo para a criação de sistemas.
o/

Citação de: Sotelie online 16/05/2018 às 16:05
[...]
\o
Culpa sua, eu era de humanas. Um dia eu chego no teu nível, aí sim.

Citação de: Sotelie online 16/05/2018 às 16:05
Pandora > Cortana.
Apenas verdades u.u

Apesar de ainda ser um protótipo, gostei dela.
Realmente é algo incrível alguém criar isso usando o maker haha
Quero ver o design final disso aí, hein.
Bom trabalho, Corvão o/

10/06/2018 às 12:12 #5 Última edição: 14/06/2018 às 09:29 por Corvo
Citação de: ~Vici online 18/05/2018 às 08:53
[...]

Grande ~Vici, obrigado pela visita. o/
Aos poucos vou enfiando funções aí, um dia sai algo que preste. Depois é só dominar o mundo.  :malvado:


[box class=information]
>> Atualizando


  • Removida a necessidade da chave externa.
  • Estive testando um site que agora está funcionando em partes. O formulário de contato ainda está com problemas já que não posso executar comandos dinâmicos na hospedagem do GitPages..
    Interessados podem baixar a nova versão aqui.

[/box]



[box class=information]
>> Atualizando
[box class=errorbox]
Primeiro preciso me desculpar por lançar uma atualização tão próxima da outra. Acontece que foi uma mudança relativamente bruta, acho que os senhores entenderão ao ler. :>[/box]

Por motivos técnicos estou temporariamente sem o RPG Maker VX Ace, então fui buscar alternativas para continuar brincando com este projeto. Por curiosidade fui observar o que daria para fazer usando o Clickteam Fusion e o resultado foi esse:

Spoiler
[close]

Em cinco minutos encontrei quase todas as funções que iria precisar e outras que nem tinha pensado. Vou explicar o que são esses módulos só para que tenham ideia da diferença entre uma ferramenta e outra. Para obter e gerenciar informações e arquivos do usuário temos módulos para:

1) Acessar informações sobre a bateria de notebooks.
5) Acessar e configurar informações referentes à configuração de áudio.
6) Alterar a prioridade das tarefas do aplicativo em relação à outros processos sendo executados.
8) Criar um gerenciador de arquivos completo.
10 e 11) Verificar qual janela está em foco e o que é digitado pelo usuário fora da aplicação. Esses dois itens podem parecer potencialmente perigosos, mas para obter informações sobre os gostos e preferências de uma pessoa ambos podem ser excepcionais. Imagine se uma assistente - com permissão do usuário - pudesse monitorar o que ele busca na internet ou o que ele comenta em suas redes sociais? O potencial disso para personalizar o funcionamento do aplicativo é grotescamente absurdo!

Para facilitar as funções básicas do sistema temos:

2) Um criador e gerenciador de janelas extras. Aquelas com perguntas simples, alertas ou informações.
3) Um gerenciador de conexões que permite enviar e receber dados pela internet.
4) Um gerador de mensagens internas, isto é, sem criar novas janelas. Esses usados para criar tutoriais sobre a interface etc.
7) Um manipulador do TTS padrão do Windows. É tosco, mas é melhor que nada.

E não poderia de citar o:

9) Modelo de algorítimo para machine learning que vai gerenciar essa turma toda da melhor forma possível.

Isso foi o que deu para encontrar em cinco minutos, a lista de extensões do programa é imensa. E com essa mensagem não quero dizer que o Clickteam é melhor que o RPG Maker. Certas engines facilitam a criação de determinadas coisas e, como desenvolvedores, é uma excelente prática tirar proveito disso. Eu já sabia que para tocar esse projeto teria de abandonar o Ace um dia, mas não me imaginei utilizando outra engine para prosseguir.

Há vários pontos negativos na troca. Por exemplo, do modo como a demo está ela utiliza em torno de 26MB da RAM para funcionar. Esse aplicativo no Clickteam, apenas com os objetos adicionados já utiliza quase 60. Sem falar que terei de aprender do zero a criar extensões para a engine.

Pensei em transformar essa experiência em uma matéria, mas seria uma propaganda descarada para o projeto. Dito isso, espero que este comentário seja interessante para alguém que esteja tendo problemas com o RPG Maker ou o contrário: se você quer criar um RPG 2D não invista antes em engines especializadas em outros gêneros. Dá pra fazer por elas, mas é perda de tempo e excesso de esforço. :D

Agora um poema.
[close]
[/box]

Wooow
Corvo arrasando novamente
Sensacional!
E também, que medo haehahshae
Essa assistente virtual é mais inteligente do que eu aaaaaaaaaaaa
Vou fazer uns efeitos sonoros originaizinhos pro senhor, pode ser? deixa? hein? diz que sim ahshehshae
Fácil de usar, super criativo também ;)
Feliz de ter sido um cobaia da IA que vai dominar a internet
Me ajude a continuar produzindo!

Todo incentivo e ajuda são bem-vindos!
Quem quiser e puder me ajudar ► Compre-me um café! :coffee:
Você vai estar me ajudando demais!

14/06/2018 às 11:06 #7 Última edição: 14/06/2018 às 11:11 por Corvo
Citação de: Zaggojhon online 14/06/2018 às 10:41
[...]
Primeiro a internet, depois o mundo.  :malvado:
Obrigado pela visita, Zaggo, se quiser fazer uns beeps fique à vontade, apesar de ela não ter nem cursor mais. o/

Aproveitando esse comentário pra repostar:

Spoiler
[box class=errorbox]
Primeiro preciso me desculpar por lançar uma atualização tão próxima da outra. Acontece que foi uma mudança relativamente bruta, acho que os senhores entenderão ao ler. :>[/box]

Por motivos técnicos estou temporariamente sem o RPG Maker VX Ace, então fui buscar alternativas para continuar brincando com este projeto. Por curiosidade fui observar o que daria para fazer usando o Clickteam Fusion e o resultado foi esse:

Spoiler
[close]

Em cinco minutos encontrei quase todas as funções que iria precisar e outras que nem tinha pensado. Vou explicar o que são esses módulos só para que tenham ideia da diferença entre uma ferramenta e outra. Para obter e gerenciar informações e arquivos do usuário temos módulos para:

1) Acessar informações sobre a bateria de notebooks.
5) Acessar e configurar informações referentes à configuração de áudio.
6) Alterar a prioridade das tarefas do aplicativo em relação à outros processos sendo executados.
8) Criar um gerenciador de arquivos completo.
10 e 11) Verificar qual janela está em foco e o que é digitado pelo usuário fora da aplicação. Esses dois itens podem parecer potencialmente perigosos, mas para obter informações sobre os gostos e preferências de uma pessoa ambos podem ser excepcionais. Imagine se uma assistente - com permissão do usuário - pudesse monitorar o que ele busca na internet ou o que ele comenta em suas redes sociais? O potencial disso para personalizar o funcionamento do aplicativo é grotescamente absurdo!

Para facilitar as funções básicas do sistema temos:

2) Um criador e gerenciador de janelas extras. Aquelas com perguntas simples, alertas ou informações.
3) Um gerenciador de conexões que permite enviar e receber dados pela internet.
4) Um gerador de mensagens internas, isto é, sem criar novas janelas. Esses usados para criar tutoriais sobre a interface etc.
7) Um manipulador do TTS padrão do Windows. É tosco, mas é melhor que nada.

E não poderia de citar o:

9) Modelo de algorítimo para machine learning que vai gerenciar essa turma toda da melhor forma possível.

Isso foi o que deu para encontrar em cinco minutos, a lista de extensões do programa é imensa. E com essa mensagem não quero dizer que o Clickteam é melhor que o RPG Maker. Certas engines facilitam a criação de determinadas coisas e, como desenvolvedores, é uma excelente prática tirar proveito disso. Eu já sabia que para tocar esse projeto teria de abandonar o Ace um dia, mas não me imaginei utilizando outra engine para prosseguir.

Há vários pontos negativos na troca. Por exemplo, do modo como a demo está ela utiliza em torno de 26MB da RAM para funcionar. Esse aplicativo no Clickteam, apenas com os objetos adicionados já utiliza quase 60. Sem falar que terei de aprender do zero a criar extensões para a engine.

Pensei em transformar essa experiência em uma matéria, mas seria uma propaganda descarada para o projeto. Dito isso, espero que este comentário seja interessante para alguém que esteja tendo problemas com o RPG Maker ou o contrário: se você quer criar um RPG 2D não invista antes em engines especializadas em outros gêneros. Dá pra fazer por elas, mas é perda de tempo e excesso de esforço. :D

Agora um poema.
[close]
[close]

Pandora: Become Human

Show de bola a atualização, poe o/
Legal ver que tá explorando novos horizontes, e desejo boa sorte com o processo de machine learning. Pessoalmente nem eu adentrei essa área ainda, então espero que vossa excelência me ensine umas coisas no futuro haha

Citação de: Sotelie online 14/06/2018 às 16:39
[...]

Quem pode dar aulas é um tal de Kvothe, também estou na fila. Obrigado pela visita. o/

o link ta off man

Cara, parabens. Tá maneiro.
Uma dica: Já que tá tendo esse trampo todo, acho que tu podia deixar o cara usar espaços mesmo na hora de digitar a busca.
E no fundo rodar um loop trocando os " ", por "+". Coisas de usabilidade. Isso de tu pegar o nome a partir do PC. já é algo que todo programador deveria fazer.

Quanto ao navegador. Talvez de início nem precise, sei que existe navegador web que roda em terminal. Talvez tu consiga (no caso de uma pesquisa google ou youtube, por exemplo), só capturar os resultados e jogar eles nas opções de escolha.

No mais, o link do github tá off, só avisando.
Writing codes. Writing novels. Writing... Fates.

Citação de: Touchet online 07/08/2018 às 21:18
o link ta off man

Pois é, me esqueci de tirar do tópico. Essa versão estava bem desatualizada, aí tirei. Aproveito pra dizer que a versão do Clickteam também foi descontinuada e a moça está morando no Tkinter atualmente.

Citação de: Conspiracy online 08/08/2018 às 01:38
[...]
Uma dica: Já que tá tendo esse trampo todo, acho que tu podia deixar o cara usar espaços mesmo na hora de digitar a busca.
E no fundo rodar um loop trocando os " ", por "+". Coisas de usabilidade. Isso de tu pegar o nome a partir do PC. já é algo que todo programador deveria fazer.

Quanto ao navegador. Talvez de início nem precise, sei que existe navegador web que roda em terminal. Talvez tu consiga (no caso de uma pesquisa google ou youtube, por exemplo), só capturar os resultados e jogar eles nas opções de escolha.
[...]

Rapaz, esse negócio dos '+' eu realmente não tinha pensado, obrigado pela sugestão. Quanto ao navegador, já não vou precisar dele. Saindo das engines eu consigo trabalhar com as APIs dos sites mais facilmente. :D

Desculpem-me por ressuscitar, mas foi pra jogar a última pá de terra no caixão. Pandora começou no Ace, não sei bem porquê. Estava divertido mexer nisso, daí migrei pro Clickteam por ter mais recursos pré-configurados. Não fiz nada além de reunir essas ferramentas e, pouco depois, migrei de novo pra Python puro, sem engine. E morreu.

Para não dizer que foi tudo desperdiçado, aqui estão os projetos abertos, tanto para o Ace quanto para o Clickteam. Não existe código em Python para liberar já que fiquei de estudar o famoso TensorFlow antes de começar nunca passei disso.


Já não terei tempo - nem interesse - em prosseguir, então alguma alma colorida pode trancar este mausoléu por mim. Deixem para as aranhas.  :lock: