O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Serie engines para games - Unity

Iniciado por razier, 17/09/2018 às 17:23

O topico de hoje da serie engines para games, é sobre a unity engine, uma das mais poderosas engines da atualidade, e mais usada por empresas e desenvolvedores independes que buscam entrar no mercado profissional de games.

[box2 class=titlebg title=Introdução]
A unity engine, é um programa da empresa unity technologies, e teve sua primeira versão lançada no de 2005 sendo esta paga, porem ja na segunda versão no ano de 2009 a empresa resolveu disponibilizar uma versão gratuita, com essa decisão a engine começou a ganhar popularidade entre as empresas e desenvolvedores independes, com a inclusão de recursos e atualização do sistema de exportação de projetos para varias plataforma, a engine acabou se tornando umas engines mais populares entre desenvolvedores na atualidade.
É uma engine bastante poderosa e cheia de recursos para produção de jogos e animações, sejam em 2d ou 3d, ela tambem é uma engine de produção de projetos para multiplataforma, ou seja cria jogos para varias plataformas (windows, android, linux entre outras) e para consoles tambem (xbox 360, xbox one, playstation 3, playstation 4 entre outras), ela conta com três versões: uma versão gratuita e duas pagas. E sua versão mais recente e estável é a a Unity 2018.2.8, lançada em setembro de 2018.
[/box2]

Unity 1
Spoiler


Unity 1.0 foi lançado em junho de 2005. A versão inicial foi limitado a Mac OS, tanto para criação e publicação de jogos. Características no momento incluído um renderizador OpenGL orientada para shader, física alimentado pelo Novodex (agora PhysX) motor de física, suporte a áudio e apoio C#. O pacote estava disponível em ambos uma edição barato Indie (como era chamado o pacote barato), e um com preços mais elevados edição Pro, que incluiu alguns recursos extras.

[close]

Unity 2
Spoiler


Unity 2.0 foi lançado em outubro de 2007. As adições mais importantes da segunda versão foram um conjunto de recursos que incluiam um motor de terreno, sistema (com base na RakNet), em tempo real renderização sombra dinâmico, e um sistema de trabalho em rede UI jogo de construção. Esta versão também viu a introdução da Unidade de Ativos Server, um produto add-on destina-se a permitir que as equipes de desenvolvedores para compartilhar os recursos do projeto com mais facilidade.

Em outubro de 2008, foi anunciado um add-on para publicação de projetos em iPhone. Agora os desenvolvedores de jogos que usassem a engine poderiam publicar seus projetos tanto para mac quando para iphone.

Em Unity 2.5, lançado em março de 2009, o apoio para a criação de jogos no Windows foi lançado.

Em Outubro de 2009, foi anunciado que a Unity Technologies deixaria de cobrar para a edição indie da Unity, e iria a passar a oferecer essa versão de forma gratuita.

[close]

Unity 3
Spoiler


Unity 3.0 foi lançado em outubro de 2010. Isso trouxe suporte integrado lightmapping usando a tecnologia Besta Illuminate Labs, oclusão abate alimentado por Umbra, efeitos de processamento de áudio em tempo real e suporte para C # 3.5. O lançamento também incluiu uma versão pré-visualização de qualidade de apoio à publicação de jogos para Android, vendido como um add-on separado; Apoio Android foi oficialmente declarada lançado em Março de 2011.

Em Novembro de 2010, a Asset Store Unity foi lançado como um mercado online para os usuários da unidade para vender ativos do projeto - artwork, sistemas de código, áudio, etc -. Uns para os outros

Unity 3.4 introduziu suporte integrado para o sistema processual material de "substância" do Allegorithmic.

Unity 3.5, lançado em fevereiro de 2012, foi um lançamento notável por trazer várias novas funcionalidades bastante tarde no ciclo de vida versão: um novo sistema de partículas chamado "Shuriken," um pioneiro integrada e quadro de navegação, gerenciamento de nível de detalhe para os modelos 3D , renderização high dynamic-range-, novos recursos globais de iluminação, e uma regravação do apoio oclusão abate. Esta versão também viu a introdução do suporte de pré-visualização para ambos Adobe Flash e Google Native Client como plataformas de publicação.

[close]

Unity 4
Spoiler


Unity 4.0 foi lançada oficialmente em novembro de 2012. Os principais novos recursos incluem novo sistema 'Mecanim' animação, suporte DirectX 11, Linux suporte de publicação e em tempo real sombras em plataformas móveis.

Com o lançamento da Unity 4.0, a empresa anunciou uma mudança para um ciclo de lançamento que iria ver versões ser lançado com menos recursos, mas a um ritmo mais rápido. Como tal, as versões posteriores na linha 4.X entregues novos recursos da seguinte forma :

Unity 4.1, lançado em março de 2013: perfil de memória, suporte para AirPlay no iOS, e uma série de atualizações de recursos menores para Mecanim e edição de shader.

Unity 4.2, lançado em julho de 2013: Suporte para Windows Phone 8, Windows Store e BlackBerry como plataformas de publicação; OpenGL ES 3.0 para suporte plataformas móveis; suporte de controle de versão integrado para Perforce; ea capacidade de cancelar o processo de compilação, uma vez iniciado. (O último deles tem uma rodada de aplausos quando foi anunciado em 2013 do Unite Nordic).

Unity 4.3, lançado em novembro de 2013: um novo quadro 2D, incluindo tanto apoio renderização 2D e um motor de física 2D (powered by Box2D).

Unity 4.5, lançado em maio de 2014: não há novos recursos significativos foram introduzidas, como esta versão em vez focado em correção de bugs, relatando mais de 450 correções na versão.

Unity 4.6, lançado em novembro de 2014: um novo Quadro UI. Além disso, a versão 4.6.2, lançado em 29 de janeiro de 2015, adicionou suporte para aplicativos de 64 bits no iOS.

Em maio de 2013,foi anunciado que as edições 'Básico' do iPhone e Android móvel add-ons seria agora disponível gratuitamente a partir de Unity 4.2 em diante. Fator que aumentou significativamente a popularidade da engine.

[close]

Unity 5
Spoiler


Unity 5.0 foi lançado gratuitamente em março de 2015, adicionando o muito iluminação global em tempo real esperado com base na tecnologia Geomerics Enlighten. Outras alterações importantes incluem shaders baseados em física, HDR céu caixas, sondas de reflexão, um novo mixer de áudio com efeitos e fluxos de trabalho melhorados animador.

Nuvem sistema de construção de unidade foi introduzida (por um valor mensal para não-pro usuários), bem como 'Game relatórios de desempenho "ea beta' Game Analytics '(também por um valor mensal para não-usuários Pro), que registra o uso de jogadores e desempenho em jogos lançados, algo que muitos desenvolvedores encontrados difícil de implementar na Unidade 4.x. Anteriormente, um desenvolvedor de jogos necessária para codificar o suporte para o jogador fazer logon diretamente no seu motor de jogo.

Adições menores incluem: Um editor de 64 bits para lidar com grandes projetos, suporte a 64 bits iOS, nova renderização adiada, gráficos comando buffers, melhor iluminação linear, HDR, camarote e Cubemap fluxos de trabalho, a melhoria do sistema de agendamento de trabalho, uma nova "Timeline CPU Profiler 'permite ver e investigar o uso de múltiplos núcleos, a melhoria do sistema pathfinding NavMesh, intth.

Até Unity 5.0 o motor estava usando uma versão bastante desatualizada do middleware PhysX física da Nvidia. A versão 3.3 incluída na Unity 5.0, que é padrão entre triple-n Unity.

Unity 5.0 trazia suporte para Windows, OS X, Linux, Unity Webplayer, Android, Nintendo 3DS, iOS, BlackBerry 10, Windows Phone 8, Tizen, WebGL, PlayStation 3, PlayStation 4, PlayStation Vita, Wii U, Xbox 360, Xbox One, TV Android , Samsung Smart TV, Oculus Rift e Gear VR para um total de 21 plataformas suportadas.

[close]

Unity 2017
Spoiler


A partir da Unity 2017, a companhia não irá mais lançar versões numeradas, tais como Unity 5, 5.2, 5.6, e assim por diante, agora eles apostam as suas versões de acordo com o ano corrente.

Assim como uma mudança na forma de distribuição e versionamento do projeto, a game engine trouxe uma variedade de mudanças em seu motor, dando mais suporte aos desenvolvedores afim de criar jogos no padrão Triple-A (AAA).

Algumas das novidades dessa versão foram:

Timeline - é uma poderosa ferramenta visual que permite criar conteúdo cinematográfico, como cenas e trailers, sequências de jogabilidade e muito mais.

Cinemachine - é um sistema avançado de câmeras que permite compor seus tiros como um diretor de cinema dentro da Unity, sem nenhum código.

The Post-Processing Stack - permite que você aplique facilmente filtros realistas em cenas usando a terminologia da indústria cinematográfica, controles e formatos de espaço de cores para criar visuais de alta qualidade para um visual mais dramático e realista, para que você possa contar uma melhor história visual.

[close]

Unity 2018
Spoiler


Hoje a engine se encontra na versão 2018, ja possuindo uma versão estavel, ela traz a maioria dos recursos da edição anterior (2017), essa versão conta com melhoria grafica 3d (a nivel das concorrentes como unreal engine 4, cry engine v), entre outros recursos que estão sendo disponibilizados durante a versão que é atual (pelo menos na primeira edição desse topico).

[close]

Versão gratuita
Spoiler


O site oficial disponibiliza as seguintes informações sobre a versão gratuita da engine.

A versão gratuita de nome unity personal, conta com os recursos principais da engine, atualizações contínuas e acesso beta, o Unity Personal inclui:

- Core analytics
- Ads
- Compras In-App
- Multiplayer: 20 usuários simultâneos
- Todas as plataformas

Nota: O uso da Unity Personal está sujeito a certas limitações.

Se o usuario ou empresa obtém atualmente mais de $100.000 em receita bruta anual ou recebeu fundos de mais de $100.000 você não pode usar Unity Personal, para prototipagem ou outros propósitos, tal como definido no Contrato de Licença de Usuário Final da versão personal da unity. Um usuario pode usar Unity Plus para até 200.000 dólares de receita bruta anual, ou Unity Pro com uma receita ou capacidade de angariação de fundos ilimitada.

[close]

Plataformas suportadas
Spoiler


O editor Unity é suportado no Windows e no macOS , com uma versão do editor disponível para a plataforma Linux , embora em estágio experimental, enquanto o próprio mecanismo atualmente suporta a construção de jogos para 27 plataformas diferentes. As plataformas estão listadas da seguinte forma: iOS , Android , Tizen , Windows , Plataforma Universal do Windows , Mac , Linux , WebGL , PlayStation 4 , PlayStation Vita , Xbox One , Wii U , 3DS, Oculus Rift , Google Cardboard , SteamVR , PlayStation VR , engrenagem VR , o Windows Realidade Mista , Daydream , TV Android , Samsung Smart TV , tvOS , Nintendo interruptor , Fogo OS , Facebook Gameroom, ARKit da Apple, do Google Arcore , e Vuforia .

A Unity anteriormente suportava outras sete plataformas, incluindo o próprio Unity Web Player. O Unity Web Player era um plug-in de navegador que era suportado apenas no Windows e no macOS via Chrome , Internet Explorer 11 e Firefox , no entanto, foi substituído em favor do WebGL . Desde a versão 5, a Unity vem oferecendo seu pacote WebGL compilado para JavaScript usando um tradutor de idioma de 2 estágios ( C # para C ++ e finalmente para JavaScript ).

Unity é o kit de desenvolvimento de software padrão (SDK) usado para o console de videogame Wii U , da Nintendo , com uma cópia gratuita incluída pela Nintendo com cada licença de desenvolvedor do Wii U. A Unity Technologies considera esse agrupamento de um SDK de terceiros como "o primeiro da indústria".

[close]

Conclusão sobre a engine
Spoiler


Ela é sem duvida uma das melhores engines com versões gratuitas abertas ao publico, possui suporte para criação 2d e 3d, possui um bom sistema de fisica e mecanica, pode produzir material 3d com qualidade profissional (a qualidade vai depender do usuario da engine), ele possui suporte de exportação de projetos multiplataforma extensa (cria projetos para varios sistemas operacionais e consoles). Possui suporte para arquivos de varios programas maya, blender, 3ds max, cinema 4d, Cheetah 3D, Softimage, modo, ZBrush, Lightwave, Photoshop, Fireworks, e Substance. A engine tem suporte a programação C# e JavaScript. A versão atual ja conta com suporte para VR (realidade virtual) e AR (realidade aumentada)
Possui uma comunidade grande, e não é dificil achar tutorias em video, ou escritos sobre a engine. Ja possui jogos lançados como cuphead (2017),The Forest (2014), Mobius Final Fantasy (2015), Ori and the Blind Forest (2015), Digimon World: Next Order (2016), pokemon go (2016), Sonic Forces: Speed Battle (2017) entre outros.
O site oficial da engine, conta com uma loja de assets (loja de recursos), com varios recursos graficos, audio, projetos (sendo alguns gratuitos) tanto para produção de conteudo 2d como para conteudo 3d.   
Porem assim como algumas outras engines exige um certo conhecimento inicial para uso, mas com o material de apoio essa dificuldade inicial é reduzida ou vencida.
Apos todo esse conteudo mostrado é possivel entender porque ela é considerada como uma das engines a nivel profissional mais usadas para desenvolvimento independente na atualidade. Aos interessados basta olhar no site oficial da engine (https://unity3d.com/pt) que esta em portugues, para maiores informações como requisitos do sistema e download da engine.

[close]

Referencias e sites para informações
Spoiler

Qualquer duvida, opinião ou mesmo quer falar sua experiencia ou impressão sobre a engine, comenta ai no topico.

Eita, rodou todas as versões. \o/
Unity com certeza é uma das melhores atualmente, se não a melhor. Uma pena também não rodar aqui.  :flipbag:
E estou gostando destes tópicos, rapaz. o/

18/09/2018 às 00:14 #2 Última edição: 18/09/2018 às 00:16 por Sotelie
Sou suspeito pra falar dessa engine. Unity é, de fato, uma das engines mais acessíveis a estúdios independentes, entusiastas ou estúdios profissionais. Exemplos de jogos feitos na engine são Hearthstone, Ori and the Blind Forest, Assassin's Creed: Identity, Cuphead, Monument Valley 2, Cities Skylines, Inside e por aí vai.
Na UT ainda está sendo feito um trabalho com relação ao uso da engine para a criação de animações, tanto é que a Disney e a Pixar já fizeram uns experimentos com ela. A engine também é muito usada no ramo científico para simulações espaciais e robóticas.

Antes, a engine era focada completamente no 3D, no entanto foram feitos vários testes para a implementação do sistema 2D na engine (tanto é que foi tirado o 3D do nome).
Também foi necessário acabar com a implementação das linguagens Boo e UnityScript, visto que grande parte dos consumidores preferem trabalhar em C#.

Falando em C#, muitos pensam que a linguagem executa o jogo nessa linguagem mesmo, mas sinto lhe informar, todo o código em C# é compilado para C++ através do il2cpp, e de C++ é compilado para código nativo (de máquina). Isso quer dizer que você pode programar em C# e seu jogo terá o mesmo desempenho de um jogo feito em C++ (isso é, a menos que você faça mil loops em um frame).

Falando em desempenho, a engine agora é completamente multithreaded. Se você quiser criar um MOBA com 3000 inimigos de uma vez no mapa com um bom desempenho, você pode.

É nóis que voa, bruxão o/

Trabalho com Unity em projetos de diversos tipos - inclusive já utilizei para criação de alguns softwares que nem jogos eram.

É muito gostosa de trabalhar e tem ficado cada vez melhor. Uma das principais vantagens é que a própria interface do Editor possui uma API extremamente aberta, dá para criar diversos menus conforme o que você precisar para facilitar sua vida.