O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Menu por eventos estilo grid RE4 - RPG maker MV

Iniciado por hategum rpg, 07/01/2019 às 04:59

07/01/2019 às 04:59 Última edição: 09/01/2019 às 18:27 por Corvo

Eu estou tentando fazer um menu com eventos e imagens, não sei como vou verificar se o jogador possuir tal item, para inserir o ícone do item no grid. No MV parece que a condição de item ou armas vai para o grupo todo.


OK, vamos a dúvidas :XD:
1- Como fazer pra criar um menu estilo grid do resident evil 4?
2- Como fazer para cada personagem ter seu próprio inventário?
3- Como fazer para que cada item no grid ocupe espaços diferentes?
4- Como fazer para que a tela de menu centralize e não deixe o jogador sair do quadro da tela?tipo o jogador seria uma seta.
5- Como posicionar os números das imagens correspondente a quantidade de itens?

Todas as versões do RPG Maker consideram o inventário como do grupo, não dos personagens. Para separá-los você precisa e um plugin.

07/01/2019 às 11:59 #2 Última edição: 07/01/2019 às 12:35 por hategum rpg
Citação de: Corvo online 07/01/2019 às 05:47
Todas as versões do RPG Maker consideram o inventário como do grupo, não dos personagens. Para separá-los você precisa e um plugin.
É parece que esse plugin serviria para este propósito, porém estou evitando ao máximo o uso de plugins, o projeto não tem nenhum plugin adicional e se ei for colocar algum será um daqueles que essenciais mesmo, ou que não tem outro jeito de simular a situação. Vou tentar criar aqui um espaço de inventário por evento e variaveis pra cada personagem, talvez uma forma de separa- los.
___,,,_______,,,,,,_________,,,_____   
Então de um modo geral fiz assim:
Uma tabela pra conter a variável de itens
Uma tabela de variáveis para armas
Uma tabela para armaduras
Um interruptor- espaço de inventario- personagem 1, quando este for ligado vai ocorrer uma triagem pra saber quais itens tem nesse espaço, e to fazendo outro evento pra determinar a quantidade de itens que o personagem possui.

Hum... ok. Então qual é a dúvida que te levou a criar o tópico?

07/01/2019 às 13:03 #4 Última edição: 07/01/2019 às 16:00 por hategum rpg
Em teoria esta assim.

Tá faltando algo que esqueci?

Assim tipo a parte 3 um item ocupando 1 espaço no inventário.

Vejamos. Você...
... definiu um valor máximo para a posse de cada item, se houver?
... otimizou o desempenho escondendo as imagens ao trocar de aba ao invés de apagá-las e redesenhá-las?
... já configurou o uso de itens pelo menu? Quem está usando o quê pra quê ou em quem? Isso, imagino que já.

É complicado avaliar o sistema apenas assim. Se quiser, poste uma demo ou, ao menos um vídeo com ele funcionando. Uma coisa que recomendo desde já é separar mais os eventos. Deixe um só pra atualizar as variáveis, um evento por personagem. Vai facilitar horrores na manutenção.

Citação de: Corvo online 07/01/2019 às 19:06
Vejamos. Você...
... definiu um valor máximo para a posse de cada item, se houver?
... otimizou o desempenho escondendo as imagens ao trocar de aba ao invés de apagá-las e redesenhá-las?
... já configurou o uso de itens pelo menu? Quem está usando o quê pra quê ou em quem? Isso, imagino que já.

É complicado avaliar o sistema apenas assim. Se quiser, poste uma demo ou, ao menos um vídeo com ele funcionando. Uma coisa que recomendo desde já é separar mais os eventos. Deixe um só pra atualizar as variáveis, um evento por personagem. Vai facilitar horrores na manutenção.
Hum... É ainda não fiz isso.
Eu estava pensando que o numero máximo de itens que o personagem pode carregar, vai depender de quantos slotes vazios tem na mochila, ou seja o limite é pelos quadrados dentro do inventário.
Otimizar as imagens? Tipo elas aparecem pela numeração de 1,2,3 e vou apagando ao poucos.
Ainda falta colocar o item lá no grid, ai vou colocar umas escolhas e tentar criar ou simular efeito de uso.
O personagem vai apertar um botão abrir o menu por eventos e terá algumas funcionalidades lá. Como por exemplo essa aba de inventário.
Ainda esta crú estou vendo as possibilidades, acho que é por ai mesmo.
O que mais ainda não pensei? :lol:

07/01/2019 às 19:35 #7 Última edição: 07/01/2019 às 19:43 por Corvo
Otimizar as imagens seria o seguinte: toda vez que você apaga uma imagem, o valor dela é removido da memória do jogo. Para mostrá-la novamente você precisa recriar a imagem e alocar a mesma memória de novo. Otimizar seria você não apagar as imagens, mas esconder. Movê-las pra fora da tela, zerar a opacidade são exemplos. Depois, bastaria mostrar as imagens novamente sem a necessidade de recriá-las.

Quanto ao número máximo, isso também é importante, do contrário você teria que fazer uma barrinha de rolagem e seria um trabalho dos infernos fazer por eventos. Mas eu me referia ao número de itens. Na sua imagem você incluiu 99 poções, será 99 o número máximo de um mesmo item? Se sim, é o padrão do RM e creio que você não terá que fazer mexer em muita coisa.

Acho que a estrutura maior é isso mesmo. Programe o que falta, veja se tudo funciona direitinho e depois se preocupe com as firulas.

Realmente o seu menu me impresionou.Há algum tempo atras eu tambem buscava uma forma de personalizar o menu mas você foi muito além. Meus parabéns! :clap:
Ainda tem algo não me deixa quieto no seu sistema... É sobre os itens, eles vão estar sempre alinhados com a grid da imagem ou se for itens aleatorios, digo algo que fora da ordem original... Como o Corvo disse, ainda é pouco para analisar fiquei muito confuso. Boa sorte! :XD:
KEL
Viberlux (dev pause)

Citação de: Lunno Maaka online 07/01/2019 às 19:41
Realmente o seu menu me impresionou.Há algum tempo atras eu tambem buscava uma forma de personalizar o menu mas você foi muito além. Meus parabéns! :clap:
Ainda tem algo não me deixa quieto no seu sistema... É sobre os itens, eles vão estar sempre alinhados com a grid da imagem ou se for itens aleatorios, digo algo que fora da ordem original... Como o Corvo disse, ainda é pouco para analisar fiquei muito confuso. Boa sorte! :XD:
Isso dependendo do tipo do item o espaço que ele ocupa no inventário é maior, exemplo uma espada curta vai ocupar 2 quadrados do inventário, essa parte vai depender da movimentação da imagem, para não ocorrer de uma imagem ficar em cima da outra, vou usar condições e coordenadas. E fazer um aviso toda vez que o inventário estiver desorganizado, tipo  quando o jogador pegar um item mas não tem espaço no inventário. É tem vários detalhes :lol:

07/01/2019 às 21:02 #10 Última edição: 07/01/2019 às 21:04 por Lunno Maaka
Citação de: hategum rpg online 07/01/2019 às 20:01
Isso dependendo do tipo do item o espaço que ele ocupa no inventário é maior, exemplo uma espada curta vai ocupar 2 quadrados do inventário, essa parte vai depender da movimentação da imagem, para não ocorrer de uma imagem ficar em cima da outra, vou usar condições e coordenadas. E fazer um aviso toda vez que o inventário estiver desorganizado, tipo  quando o jogador pegar um item mas não tem espaço no inventário. É tem vários detalhes :lol:

Agora ficou bem mais facil de entender. Obrigado! :blink:
Não vejo a hora de jogar...
KEL
Viberlux (dev pause)

OK, então estou fazendo aqui to na parte dos inventários separados, do jeito que to fazendo posso ter até 8 inventarios para os personagens.
Já fiz 3, toda vez que um dos personagem estiver na 1 posição do grupo, a grid vai ser dele.
Andei pensando aqui, eu posso armazenar o valor de posição da imagem em paralelo para que toda a vez que eu abrir o inventário a imagem esteja na posição da coordenada que guardei na variável ne?

09/01/2019 às 18:02 #12 Última edição: 09/01/2019 às 18:26 por Corvo
OK, então estou fazendo aqui to na parte dos inventários separados, do jeito que to fazendo posso ter até 8 inventarios para os personagens.
Já fiz 3, toda vez que um dos personagem estiver na 1 posição do grupo, a grid vai ser dele.
Andei pensando aqui, eu posso armazenar o valor de posição da imagem em paralelo para que toda a vez que eu abrir o inventário a imagem esteja na posição da coordenada que guardei na variável ne?




Ocorreu algumas mudanças na programação, devido a situação acima que vou usar para os números e os eventos que geram que ser as imagens acho que fica melhor de administrar.

Eu to pesando aqui em mudas as posições dos eventos para montar a tela toda vez que abrir o menu.

Citação de: hategum rpg online 09/01/2019 às 18:02
Andei pensando aqui, eu posso armazenar o valor de posição da imagem em paralelo para que toda a vez que eu abrir o inventário a imagem esteja na posição da coordenada que guardei na variável ne?

Exato. E mudei seu tópico para cá, pois as dúvidas foram resolvidas e o tópico se tornou uma exposição do sistema. Se quiser mostrar mais coisas relacionadas ao sistema, poste aqui. Se quiser tirar dúvidas e somente dúvidas, poste lá porque aqueles tópicos precisam ser trancados.

Atualizado aqui corvo  :paperplease:

Estou na parte de organizar as coordenadas das imagens para posições iniciais de slot



Eu ia tentar fazer essa parte com evento de mapa porém eles ficam abaixo da imagem.