O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

parallax

Iniciado por Linkhell122, 16/07/2020 às 16:23

16/07/2020 às 16:23 Última edição: 16/07/2020 às 19:03 por Gabriel
oi gnt sou realmente "novo" no forum e to com uma duvida... como funfa o parallax tipo ja ouvi falar mt dele quais são as vantagens e como fazer uwu
O meu nome é Linkhell e vim mandar a real vo mete o meu Pão de forma do cafe na boca de geral

Parallax Mapping, ou Overlay Mapping, é uma técnica de mapeamento onde você cria todo o mapa através de um editor de imagens (como Gimp ou Photoshop) e, no modo mais rudimentar, o insere no projeto em duas camadas, a inferior como um parallax e a superior como uma picture. No geral acaba sendo quase uma gambiarra, mas hoje em dia já existem inúmeros scripts que facilitam todos esses processos e os tornam mais dinâmicos e intuitivos.

As principais vantagens são não precisar se limitar ao mapeamento quadrado padrão do maker e poder usufruir de camadas infinitas durante a construção do mapa. Como desvantagem posso citar o longo e cansativo processo de criação do mapa, o tamanho dos arquivos que tornam o jogo cada vez maior e o fato de que o maker não foi criado para lidar naturalmente com esse tipo de mapeamento.

Para fazer você só precisa ter os tiles e um editor de imagens à sua escolha em mãos, criar uma imagem em branco com as dimensões desejadas e soltar a criatividade.


Mas no caso, os Tiles são apenas do RPG Maker ou pode ser outros? Também sou iniciante e nunca fiz isso.

Tiles são só imagens. Você pode usar os do RPG Maker se quiser, ou fazer os seus do zero. Esse tipo de mapeamento, em geral, é usado pra driblar a aparência quadrada do RTP ou de gráficos semelhantes, mas nada te impede de usá-los.

Citação de: Dolly online 23/12/2020 às 10:26
Mas no caso, os Tiles são apenas do RPG Maker ou pode ser outros?

Você não precisa usar necessariamente um tileset. Basta ter noção de edição de imagens e um programa pra isso.

Aqui mesmo eu usei alguns padrões criados no photoshop pra dar o efeito de mar.

Spoiler
[close]

Dependendo do mapa é um processo mais demorado mesmo, mas a liberdade que você tem pra mapear é bem maior. Existe uma boa quantidade de tutoriais de parallax por aí no Google e é relativamente fácil de fazer, a pesar de ser trabalhoso.