O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Poderiam avaliar o meu mapa?

Iniciado por ArchViz - GJ, 24/04/2023 às 11:57

Venho mostrar um pequeno pedaço do meu projeto atual, um quarto pequeno, pouca luminosidade e algumas fontes de luz.. eu sempre criei mapas mais simples, mas nesse projeto, gostaria de criar algo mais trabalhado e complexo! O problema, de fato, é a questão da iluminação, onde não tenho muita afinidade.  :paperplease:

[radius_img=0,0]https://i.ibb.co/x232VR8/Screenshot1682345715.png[/radius_img]
-ArchViz

Também não entendo de iluminação mas em minha opinião leiga sobre o assunto é que a janela no qual está emitindo o ponto de origem da luz, ela possui uma direção que basicamente foi o que você fez. Mas, ai acontece o que é chamado de propagação da luz, isso faz com que a luz se espalhe em várias direções.

É claro que também pode depender do estilo do jogo se é de terror ou não, se você acha que um ambiente mais escuro seja melhor ou não, então o importante é a iluminação estar coerente com o estilo de jogo que você está fazendo.

Enfim, a propagação da luz é só um detalhe que você poderia colocar, o que importa mesmo é a iluminação estar coerente com o ambiente do jogo. Mas acredito que não era bem isso que você queria mas sim ajuda de como fazer a iluminação, dicas e ferramentas em si, mas não manjo  :clap:
E como falei acima é só uma opinião leiga sobre o assunto, é legal também ver imagens com iluminação pra ter uma base :)

Ah e eu particularmente gostei da iluminação do quarto  :wow:

Citação de: MatheusRuby online 24/04/2023 às 18:58
Também não entendo de iluminação mas em minha opinião leiga sobre o assunto é que a janela no qual está emitindo o ponto de origem da luz, ela possui uma direção que basicamente foi o que você fez. Mas, ai acontece o que é chamado de propagação da luz, isso faz com que a luz se espalhe em várias direções.

É claro que também pode depender do estilo do jogo se é de terror ou não, se você acha que um ambiente mais escuro seja melhor ou não, então o importante é a iluminação estar coerente com o estilo de jogo que você está fazendo.

Enfim, a propagação da luz é só um detalhe que você poderia colocar, o que importa mesmo é a iluminação estar coerente com o ambiente do jogo. Mas acredito que não era bem isso que você queria mas sim ajuda de como fazer a iluminação, dicas e ferramentas em si, mas não manjo  :clap:
E como falei acima é só uma opinião leiga sobre o assunto, é legal também ver imagens com iluminação pra ter uma base :)

Ah e eu particularmente gostei da iluminação do quarto  :wow:

Sim, o jogo vai se passar em ambientes mais escuros para passar uma sensação de desconforto, um ar de mistério e silencioso.. o desafio, é criar a ambientação coerente e com uma iluminação e design impecável. Eu já mudei um pouco o cenário em questão e criei o primeiro andar da casa, mas não é algo definitivo ainda! Continuo no trabalho de tentar fazer o melhor level design possível.

E sim, baseei-me em videos e imagens de outras pessoas, mas não posso dizer que entendi por completo o assunto.. a propagação de luz fica difícil de ser feita nesses tipo de cenários (Para mim, no caso).  :paperplease:
-ArchViz

25/04/2023 às 12:02 #3 Última edição: 25/04/2023 às 13:30 por Victor Sena
Também tenho dificuldade nesse quesito iluminação, tem alguns tutoriais no forúm nesse board de mapeamento/aulas. Um que explica muito bem como utilizar esse efeito nas sombras e luzes, se não me engano, o Lycamarus tem alguns postados aqui no fórum, como estou pelo celular fica difícil procurar e postar os links. Mas caso interesse, vá no board mapeamento/aulas, na página vai na lupa lá em cima e digita "iluminação", assim a pesquisa será específica para o board que você está, sem precisar de ir na página pesquisa avançado e mexer nas opções.

2010 ~ 2016 / 2024