O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Novo RPG Maker!

Iniciado por Raizen, 04/06/2020 às 12:31

04/06/2020 às 12:31 Última edição: 04/06/2020 às 12:35 por Raizen

Acabou de ser anunciado um novo RPG Maker! Nenhum detalhe adicional foi dito, mas conforme lancem novas notícias iremos trazer na integra.

E vocês tem algumas sugestões do que pode vir com o novo RPG Maker?

04/06/2020 às 14:33 #1 Última edição: 04/06/2020 às 14:36 por Ragnar
Acho que seria uma boa ideia um Visual Script e um sistema tipo as Cenas do Unity (Acho que vai ser assim no Unity), que você inicia seu jogo já em uma cena e lá pode fazer o que quiser, sendo intro, tela de título ou começar o game de uma vez. Brisar um pouco não faz mal. :fifufi:

Edit: É claro que não podemos esquecer da possibilidade de converter os projetos do MV e/ou dos outros makers. Acho que isso não seria sonhar demais.
Consegui meu equilíbrio cortejando a insanidade.

Como de costume, irei manter as expectativas baixas. Na minha opinião, no entanto, a única coisa que eu acho que seria realmente interessante de estar embutida, pronta para uso, sem a dependência de recursos externos, seria isso. O resto a gente corre atrás.
Oxe

Citação de: Ragnar online 04/06/2020 às 14:33
Acho que seria uma boa ideia um Visual Script

:top: :top: :top: :top:

Citação de: Ragnar online 04/06/2020 às 14:33
Edit: É claro que não podemos esquecer da possibilidade de converter os projetos do MV e/ou dos outros makers. Acho que isso não seria sonhar demais.

Acho absurdamente improvável. Pelo que li, os recursos gráficos vão ser compatíveis com o MV, mas duvido muito que eles façam algum tipo de "conversor de projeto", especialmente pras outras engines. Do MV, talvez até exista a possibilidade se mantiverem o banco de dados e etc. com JSON. Pode soar fácil fazer essa conversão, mas é bem difícil fazer direito (e, honestamente, acho que eles ganham pouco com isso).




Citação de: Jorge_Maker online 04/06/2020 às 14:58
Como de costume, irei manter as expectativas baixas. Na minha opinião, no entanto, a única coisa que eu acho que seria realmente interessante de estar embutida, pronta para uso, sem a dependência de recursos externos, seria isso. O resto a gente corre atrás.

Se não tiver isso eu cancelo o Ojima no Twitter.




Como o Jorge, vou tentar manter minhas expectativas baixas. Faz tempo que não vemos melhorias significativas no RPG Maker (a última talvez tenha sido os scripts padrão do RGSS3?) Não acho que veremos uma agora.
Meu chute: RPG Maker MV Ace, Javascript e derivados (CoffeeScript e Typescript? Don't know). Basicamente o mesmo a que estamos acostumados, mas com uma logo nova. Espero estar enganado.

Meu mundo ideal: uma linguagem de programação de jogos decente (quote @Syureri: C#, C++, Go ou Rust, pegar ou largar), e de preferência com o mínimo possível de código oculto (nisso tenho que concordar que a parte de plugins do MV é maneira).
~ Masked

Bem que o makergame2000 disse que haveria um novo RPG Maker quando eles fizeram promoção para todos na Steam!


Eu acho que uma mudança que pode ocorrer é os scripts serem feitos em Python, visto que é uma das linguagens que mais vêm sendo utilizadas. To ansioso para ver as novas atualizações.
Unique Destiny | um novo conceito de RPG Maker 2000!

Citação de: Avenger_B7 online 04/06/2020 às 15:50
Eu acho que uma mudança que pode ocorrer é os scripts serem feitos em Python, visto que é uma das linguagens que mais vêm sendo utilizadas.

Vale ver a pesquisa do Stack Overflow sobre as linguagens mais amadas/odiadas. Python tem perdido espaço, apesar de ainda estar em terceiro. Se for pra olhar só pra popularidade, então vamos de Rust (que além de popular é performática, e dá pra usar no navegador com Web Assembly!). Rust também é bem menos odiada que Python (13% contra 33%, uma diferença significativa).

Honestamente, por mais que eu goste de Python pra scripts pequenos (como os que você faz quando mexe com ciência de dados por exemplo, que é meio que o caso de uso principal de Python hoje em dia), acho que seria um passo pra trás usar no RPG Maker. Primeiro, por questão de usabilidade: os jogos do MV hoje rodam no navegador, e duvido que eles queiram perder isso; com Python, não tem essa opção. Segundo, porque não é uma linguagem que funciona muito bem em projetos grandes como costuma ser um jogo (aliás, JS também não! Atualmente tem o ES6 que dá uma ajudada, mas o jeito é ir pra TypeScript mesmo).
~ Masked

Eita que surpresa, o que será que vem por aí? curioso ein!

Esse vídeo me deixou ainda mais hypado heuhe
Até mais :ok:

Podiam arrumar essa cagada que foi o MV em termos gráficos. Aliás, podiam finalmente dar um passo a frente e aderir o 3d que é um pedido deeesde o lançamento do RPG Maker 2003.

Não deve ser tão difícil assim...



Taí um jogo de N64 lançado, pasmem...em 1999. Ou seja, 21 anos atrás. Claro, a resolução é horrível mas enfim, acho que já passou da hora de lançarem algo que seja agradável aos olhos de quem for jogar os jogos criados na engine, e não só agradar os usuários da engine. Afinal, muita gente perde o interesse depois que cria um jogo e vê que ninguém realmente jogou ele, se pergunta qual o motivo disso tudo se não for pra levar sua história adiante. E os gráficos é o principal ponto pra ninguém se interessar pelos jogos, é a primeira impressão.

Mas eu duvido que isso vá acontecer, aparentemente os japoneses gostam desses gráficos chibi estranhos e feios, e aparentemente eles estão mais preocupados em agradar o público interno deles do que o mundo todo.

04/06/2020 às 18:25 #8 Última edição: 04/06/2020 às 18:29 por Syureri
Fico é decepcionado com o povo querendo que seja só um update do mv, querendo gerador de personagens, querendo pra eles manterem suporte com os gráficos do MV. Sério? Unreal Engine 5 tá chegando aí e continuamos brincando de Snake (nada contra)? Acho que já tá na hora de dar um passo pra frente ao invés de continuar na mesmice. Não vou ficar com as expectativas lá em cima, mas estou ansioso pra ver o que teremos de novo nessa nova versão. Mesmo que não seja boa, isso vai trazer um movimento bacana pra comunidade maker que estava realmente precisando (o/

Obs: Espero que usem uma linguagem de programação verdadeiramente apta pra jogos, como C#, C++, Go ou Rust. Javascript é uma sacanagem. Quero fazer jogos nativos, não websites que dependem de um browser.

YEHHHHH YEHHHHHH
ainda á umas semanas estavamos a falar disto, por causa daqueles descontos grandes do MV

HYPE

 Vamos com calma meus amigos, No man's sky nos ensinou uma lição sobre HYPE desenfreado a não muito tempo atrás. No mais, espero que eles façam uma linguagem de programação compativel com os padrões atuais pra dar mais poder aos desenvolvedores e ainda deixar "simples" para quem está começando utilizar os eventos e brincar na engine.

04/06/2020 às 20:31 #11 Última edição: 04/06/2020 às 20:34 por Eliyud
HAHAHAH Achei genial o puxão de orelha do Speed sobre HYPE, principalmente por causa da referência! Mas sim, eu também estou com muito medo de ficar hypado demais pra essa novidade!!! Porém, não vou mentir: eu to torcendo MUUUUUUIIITOOO pra que nos surpreendamos dessa vez!


Faço minhas as palavras do Uhtred! Um RPG Maker 3D não é uma coisa tão complicada e com certeza colocaria a engine num ótimo patamar - claro, se fosse bem funcional! Porém, quanto a isso, sabemos que não temos muito do que reclamar (ok, haters do ojimaScript, é a vez de vocês)!

Eu espero que dê tudo errado, seja um fracasso nas vendas, e eles voltem a fazer um upgrade no editor e no código do mv hahahahahaha

Eu, particularmente, não vejo graça em visual 3D pro RPG Maker. Eu não gosto de visual 3D nem em jogos 3D. Por exemplo, o visual dos jogos de Naruto já foram 3D, mas adotaram a versão anime. Acredito que os jogos de CDZ deveriam fazer o mesmo. É questão de gosto, mas é preciso fazer um levantamento antes pra ngm dar tiro no pé.

Vamos aguardar para ver oq a nova engine nos traz...
Unique Destiny | um novo conceito de RPG Maker 2000!

05/06/2020 às 10:27 #14 Última edição: 05/06/2020 às 10:29 por Darkrafa
Novo rpg maker. Eu não penso nada muito diferente disso, com as devidas comparações, dado o que foi Vx pro Ace e Ace pro MV, "Ladies and Gentlemen, introducing the New Rpg Maker": https://www.youtube.com/watch?v=Ydje1ivynIM

Compartilho das mesmas opiniões do Speed, sobre expectativas, e do AVENGER_B7 sobre 3D. Sem qualquer necessidade disso, há outras ferramentas que trabalham bem o uso do 3D, a marca RPG Maker sempre trabalhou muito bem, apesar das limitações, com o 2D. Não acharia ruim se fosse para um 3D, mas prefiro que mantenham a identidade própria da ferramenta.
Minha torcida é, sempre foi, e sempre será (desde 2008) para a extinção desses malditos sprites chibis. Dessa expectativa eu to só carregando a barra do rage pra se continuar com chibi kkk
Brincadeiras a parte, vamos ver o que nos aguarda.