O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Chapeuzinho e a rota da floresta

Iniciado por BiLL, 16/01/2018 às 17:35

16/01/2018 às 17:35 Última edição: 16/01/2018 às 17:39 por BiLL
Olá Makers,

Voltei para a comunidade à algumas semanas apenas para acompanhar o que rolava de novo. Mas como já esperado, não me aguentei e fiquei muito empolgado para fazer um jogo, mesmo que não seja algo grandioso. Sendo só um projeto que eu possa colocar em prática as coisas aprendidas aqui no fórum e consiga participar ativamente das discussões. Pensando assim, resolvi fazer um jogo mais simples.

Por isso, resolvi pegar um conto dos irmãos Grimm bastante conhecido e torná-lo à base da história.
Devido à fama, seria mais fácil aplicar um tom mais engraçado em cima do roteiro, pois a quebra de expectativa seria mais óbvia.

Dito isto, lhes apresento, Chapeuzinho e a rota da floresta (nome não definitivo)
Obviamente inspirado no conto de Chapeuzinho Vermelho.

INTRODUÇÃO

Após o pai colocar sua filha única na cama, ela interrompe sua saída do quarto e insiste que ele a conte uma história para dormir. O pai sorri, pois já era um pedido padrão de sua filha. Ele segue até a estante e pega sua coleção de caderno de contos, escritos e ilustrados por ele mesmo, a cada vez que a garota lhe fazia este pedido. Claro, ele não criava nenhuma daquelas histórias. Eram apenas contos que seus pais e avós contavam para ele quando era criança, e que agora eram repassados para a próxima geração.

A coleção já era tamanha, que ele acreditava que seu estoque de fábulas havia encerrado. Afinal, já eram pelo menos três anos naquela "profissão" de contador de histórias para a filha.

- Filha, qual você irá querer hoje? Branca de Neve? Os 3 porquinhos? Ou - -
- HISTÓRIA NOVA, HISTÓRIA NOVA!! - Exclama a garotinha com os braços para cima
- O..Ok, f-filha! Você já ouviu falar de... - Nesse momento, o pai se lembra de talvez o único conto que seria inédito para a menina. Um conto que ele particularmente não gostava tanto, por isso não se lembrava muito dos detalhes.
- ...chapeuzinho vermelho! Essa é a história de hoje, filha!
- EBAAA!!

Então, o pai pega um caderno em branco e começa a ilustrar a história, enquanto a conta para a filha.
Seus desenhos, porém, não eram garbosos e muito menos detalhados.  Na verdade, qualquer um que os visse acharia que quem os desenhou era sua filha de 5 anos.


(Rascunho, ainda bem)




Até aqui, esse background seria só para justificar a estética do jogo. Com ele em preto e branco, com pouco preenchimento (eu mesmo irei fazer a pixel-art).
O único destaque seria o gorro da Chapeuzinho, que seria a grande cor vermelha em meio aquela branquidão.
(Tipo quando você só tem caneta preta e vermelha na sala de aula, e tem que fazer desenhos em que os todos os personagens são ruivos)

ENREDO (DO CONTO)

Se já conhece o conto de Chapeuzinho Vermelho, não é necessário ler a parte em LARANJA.

A mãe de Chapeuzinho Vermelho lhe pede para ir à casa de sua avó entregar alguns itens contidos numa cesta. A cesta cheira à uma ótima sobremesa, mas Chapeuzinho sabe que sua mãe não admitiria que ela deixasse sua avó de mãos vazias.

- Chapeuzinho, preciso que leve essa torta para sua avó. Você já sabe muito bem como chegar lá! É só pegar a estrada da esquerda e seguir pelo vale. Por isso, não invente de ir pela rota da floresta, pois lá habitam muitos perigos, o maior deles é um lobo malvado que come todos que entram na mata!
- Pode deixar, mãe! - Concorda Chapeuzinho, enquanto mantém os dedos cruzados encostados em suas costas.

E lá se foi Chapeuzinho, pela estrada à fora, ela foi bem sozinha, levando uma torta para vovozinha. ♪


Eis que chega o momento da bifurcação e Chapeuzinho obviamente escolhe a estrada da direita, que passa por dentro da floresta perigosa, mas ao mesmo tempo é um atalho com uma rota menor e menos cansativa. Evitando as grandes subidas de ladeiras do vale.
Assim que a menina adentra a floresta, ela escuta alguns farfalhos dos arbustos a sua direita, e logo em seguida, o terrível lobo sai de seu esconderijo e fica frente à frente com Chapeuzinho.
Um pequeno lobo, magricelo e com cara de esfomeado. Seria esse o temível "Lobo Malvado da Floresta" ?

- Garotinha, o que tem na cesta?
- Uma sobremesa para minha avó. É para ela, por isso não posso comer OU DAR ELES PARA NINGUÉM! - Responde a menina, desafiando o lobo.
- Me desculpe, mas é melhor você entregar essa cesta para cá e correr daqui o quanto antes!

O lobo então avança em direção à cesta, e consequentemente, em direção à Chapeuzinho. Mas seu pulo é interrompido por um impacto! - era Chapeuzinho, que não hesitou em usar suas magias que aprendeu com sua avó na infância.
Sim, a avó para qual Chapeuzinho estaria levando a sobremesa é nada menos que a bruxa anciã mais poderosa da península. Todos os seus ensinamentos, foram passados para sua jovem neta, que por sua vez virou uma aprendiz de bruxa. Poucos sabiam a quem pertencia a alcunha, mas a menininha era a famosa "Bruxa do Capuz Vermelho" que vivia na região.
O lobo, ao ser atingido, logo se deu conta disso. E em sua posição, decidiu que iria batalhar pela cesta!

COMEÇA UMA BATALHA!

SISTEMA DE BATALHA

Aqui é onde decidi que integraria a temática da história com o sistema de batalha, tornando-o único e exclusivo para uma história que envolvesse Chapeuzinho Vermelho!

Por ser uma bruxa, o sistema não terá (ou terá o mínimo possível) de ataques corpo à corpo. A singularidade da personagem será baseada em apenas um fator:

Transformação - Ao invés de simplesmente lançar magias elementais como num sistema comum, será necessário que Chapeuzinho mude a cor de seu capuz, para infligir maior dano aos inimigos de acordo com seus atributos!

Capuz Vermelho (padrão) - Dano físico, com ataques que "não possuem elemento". Inimigos que tomam mais dano da maneira padrão (talvez consiga encaixar aqui um summon de armas, sendo usadas e trocadas em batalhas, como magia mesmo. Assim deixaria mais dinâmico o sistema de equipamentos).

Capuz Laranja - Dano elemental de fogo, para inimigos que tomam mais dano ou SÓ SÃO ATINGIDOS por este elemento.

Capuz Azul - Dano elemental de gelo, válido as mesmas regras.

Capuz Verde - Dano elemental de terra, válido as mesmas regras.

Capuz Ciano - Para uso de magias de recuperação e alteração de status.

Capuz etc, etc e etc.

Enfim, assim vai. Conforme o jogo irá avançando, o jogador abrirá mais cores de capuz e novos inimigos de tipos diferentes e combinados surgirão. O jogador deverá alternar entre as formas durante a batalha, para enfrentar diferentes combinações de tropas inimigas. Custando-lhe MANA e tornando necessário uma administração do recurso.


(Rascunho, ainda bem)




Após a batalha com o lobo. Um espírito maligno sai de dentro da cesta, e logo as verdadeiras intenções do "Lobo Mau" são reveladas.

VILÃO (BEM CLICHÊ)

O lobo desejava capturar o espírito maligno, que vive ali na floresta, possuindo qualquer ser vivo que lhe é útil. Ao adentrar na floresta, Chapeuzinho não percebeu que o pequenino ser esgueirou-se para dentro de sua cesta. Quando ela menos esperasse, o espirito saltaria dali e tomaria o corpo da garotinha bruxa e todos seus poderes. Devido à um histórico de encontros do lobo com este ser maligno, seu objetivo tornou-se livrar a floresta daquele mal.


(Rascunho, ainda bem)

Em um momento decisivo de sua batalha contra Chapeuzinho, o espirito escapa dali, e vai em busca de outro alvo floresta adentro. E com o objetivo de proteger Chapeuzinho em sua trajetória e capturar o espírito do mal, o Lobo decide se juntar à garota em sua jornada. A party se torna os 2, e ambos viverão muitas aventuras e vencerão muitos desafios nesta floresta perigosa assolada por este espirito do mal!

SISTEMA DE BATALHA( A VEZ DO LOBO)

A mecânica de atributos e elementos será aplicada também ao lobo, porém, com a diferença de que a própria Chapeuzinho irá ter que transformar o bicho, em seus próprios turnos. Pois ele sim terá ataques físicos e derivados (ataque com stun, ataque rápido, etc). Também estou pensando em colocar uma personalização maior, com acessórios que dêem alguns PERKS para a batalha. Já que a personalização da Chapeuzinho vai ser mais limitada e baseada nas magias.


(Rascunho, ainda bem)




Em relação ao restante do enredo, o objetivo final vai continuar sendo o mesmo da história original, chegar ilesa na casa da avó de Chapeuzinho. Pretendo colocar mais algumas inversões de valores, como fiz com o lobo, que originalmente era o vilão da história. Talvez colocar o lenhador em um papel diferente, e misturar uma coisinha ou outra de outros contos dos irmãos Grimm.
E mais do que um pretexto para a estética do jogo, o fato do enredo ser um livro infantil sendo contado e ilustrado permite que eu faça intersecções entre o conto e a realidade e que use a interferência do pai como recurso narrativo.

Achei legal pegar o tema de histórias infantis, eu mesmo pretendo (algum dia) fazer um sobre Mágico de Oz. O pai ir desenhando tb é divertido e gera uma arte interessante, o que é um diferencial bem importante. As mecânicas tb parecem legais e vão combinar muito com a arte do jogo. Boa Sorte com o projeto.

Eu acho muito clichê jogos inspirados em histórias infantis, mas o seu tá super interessante. Mesmo já existindo vários jogos sobre a chapeuzinho vermelho, o seu conseguiu me despertar interesse.
E amei seus desenhos, rascunhos mais lindinhos que já vi hsauhsua
Sério, gostei de tudo, o lobo bonzinho, o sistema de batalha de capuz coloridos, a chapeuzinho bruxa  :rainbow:

Ansiosa pela demo ! Boa sorte com seu projeto !

16/01/2018 às 21:47 #3 Última edição: 16/01/2018 às 21:57 por Takotale
Olha, sua ideia realmente me impressionou! Gostei muito desse estilo mais "simples" que o jogo irá ter, as mecânicas também estão muito legais, também gostei bastante da história, que, de início, pareceu bem simples e sem criatividade, mas que acabou me surpreendendo um pouco depois. Confesso que esse tema de histórias infantis em jogos é meio "clichê", mas do jeito que você colocou esse tema no seu jogo, junto com a história, ficou bom.
Boa sorte com o projeto! :ok:

~Tako

Achei uma ideia legal, mesmo sendo um pouco cliche, pode dar certo a ideia, faça uma demo e disponibilize ( se quiser é claro) com certeza testaria a demo.