O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

É possível fazer um jogo baseado no princípio da emergência ?

Iniciado por MV, 17/06/2021 às 11:11

Esse princípio significa basicamente que peças simples podem formar estruturas extremamente complexas quando associadas. É um conceito que eu gosto bastante, uma vez que tudo do universo funciona assim, com exceção das nossas criações, que em geral são associadas por um ator fora do sistema e não pela informação contida em cada peça.
Então eu estava pensando: É possível criar jogos baseados nesse princípio? Em geral, jogos de estratégia podem acabar gerando esse tipo de princípio, mesmo sem a decisão do criador. Um exemplo disso é o xadrez, que é um jogo bastante simples, mas possui uma infinidade de estratégias, devido as infinitas interações entre os atores simples. Mas, a medida que um jogo vai ficando mais complexo, é comum observar que o número de possibilidades diminui, apesar disso parecer contraintuitivo.

Minha pergunta é : É possível fazer um jogo que não é de estratégia baseado nesse princípio?



(Esse vídeo é bem raso mas entrega uma explicação didática do princípio)

Não imagino porque não seria. Basicamente você precisa de uma jogabilidade cheia de coisinhas com ações individuais diferentes e que possam ser combinadas - ou não - entre si. Os mecanismos de controle do Minecraft e Terraria podem entrar nessa classificação, por exemplo. Você nem precisa prever as estruturas possíveis, foque nas básicas e deixe o jogador se virar com o resto.